Cães

Vizsla húngaro: descrição da raça, espécie e cultivo

Vizsla húngaro: descrição da raça, espécie e cultivo
Contente
  1. História de origem
  2. Características da raça e variedade
  3. Caráter e comportamento
  4. Como escolher um cachorrinho?
  5. Condições de detenção e cuidados
  6. Alimentando
  7. Educação e treinamento

O Hungarian Vizsla é uma raça de cão também chamada de Cão Apontador. Este não é apenas um maravilhoso animal de trabalho, mas também um animal elegante. Esses cães são considerados excelentes caçadores e companheiros. Porém, todos os donos precisam estar preparados para o fato de que quando os cães não estiverem caçando, eles deverão procurar qualquer outro entretenimento.

História de origem

O Vizsla húngaro foi mencionado pela primeira vez no século 10 e foi o ancestral do cão apontador húngaro. E esta menção foi preservada nos anais vienenses durante o reinado de Luís, o Grande... Diz-se que esses cães são excelentes caçadores de lebres e outras caças pequenas.

Segundo alguns especialistas, acredita-se que cães amarelos turcos, assim como cães da Transilvânia, foram usados ​​para criar esta raça. E também havia ponteiros alemães de cabelo curto e ponteiros ingleses.

Por vários séculos consecutivos, esses animais foram usados ​​para a falcoaria.

Se traduzirmos a palavra "vizsla" do húngaro, significa "buscar" ou "trazer". Além disso, a fama de um excelente olfato e a capacidade de encontrar suas presas com rapidez e precisão se espalharam pelo mundo. Esse animal pode caçar não apenas na terra, mas também na água. Muitas vezes, o vyzhlu húngaro é comparado aos cães de caça da Estônia ou da Rússia.

Durante a Segunda Guerra Mundial, esta raça estava à beira da extinção.

Nessa época, os adestradores de cães húngaros começaram a protegê-la. Em 1920, o Vizsla húngaro ganhou imensa popularidade nos Estados Unidos. E tudo graças às suas qualidades de caça.

Características da raça e variedade

De acordo com a descrição, o cão apontador húngaro é uma raça de cão de caça. Além disso, todos eles podem ser divididos em dois tipos. Alguns deles são chamados de cabelos curtos, o segundo - de cabelo de arame. Ambas as espécies são classificadas como cães de médio porte.

Tendo olhado para um animal assim, já é difícil tirar os olhos dele. Afinal, os policiais têm um belo corpo musculoso e pernas bastante compridas, mas ao mesmo tempo graciosas. Eles têm uma postura nobre e a cabeça erguida.e eles têm uma aparência bastante obstinada.

De acordo com as características dos cães desta raça, eles possuem certos padrões.

  1. O peso dos machos da raça Húngara Vizsla chega a 28 quilos, e das fêmeas - até 25 quilos com o crescimento das fêmeas até 67 centímetros, e dos machos até 60 centímetros.
  2. O crânio dos cães é ligeiramente convexo e bastante largo. As cristas da sobrancelha são pronunciadas.
  3. Seu focinho é em forma de U, mas ao mesmo tempo, a transição da testa para a ponte do nariz é ligeiramente suavizada.
  4. Narinas largas são consideradas traços característicos da vizsla. Seu nariz está alinhado com lábios densos e grossos.
  5. As orelhas do animal ficam eretas quando ele está em estado de excitação e também apresentam uma forma ligeiramente arredondada. Em repouso, as orelhas ficam próximas à cabeça.
  6. Os olhos de um cão desta raça são ligeiramente oblíquos, além disso, apresentam uma forma oval. A membrana ocular é de cor marrom.
  7. A mordida do animal é em tesoura, e as mandíbulas são fortes e bem desenvolvidas.
  8. O pescoço é de comprimento médio.
  9. O corpo é ligeiramente curvado, o peito é largo.
  10. A cauda é inserida baixa e em forma de sabre. Alguns filhotes são cortados em uma idade precoce.
  11. As pernas são paralelas entre si e têm músculos fortes.
  12. As almofadas das patas têm pele grossa, mas ao mesmo tempo são bastante ásperas ao toque.
  13. A pelagem do cachorro é bastante grossa.
  14. A cor da pelagem varia do vermelho dourado ao trigo.

Caráter e comportamento

O Vizsla húngaro não só tem um grande talento, mas também é bastante resistente. Ele pode sobreviver em todas as condições climáticas e trabalhar em pântanos e terrenos acidentados. Além disso, esses animais podem caçar até mesmo na água.

Sozinhos, esses cães são muito espertos. Eles aprendem rapidamente quando o aprendizado é feito em um ambiente descontraído. Mas os proprietários terão de ser muito persistentes e de caráter forte. Apesar de serem cães de caça, vivem sempre ao lado de uma pessoa e costumam fazer-lhes companhia quando estão solitários.

Além disso, os cães não gostam de ficar sozinhos, portanto, para aqueles que não têm muito tempo à sua disposição, é melhor não ter esses cães. Por natureza, eles são leais aos seus criadores e têm um forte vínculo com eles.

Além disso, os vizslas húngaros também são amigáveis ​​não apenas com seus proprietários, mas também com outras pessoas que entram na casa. É por isso eles são inúteis como cães de guarda... Quando o dono volta do trabalho para casa, o cachorro sempre o cumprimenta com alegria. E não importa quanto tempo tenha passado, suas ações sempre serão as mesmas. O cão tentará colocar as patas no peito da pessoa, bem como lamber-lhe o rosto.

Os cães desta raça também se dão bem com crianças pequenas. Eles podem brincar com eles por horas. Além disso, se houver outros representantes desses animais na casa, eles se darão bem com eles. Os únicos para os quais esses cães são perigosos são as cobaias ou os hamsters.

Como escolher um cachorrinho?

O melhor é comprar filhotes de canis especiais, nos quais são sempre monitorados e bem cuidados. Esses bebês são praticamente todos equilibrados e saudáveis. Além disso, você precisa saber tudo sobre os pais dos animais, sejam eles prêmios ou títulos. E também esclarecer qual alimento era usado para alimentá-los, bem como o horário de todas as vacinações necessárias.

Na hora de escolher, preste atenção à atividade dos filhotes, que vão falar sobre a saúde deles.

Você pode testar seus instintos.Para fazer isso, você só precisa esticar qualquer presa até os filhotes. Se ele tiver o instinto de um caçador, o cão se levantará imediatamente.

Um pequeno animal de estimação deve ter uma boa constituição e boa saúde, além disso, não deve ter defeitos. Mas, antes de mais nada, ele definitivamente deve agradar ao novo proprietário. O custo dos cachorros varia de 10 a 35 mil rublos. Mas se o cão tiver um bom pedigree, o preço pode ser muito mais alto.

Condições de detenção e cuidados

Esta raça de cão não requer cuidados muito complicados, mas obrigatórios. Isso é especialmente necessário no momento em que ocorre a muda. A pelagem requer penteabilidade frequente e isto deve ser feito 2 a 3 vezes por semana. Você pode usar uma luva furminator especial para isso, ou pode coçar o cão com uma escova de cerdas naturais.

Não dê preferência a pentes com dentes grandes e esparsos, pois serão ineficazes.

Como esses animais não têm subpêlo, a muda pode ocorrer em quase um ano. Isso acontece com mais frequência no verão e no inverno. Nessa hora, a penteabilidade deve ser feita todos os dias.

É necessário dar banho no cão somente quando for necessário.

Afinal, se você fizer isso com muita frequência, a pele do animal irá secar imediatamente e a camada de gordura será removida. Para o banho, você pode comprar shampoos especiais que são vendidos em qualquer pet shop. Com o início do inverno, o banho é feito com xampus secos. Eles são esfregados na lã e depois penteados com muito cuidado.

Se o cão estiver caçando em um reservatório aberto, deve ser lavado com água limpa morna. Eles fazem isso para eliminar os parasitas que podem entrar na lã do reservatório.

E você também precisa prestar atenção nos ouvidos. Eles devem ser limpos pelo menos 2 vezes por mês com algodão ligeiramente umedecido.

Quando o animal começa a esfregar as orelhas em qualquer superfície, deve-se entrar imediatamente em contato com a clínica veterinária, pois pode ser um ácaro comum.

Todos os dias você precisa examinar os olhos do vizsla húngaro, especialmente após a caçada. Se eles permanecerem limpos e não houver acidificação neles, nenhuma intervenção será necessária. De manhã, o cão apresenta secreção, por isso devem ser enxugadas com um algodão umedecido. Quando os olhos começam a ficar vermelhos, o animal deve ser mostrado ao veterinário. Ele será capaz de estabelecer o motivo disso.

Escove os dentes do seu cão duas vezes por mês. Não faça isso com mais frequência, caso contrário, o esmalte dos dentes ficará danificado. Você pode usar uma escova de dentes especial ou a ponta do dedo para isso. Você pode comprar pasta de cachorro de seu veterinário. No caso em que o animal ingere apenas ração seca, os dentes são lavados por conta própria. Para quem se alimenta de alimentos naturais, é imprescindível escovar os dentes. Além disso, para fins de prevenção, você pode dar ao seu animal ossos especiais feitos de veias de animais. Com a ajuda deles, a formação da placa é retardada.

É estritamente proibido escovar os dentes do cão com pasta de dente humana.

Para aparar as unhas dos seus animais de estimação, você precisará comprar um cortador de unhas especial para raças de cães grandes. Todas as rebarbas e arestas afiadas podem ser alisadas com uma lima normal.

Como a maioria dos cães não gosta muito de tais procedimentos, é necessário acostumá-los a isso desde tenra idade.

Se o filhote estiver preocupado e tentar escapar durante esse procedimento, você deve se limitar a apenas uma pata. O segundo pode ser cortado em outro dia. Mas em qualquer caso, após tal procedimento, é preciso elogiar o cão e dar-lhe algo saboroso. Isso tornará muito mais fácil realizar esses procedimentos no futuro.

Como o húngaro Vizsla é um cão bastante ativo, precisará de muita água, que deve estar sempre disponível.

O cão deve estar sempre limpo. Ela pode morar em um apartamento ou em uma casa particular. Se este for um apartamento, deve ser percorrido com frequência.Mantê-los em um aviário não é recomendado, pois eles não têm subpêlo. Para o inverno, os cães precisam comprar ou costurar roupas quentes.

Ponteiros húngaros têm excelente sistema imunológico. E se eles forem alimentados adequadamente, bem como alimentados com fartura completa, sua saúde será excelente. Eles não têm medo de resfriados, mas ao mesmo tempo podem estar sujeitos a algumas doenças. Os mais comuns são:

  • um tumor cancerígeno, que mais freqüentemente se manifesta em mulheres que nunca foram esterilizadas;
  • disfunção da glândula tireóide, que é devido a distúrbios hormonais;
  • alergia, que se manifesta na forma de erupções cutâneas;
  • várias doenças oculares, como cataratas;
  • epilepsia.

    Além disso, é imperativo vacinar contra doenças consideradas mais perigosas. Isso inclui raiva, hepatite, cinomose e outras doenças infecciosas.

    Eles começam a fazê-los a partir dos 2 meses de idade. Além disso, devem ser repetidos após 3 semanas. Após a vacinação, os animais devem se limitar a caminhar e entrar em contato com outros animais. E também é necessário tratar regularmente cães de vários parasitas.

    Alimentando

    A maioria das pessoas alimenta seus cães com comida seca. Para isso, utilizam produtos de alta qualidade, como rações premium. Afinal, apenas esse alimento pode fornecer ao animal todos os componentes e vitaminas necessários ao corpo do cão. Além disso, esse tipo de alimentação traz muitos benefícios. O principal deles é que os cães não precisam cozinhar todos os dias e nem se preocupam com a qualidade e o frescor do produto.

    Alguns criadores preferem alimentos naturais. Mas, neste caso, a dieta deve ser bem balanceada e não conter sobras da mesa.

    • Em primeiro lugar, deve incluir carne magra. É melhor se for fresco, mas fervido também é adequado. Este produto deve representar 50 por cento da dieta diária total.
    • Peixes de água salgada, melhor cozidos e desossados.
    • Legumes frescos ou cozidos, como pepinos, abobrinhas ou abóbora.
    • Lacticínios. Isso inclui queijo cottage com baixo teor de gordura e kefir com baixo teor de gordura, bem como iogurte.
    • Subprodutos.
    • Algumas frutas.
    • Vários cereais: incluem aveia, sêmola de trigo, milho, trigo sarraceno ou arroz. Porém, você não deve ser muito zeloso com eles, pois contêm uma grande quantidade de carboidratos.

    A quantidade de comida para esses cães é várias vezes mais necessária do que para os cães comuns, uma vez que o cão apontador húngaro é bastante ativo na vida. Além disso, você precisa alimentar seus animais de estimação estritamente no horário. Se os filhotes precisam ser alimentados de 5 a 6 vezes ao dia, conforme eles crescem, o número de mamadas diminui gradualmente. E já um animal adulto precisa se alimentar apenas 2 vezes ao dia.

    Educação e treinamento

    Como a maioria dos cães enormes, os policiais húngaros precisam ser socializados desde cedo. Os proprietários de tais animais começam a envolvê-los na comunicação desde tenra idade. Para começar, eles são ensinados a novos cheiros e sons. Isso é seguido pelo conhecimento de pessoas e animais. Mas, logo no primeiro dia, você precisa mostrar ao filhote quem está no comando.

    O filhote precisa ser mostrado em seu lugar. Será uma espreguiçadeira confortável ao lado da cama do proprietário ou um lugar em um quarto separado. Além disso, o cão deve compreender que este é o lugar para ela, e não outra, e deve estar ali para dormir ou apenas descansar. E também você precisa acostumar seu animal de estimação à independência. Ele não deve ter medo de ficar sozinho na sala. Mas tudo isso deve ser feito gradualmente.

    Visto que os vizsly húngaros são caracterizados por uma inteligência bastante elevada, é imperativo abordar o treinamento corretamente.

    Todas as equipes precisam começar a trabalhar desde cedo. Em primeiro lugar, é "Para mim". O filhote deve aprender a ir ao dono na primeira chamada.

    Além do mais, esses filhotes têm instintos de caça... Eles são capazes de usar itens de seu interesse. É necessário aproveitar esta oportunidade e habituar-se ao comando "Aport". Mas você não deve ser muito zeloso com isso. Afinal, um cão pode simplesmente se acostumar a manter uma determinada coisa em seus dentes, e não dá-la aos seus donos.

    Mas será muito difícil treinar você mesmo os animais, e nem todos os donos serão capazes de lidar com essa tarefa. Portanto, é melhor convidar um especialista para isso. Isso pode ser feito quando o filhote tiver 3 meses. Ele o ajudará a testar o cão e dará recomendações úteis ao dono. Para consolidar, você precisa passar pelo menos 7 a 8 sessões. Mas o mais importante, você não precisa ensinar seus animais de estimação como executar uma série de comandos apenas para exibi-los na frente de seus conhecidos ou amigos.

    O cão deve entender que a principal tarefa do treinamento é a interação do animal com seu dono.

    Além disso, ao ensinar uma série de comandos a um animal, é necessário monitorar seu bem-estar. Se o cão for bastante ativo, o treinamento deve consistir apenas em exercícios de movimento. Se o Ponteiro Húngaro estiver calmo, é melhor ensiná-lo comandos calmos, por exemplo, "Posicionar" ou "Deitar".

    Qualquer forma o proprietário do vizsla húngaro deve definitivamente mostrar alguma perseverança e um pouco de paciência.

    Mas você não deve se comunicar cruelmente com seus favoritos, porque ser rude não é a melhor tática. Nesse caso, o cão pode perder a confiança em seu dono ou, em geral, recusar-se a seguir o comando.

    Tudo deve ser feito apenas com carinho e compreensão. Afinal, é nisso que se baseia qualquer educação correta de cães, e os vizsly húngaros não são exceção.

    Resumindo, podemos dizer que esta raça de cão é um excelente animal não só para a caça, mas também para se alojar em apartamentos ou casas de campo.... O principal é mantê-la em condições adequadas e dar-lhe os cuidados adequados. Nesse caso, o cão se tornará não apenas um animal fiel, mas também um verdadeiro companheiro para pessoas solitárias.

    No próximo vídeo você pode assistir ao vizsla húngaro trabalhando na caçada.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa