Tudo sobre o Welsh Corgi Pembroke
O Pembork Welsh Corgi é especialmente respeitado como um criador pastor em miniatura. Esse cachorro tem muitas vantagens, aparência charmosa, é capaz de feitos heróicos. O material deste artigo será especialmente útil para aqueles leitores que desejam saber mais sobre a natureza deste animal e as condições de sua manutenção. Diremos de onde veio essa raça, como é o exterior, qual é a média de vida desses cães e quais podem ser suas desvantagens.
História
As raízes do Pembroke Welsh Corgi remontam a séculos. Os restos mortais de cães pequenos, semelhantes a fragmentos do esqueleto de um corgi moderno, foram encontrados por arqueólogos no local de um assentamento que existiu nos séculos 8 a 9 no sul do País de Gales. Os cientistas acreditam que a raça se originou por volta dos anos 500. de Anúncios. Os ancestrais dos animais modernos eram curtos e de cabelos lisos.
Os cães devem seu nome ao seu local de origem (Pembrokeshire), enquanto o galês é traduzido como "galês". Corgi, de acordo com as opiniões existentes, pode ser considerado como "anão", "guarda", "cão". Os cães, que tinham membros pequenos, viveram no sul do País de Gales há mais de mil anos. Eles foram ativamente usados como cães de pastoreio para pôneis e ovelhas.
Esses animais se distinguiam por sua capacidade de conduzir de forma independente rebanhos para pastagens e, se necessário, afastar não apenas lobos, mas também ladrões. À noite, os cães devolviam o rebanho para o paddock. Freqüentemente, os cães lidavam com essas tarefas sozinhos, fornecendo uma ajuda inestimável aos pastores. Mais tarde, o corgi passou a vigiar gansos e patos.
Graças às suas qualidades de proteção e pastoreio, os cães adquiriram um alto valor e foram avaliados muito mais do que os cães de caça de quintal. Mais tarde, o código de leis do rei galês, Hiwal, o Bom, foi compilado.
Pela morte de um cachorro, o culpado poderia ser executado, além disso, eles receberam uma indenização enorme dele. A morte do assistente era palpável.
Corgis acompanhavam pássaros e animais aos mercados da cidade, e a porcentagem de perda de pássaros rebeldes com tal escolta era mínima. Os cães não latiam em vão e, portanto, não irritavam nem os pássaros nem os animais, eles lidavam com suas tarefas quase tão bem quanto seu dono.
O pequeno comprimento das patas pode estar associado a uma mutação, mas há uma opinião de que o cruzamento dos galeses com os walhundianos levou a isso. Além disso, é provável que um schipperke tenha sido usado no acasalamento, o que explica o fato da cauda curta no DNA dos cães. Devido à separação de Pembrokeshire de Cardiganshire por uma cordilheira, o cruzamento de cães estava intimamente relacionado. Este foi o motivo da consolidação das suas feições exteriores.
Em 1925, os cães fizeram sua estreia em um show na Inglaterra. O UK Kennel Club dividiu o corgi em dois tipos em 1934. Sua popularidade se devia ao fato de serem os favoritos da família coroada. Em 1933, o futuro rei George VI presenteou suas filhas com um filhote de cachorro Pembroke. A partir deste momento e até hoje, animais de estimação desta raça se tornaram residentes permanentes do Palácio de Buckingham, enquanto hoje a 14ª geração desses animais de estimação vive no palácio.
Até o momento, esses cães em nosso país ainda não estão difundidos. Em outros países, são ativamente utilizados para rastreamento, já que os cães podem fazer trilhas, independentemente do tipo de substrato, seja de asfalto ou concreto. Hoje eles se tornam cães de caça de primeira classe quando fazem o curso apropriado.
Poucas pessoas sabem que ajudam os policiais a encontrar drogas.
Descrição e padrão da raça
O Welsh Corgi Pembroke é um cão pequeno e atarracado. No entanto, apesar disso, não dá a impressão de um animal ornamental. Seu corpo poderoso é alongado, a parte superior do corpo é plana, o peito é largo. Com um peso baixo, o cão parece forte por fora, o que não atrapalha um sorriso engraçado. Por causa dela, o animal recebeu o apelido de "cachorro ulybaka".
Contém força e força, o formato da cabeça tende para o de uma raposa, o comprimento do corpo costuma ser 40% maior em comparação com a altura da cernelha até o chão. O crânio de um indivíduo de raça pura é largo e achatado entre as orelhas. As proporções do focinho em relação ao crânio são de 3: 5 com um afilamento perceptível em direção ao nariz. Esses cães são caracterizados por uma transição moderadamente pronunciada da parte frontal para o focinho.
O nariz é pintado de preto, os olhos são castanhos oblíquos, pequenos, emoldurados por pálpebras escuras, quase pretas. A aparência do animal é significativa e freqüentemente interessada. A pelagem é mais longa em comparação com o cardigã, pontos com contornos nítidos podem ser observados na face, membros e esterno. O comprimento das patas é curto, e esta é justamente a principal desvantagem dos animais, pois afeta negativamente suas qualidades de trabalho.
As orelhas desses animais são pequenas, eretas e ligeiramente arredondadas nas pontas. As mandíbulas dos representantes da raça são maciças, com pronunciada mordedura em tesoura. A região interna dos incisivos superiores toca a região externa dos inferiores. Prognóstico ou prognatismo são considerados falhas. Os lábios são pretos, secos e bem ajustados.
O pescoço do Pembroke é moderadamente longo, um tanto curvo, seco, fundindo-se suavemente com os ombros. O padrão permite um ligeiro cruzamento atrás da cernelha associado a uma diferença de comprimento e peso da pelagem. A base da cauda está no mesmo plano da linha superior.O corpo é médio, o esterno é ovóide e profundo. Ele desce entre os membros anteriores, o lombo é proporcional, não curto.
Devido ao seu formato oval, o tórax permite ao animal maior liberdade de movimentos. A base do comprimento do corpo, o apoio das costas e o tipo correto de lombar dependem disso. Se o lombo, não suportado pela estrutura óssea, estiver fraco, o cão não pode suportar o esforço físico. A cauda de um cão é geralmente cortada o mais curta possível.
Se os filhotes nascem com bobtail e o comprimento da cauda não ultrapassa 5 cm, isso é bastante aceitável para o exterior. No entanto, se ele intimidar, externamente isso estragará a linha superior. O atracamento é executado de forma que não permaneçam protuberâncias. Os antebraços da raça Pembroke estão voltados para dentro, a distância entre os pulsos é pequena.
Quanto à cor, pode ser diferente. Hoje, podem ser variedades:
- zibelina com branco;
- tricolor de cabeça preta;
- vermelho vivo com branco, com máscara cremosa;
- castanho-amarelado claro com branco;
- vermelho escuro com branco.
As cores desses cães podem ser brilhantes e douradas. Marcas podem ser encontradas no rosto, tórax e membros. São as características da cor que criam a aparência do sorriso de um cachorro, o que é explicado pelo traço contrastante da boca. Dado que a atracação é atualmente proibida em alguns países, o número de cães com cauda está aumentando, e é a cauda que os faz parecer raposas.
A pelagem desses cães tem um subpêlo curto. No entanto, o casaco de pele em si é resistente a se molhar, o comprimento da lã é quase igual ao dos cães pastores comuns. A pelagem tem textura sedosa e brilhante com o devido cuidado. No entanto, esses cães costumam ser altamente indesejáveis para lavar.
Já os defeitos do Pembroke incluem uma postura incorreta da cauda, uma profundidade excessiva do peito, o que atrapalha a movimentação do cão. Representantes da raça que possuam posição excessivamente elevada da parte posterior ou inclinação excessiva da linha superior também são desclassificados.
Não permitir a criação de cães agressivos e medrosos, bem como de indivíduos com desvio de marcha identificado.
Vida útil
O recurso vital do Welsh Corgi Pembork é, em média, de 9 a 12 anos. No entanto, dependendo das diferentes condições, ele pode ser aumentado ou diminuído. Por exemplo, ao contrário dos cães pastores tradicionais, esses cães não podem ser mantidos do lado de fora, e mais ainda, na coleira. O fundo ecológico pobre em uma determinada região onde o animal de estimação é mantido pode reduzir o tempo de vida.
Além disso, sair é um fator decisivo para aproveitar as oportunidades de vida. Não é segredo que um criador de corgi precisa ser obstinado e prestativo. Na ausência de atenção e cuidados adequados, o cão enfraquece, perde seu significado no treinamento e na educação. É importante monitorar o estado de saúde dela, fazer os tratamentos antiparasitários na hora certa.
A conformidade com as regras básicas de higiene não deve ser desconsiderada. Além disso, atenção especial deve ser dada à correta seleção dos alimentos, sua dosagem e horários de alimentação. Esses cães são propensos à obesidade, o que leva à diminuição da atividade motora e ao aumento do estresse nos membros curtos. Exames preventivos constantes são uma necessidade para eles.
Alguns representantes da raça vivem até 14 anos. Quanto às fêmeas, muito depende da frequência de acasalamento e da saúde da cadela depois delas. Criadores individuais usam cães como incubadoras para se enriquecerem.
Portanto, elas não têm tempo para restaurar a saúde e fazer uma pausa no parto. E, portanto, vivem menos do que seus outros parentes e não podem ter uma prole saudável com o tempo.
Tamanho e peso
As dimensões do Porco Velha Corgi são menores que as dos cardigãs. O tamanho total pode variar de 9 a 13 kg, com altura na cernelha de 25 a 30 cm, mas essas características podem variar dependendo da classe do animal e do sexo. O peso corporal desses cães é proporcional à altura e em média nas fêmeas pode chegar a 12,7 kg. Já os machos pesam mais: em alguns casos, seu peso pode chegar a 14 kg.
Representantes da raça show-class diferem em peso e altura de suas contrapartes tradicionais. Por exemplo, o peso das máscaras participantes em exposições geralmente não ultrapassa 11,4 kg. Os machos podem pesar um pouco mais: seu peso para shows pode chegar ao tamanho de uma fêmea grande, não mais de 12,4 kg. O baixo peso para eventos de exibição é inaceitável, o que deve ser levado em consideração na compra de um filhote de cachorro de raça pura da classe de exibição exigida.
O peso dos bebês pode ser conferido na tabela abaixo. Os dados são aproximados e podem variar dependendo do sexo e classe de um determinado animal. O peso de um animal de estimação de raça pura pode oscilar na faixa de 10-15,5 do padrão permitido, mas não mais.
Peso médio de um filhote de cachorro Pembroke Corgi por meses
era | peso por meses, kg |
recém-nascido | 0,150-0,500 |
1 mês | 0,900-1,5 |
1,5 meses | 2,3-3 |
2 meses | 2,7-4 |
3 meses | 5-6 |
4 meses | 7-8 |
5 meses | 8-9 |
6 meses | 9-10 |
7 meses ou mais | peso de cachorro adulto |
Personagem
O Pembroke Welsh Corgi é considerado um cão inteligente e consistente. Ele não vai rastejar tolamente sob os pés de seus mestres, ele não vai implorar por atenção ou afeto. Este cão conhece seu valor e se comporta de acordo com seu status. Pertence a animais pensantes, que precisam de treinamento cerebral para uma existência normal. Além disso, a Pembroke deve estar sempre nos negócios.
Alguém pensa que os Pembrokes nascem palhaços, porque são capazes de carregar qualquer pessoa de energia positiva. Não ficam parados, procuram não perder tempo, são considerados membros plenos da família em que vivem. Eles são caracterizados por traços de caráter como destemor, sociabilidade, sociabilidade e infatigabilidade. Além disso, esses cães não são nada agressivos e, em todas as oportunidades, gostam de mostrar sua atitude amigável para com todos os membros da família.
Alguns representantes da raça procuram cuidar de seus donos e de todas as pessoas que convivem com eles na mesma casa. São sensíveis e sinceros, se dão bem com todos. Esses animais tentam evitar o surgimento de situações de conflito, mesmo entre eles, os machos raramente lutam seriamente. Seu amor é suficiente para todos os membros da família, mas muitas vezes eles demonstram grande lealdade e afeição ao dono que dá mais atenção a eles.
Eles respondem ao afeto com afeto, mas se necessário, eles podem usar suas habilidades artísticas para alcançar o que desejam. Ao mesmo tempo, vão tentar apresentar tudo como se fosse o próprio dono que os quer agradar (por exemplo, com uma guloseima, uma brincadeira, outro passeio). Eles são muito charmosos e sabem disso, nem todos podem resistir à sua astúcia.
Poucos serão capazes de ficar indiferentes quando o cão colocar o focinho nos joelhos e olhar em seus olhos em antecipação ao que deseja.
Ao mesmo tempo, a vigilância é inerente à Pembrokes - tendo excelente audição, se necessário, eles podem mostrar qualidades de relógio. Não faltam coragem e determinação: este tipo de corgi em sua alma se parece com um enorme cachorro em um pequeno corpo. Eles podem mostrar seu potencial de diferentes maneiras conforme necessário, e o tipo de fala, conforme observado pelos criadores, varia em casos diferentes nos cães. Procuram acolher quem entra na casa, não esquecendo de prestar atenção na forma como os donos tratam as pessoas.
Em relação a estranhos de mentalidade agressiva, alguns indivíduos podem responder com agressividade. O mesmo se aplica a animais raros que entram em conflito. Nesses casos, a agressão do cão é um tipo de resposta à agressão. Quanto ao relacionamento com os donos, os corgi às vezes dependem de pessoas. Se um cachorro for tratado com gentileza, sem atenção, pode ficar melancólico.
Estes bichinhos adoram crianças e estão prontos para brincar por muito tempo, estão ansiosos por elas e prontos para protegê-los de qualquer perigo. Sua energia também é suficiente para brincar com crianças mais velhas que sabem como lidar com um cachorro.
Esses animais podem brincar indefinidamente e respondem de boa vontade a diferentes tipos de jogos, incluindo esportes.
No entanto, é indesejável deixar bebês com o corgi, uma vez que o cão pode inadvertidamente tocar na migalha e, assim, assustá-lo.
Esses cães são sensíveis ao humor de seus donos. Eles não procuram as pessoas quando estão irritadas e podem apoiar uma pessoa se ela estiver triste. Em vista dessa característica, esses animais são apreciados por muitos criadores e, muitas vezes, tornam-se companheiros de pessoas de diferentes categorias de idade. Você pode mantê-los em casas e apartamentos particulares.
Porém, como mostra a prática, sentem-se melhor em residências particulares, pois é aqui que os cães têm maior acesso a ar puro e passeios. Quanto às condições climáticas, o corgi tolera o calor pior do que o frio ou mesmo a geada. A maioria deles é capaz de se adaptar aos diferentes contextos climáticos da região.
Uma nuance interessante destes animais de estimação é o facto de possuírem um sentido de humor, que está até incluído no seu padrão. Alguns indivíduos são capazes de rir, entreter os outros. No entanto, isso não significa que você possa rir do cachorro. O sangue de antigos cães pastores corre em suas veias, sem treinamento um animal pode não ter um caráter fofo e dócil.
Ao mesmo tempo, esses cães não conhecem qualidades como rancor e travessura.
Prós e contras da raça
Como qualquer outra raça, os cães Welsh Corgpembroke têm vantagens e desvantagens. Seu conhecimento permitirá a um criador em potencial entender se ele precisa de um animal de estimação desta raça em particular, se ele pode lidar com isso, se ele pode se perceber como um dono atencioso, fornecendo os cuidados necessários. Os aspectos positivos dos representantes da raça incluem:
- tamanho pequeno;
- posição alegre;
- lealdade ao seu dono;
- lúdico e incansável;
- boa capacidade de aprendizagem;
- atividade e sociabilidade;
- sociabilidade e descontração.
As desvantagens desses animais incluem:
- predisposição a doenças hereditárias;
- a necessidade de caminhada diária;
- teimosia e derramamento;
- cuidados com os cabelos complexos;
- ajuda no tricô;
- a complexidade do parto (necessidade de cesariana);
- emoções incontroláveis durante a excitação (podem morder um pouco os pés por excesso de sentimentos).
As desvantagens de certos indivíduos incluem seu maior interesse por várias coisas. Por exemplo, podem ser cabos e fios, sapatos ou outros itens. Isso geralmente é comum em cachorros e desaparece com a idade. Os filhotes se acostumam rapidamente a ir ao banheiro na rua e, portanto, a maioria das deficiências desse tipo desaparece por volta dos seis meses.
Nesta altura, um cachorrinho bem criado já se distingue pela limpeza e compreensão das regras estabelecidas na casa e na rua.
Como escolher um cachorrinho?
Escolher um filhote de cachorro Welsh Corgi Pembroke não é fácil por uma série de razões. É preciso encontrar um canil comprovado e de boa reputação, no qual as cadelas tenham tempo de recuperação antes de cada acasalamento e nascimento. Hoje os criadores têm páginas nas redes sociais onde um potencial comprador tem a oportunidade de cuidar de um filhote, ver como ele é mantido, como é sua mãe... Além do mais, os criadores estão compartilhando ativamente dicas de preparação e manutenção.
Com base nessas informações, você pode fazer uma opinião aproximada sobre a escolha de uma creche, que é melhor ir com um especialista que entende de exteriores. Os cães são divididos em dois tipos: companheiros e elite. A segunda categoria de cachorros é mais cara, mas se um cachorro for comprado para reprodução posterior, é necessário um especialista no momento da compra. Nesse caso, não vale a pena comprar fofos (filhotes de tipo crescido, mas com casamento de lã).Esses filhotes são mal protegidos do frio e da água, e essa capa de lã tende a enrolar e se enredar, a neve gruda nela.
Na hora de comprar, fique atento ao custo dos filhotes. Por exemplo, os cachorros comuns de proprietários privados custam a partir de 25.000 rublos, os indivíduos da classe dos animais de estimação custam a partir de 30.000 rublos. Os preços nos canis são muito mais altos: aqui, um filhote de cachorro de raça pura custa pelo menos 60.000 rublos.
No futuro, tais indivíduos podem ser admitidos para exposições e acasalamento.
É perigoso comprar um cachorro de proprietários privados porque o comprador pode ser deslizado para um indivíduo com defeitos ou de tipo não puro. Você não vai conseguir economizar na compra, pois quanto menor o preço, pior a classe do animal. Um bebê de raça pura no berçário tem documentação (passaporte veterinário e pedigree). Quanto mais gerações forem indicadas no pedigree, melhor.
Via de regra, os cachorros nos canis já receberam as vacinas necessárias no momento da compra. Se o comprador não chegou perto de comprar esses cães, não o fará sem um especialista. Disfarçado de fofo, os vendedores desonestos podem vender um vira-lata ou mestiço comum a um comprador.
Você precisa ficar de olho em um filhote moderadamente ativo e com um andar correto. Se ele tiver uma pelagem ruim e pegajosa, isso indica manutenção insuficiente. Ao mesmo tempo, o filhote deve ser socializado. A construção de relacionamento, o início do jogo e o treinamento do boliche são os principais critérios de seleção. Se ele é preguiçoso, não reage de forma alguma e não mostra o menor interesse no futuro dono, não adianta comprá-lo.
Contente
Comprar um filhote de cachorro corgi exigirá uma preparação preliminar e uma análise cuidadosa. O comprador deve ter uma visão sóbria de suas chances como criador de cães. O grau de atividade e boa natureza do animal, seu estado de saúde e expectativa de vida dependerão dele. O cão terá que dedicar muito tempo, e não apenas como um passeio ao banheiro e rara comunicação. É preciso lidar com o Pembroke Corgi todos os dias, conversando com ele, treinando, educando, socializando.
Educação e treinamento
Corgi precisa ser criado desde tenra idade. Por natureza, esses animais não se caracterizam pela dominância, porém, se o dono no processo de adestramento e educação mostrar rudeza, incoerência e agressão, eles não irão obedecê-lo. Se um filhote morder as pernas dos membros da família brincando com ele por excesso de emoção, esse comportamento deve ser interrompido imediatamente. Assim, o cão pode reunir um "rebanho" (alguns membros da família ou crianças no quintal) em uma única massa.
Considerando que esses animais precisam de atividade física, o treinamento pode e deve ser combinado com uma forma de jogo. Por exemplo, os animais de estimação dominam rapidamente os comandos e aprendem vários truques, se o estilo livre, a agilidade e a obediência se tornarem uma forma de treinamento. Porém, o criador durante o treinamento terá que usar toda a imaginação, já que os cães não gostam de jogar a mesma brincadeira por muito tempo.
Eles podem perder o interesse e, portanto, o animal fica entediado de fazer a mesma coisa o tempo todo. Ele precisa avançar tanto nos jogos quanto no seu desenvolvimento. O treinamento é construído como um jogo sequencial em que os exercícios mudam constantemente e uma voz suave e suave é escolhida como base da tática. Gritar com um animal de estimação e exigir algo dele é inútil, você não pode vencê-lo e repreendê-lo com palavras rudes por um comando não cumprido. A voz do dono deve ser firme, para que o cão obedeça melhor.
Ao mesmo tempo, em alguns casos não é fácil ensinar um animal desta raça à obediência na vida quotidiana. Isso pode ser devido à audição seletiva. Por exemplo, um cachorro ouve perfeitamente o som de uma migalha de pão caindo, que está a uma grande distância dele, mas se o dono próximo gritar com ele enquanto ele está interessado em algum objeto, o animal pode não ouvir o choro.Este cão está sempre pronto para a correção do comportamento, e se o dono não lidar com isso, o adestrador corrigirá as deficiências da educação em um curto espaço de tempo.
Você pode recompensar o animal pelos comandos e truques realizados com todos os tipos de guloseimas. Os cães adoram e estão prontos para servir seu professor para saborear algo delicioso. De vez em quando, eles precisam se comunicar com sua própria espécie.
É impossível isolar um animal de seus companheiros, para que ele não cresça selvagem.
Cuidados e equipamentos necessários para isso
As coisas para o animal são selecionadas levando-se em consideração a idade, o grau de atividade e o estilo de vida. Por exemplo, se o dono adora viajar, você pode comprar para o animal não apenas um conjunto padrão (focinho e guia), mas também uma gaiola. É usado para viagens aéreas. Se o cão está acostumado com ele desde a infância, não causará nenhum problema ao dono na viagem. A coleira é selecionada por idade, a guia pode variar em comprimento. Como regra, o primeiro acessório deve ser mais longo, seu comprimento vai diminuindo conforme você aprende.
Para que o animal compreenda rapidamente as regras estabelecidas na casa e aprenda a segui-las sem questionar, deve ter local e pratos próprios. A cama do animal é selecionada levando-se em consideração sua idade: por exemplo, será difícil para um filhote entrar em sua casa ou cama se ela tiver laterais altas. A parte interna da espreguiçadeira pode ser desabotoada, moderadamente dura ou, ao contrário, macia. Para que o bebé não tenha oportunidade de roê-lo e carregá-lo pela casa, é preferível começar por escolher uma opção que não escorregue no chão.
A presença de sua própria cama excluirá a possibilidade de o cão perceber os móveis do dono como seus. Além disso, ela saberá que este é o lugar dela, que ninguém vai tocar. Conforme você envelhece, o sofá pode ser substituído por um novo e maior. Com laterais altas, o cão poderá guardar nela seus brinquedos favoritos. Aliás, ele considera todos os tipos de bolas os melhores brinquedos, consegue brincar com elas por muito tempo, inclusive durante as caminhadas e os treinos.
Os pratos dos animais devem ser próprios, feitos de material moderadamente pesado para que o cão não os puxe pela casa, lambendo os restos de comida. Ele deve ter pelo menos três tigelas: para comida, água e leite azedo. Nesse caso, o cão precisa de uma tigela pequena, para que uma porção de comida caiba dentro dela cerca de metade do volume.
Este animal não necessita de opções em suporte ou com ajuste de altura devido às suas patas curtas (o cão não deve estender a mão para a comida, ficando numa posição pouco natural).
Freqüentemente, proprietários atenciosos compram roupas para seus animais de estimação. Hoje no sortimento de lojas especializadas você pode encontrar diferentes elementos de roupas para cães... Por exemplo, podem ser todos os tipos de modelos de coletes, macacões, bem como suéteres e moletons. Alguns produtos possuem capuzes, outros são confeccionados em tecidos impermeáveis, o que permite caminhar ou ir ao banheiro em caso de mau tempo.
Os produtos diferem na sazonalidade, alguns deles são adequados para o outono e a primavera, outros são projetados para caminhadas no inverno. Outras opções são projetadas para sessões de fotos, em vez de uso permanente. Como regra, esses itens incluem fantasias temáticas (por exemplo, Papai Noel, renas de Ano Novo, princesas). Criadores individuais compram almofadas para seus animais de estimação para evitar contaminação e rachaduras nas almofadas das patas.
Você precisa cuidar do seu animal todos os dias, lembrando-se de prestar atenção em examiná-lo após cada caminhada. Isso ajudará a prevenir a propagação de pulgas ou inflamação causada por picadas de carrapatos. Também é importante para avaliar a condição das almofadas das patas. De vez em quando, o filhote e o cão adulto precisam ser levados ao veterinário para exames de rotina. Sua multiplicidade é selecionada individualmente, levando em consideração a genética e a saúde geral de um determinado indivíduo.
Dado que os cães desta raça adoram mastigar alguma coisa, este comportamento pode ser usado para higiene dentária. Os animais de estimação podem comprar brinquedos comestíveis para ajudá-los a escovar os dentes. Além disso, eles devem ter suas próprias escovas de dente, bem como jardins zoológicos. Os usados por humanos são totalmente inadequados para cães e, se ingeridos, podem ser prejudiciais à saúde.
Como cuidar?
A higiene do cão é um critério essencial para sua saúde. É importante monitorar a condição de seus ouvidos, olhos, dentes e garras. Além disso, é necessário pentear os cabelos mortos que impedem o crescimento de novos. Durante a muda, a frequência de penteabilidade é de 2 a 3 vezes por semana. No resto do tempo, basta pentear o pêlo do cão uma vez a cada 7 dias para evitar que se enrolem em esteiras.
É impossível lavar o corgi com muita frequência, pois isso viola a camada de proteção natural, removendo-o do cabelo e da pele. O uso muito frequente do zooshampoo pode causar alterações na estrutura do cabelo e, se o shampoo não for adequado para o cão, pode enfraquecer os folículos capilares. É imperativo limpar ou lavar as patas após cada caminhada. E não se trata tanto de salvar a casa das patas sujas, mas da higiene das almofadas das patas.
As garras devem ser aparadas à medida que crescem, cortando seu comprimento em não mais do que 1 mm. Alguns cães nem precisam disso, pois suas garras se desgastam. Se você sentir um odor desagradável nas orelhas, sua vermelhidão ou inflamação, você deve consultar um médico imediatamente. A mesma regra se aplica aos olhos: ao menor indício de inflamação, é necessário levar o animal a um especialista. O tratamento antiparasitário deve ser realizado de acordo com o esquema de vacinação.
Nutrição
O apetite do Pembroke é excelente e, portanto, ele pode comer mais frequentemente do que a quantidade prescrita de alimentação por dia. Para evitar comer demais, você precisa quebrar a dose diária pelo número de mamadas e remover a tigela após o animal ter comido até a próxima refeição. Você pode alimentar um filhote de cachorro e um cão adulto com ração granulada ou natural. Produtos como salsichas, salsichas, doces, chocolates e pães devem ser excluídos da dieta.
Alguns criadores preferem alimentar seus corgi com comida enlatada. No entanto, seja qual for o tipo de alimentação que se tenha como base da dieta alimentar, é importante que seja equilibrada, saturada não só de proteínas, mas também de vitaminas e minerais. Ao escolher o alimento natural, as vitaminas também são fornecidas ao animal. O tipo de alimentação é selecionado com base no tempo livre do criador.
Por exemplo, um produto acabado com grânulos é bom porque, no nível de qualidade adequado, é balanceado, concentrado e contém tudo o que você precisa, incluindo carnes, vitaminas e vegetais. Você precisa comprar comida premium ou holística para esses cães. Na hora de comprar, preste atenção na variedade de sabores, já que comida monótona pode rapidamente se tornar enfadonha.
Quando o alimento natural é escolhido como base de uma dieta nutritiva, é necessário garantir que aproximadamente 40% dele seja proteína (peixe ou carne crua). Além disso, o cão precisa de cereais (trigo sarraceno e arroz). Além disso, é importante garantir que ela comeu laticínios (kefir, queijo cottage). Você pode diversificar sua dieta com ovos cozidos e vegetais, que podem ser crus ou cozidos.
Pode ser cenoura, abobrinha, batata, beterraba, pimentão. Além deles, é necessário dar ao animal óleo vegetal (azeitona ou girassol). Seu uso ajudará a melhorar a aparência da pelagem. Alimentos salgados e temperos para cães desta raça são contra-indicados.
Críticas do proprietário
O Welsh Corgi Pembroke é considerado um dos melhores cães de companhia. Isso é evidenciado pelos comentários dos proprietários desses animais.De acordo com as estimativas dos criadores, esses cães estão quase sempre em uma onda de positividade, capazes de animar os donos e ficar tristes com eles se necessário, do que tocar a casa ao fundo. Eles são muito ativos, têm um excelente apetite e são excelentes aprendizes de várias modalidades esportivas. Esses cães ficam felizes em se juntar às corridas de seus donos, ao mesmo tempo que tato e paciência são inerentes a eles.
Já os aspectos negativos, incluem a dificuldade de escolher um filhote geneticamente limpo. Por exemplo, os criadores consideram as doenças oculares (incluindo deslocamento do cristalino, atrofia retiniana e catarata) como os defeitos genéticos da raça desses animais. Além disso, são caracterizados por problemas como doenças dos discos cervicais (isso pode ser uma malformação ou degeneração).
Alguns corgi sofrem de narcolepsia e doença de von Willebrand.
No próximo vídeo você encontrará curiosidades sobre a raça Welsh Corgi Pembroke.