História da raça Welsh Corgi

O Welsh Corgi é uma das raças mais antigas, surgiu há mais de 3000 anos. Seus representantes há muito tempo e firmemente ocuparam um lugar no Palácio Real da Grã-Bretanha e no coração da Rainha Elizabeth. Os corgis estão ganhando cada vez mais popularidade entre os amantes de cães, o que não é surpreendente. Animais bonitos e inteligentes conquistam à primeira vista.
Legendas
A raça é originária do misterioso País de Gales. A história do corgi está envolta em muitas lendas e segredos.
Segundo um deles, crianças pastando gado encontraram cachorrinhos na floresta e, confundindo-os com raposas, os levaram para casa. Os pais disseram que os bebês são um presente das fadas. Os cães cresceram e se tornaram ajudantes de pessoas, determinando assim o futuro da raça.


Segundo outra lenda, os pastorinhos que se perderam na floresta ganharam um cachorrinho da fada. Ele os ajudou a encontrar o caminho e ficou com eles.
Diz a lenda que os pequenos corgi eram usados pelas fadas como trenós, eram atrelados a arreios, transportando diversos itens.
Como se confirmando esses lindos contos, o corgi tem uma marca de sela no dorso, que se expressa por um tom mais escuro de pêlo.
Origem da variedade
O nome "corgi" tem vários significados:
- cão de guarda;
- cachorro anão.
É bastante problemático dizer exatamente sobre a origem do Welsh Corgi, mas, como o nome indica, a raça apareceu no País de Gales e foi inicialmente posicionada como pastor. Esses cães pastores em miniatura lidaram com seu trabalho com incrível agilidade.
Devo dizer que em 1934 a raça foi oficialmente dividida em duas subespécies, diferindo em algumas características:
- pembroke;
- casaco.

Os Pembrokes são o lar de Pembrokeshire, e os Cardigans são da vizinha Cardiganshire.
A aparência do corgi tem várias suposições.Alguns estudiosos atribuem esses serviços aos artesãos flamengos que foram convidados pelo rei Henrique para desenvolver o comércio.
Os cães Spitz trazidos foram cruzados com raças locais, e o resultado foi o corgi.
Segundo outras fontes, sua origem está associada ao aparecimento dos celtas nas Ilhas Britânicas.
Os cães que trouxeram pareciam Welsh Corgi e também eram considerados pastores. Os ancestrais da raça ao longo desta linha são:
- schipperke;
- Valhund;
- keeshond;
- Lundehund.
As primeiras menções à existência de pequenos cães pastores encontram-se em documentos legislativos do século X.




Até 1850, os corgi eram os únicos cães domesticados no País de Gales. Eles foram usados para pastar vacas e pôneis da montanha, e para alimentar o gado em baias. Os cães mordiscavam os membros dos animais, direcionando-os assim na direção certa. Sua extraordinária agilidade e agilidade ajudaram-nos a evitar golpes de cascos e chifres com facilidade.
Os Corgis pensaram independentemente nas táticas de ação e as aplicaram de acordo com a situação.
Perseverança, trabalho árduo e disciplina os tornavam ajudantes indispensáveis para os pastores.
Apesar de sua atratividade e características, os cães não eram muito conhecidos em um círculo amplo.

Eles apareceram pela primeira vez em uma exposição em 1892, mas como uma raça. O corgi encantou a todos os presentes.
Desde então, a raça iniciou seu rápido desenvolvimento e rapidamente se espalhou por diversos países. O Corgi Lovers Club foi estabelecido. Mas os animais ganharam maior popularidade depois que o Duque de York presenteou filhotes de cachorro corgi para suas filhas Margaret Rose e Elizabeth, a futura Rainha da Grã-Bretanha.

Desde então, os representantes da raça tornaram-se os favoritos da família real e de todo o povo.
Personagem
Na Inglaterra, especialmente nas regiões montanhosas, os Welsh Corgi ainda são usados como cães pastores. Porém, cada vez com mais frequência, eles se tornam apenas animais de estimação.
Welsh Corgi são companheiros maravilhosos, que se distinguem por sua lealdade, moderação e cortesia.
São autoconfiantes, com excelente inteligência e perspicácia, mas ao mesmo tempo adoram jogos ativos e não têm aversão à diversão. Os cães se distinguem por seu grande amor pela vida, energia e boa vontade. São muito leais, esta característica estende-se tanto ao dono como a toda a família.
Estranhos e outros animais, incluindo gatos, são tratados sem agressividade, eles se dão facilmente com eles sob o mesmo teto.

O corgi galês se dá bem com as crianças, cuide delas, proteja-as e torne-se fiel companheiro nas brincadeiras.
Ele trata todos os membros da família igualmente bem e, com aqueles que não gostam deles, eles mantêm distância.
Por causa de seu caráter animado e energia excessiva, eles adoram jogos e muitas vezes exigem sua continuação. O cão sente bem o ânimo do dono e sabe quando acariciar, e quando é melhor não se aproximar.
Pembroke e casaco de lã
A formação dos Pembroke e Cardigan como raças independentes da linha Welsh Corgi ocorreu em 1934, até então eram considerados uma única raça.


Apesar de ancestrais comuns e características semelhantes, as duas variedades também apresentam numerosas diferenças.
- O cardigã é mais maciço e mais pesado. A parte de trás do corpo é estreitada. Pembroke é mais leve e menor.
- Os membros do cardigan são ligeiramente voltados para fora, em seu irmão são retos, paralelos.
- O físico do Pembroke é mais gracioso e proporcional, enquanto o cardigã tem uma parte frontal mais desenvolvida e pesada, e o dorso é mais leve, com quadris menos desenvolvidos do que o do Pembroke.
- O andar do cardigã é intermitente com fortes empurrões, o Pembroke corre mais suave e facilmente.
- O cardigã tem uma cauda longa e lisa e fofa, o Pembroke tem um bobtail. Ele coloca o rabo atrás das costas ou se enrola em um anel.
- O Cardigan tem um seis ligeiramente mais curto que o Pembroke.
A história da raça Welsh Corgi pode ser encontrada no vídeo abaixo.