Ração seca para cachorros: características, seleção e regras de alimentação
Existe uma enorme diferença fisiológica entre cães adultos e cachorros, portanto, no que se refere à alimentação, deve-se levar em consideração na hora de traçar a dieta de um filhote para que seu desenvolvimento seja mais harmonioso.
E também existem características associadas à raça, pedigree e outros fatores. Alimentos secos de alta qualidade contêm não apenas carne natural e carboidratos, mas também oligoelementos úteis e vitaminas essenciais.
Composição da alimentação
A composição dos alimentos depende de vários parâmetros, como segmento de preço, tipos de dietas especializadas, raça de cachorro.
Os seguintes elementos devem estar presentes no feed:
- carne natural (com cordeiro, aves ou bovinos);
- frutas vegetais;
- vitaminas;
- minerais;
- os carboidratos certos (cereais).
A presença dos seguintes componentes no feed é indesejável:
- proteína de soja;
- conservantes, substitutos;
- óleo de palma e gorduras semelhantes.
O principal indicador de qualidade é a proporção de proteína animal na ração, mas não deve ser excessiva, pois o consumo excessivo desse componente pode causar alergias no filhote.
Formulações de rações de classe econômica são ricas em subprodutos e proteína de soja, mas as composições nutricionais, cuja classe começa em premium e superior, contêm uma grande quantidade de carne ou peixe natural e apenas alguns usam uma pequena quantidade de miudezas.
Antes de comprar comida, preste atenção na composição, não economize na saúde do seu amigo quadrúpede, principalmente durante o período de crescimento e desenvolvimento de seu corpo.
Visão geral dos fabricantes
Existem vários produtores de alimentos secos no mundo, eles podem ser divididos em vários segmentos: classe econômica, classe premium, holística e classe super premium.Considere a classificação de fabricantes populares.
Pedigree
Na classe econômica, um dos fabricantes mais famosos é a Pedigree. Esses alimentos são bastante baratos e difundidos, podem ser comprados em qualquer supermercado, e também possuem uma composição balanceada de vitaminas e minerais. Mas na composição das matérias-primas desta marca há pouca proteína animal, abundância de componentes vegetais e, em geral, uma composição desequilibrada de macronutrientes.
"Oscar"
A comida do Oscar é relativamente pouco conhecida, mas também pode ser encontrada nas prateleiras das lojas. A sua composição baseia-se nos componentes dos cereais, daí as suas principais características. A única vantagem do Oscar é o preço baixo., e as desvantagens incluem uma abundância de componentes vegetais, falta de carne e a presença de conservantes.
Uma característica comum dos alimentos premium é a presença de uma proporção maior de carne (até um quarto da composição total), matérias-primas de melhor qualidade e uma composição geralmente equilibrada. Esses alimentos são considerados mais fisiológicos do que os da classe econômica.
Filhote de cachorro purina
O primeiro prêmio que veremos é o Purina Dog Chow Puppy. Este alimento é recomendado para alimentar filhotes de até um ano de idade. Aqui a proporção de proteínas e gorduras é observada, microelementos e vitaminas são combinados de forma racional. A vantagem indiscutível dessa matéria-prima é a presença de probióticos.o que melhora o funcionamento do trato digestivo do cachorro. Entre outras vantagens, é possível destacar a composição complexa, completa no espectro de vitaminas e microelementos, valor energético ótimo e segurança alimentar. Dos pontos negativos - uma proporção relativamente baixa de carne, a presença de aromas e conservantes.
Plano pro Purina
A próxima alimentação neste segmento será Purina Pro Plan. A marca produz uma linha diversificada de alimentos para as mais diversas raças e idades. Existe uma vasta paleta de ingredientes, que inclui até carne de peru, milho, beterraba e um análogo do colostro canino como fonte de proteínas, hidratos de carbono, fibras e proteínas imunitárias para um cachorro em crescimento. Dentre as vantagens, destacam-se grande proporção de carnes, conjunto multivitamínico e carnes enlatadas na linha.
Contras - a presença de intensificadores de sabor e conservantes, bem como uma abundância de componentes alergênicos do milho.
Royal Canin
Muitos proprietários e criadores recomendam prestar atenção ao Royal Canin. A linha Junior foi especialmente formulada para alimentar filhotes de 2 a 10 meses de idade. Entre as características distintivas, destaca-se também a presença de probióticos e compostos fosfatados. Das vantagens - uma composição racional, relativa disponibilidade e segurança para o cachorro. Contras - a presença de conservantes e sabores, uma grande proporção de miudezas. E também não há indicação de quanta carne está contida na composição.
Colinas
Atenção especial deve ser dada aos alimentos Science Plan Puppy do fabricante Hills, que podem ser usados a partir do primeiro mês. As peculiaridades dessa opção são a presença de antioxidantes, além do alto valor nutricional. Entre as vantagens estão um conjunto equilibrado de coenzimas e oligoelementos, um fator de forma conveniente na forma de pequenos grânulos. Pode ser facilmente encontrado nas lojas, tornando a compra uma tarefa simples. Mas esse alimento, como alguns outros com milho na composição, pode causar reações alérgicas em cachorros com sistema digestivo sensível.
Advance Baby Protect
Advance Baby Protect pode ser administrado das 3 semanas aos meses de idade e é baseado em arroz e frango. É fácil de digerir, a composição é selecionada corretamente e há uma grande seleção de réguas. E também a ausência de conservantes é declarada. Das desvantagens - a presença de milho e vísceras.
Proteção da Natureza
Uma boa opção para alimentar o seu cachorro é o alimento Nature's Protection. Pode ser usado de dois meses a um ano. E também a comida atende plenamente às necessidades do organismo em crescimento. A composição contém uma variedade de componentes, tanto animais (peixes e aves) quanto outros (milho, fermento). Este alimento contém uma composição racional de minerais e vitaminas. Mas tem um custo bastante alto, mesmo apesar do baixo teor de carne natural.
Acana
Alimentos holísticos são bons para o sistema digestivo de um filhote de cachorro, e o primeiro que veremos é o Acana. Esta opção é caracterizada por uma composição pobre em carboidratos e alta proteína, ausência de arroz, milho painço, inclusões de milho. É quase dois terços da carne, e as frutas e aveia disponíveis, sendo ricas em nutrientes, são hipoalergênicas. Sua única desvantagem será um preço muito tangível.
Agora fresco
A segunda opção neste grupo seria Now Fresh, que, ao contrário da maioria dos outros alimentos, é totalmente livre de grãos. Contém aves (peru, pato), filés de salmão, ovos, vegetais e frutas. Além disso, vegetais e frutas são bastante exóticos.
Ele contém muitos prebióticos e probióticos, bem como antioxidantes que protegem o corpo do filhote do estresse oxidativo.
Grandorf
A comida Grandorf é muito popular, que também carece de componentes de grãos, corantes e sabores são excluídos da composição. A carne neste alimento é uma grande parte da composição total. Prós - composição de micronutrientes absolutamente natural e ideal. Das desvantagens - o preço alto (talvez injustificadamente).
Critérios de escolha
Em primeiro lugar, ao escolher a ração seca para o seu cachorro, decida o segmento de preço, embora seja altamente desejável evitar o segmento económico. É preferível escolher o melhor que você pode pagar. Uma boa opção seria alimentar o segmento holístico.
Decidida a categoria de preço, deve-se familiarizar-se com a disponibilidade de ração para cachorros da raça cujo representante mora em sua casa. Além disso, tendo selecionado todos esses alimentos, estude a composição de cada um deles, prestando atenção à quantidade de carne, aditivos de ervas, conservantes, sabores e quaisquer ingredientes incompreensíveis.
Para raças grandes, a presença de proteínas é crítica, porque a proteína é o principal recurso de construção do corpo. Para cães pequenos, é muito importante que não haja componentes de plantas e impurezas lácteas. Para raças médias, nos primeiros seis meses, pode-se usar ração destinada a raças pequenas e depois para cães de raças grandes.
Recursos de alimentação
Ao alimentar filhotes com comida seca é importante considerar as regras gerais.
- Não economize na comida do seu animal de estimação. As opções baratas geralmente contêm substitutos e não mantêm um equilíbrio entre micro e macronutrientes, o que, como resultado, pode afetar negativamente a saúde de seu bebê.
- Treine seu cão em um cronograma de alimentação para que seu trato digestivo possa se ajustar a um modo de funcionamento mais racional. Esta dieta manterá a digestão do seu cão saudável por muitos anos.
- O alimento seco pode muitas vezes provocar sede nos cães, portanto, durante a alimentação, é necessário garantir a disponibilidade de água potável fresca na proporção de 3 mililitros por grama de alimento seco em todos os momentos para deixar o cão mais confortável para ingerir este alimento. .
- Alimentos secos devem ser armazenados adequadamente sob certas condições. Mesmo que seja armazenado melhor do que uma dieta natural ou alimento úmido, o alimento ainda deve estar à sombra e fresco.
- É fisiológico esticar a introdução de alimentos complementares por 2-3 semanas, o que permitirá que a digestão se adapte à nova dieta.
É importante levar em consideração que o filhote chega aos novos donos com 1 a 3 meses de idade, e é possível acostumar cães de raças diferentes a se alimentarem em horários diferentes.
A data mais antiga é três semanas a partir da data de nascimento. Já a partir desta idade, algumas raças podem começar a ser alimentadas, mas nesta altura é muito cedo para introduzir ração seca.
O alimento complementar é introduzido pela adição de uma certa quantidade de alimento seco ao alimento natural, com uma diminuição gradual no volume total de alimento fornecido.
Nas primeiras etapas, é necessário moer e mergulhar os grânulos de alimentos secos em água morna. Produtos lácteos como iogurte ou kefir podem ser usados para aumentar o valor nutricional. Você não deve usar água quente para a imersão, pois algumas vitaminas são termolábeis e podem ser destruídas pela exposição a altas temperaturas.
Dependendo se a raça é grande ou pequena, você deve mudar para ração seca em 3 meses para cães grandes e dentro de seis meses para cães pequenos. É importante levar em consideração as características anatômicas e fisiológicas dos animais, como trato gastrointestinal curto e esmalte dos dentes delgado, portanto, a entrega precoce de alimentos pode levar à constipação, e alimentos grosseiros podem estragar o esmalte dentário, o que irá evoluem para cáries e destruição do tecido dentário.
Sirva o seu cachorro de acordo com as instruções do fabricante que acompanham a comida. Deve haver uma lista de opções para alimentar o cão.
Os cachorros recebem uma alimentação especializada, isto deve-se ao facto de nestes alimentos existirem grânulos pequenos e muito macios, mais confortáveis para os cachorros, bem como a composição, equilibrada de forma especial.
Até dois meses, o cachorro é alimentado 4-6 vezes ao dia, até seis meses - 3 vezes, depois - 2-3 vezes ao dia.
Avaliações
Os especialistas em geral são ambivalentes quanto aos modos de introdução de alimentos secos na dieta de filhotes. Alguns veterinários acreditam que a ração seca não pode ser usada paralelamente à comida enlatada, enquanto outros, ao contrário, consideram mais fisiológico o uso combinado de ração seca com ração pastosa.
Quanto aos anfitriões, há muitos comentários positivos sobre o feed de classe holísticaque ajudam o sistema digestivo do seu cachorro a funcionar corretamente. Muitas pessoas falam negativamente sobre economia e até mesmo alimentos premium, observando o aparecimento no filhote de reações como fezes moles ou irregulares, inchaço e alergias.
Pode-se concluir que é recomendável utilizar exclusivamente matérias-primas de alta qualidade e com boa composição natural para a alimentação do filhote.
Para mais informações sobre como alimentar seu cachorro, veja o próximo vídeo.