Raças de cães de médio porte: características gerais, tipos com descrição, seleção, cuidado
Os cães de tamanho médio são populares porque podem ser mantidos não só no quintal, mas também no apartamento. A maioria dessas raças tem um temperamento amigável, mas requerem cuidados cuidadosos, principalmente no que diz respeito à alimentação.
Peculiaridades
Dependendo da raça, o peso de um cão de tamanho médio é de 9 a 22 kg. Atingem 50 centímetros na cernelha e 80 centímetros de comprimento.
Esses animais são os mais populares em muitos países porque têm uma série de vantagens:
- estão com boa saúde;
- emocionalmente estável;
- ocupar pouco espaço;
- requerem menos alimentação;
- ativo e amigável.
A desvantagem dos cães grandes é que algumas pessoas simplesmente não são fortes o suficiente para conter o animal para uma caminhada, como resultado, os cães devem ser encaminhados a um treinador profissional. Esse problema está praticamente ausente em animais de médio porte.
Em termos de doença, os cães de médio porte têm pouco ou nenhum problema nas articulações, incluindo artrite e displasia de quadril ou cotovelo. Menos comumente, o dono tem que lidar com problemas digestivos, aumento do estômago e volvo, que são comuns em cães grandes.
Entre essas raças existem bons caçadores e excelentes pastores e atletas. Se você der tempo suficiente ao seu animal de estimação, ele é fácil de treinar, e em casa ele se torna não só um amigo, mas também um guarda e protetor.
Variedades
Existem muitas raças amigáveis que podem ser classificadas como cães de tamanho médio. Entre as mais belas:
- spaniel;
- beagle;
- basset hound;
- collie;
- buldogue;
- Shar Pei;
- dálmata;
- lapphund;
- Spitz finlandês;
- pinscher;
- terrier;
- retriever;
- pastor alemão;
- rouca;
- schnauzer.
Vamos considerar as raças mais populares para manutenção doméstica.
Airedale
O Airedale é uma das raças de cães mais versáteis do mundo. Ele é famoso como um excelente caçador e tem uma boa índole.
Entre os tipos de terriers existentes, este é o maior. Os machos atingem 58 centímetros na cernelha, as fêmeas são ligeiramente menores. O cão é coberto por uma densa pelagem marrom com manchas pretas. Pernas longas e musculosas dão aos animais um porte real, enquanto uma cabeça longa com barba e bigode, olhos escuros e orelhas bem dobradas o tornam especialmente atraente.
Os animais são obedientes e pacientes com os filhos, mas não desistem de proteger o lar.
Coonhound inglês
Na cernelha, esses cães atingem 66 centímetros. São excelentes atletas que podem desenvolver grande velocidade. Eles têm uma cabeça larga com um crânio abobadado, orelhas caídas e olhos castanhos escuros.
Cães guaxinins ingleses americanos possuem caráter gentilquando não está de serviço, mas eles são muito tenazes e teimosos na perseguição de suas presas... Eles estão sobrecarregados de energia, mas ao mesmo tempo têm a paciência necessária, portanto, são facilmente treinados. Em alguns países, eles são usados para caçar guaxinins.
Latidos altos e retumbantes costumam ser o fator determinante para que as pessoas relutem em manter essa raça de cachorro em um apartamento.
Foxhound americano
Caçadores de cabelos lisos, conhecidos por sua velocidade e resistência. O Foxhound americano pode ser diferenciado de seu primo britânico pelo comprimento das pernas. Na americana, são mais compridos e finos. Outra característica distintiva é a parte inferior das costas ligeiramente curvada do americano.
Esse cachorro precisa carga constante, treinamento, caminhadascaso contrário, ela pode ficar deprimida ou intimidadora.
É preciso controlar seu instinto de caça, principalmente quando o animal é mantido em um pátio. Além disso, seus latidos altos podem ser desagradáveis para os vizinhos.
Staffordshire terrier
Animais atarracados e musculosos, com uma cabeça larga, uma mandíbula bem definida, maçãs do rosto pronunciadas, olhos escuros redondos que são bem espaçados no focinho.
O animal se move graciosamente tem um andar elástico que demonstra confiança inata.
Esses cães são perfeitamente treinados, mas costumam ser classificados entre os cães de luta, pois seus corpos estão idealmente adaptados para a batalha.
Spaniel
Spaniels são cães musculosos de tamanho médio, sem aparência ou desempenho excelentes, mas reconhecíveis por sua pelagem ondulada e orelhas longas.
Foram criados para a caça, portanto eles são adaptados de maneira ideal até mesmo às condições climáticas adversas... Eles têm uma camada espessa e impermeável. Em algumas espécies, os membros são curtos, grossos, dedos palmados, e o corpo é pequeno o suficiente para o cão pular na água atrás do pato sem balançar o barco.
Os adeptos da raça afirmam que estes cães têm um temperamento alegre, mas dificilmente vencem o espírito de caça se o animal ficar em casa. Se você não trabalha e treina o cachorro, ele começa a pegar o pássaro em currais e galinheiros e trazê-lo para casa.
Sennenhund
Uma excelente raça de pastor. Eles são ajudantes alegres, confiantes, confiáveis e destemidos. Eles são excelentes cães de guarda que não podem ser subornados com uma guloseima.
A alta inteligência da raça torna seus representantes alunos muito capazes.
Devido à alta atividade e constante necessidade de exercícios, esse cão não é adequado para viver em um apartamento.
Cachorro australiano
O cão australiano é freqüentemente usado como cão de pastoreio, pois pode ficar de olho no gado. Ela tem um corpo forte e musculoso, grande força e agilidade. Os filhotes nascem com uma cor clara, depois muda para cinza ou marrom. Existem manchas em ambas as cores.
Sua energia ilimitada e marcha flexível tornam os cães excelentes parceiros de corrida. Esses animais são amigos devotos, vigilantes inteligentes e vigilantes.
Se o dono não mantiver sua forma física, os cães começam a ficar entediados e depressa ficam deprimidos.
Kelpie
Como um cão pastor, os Kelpies australianos são muito leais e estão sempre prontos para a tarefa. Eles têm um instinto natural e habilidade para trabalhar com ovelhas em campos abertos e currais. A raça originou-se do collie, que foi trazido da Escócia, mas foi modificado por cruzamento para que os animais suportassem o calor e a falta de umidade da Austrália.
Cão de guarda
Ele é um bom vigia de tamanho médio. Os representantes da raça sempre têm um visual muito penetrante. Sua cor pode ser diferente dependendo da espécie.
Show de cachorros um desejo irresistível de cuidar de alguém, para que possam ser confiáveis para proteger a criança ou os animais. Eles são surpreendentemente inteligentes, capazes de enganar o proprietário desavisado.
Barbet
Uma característica distintiva do cão pequeno é casaco encaracolado grossoque o cobre desde o topo da cabeça até a ponta da cauda curva. Pode ser preto, cinza, marrom ou fulvo, às vezes com manchas brancas.
É um cão forte e de constituição robusta, criado há vários séculos. O resultado é um caçador confiante e um nadador incansável.
Os barbets são muito espertos e aprendem coisas novas rapidamente. Eles têm uma natureza calma, mas sua necessidade de jogos ativos deve ser satisfeita.
Pit bull terrier
Em torno deste cão, existe uma opinião que ele tem uma sede de sangue e agressividade especiais. Na verdade, este não é o caso, embora casos isolados de ataques a pessoas tenham sido, no entanto, como em outras raças. Se você assumir corretamente a educação de um animal, então ele será obediente, afetuoso e pacífico.
O cachorro precisa constante treinamento intensivo, com alimentação inadequada, os animais podem sofrer de obesidade.
O dono deve proteger o cão de correntes de ar, pois seu sistema imunológico é fraco.
Buldogue
Cães calmos, que se distinguem por uma disposição verdadeiramente real. Eles são preguiçosos, teimosos, mas calmos. É muito difícil retirar um representante desta raça de você.
Animal não tolera muita umidade, frio ou calor extremos. Eles não gostam de andar por muito tempo, dormir a maior parte do tempo... Não precisam de cuidados especiais, basta dar banho no cachorro de vez em quando. Mesmo se o dono se ausentar por muito tempo, o animal vai dormir, e não vai sofrer com a espera.
No entanto, para quem se considera um povo melindroso, é melhor não começar esta raça, pois é bastante babada. Além disso, os cães roncam e costumam sofrer de flatulência.
Appenzeller Mountain Dog
Esta raça foi trazida para o nosso país da Suíça, onde foi utilizada durante muitos séculos como pastor de gado. Não se pode achar um cão mais leal, mas é importante educá-lo corretamente, caso contrário ele se tornará preguiçoso e exigente.
O melhor de tudo, um representante desta raça sente-se ao ar livre, mas pode ficar alojado num apartamento. A muda é repetida duas vezes por ano, mas o animal requer um mínimo de atenção.
Basset Artesian Norman
Ele também é um bom caçador que pode resistir a condições difíceis. Ele está perfeitamente orientado, mesmo em terrenos desconhecidos, tem um olfato apurado. Se falamos de saúde, então esses cães são resistentes a doenças.
Animais da raça representada destemido, têm uma devoção especial para com o dono, podem conviver bem com outros animais. Seu casaco é curto.
Para manter o cão limpo, basta dar banho nele várias vezes ao ano.
Basset Hound
Esses animais atléticos têm pernas curtas. A raça é classificada como um cão de caça. Das qualidades desagradáveis de seu caráter, pode-se distinguir a teimosia. Os cães são difíceis de treinar, por isso é melhor entregá-los a um profissional.
Outras desvantagens incluem flatulência, salivação severa. Se o cachorro fica sozinho em casa, começa a uivar alto no apartamento, muitos vizinhos não gostam disso. Ao caminhar, o animal não deve se soltar da guia, pois pode sentir o rastro e fugir.
Ela precisa de caminhadas todos os diascaso contrário, o cão ficará gordo incontrolavelmente.
Atenção especial deve ser dada às orelhas, elas devem ser mantidas com cuidado especial.
Border Terrier
Os representantes desta raça são capazes de se adaptar a quaisquer condições climatéricas, esta é a sua vantagem. Além disso, eles são fáceis de aprender e ficam felizes em aprender novos comandos. É interessante correr com um parceiro assim, já que o cachorro está pronto para brincar e brincar por horas.
Esse cachorro ama muito as crianças e pode ser amiga de outros animais, mas não de estranhos... Esquilos, gatos e pássaros de outras pessoas devem fugir. O animal não vai viver acorrentado, prefere ficar mais tempo ao lado de uma pessoa.
Você não pode deixá-lo sozinho no quintal, ele pode facilmente pular a cerca e fugir.
Collie barbudo
Uma das raças mais simpáticas, que também tem uma aparência engraçada. O corpo do cão é bastante musculoso, a pelagem é espessa, macia, existe um subpêlo denso. Há uma pequena barba no rosto.
Os cães são muito apegados aos humanos, gostam de brincar e têm uma boa índole. Eles interagem com a criança cuidadosamente, e se eles repentinamente o machucam, não é de propósito.
Este animal não pode ficar sozinho e mantém um caráter lúdico até a velhice.
Bull terrier
Este cão deve ser mantido por uma pessoa que confie nas suas capacidades e saiba criá-lo correctamente, porque os cães são muito teimosos e obstinados. Se o animal for mantido por alguém com um caráter fraco, então ele cresce como um agressivo dominante na família.
Manter um cachorro assim em uma casa onde há uma criança não vale a pena, pois o cachorro não controlará sua força física.
Devido à falta de cabelo comprido, o animal congela com o frio, portanto é necessário passear com ele no inverno com roupas especiais. Freqüentemente, você pode ver uma pequena erupção na pele do cão - esta é uma alergia que surge por causa de picadas de inseto.
Uma vez por temporada, o animal deve realizar definitivamente o tratamento antiparasitário.
Hamilton Hound
Caçadores corajosos e resistentes alcançam na cernelha de 45 a 60 centímetros, enquanto seu peso máximo é de 27 quilos. Sua pelagem é curta e lisa.
Por natureza, não são agressores, aprendem novos comandos com facilidade e sempre ouvem o dono. Não será possível transformar um cão em vigilante, pois ele mostra simpatia até para com estranhos. Quando há apenas uma ameaça à vida do dono e de sua família, o animal se transforma em um defensor furioso.
O cão tem bom apetite, tem quase tudo e é despretensioso para comer. Ela não precisa de nenhum cuidado especial.
Laika da Sibéria Ocidental
Com esta cadela, é preciso lembrar que ela adora a liberdade e não pode ficar muito tempo em um pequeno espaço fechado. Assim que ela fica sozinha por muito tempo, ela começa a latir alto. A solidão em um husky causa um estado de estresse, então ela freqüentemente se comporta mal.
Em um relacionamento com o dono, o cachorro vai sempre sinto o humor da pessoa. Ela é inteligente o suficiente para aprender as regras de comportamento em um curto espaço de tempo. Não vai funcionar para subjugá-la completamente devido ao seu caráter rebelde, mas ao mesmo tempo ela permanece bem-humorado e não agressivo.
O animal raramente morre por doença, pois tem excelente saúde.
Dos procedimentos para cuidar dela, deve-se observar a penteabilidade regular da lã e o fornecimento de alimentação de alta qualidade.
Irish Soft Coated Terrier
Cães muito enérgicos que se distinguem pela coragem, inteligência e devoção. Eles podem brincar com a criança por um longo tempo, o que lhes dá grande prazer. Se o dono estiver descansando, o animal simplesmente ficará deitado por perto.
Se o cão está entediado, torna-se prejudicial, pode até mostrar agressividade. É melhor manter o cão em uma casa particular, onde ele possa passear. O cuidado de alta qualidade envolve pentear a lã, nutrição de alta qualidade.
Se você não prestar atenção na lã, ela rolará.
Cachorro urso da Carélia
Este não é apenas um animal, mas um verdadeiro tesouro do povo nortista, pois ajuda a pessoa no dia a dia e na caça. Em relação ao animal selvagem, é implacável, destemido, agressivo, mas com o dono permanece afetuoso, bem-humorado. Ele trata os estranhos com grande desconfiança; ao caminhar, ele farejará a todos.
Este é um maravilhoso caçador e protetor de uma casa particular., mas a pessoa deverá cuidar cuidadosamente do animal.
É necessário pentear o cão todos os dias, caso contrário, a pelagem começará a cair. Muito dele permanece no chão durante o processo de muda.
Terrier azul kerry
O animal foi trazido da Irlanda, onde desempenhou o papel de caçador de ratos e bom pastor. Dentre as qualidades positivas do cão, pode-se destacar a inteligência, o rápido domínio dos comandos, a boa índole. Esses animais se dão muito bem com crianças, não são agressivos, mas não podem interagir com outros cães e muitas vezes são eles próprios provocadores.
Conseguir um cachorro assim é melhor para pessoas que podem demonstrar sua autoridade. Um cão requer muitos cuidados, incluindo cuidados regulares.
Como escolher?
Ao escolher a raça certa para sua casa, você precisa confiar em vários fatores. O grau de responsabilidade com que uma pessoa aborda essa questão depende do estado emocional do animal e da segurança dos residentes da casa.
O tamanho
Algumas pessoas acham cachorros pequenos fofos, mas eles são muito frágeis e difíceis de treinar. Se o criador não tem tempo e paciência para criar e cuidar de um cão pequeno, é melhor começar um cão de tamanho médio.
Animais grandes crescem lentamente, requerem muita comida e são quase impossíveis de controlar. Infelizmente, quando filhotes de raças grandes crescem, seus corpos envelhecem rapidamente e eles desenvolvem sérios problemas de saúde por volta dos 6 a 10 anos de idade.
Você precisa estar preparado para o pagamento frequente do veterinário e para a vida relativamente curta de um amigo de quatro patas.
Necessidades de cuidados
Algumas raças requerem manutenção mínima e não perdem muito, e às vezes nem perdem o cabelo. Isso geralmente se aplica a cães de pêlo curto. Outros animais têm pêlos longos e luxuosos que precisam ser escovados e escovados regularmente.
Esse fator deve ser levado em consideração na hora de comprar um cachorro. Se você cuidar incorretamente de um cachorro de pêlo comprido de tamanho médio, caroços enrolados começarão a aparecer na superfície de seu corpo, úlceras se formarão sob eles com o tempo, como resultado, o animal fica doente e pode até morrer.
Alguns cães, como os poodles, têm pêlos que requerem manutenção especial várias vezes ao ano. Para manter sua aparência atraente, elas precisam de um corte de cabelo no cabeleireiro, e isso, novamente, é um custo extra.
Atividade
O cão deve caminhar, treinar, caso contrário seu corpo se tornará rapidamente inutilizável, os músculos atrofiarão, a obesidade poderá ser observada. A incapacidade humana de atender às demandas físicas de um animal ainda é uma das causas mais comuns de problemas comportamentais em cães.
Algumas raças, como os pastores alemães e os pitbulls, não podem prosperar psicologicamente sem muito exercício. Daí a instabilidade do sistema nervoso, agressividade para com o dono e outros.
Se uma pessoa está acostumada a levar um estilo de vida ativo, ela também precisa de um animal ativo. Caso contrário, é melhor pegar um cachorro preguiçoso, por exemplo, um buldogue.
Temperamento
Os cães de raça pura são geralmente bastante previsíveis - por exemplo, os poodles são muito sensíveis emocionalmente. Quase todos os cães adoram uivar ou latir, brincar. Gosta adora buscar aventura e costuma fugir, se perder, os weimarians são nervosos e tímidos.
Cada raça de cachorro tem suas próprias características específicas que devem ser levadas em consideração ao comprar um animal de estimação.
O temperamento do cão é muito importante, pois vai depender de como ele interage com a pessoa.
Existem várias perguntas a serem feitas ao escolher a raça certa.
- Há tempo para socializar uma raça que tem tendências anti-sociais?
- Se há crianças, essa raça tolera bem suas brincadeiras?
- Quando existem outros cães, esta raça é compatível com outros animais?
- Quão teimosa é a raça e o criador tem a experiência necessária no treinamento de cães?
- Quão forte é a raça, ela pode ser controlada fisicamente?
- Quantas vezes um animal será deixado sozinho e ele tolerará isso?
Antes de comprar, todos devem ser honestos consigo mesmos sobre as responsabilidades que estão dispostos a assumir.
Alvo
O cão geralmente é iniciado como um guarda, amigo, ajudante. Isso deve ser levado em consideração, pois cada uma das raças é a melhor em apenas uma qualidade.
Os cães pastores são excelentes defensores, eles se dão bem com as crianças e garantem que nenhum estranho se aproxime deles. Além disso, eles reagem instantaneamente ao humor do proprietário e correm para sua proteção sem medo.
Labradores e Retrievers são bons amigos... Eles não são agressivos, eles se dão bem com crianças.
Disponibilidade
Pessoas de baixa renda terão dificuldade em manter um cachorro que requer muitos cuidados. Esse animal precisa ser comprado alimentos caros, vacine-os em tempo hábil, leve-os para cortar o cabelo, compre roupas e brinquedos.
Muda
Todos os cães trocam de roupa, mas os fofos deixam pelos nos móveis, tapetes e pisos. Animais como golden retrievers, Newfoundlands, dálmatas fazem você gastar muito tempo limpando.
Se a pessoa não tiver a oportunidade de monitorar cuidadosamente a casa, vale a pena considerar a compra de uma raça que lança lã uma vez por ano.
Como conter?
Cuidar de um cachorro é quase a mesma coisa que cuidar de uma criança. Isso leva tempo, paciência, amor e compreensão. A primeira coisa a fazer é garantir que todas as necessidades básicas do animal sejam atendidas no futuro. Independentemente da raça, você precisará colocar dois recipientes nele: um para água doce e outro para comida.
No início, quando os dentes do filhote forem cortados, você precisará fornecer a ele brinquedos para mastigar, tendões, caso contrário, chinelos e móveis estofados sofrerão.
O treinamento do toalete é uma questão separada. Primeiro você pode usar bandeja e guardanapos especiais. Para caminhadas, uma trela e uma coleira são adquiridas em tamanho.
Um cão doméstico de raça precisa de cuidados especiais. Uma dieta rica em proteínas vem em primeiro lugar neste aspecto, pois os animais de médio porte são muito ativos e gastam muita energia.
Um cão adulto saudável de tamanho médio precisa de 922 calorias por dia. Aqueles que foram esterilizados ou estão em idade avançada são ligeiramente menores.
Filhotes de raças médias não exigem comida, só precisam ser bem balanceados. Alimentos prontos para consumo de baixa qualidade devem ser evitados, pois afetam negativamente a saúde do animal. É importante regular a porção e não dar muita comida de cada vez, pois aí vai haver comida que vai sumir daqui a pouco.
Para raças de cães de médio porte, existe uma lista de problemas de saúde comuns que podem surgir durante a vida de um animal. Na maioria das vezes, os criadores precisam lidar com a displasia do cotovelo. Problemas oculares, como atrofia progressiva da retina e tireoidite autoimune, são comuns. Em animais de pêlo curto, são observadas reações alérgicas, coceira por picadas de insetos.
Antes de adquirir qualquer cão, é recomendável que você estude mais detalhadamente a raça e converse com diversos criadores a fim de saber no futuro sobre possíveis problemas de saúde do animal.
Cães com tendência ao inchaço devem receber alimentos com ingredientes naturais. Isso vai melhorar o sistema imunológico do animal. A comida deve ser isenta de soja e trigo, que irritam as paredes intestinais. Freqüentemente, os criadores de cães precisam lidar com alergias a alimentos para animais de estimação, que na maioria das vezes ocorre com o glúten.
Cães de tamanho médio podem ser propensos a problemas esqueléticos. O criador é obrigado a monitorar a nutrição do animal e prevenir a obesidade animal. O peso excessivo do cão coloca pressão adicional em seus ossos e articulações e isso, por sua vez, leva à artrite.
Proteína e gordura são os principais nutrientes da dieta do cão. O ideal é escolher um alimento que contenha dois ou três tipos de proteína de carne. Neste caso, os pratos de carne são os mais adequados para a alimentação. Se possível, então na dieta do cão certifique-se de incluir carne, cordeiro e peixe.
Os cães também precisam em uma boa fonte de gordura. Você pode usar óleo de peixe, que é cheio de nutrientes. Os filhotes precisam de ácido docosahexaenóico, que é uma forma específica do ácido graxo ômega-3. Este componente tem um efeito positivo no desenvolvimento do cérebro e dos olhos.
Os cães mais velhos precisam de triglicerídeos e ácidos graxos, que são encontrados no coco e outros óleos.
É igualmente importante saber quais alimentos são tóxicos para os cães. Batatas, tomates e chocolate estão no topo desta lista. Infelizmente, todas as raças amam doces e alimentos de conveniência tanto quanto os humanos e mastigam pizza, espaguete e batatas fritas de boa vontade, mas eles não trazem nenhum benefício, apenas obesidade no futuro.
A goma de mascar sem açúcar contém um adoçante artificial que pode ser fatal para os cães, mesmo em pequenas quantidades. Ao contrário do chocolate, é altamente tóxico. Os cães geralmente não são atraídos por chicletes, mas é melhor mantê-los fora do caminho, apenas para garantir.
De vez em quando, representantes de algumas raças de estatura média começam a intimidar na ausência do dono. Isso ocorre porque eles não gostam de ficar sozinhos. Gritar com o cachorro ou, pior ainda, bater nele não salvará tais incidentes. Plantando um animal você sempre precisa estar preparado para lidar com tranquilidade com alguns inconvenientes. Melhor não poupar dinheiro e comprar na pet shop osso especial feito de tendões. Esse brinquedo vai levar o animal por muito tempo. Os cães geralmente a escolhem em vez de sapatos ou travesseiros, se puderem.
Os especialistas aconselham que você tenha muito cuidado com as plantas de interior. Alguns deles são muito tóxicos para os animais, embora adorem mastigar as folhas. Normalmente os cães adoram comer erva-cidreira e às vezes gerânio, mas estão sempre fartos deles. É por isso será melhor se o animal não conseguir alcançar a flor.
Para as características da raça Staffordshire Terrier, veja abaixo.