Cães de serviço: descrição, raças e conteúdo
Era uma vez, um homem domesticou um cão selvagem para proteger a casa e ajudar na caça. Séculos se passaram e a função do melhor amigo praticamente não mudou, além disso, seu leque de atividades se expandiu significativamente, muitas raças de serviço foram criadas.
Desde os tempos antigos, as condições de vida sofreram uma série de mudanças sérias, o modo de vida humana mudou. Muitos ficam impressionados com a inteligência e postura dos cães de serviço. No entanto, nem todo mundo percebe que eles requerem tratamento especial.
Portanto, antes de escolher um animal de estimação, você deve prestar atenção às nuances na manutenção e criação desses animais.
Características e propósito
A esmagadora maioria dos cães de raças de serviço são cães grandes e poderosos, cujo poder pode ser usado em absolutamente qualquer campo de atividade.Por exemplo, cães de guarda guardam importantes instalações industriais e ferroviárias, armazéns, pontes, casas e apartamentos. São cães corajosos, malvados e desconfiados, com boa audição e excelente olfato.
Os cães pastores, Rottweilers, cães de guarda de Moscou e terriers Airedale são considerados guardas ideais.
Raças semelhantes são usadas no serviço militar, com a ajuda deles, são realizadas atividades de busca. Os cães farejadores servem na fronteira, ajudam a combater o crime, protegem a propriedade do Estado. É comum para cães de fronteira olfato incrivelmente apurado, que permite não só detectar, mas também distinguir mais de dois mil odores.
Assistir cachorros patrulhar o território, vasculhar a área em busca de entrada ilegal no território de pessoas ou objetos estranhos plantados. Esses cães também trabalham com explosivos, armas ou drogas. Nem uma única inspeção em uma estação ferroviária, em um aeroporto ou na alfândega pode prescindir deles.
Cães com caráter calmo, sistema nervoso equilibrado e instinto aguçado têm sido utilizados nas operações de busca e resgate do Ministério de Emergências. Via de regra, são animais fortes e resistentes como São Bernardo, Terra Nova, pastor francês ou alemão, collie ou husky de Nenets.
Os cães de puxar trenós e cães de puxar trenós têm características semelhantes, pois têm que transportar pessoas ou mercadorias sobre neve e gelo por longas distâncias. Em média, eles cobrem uma distância de 70-80 km - e isso é apenas um dia.
Como característica distintiva, pode-se chamar sua despretensão no cuidado e na alimentação.
Os cães pastores são caracterizados por um ódio inato aos lobos e excelentes qualidades de cão de guarda. Esses cães protegem as pastagens de predadores de forma independente e evitam que vacas, cabras ou ovelhas lutem contra o rebanho. Se o animal se perder, o cão o encontrará independentemente e o trará de volta.
Uma categoria separada é alocada cães de caça - galgos, huskies, cães de caça, policiais e spaniels. Terriers e dachshunds são usados para caçar animais escavadores. Cada caçador é caracterizado por um talento aguçado, coragem, resistência e força. Bem, as habilidades de caça são formadas no processo de treinamento de longo prazo.
Se o dono não vai treinar o animal em uma determinada profissão, mas deseja obter um cão de serviço como protetor e amigo, ele deve prestar atenção Treinamento. O cachorro precisa saber comandos básicos e obedecer ao seu mestre sem questionar.
Variedades
Antes de escolher um amigo, vale a pena aprender mais sobre as variedades e traços de caráter de raças específicas. Vamos fazer já uma reserva: esta não será uma lista de cães de serviço, mas sim uma descrição dos nomes das raças mais comuns.
Cães grandes
Os mais populares desta categoria são Cães-pastor alemães, europeus orientais, caucasianos, cársticos, belgas, escoceses, franceses ou suíços brancos. Esses cães são os melhores em qualquer área de atividade.
Atendem na fronteira, buscam explosivos e drogas, atuam na polícia e na alfândega, guardam armazéns e participam de operações de busca e resgate.
Por natureza, são cães ativos e alegres que não gostam de ficar sentados.
Se você tiver que deixar seu animal de estimação sozinho por muito tempo, deverá encontrar algo para fazer por ele. É melhor confiar a ele a proteção de uma bolsa, sofá ou laptop. O animal não ficará entediado e o acessório, mobília ou equipamento estará em excelentes condições na chegada.
Os cães pastor se dão facilmente com outros animais de estimação, especialmente se eles cresceram com eles. Tornam-se babás de crianças pequenas e participam de brincadeiras de boa vontade. Um cão devidamente treinado nunca será agressivo, mas não gosta de estranhos. Portanto, o pastor pode não ser muito hospitaleiro para atender os convidados que vieram.
Traços de caráter semelhantes têm cana-corso e bullmastiffs ingleses São os maiores representantes dos cães-guia. Eles parecem intimidadores, mas nas mãos do dono são animais obedientes, bons companheiros de brincadeiras e defensores confiáveis.
Os fleumáticos St. Bernards e os calmos Newfoundlands são amáveis, inteligentes, destemidos e infinitamente leais aos seus cães mestres. Eles são completamente atípicos de agressão, então não se tornarão bons guardas e vigias. No entanto, sua aparência colorida por si mesma espanta hooligans e ladrões.
Graças à boa índole, os socorristas convivem facilmente com crianças de qualquer idade, cuidando delas com boa vontade e participando de jogos.Esses cães têm uma autoestima desenvolvida, não vão chamar a atenção com travessuras indecentes. Mas se os donos não estiverem por perto, os cachorros ficarão com muita saudade.
A única desvantagem de Newf e St. Bernard é seu casaco longo, que exige cuidadosa limpeza diária. O cão deve ser penteado todos os dias e escovado após cada caminhada para remover a poeira e sujeira da rua. Só então essas belezas de cabelos compridos terão uma aparência apresentável.
Manter cães grandes em um apartamento na cidade é muito difícil. Eles se sentem melhor em uma casa de campo. Se você não tiver um, preste atenção aos cães-guia de médio porte.
Cães de tamanho médio
Esses incluem boxeador alemão com um sistema nervoso equilibrado e um caráter alegre. Os boxeadores adoram brincar e brincar, embora sejam caracterizados por grande força e resistência. Eles se dão facilmente bem com todos os membros da família, tornem-se bons amigos para crianças pequenas e guias confiáveis para pessoas com deficiência.
Os boxeadores não têm medo, mas os estranhos desconfiam. Eles não toleram a separação do dono, é difícil para eles ficarem sozinhos. Com educação adequada, ficam muito calmos em casa, mas na rua podem intimidar outros quadrúpedes. Portanto, um boxeador deve ser ensinado desde filhote a se comunicar com sua própria espécie.
Dobermans e Rottweilers têm características semelhantes. Cães enérgicos, decididos e vigilantes são leais ao dono, desconfiam de estranhos e não acolhem hóspedes. Eles ficam felizes com a companhia dos filhos e anseiam sozinhos.
Outra raça popular é considerada Pit Bull Terrier Americanoapesar da reputação nojenta que a mídia criou como um cão assassino. Afinal, esses monstros musculosos têm um caráter lúdico, amam a companhia das crianças e muitas vezes tornam-se babás atenciosas para elas.
Com uma educação adequada, o pit bull não mostra agressividade para com as pessoas e se dá facilmente com outros animais de estimação. No entanto, isso se aplica apenas aos animais de estimação que vivem no mesmo território com ele. O Pit Bull Terrier não favorece cães de estranhos e gatos de rua, por isso é melhor passear com a focinheira e coleira.
Raças de cães pequenos
Se as condições de vida não permitirem cães grandes, vale a pena olhar para cães-guia de pequeno porte. Esses incluem bassês, fox terriers, spaniels ou schnauzers em miniatura. Eles se tornam excelentes companheiros, sinceramente apegados ao dono, brincam de bom grado com as crianças pequenas, e, se necessário, ousam se apressam em protegê-las.
Cães de serviço de pequeno porte são excelentes guardas e vigias. É por isso que eles não podem ser iniciados como cães de colo - eles precisam ser criados como um grande cachorro sério. Só então será possível criar um animal adequado e calmo.
Condições de detenção e cuidados
Independentemente da raça escolhida, a manutenção de cães de serviço requer certas nuances.
- Em primeiro lugar, os animais de estimação não devem ser trancados em quartos apertados de um apartamento na cidade. Longas reuniões em um espaço confinado afetam negativamente a psique do cão, então todas as portas da casa devem ser abertas para eles.
- Este animal precisa de muita atividade física com longas caminhadas e jogos ativos. A duração da caminhada deve ser de pelo menos uma hora e meia, duas vezes ao dia, e qualquer percurso deve necessariamente passar pela área onde o cão possa correr livremente sem coleira.
- Os cães devem ser mantidos ocupados mesmo quando o dono está ausente. Portanto, você não precisa economizar em brinquedos. É melhor fazer vários jogos - para a casa, para jogar fora e para treinar. Mesmo as caminhadas devem ser educativas e envolver o aprendizado de um novo truque ou comando.
- Apesar de sua seriedade, os cães-guia são sinceramente apegados ao dono e não toleram a solidão.A desatenção não é perdoada - eles começam a se fingir de travesso e insolente para chamar a atenção para si mesmos.
- Cuidar deles é fácil: basta escovar regularmente as orelhas e os dentes. Para fazer com que a pelagem do cão pareça saudável, você precisa escová-la (para raças de pêlo comprido, você também deve comprar uma pelagem mais lisa). Você não precisa dar banho no cão mais do que uma vez a cada dois meses e, depois de passear, enxugue-o com uma toalha úmida.
- Cada raça tem tendência a certas doenças. Nas condições urbanas, o sedentarismo e a obesidade estão se tornando os problemas mais comuns. Um dono atento deve consultar um veterinário em tempo hábil e, como medida preventiva, você precisa fornecer ao animal um estilo de vida ativo e escolher uma dieta balanceada para ele.
Alimentando
Não é por acaso que a dieta alimentar foi mencionada, pois com alimentação adequada os cães não ganham peso, não têm o apetite perturbado. Eles se sentem bem, têm uma ótima aparência e estão ativamente envolvidos em jogos.
Para manter a alegria do seu animal de estimação, você deve observar uma certa dieta. Por exemplo, os cachorros são alimentados pelo menos 6 vezes, os jovens adultos - 4-5 vezes por dia em intervalos regulares. Durante o acasalamento, reprodução e lactação, as cadelas são alimentadas 3-4 vezes ao dia.
Os cães adultos recebem comida 1-2 vezes ao dia. Se um cão de serviço trabalha em uma determinada especialidade, deve ser alimentado de manhã e à noite: duas horas antes do trabalho e uma hora após o término.
Como feed você pode usar Como as refeições comerciais prontas e refeições caseiras regulares. Neste último caso, o proprietário deverá equilibrar de forma independente a dieta de seu animal de estimação, complementando-o com vitaminas e microelementos.
Educação e treinamento
Desde os primeiros meses de vida, o cachorrinho é ensinado a viver em família. O cão deve compreender que ocupa o último lugar nesta matilha e até o filho mais novo é mais importante do que ele. Isso é fácil de fazer: é o suficiente para suprimir estritamente todas as tentativas do animal de estimação em crescimento de rosnar ou rosnar para os donos e seus filhos.
Além disso, brincar com mãos e pés cortantes não deve ser incentivado: o barulho do cachorrinho é tocante, mas um cachorro robusto tentando brincar com um membro não causará alegria. Não irrite o cão com um grito alto ou um tom irritado. Um leve clique no nariz deixará claro para o animal travesso que o dono está descontente com seu comportamento.
E você não pode esperar até que seu animal de estimação transborde a costa, e canalize sua energia para um canal tranquilo, começando a estudar os fundamentos do treinamento inicial.
- Desde o primeiro mês de vida, o cão é ensinado a estar limpo.... Para isso, coloque uma bandeja, coloque fraldas ou coloque um jornal e leve o filhote para lá imediatamente ao acordar, após brincadeira ativa e 15-20 minutos após comer. Quando a quarentena termina, o cão é levado para fora no mesmo período.
- A partir de um mês e meio, o filhote é ensinado a responder ao seu nome. Via de regra, o cão se lembra bem do apelido se o dono o chama para se alimentar.
- A partir dos dois meses, o cachorro é treinado para andar sobre um arreio ou na coleira e nas equipas do chamado treino geral: “Posicionar”, “Perto”, “Sentar”, “Deitar”, “Para mim”, “Fu”, “Aportar”.
Todas essas atividades ajudam a criar um cão adequado e controlável. Se você planeja treiná-la para uma especialidade específica, deverá procurar a ajuda de um adestrador de cães. O especialista aplicará métodos específicos para treinar cães-guia.
Em particular, é a capacidade de não ter medo de tiros e flashes de luz forte, andar sobre uma lança e superar obstáculos.
Os tênis são ensinados a encontrar as coisas pelo cheiro... Primeiro, pode ser um brinquedo favorito, então - qualquer objeto com cheiro de drogas ou produtos químicos. Snoopers são ensinados a encontrar dinheiro, armas e munições. Hoje eles são até treinados para encontrar cartões de memória e discos rígidos. Os cães são especialmente treinados para que, quando um objeto ou substância proibida for encontrado, eles se sentem ou expressem sua voz.
As equipes de resgate são ensinadas a navegar com segurança em seções de estradas difíceis. Esses cães não terão medo de fogo, fumaça ou cheiro de gás. Eles são ensinados a procurar pessoas tanto embaixo dos escombros quanto embaixo d'água. Junto com o cão, seu guia-proprietário recebe simultaneamente a habilidade de primeiros socorros, aprende a navegar no terreno em qualquer condição climática usando uma bússola e um mapa. Para confirmar suas qualificações, ele faz um exame anual.
Métodos especiais de treinamento de cães são usados para treinar cães-guia. Esses cães são ensinados a parar em todos os objetos que representem perigo para o deficiente visual. Estes são degraus, escadas, cercas, restrições de concreto, galhos baixos de árvores, etc. O cão continua a se mover apenas quando a pessoa dá o comando.
Os guias não devem ser distraídos por outros cães, gatos e transeuntes. Esses cães não devem ser intimidados pelo tráfego intenso e ruídos repentinos. Eles também são ensinados a memorizar as rotas do proprietário: loja, clínica, trabalho, etc. Ao mesmo tempo, os cães não são guardas - afinal, um cão de guarda não permite que estranhos se aproximem do dono quando ele precisar de ajuda.
O treinamento com a participação de um especialista exige a obrigatoriedade de realização de trabalhos de casa. Esta é a única maneira, através de esforços conjuntos, de criar cães inteligentes, corajosos e altruístas.
Apelidos adequados
O nome do cão deve ser curto, eufônico, corresponder ao tamanho e aparência do animal. Concordo, é engraçado dar a um spaniel e um bassê o apelido de Alf ou Vityaz e chamar o pastor e São Bernardo de bagel ou arco.
Vários especialistas acreditam que o nome, até certo ponto, influencia o caráter do protetor e amigo em crescimento. Se o apelido contiver as letras P ou F, o cão cresce ousado, decidido e independente - características excelentes para um futuro cão de caça, guarda ou vigia. Os apelidos Thunder, Count, Ray, Alpha (Alpha), Akbar, Gerda, Hera, Daphne são adequados para esses animais de estimação.
Se você planeja cultivar simpatia, complacência e gentileza de caráter no cão, vale a pena escolher apelidos para ele com as letras L, M, N. Por exemplo, Mason, Volt, Antey, Axel, Amigo, Umka, Chingiz - para meninos, Alma, Naida, Dana, Nika, Silva, Yanika - para meninas.
Os cinologistas não recomendam chamar os cães por nomes humanos para evitar ressentimentos e mal-entendidos desagradáveis. Além disso, o nome do cão não deve estar em sintonia com os comandos básicos, caso contrário, haverá dificuldades com o treinamento.
Caso contrário, a escolha do apelido fica por conta do proprietário e de seus familiares. Você só precisa dar uma olhada em seu amigo de quatro patas e tratar o assunto com uma atitude positiva.
Veja abaixo para mais detalhes.