Sky terrier: descrição, caráter, alimentação e cuidados
Sky terriers são uma raça bastante rara de cães, introduzida pela primeira vez nas Ilhas Britânicas. Hoje em dia, poucas pessoas podem se orgulhar de conhecê-los. Este cão tem uma aparência verdadeiramente de brinquedo, mas sob ele estão verdadeiros defensores, guardas formidáveis para seu dono.
História de origem
As primeiras menções aos cães Skye Terrier surgiram na Ilha de Skye, que faz parte do grupo das Hébridas - foi assim que o animal recebeu o nome. Segundo os dados históricos, os viajantes espanhóis trouxeram lá cães pequenos com o cabelo bastante longo, e já os aborígenes começaram a cruzar ativamente o cão com terrieres locais. É assim que os terriers do céu apareceram.
Uma descrição completa da raça foi feita pela primeira vez no século 16, pelo conhecido cinologista John Caius naquela época no livro "About the Dogs of England".
Ele disse que nos tempos antigos, esses animais incomuns foram criados para a caça - eles funcionaram muito bem para texugos, furões, raposas e muitos outros animais escavadores.
Com o passar dos anos, os Skye foram para a Inglaterra, onde rapidamente se tornaram uma das raças mais populares. A Rainha Vitória contribuiu muito para sua distribuição, e depois de se deliciar com a aparência incomum dos cães e seu desempenho, ela estabeleceu vários canis para a criação desses cães em 1842.
Os choques das primeiras décadas do século passado não passaram despercebidos para a população de skyterrier. - após a Primeira Guerra Mundial, o número de animais diminuiu drasticamente, mas na década de 30 o número de animais voltou a aumentar - isso só foi possível graças ao esforço de entusiastas que colocaram todas as suas forças na continuidade do desenvolvimento reprodutivo desses cães . Aos poucos, a raça chegou à América e ao Japão, onde foi muito apreciada. Em 1959, o animal foi parar em Moscou, mas não recebeu muita distribuição - em nosso tempo na Rússia há pouquíssimos cães dessa raça, porém, como nos países europeus. De acordo com as estatísticas de 2010, os sky terriers ocupavam o 160º lugar no número de registros de filhotes recém-nascidos, enquanto há apenas 167 raças na lista oficial.
Atualmente, os adestradores de cães estão fazendo um grande esforço para popularizar a raça, para atrair a atenção de criadores e organizadores de exposições.
Isso é interessante: na Escócia, na cidade de Edimburgo, existe um monumento ao sky terrier - foi erguido em memória do fiel cão chamado Bobby.
Há uma história surpreendente e triste sobre este animal - quando o dono do cachorro morreu, o cachorro recusou comida e bebida por duas semanas, foi ao túmulo de seu dono e morreu sem deixá-la. Ele também foi enterrado lá, para que após a vida o cão pudesse se unir ao seu amado dono.
Descrição da raça
À primeira vista, os cães sky terrier causam uma impressão muito agradável. Este é um cão muito elegante e gracioso que se parece com um cão pequeno e atarracado com pernas curtas e um corpo ligeiramente alongado. De acordo com o padrão oficial, seu corpo é decorado com um pêlo bastante longo e esvoaçante, que muitas vezes cai sobre os olhos dos animais - mas isso não impede o cão de navegar perfeitamente pelo terreno.
Sky terriers têm olhos e ouvidos atentos.
O retrato geral deste bonito animal de estimação é complementado por um nariz preto e um rosto aparentemente "sorridente". O passado do caçador hoje está muito atrás do Skye, mas hoje é mais um cão de companhia e um dos favoritos do público - um cão fofo e bem cuidado que conquista o coração de quem está ao seu redor com devoção e beleza excepcional.
Sky terriers são classificados como pequenos terriers. De acordo com o padrão da raça, o animal se distingue por:
- cabeça grande e ligeiramente alongada;
- o focinho do clássico tipo "terrier";
- orelhas pequenas de inserção bastante alta, cobertas de pêlos grossos, eretas;
- mordedura em tesoura;
- o nariz é cinza escuro, quase preto;
- os olhos não são pequenos, mas também pequenos, o formato é oval, a cor da íris depende da cor da pelagem e pode variar dos tons claros aos escuros de castanho;
- pescoço de comprimento médio;
- torso alongado;
- o comprimento do casco chega a 1 metro;
- esterno oval;
- membros anteriores e posteriores retos, encurtados, musculosos e bem desenvolvidos;
- pêlo liso, alongado, subpêlo macio denso;
- o fato pode ser sólido ou castanho;
- a cor da pelagem pode ser cinza, azul (azul), preta, branca ou vermelha;
- os machos atingem 27 cm de altura, o peso corporal é próximo a 11 kg;
- as cadelas são mais baixas - sua altura não ultrapassa 22 cm e seu peso é de 8 kg.
Personagem
Este divertido cão possui traços de caráter típicos de terriers - os cães são fortes, independentes, muito corajosos e ao mesmo tempo cautelosos. Esses animais de estimação são desesperadamente devotados ao dono com todas as suas almas, mas não é tão fácil para as pessoas conquistarem o afeto e o amor de um cão assim, ele não os dá livremente a ele. O Sky Terrier é muito seletivo em questões de simpatia pessoal e na escolha de quem servirá, mas assim que fizer sua escolha - sua dedicação será abrangente. Via de regra, eles aceitam um membro da família como proprietário e o seguem em seus calcanhares, como uma sombra, mas ao mesmo tempo tratam o resto da família com um respeito excepcional.
Se um sky terrier desde a infância for criado em uma casa com crianças, ele será amigável com as crianças.
Em relação a estranhos, este cão é contido, mesmo tímido, portanto, a socialização do animal desde os primeiros dias de vida é de fundamental importância. Este cão nunca tolerará ser agarrado e apertado por alguém que não seja as pessoas mais próximas. É muito importante desde os primeiros dias de vida ensinar ao cão obediência e disciplina, pois a disposição independente do animal na ausência de treino tornará o cão simplesmente incontrolável. Skye é sensível a repreensões, mas nunca mostra humildade.
Os cães desta raça tornar-se-ão um guarda atento da sua casa e um excelente protector do dono.
O sky terrier tem requisitos médios de atividade física, portanto, o animal necessita de caminhadas diárias. Os cães realmente se destacam em exercícios de rastreamento e agilidade.
Estes engraçados animais de estimação são muito alegres e amigáveis, mas apesar disso, comportam-se de forma silenciosa e obediente dentro de casa, podendo sentar-se perto do seu dono durante várias horas.
Os cães coexistem pacificamente com outros animais de estimação, especialmente com outros cães.
As únicas exceções são os roedores - ao ver esses animais, a voz de ancestrais distantes se faz sentir e o instinto de caça desperta no céu.
Em geral, os sky terriers podem ser caracterizados como companheiros leais, amorosos e amorosos, sérios, engraçados, engraçados e calados. Em qualquer caso, a atenção humana e a reciprocidade são importantes para ele.
Vida útil
A origem nórdica dos sky terriers conferiu ao cão desta raça uma forte imunidade e excelente saúde. Em condições favoráveis, eles vivem por muito tempo - até 20 anos. No entanto, esses cães, como muitos outros, são propensos a várias doenças hereditárias e adquiridas:
- patologias do sistema músculo-esquelético - na maioria das vezes tornam-se o resultado de um estilo de vida sedentário;
- doenças do trato gastrointestinal - ocorrem quando o cão não é alimentado adequadamente;
- Inflamações da pele - freqüentemente ocorrem em animais de estimação com cuidados insuficientemente competentes com a pelagem do animal ou com uma dieta desequilibrada do cão.
Condições para manter
Os patinadores, devido ao seu tamanho pequeno e moderada necessidade de atividade, podem ser mantidos tanto em uma casa particular quanto em um pequeno apartamento na cidade. Mas, ao mesmo tempo, nem todas as pessoas podem se tornar suas proprietárias.
O fato é que este cão obedecerá apenas à pessoa que será uma autoridade para ele, então o dono deve ser um espírito forte e uma pessoa autoconfiante.
O animal é indicado para atletas e pessoas com um estilo de vida ativo, terá todo o gosto em acompanhar o seu dono durante as caminhadas e corridas matinais. Mas famílias barulhentas, nas quais os membros da família não têm tempo para criar um cachorro e um passeio completo, devem dar preferência a outras raças. O Sky não é adequado para uma criança como brinquedo, uma vez que é improvável que o animal desfrute do desejo constante das crianças de brincar, tocar e amassar o animal, e este cão também não é adequado como decoração de interiores.
Não é recomendável adquirir a raça para idosos, bem como para quem prefere deitar no sofá o dia todo em frente à TV.
O que alimentar?
Observe que é imperativo alimentar o Skyterrier em um suporte, que deve ser levantado conforme o animal cresce - isso ajudará a desenvolver a postura correta do animal.
Os cães jovens são alimentados com frequência, mas em pequenas porções, embora seja necessário garantir que a barriga do animal não inche com a comida e que o próprio bebê, mesmo depois de comer, tenha tendência para brincar. Até o filhote atingir os 2 meses de idade, ele é alimentado de 5 a 6 vezes ao dia, então o número de mamadas é gradualmente reduzido, de modo que aos seis meses o animal é transferido para 2 refeições ao dia.Normalmente, de manhã, dão comida mais leve - por exemplo, kefir com bolachas, queijo cottage ou cereais e, ao jantar, um puré de cachorro composto por carne, vegetais, cereais, ovos e ervas.
A carne deve ter baixo teor de gordura - carne de vaca, vitela, coelho ou cavalo, algumas vezes por semana, miudezas de alta qualidade são permitidas (fígado, coração, carne gelatinosa de coxas de frango). Produtos de carne podem ser fornecidos crus, mas se você não tiver 100% de certeza de seu frescor, é melhor fervê-los ou cozinhá-los. Cordeiro e porco gordos não devem ser incluídos no menu - isso terá um efeito mais adverso no estômago e no pâncreas do cão.
Em nenhum caso os ossos devem ser dados, e a carne de frango não deve ser incluída no menu - ela freqüentemente causa alergias no cão.
Chamamos a atenção para o fato de que a carne picada geralmente é pouco absorvida pelos filhotes, por isso é aconselhável dar produtos cárneos bem picados.
A carne deve representar cerca de 70% da dieta do seu cão, com os 30% restantes de outros alimentos.
- Um peixe. Deve ser dada preferência a variedades com baixo teor de gordura - pescada ou bacalhau. Não se deve administrar peixes de rio, pois contêm ossos pequenos e costumam ser afetados por helmintos.
- Ovos. É permitido incluir na dieta 1-2 gemas de ovo de galinha por semana ou um ovo de codorna por dia.
- Lacticínios. O próprio leite só pode ser dado a cachorros de até dois meses, depois deixa de ser absorvido pelo organismo do animal. Após essa idade, a preferência deve ser dada ao queijo cottage baixo teor de gordura, kefir ou iogurte.
- Mingau. Sky terriers geralmente recebem aveia em flocos, bem como trigo sarraceno ou arroz fervido, grãos de milho e trigo são mal digeridos no estômago do cão, e a cevada não é digerida.
- Os vegetais são muito importantes para o pleno crescimento e desenvolvimento do cão, o melhor é oferecer a Skye cenoura ralada, além de repolho e sempre ervas frescas (salsa, endro ou aipo).
- Se o cão trata bem as frutas, você precisa incluí-las no cardápio do cão à vontade.
- Não será supérfluo adicionar um pouco de óleo vegetal ao purê - melhora o estado da pelagem do animal.
- Não agride as algas, que ficam saturadas com vitaminas B - o produto ajuda a fortalecer o sistema imunológico, aumenta o crescimento e o brilho da pelagem.
Se vai alimentar o seu animal de estimação com ração seca, deve dar preferência aos produtos premium, super-premium ou holísticos - são feitos com carne da mais alta qualidade, têm uma composição equilibrada e são enriquecidos com todas as vitaminas e minerais necessários. O alimento econômico contém um alto teor de conservantes, intensificadores de sabor e agentes aromatizantes.
Não se deve dar comida à mesa para seus cães, pois ela é preparada com temperos, pimenta e sal, o que é absolutamente inaceitável para cães.
Também é melhor excluir sopas muito finas, os cães não percebem mal os produtos gordurosos, farinhas, doces de todos os tipos, picles e picles.
A ração diária de um cão até 6 meses deve ser aproximadamente 1/25 do peso corporal do animal, após 6 meses - 1/20.
É muito importante para um cão receber vitaminas e minerais, especialmente na primavera, inverno e final do outono - geralmente os veterinários recomendam preparações complexas.
Como cuidar?
Cuidar de cães sky terrier é bastante simples, já que esses animais se diferenciam pela despretensão na alimentação e no cuidado. O principal requisito do proprietário é prestar muita atenção à sua pelagem, ao estado dos seus olhos, orelhas e garras.
A camada externa de cada pêlo da pelagem do cão atinge os 15 cm. Os pêlos da cabeça também são longos, pois se destinam a proteger os órgãos da visão. Para que a pelagem do animal fique sempre bem cuidada, deve-se escová-la bem 2 a 3 vezes por semana e, durante a muda, todos os dias.
É melhor usar escovas especiais com dentes de metal.
De vez em quando, você precisa aparar o animal, encurtando um pouco o cabelo para facilitar os cuidados posteriores.
É imperativo cortar o cabelo entre as pontas dos dedos do animal.
Os Sky terriers tomam banho uma vez por semana, para isso é necessário usar shampoos e condicionadores especiais da mais alta qualidade - o uso de detergentes humanos é inaceitável.
As orelhas do cão devem ser examinadas pelo menos uma vez por semana para ver se há inflamação, trauma e secreção, e a interna deve ser tratada com loção veterinária ou solução fraca de ácido bórico. Os olhos são esfregados periodicamente com infusão de camomila. As garras do animal, via de regra, rangem sozinhas, mas se o cão andar principalmente em solo fofo, elas terão que ser cortadas à medida que voltam a crescer.
Educação e treinamento
A independência e atividade excepcional da raça Skyterrier leva alguns criadores a pensar que esses cães não são treináveis e completamente impossíveis de se ensinar - mas isso não é verdade.
O principal conselho que os treinadores de cães experientes dão aos novos donos é que sejam pacientes e persistentes, só que neste caso Skye entenderá que você não pretende desistir.
Assim que o cão perceber este fato, a capacidade de aprender aparecerá imediatamente. Ao criar um animal, é muito importante ser persistente, mas ao mesmo tempo agir com gentileza e respeito, suas exigências em nenhum caso devem ser combinadas com gritos ou, mais ainda, violência contra o animal.
Mas você também não pode ser muito flexível - os Skyis são muito inteligentes por natureza e calculam rapidamente em que momento o dono pode dar "folga".
Nesse caso, o cão sai de controle muito rapidamente.
Como regra, o treinamento se resume ao estudo dos comandos principais, bem como à prática de esportes caninos - os sky terriers podem desenvolver uma velocidade tremenda e saltar sobre obstáculos de até um metro e meio de altura - não é por acaso que esses cães já são reconhecidos há muito tempo campeões em agilidade.
Para mais detalhes sobre as características da raça, veja abaixo.