Quando os filhotes abrem os olhos e do que isso depende?
Todas as criaturas recém-nascidas são extremamente indefesas e vulneráveis, incluindo filhotes recém-nascidos. Eles, como outros animais bebês, precisam de cuidados especiais, carinho e carinho, pois nascem cegos e surdos. Vamos descobrir em que momento seus olhos se abrem e por que isso acontece com o tempo.
Quantos dias leva para os olhos abrirem?
Vale dizer que os filhotes recém-nascidos começam imediatamente a distinguir cheiros e sentir calor, mas a audição e a visão irrompem um pouco mais tarde, período denominado "despertar". Na mesma ninhada, os filhotes podem não passar pelo estágio de despertar ao mesmo tempo. Além disso, é influenciado pelo período de trabalho. Se os filhotes são prematuros, o estágio de despertar pode chegar alguns dias depois da média, e vice-versa, os filhotes pós-termo lidam com abrir os olhos e ouvir mais rápido do que as normas estabelecidas.
A abertura dos olhos ocorre após a formação completa da pálpebra e leva de um a vários dias. Via de regra, os dois olhos se abrem juntos, mas também acontece que a diferença é de um ou dois dias. Primeiro, uma pequena lacuna é formada e gradualmente todo o olho se abre. Filhotes com visão inicial podem ver silhuetas indistintas, distinguir sombra de luz, ver imagens indistintas. Com a audição, tudo é igual - no início, eles só conseguem distinguir um som bastante alto.
Os cães podem desfrutar plenamente da variedade de sons e imagens após 20 dias de vida. Os primeiros 20 dias são um período importante no desenvolvimento do cachorro, é nestes dias que se formam as capacidades físicas e mentais do cão.O desenvolvimento de cada cachorro ocorre individualmente, mas se tomarmos os indicadores médios, os cachorros começam a abrir os olhos com 10-15 dias de idade e as diferentes raças têm os seus próprios termos. Por exemplo:
- Pastor alemão - 13-15 dias de audição e visão;
- chihuahua - 10-13 dias de visão, 9-10 dias de audição;
- Toy Terrier - 14-15 dias de visão, 7-8 dias de audição;
- rouco - Visão de 14 dias, audição de 17-18 dias.
É considerado normal se os olhos estiverem totalmente abertos durante o período de 20 dias de vida, e isso não será um atraso de desenvolvimento ou patologia. Se os olhos não abriram completamente ou não abriram de todo, você pode tentar limpar com um cotonete embebido em água fervida morna. Use as mãos limpas apenas para evitar infecções.
Outro bom remédio é a decocção de camomila - coloque o saco pronto em água fervente por 30 minutos. Ou despeje uma colher de chá da coleção com um copo de água, cozinhe por 10 minutos. Em ambos os casos, deixe o caldo esfriar a uma temperatura 2 a 3 graus mais alta que a do corpo e limpe os olhos com cotonetes. Cada olho precisa de seu próprio tampão, você não deve usar o mesmo.
Você também pode recorrer a fármacos, por exemplo, usar o medicamento “Miramistin” e outros que são semelhantes em suas propriedades. Não tente abrir as pálpebras sozinho, é melhor entrar em contato com o veterinário.
Por que os cães abrem os olhos depois de um tempo?
As pálpebras fechadas são uma espécie de proteção contra um ambiente agressivo nos primeiros dias de vida. Em uma ninhada, via de regra, muitos filhotes nascem ao mesmo tempo e todos são prematuros. A cadela simplesmente não consegue carregar esse fardo e o parto ocorre algumas semanas antes do previsto. Portanto, muitas vezes a formação de bebês ocorre já em condições externas.
O fato é que as pálpebras do filhote ainda não se formaram após o nascimento. Os músculos responsáveis pelo piscar são muito fracos para controlar o processo de piscar. Assim, a córnea do olho não consegue hidratar a tempo, e a entrada de poeira e sujeira no olho ainda não formado pode privar o filhote de vista para sempre. Bem como luz excessivamente brilhante. Este é o principal motivo que as pálpebras abrem depois do nascimento do filhote.
Para ajudar os filhotes a se adaptarem após a epifania, coloque-os temporariamente em uma sala com pouca iluminação. Isso salvará os olhos dos seus animais de estimação de mudanças repentinas de luz e será mais fácil para eles se acostumarem à luz natural.
E se isso não acontecer?
Há momentos em que o cachorro não quer abrir os olhos por causa da dor, pois as pálpebras ficam tão grudadas que fica muito difícil abri-las. Você não deve ir imediatamente ao veterinário, você pode limpar os olhos de forma independente com uma solução de furacilina e observar. Se os olhos começaram a abrir um pouco, embora mal, você deve continuar a esfregar e monitorar cuidadosamente o estado do animal.
Não precisa de um médico e se as pálpebras estiverem pegajosas devido à poeira, basta limpar com água ou antissépticos que não queimem de 6 a 8 vezes ao dia... Além disso, uma mãe carinhosa pode ajudar a abrir os olhos naturalmente lambendo os bebês e, assim, removendo as secreções desnecessárias.
Se após alguns dias o resultado não for observado, vale a pena levar o cão à clínica veterinária.
Possíveis problemas
Se, após o período de 20 dias, as pálpebras ainda não estiverem abertas, deve-se entrar em contato com o veterinário. Os casos em que os olhos não se abrem podem ser diferentes e as razões são mais frequentemente as seguintes:
- secreção purulenta (inflamação da conjuntiva);
- acreção das pálpebras;
- sujeira e detritos presos na fenda do olho;
- micróbios (doenças infecciosas).
Com esses sintomas, você deve entrar em contato imediatamente com o veterinário. Em alguns casos, até mesmo uma operação é necessária, por isso é recomendável não perder tempo e tomar medidas urgentes.
Também acontece que os cachorros abrem os olhos muito cedo, quando a pálpebra ainda não se formou. Isso pode causar infecção, olhos obstruídos e secar os canais lacrimais. Existe o risco de doenças como o olho seco.
O tratamento é feito com antibióticos e pomadas especiais. Em alguns casos, isso pode até levar à perda de visão.
Mais perigoso é reviravolta do século. Na maioria das vezes, essa doença ocorre em raças com dobras no focinho:
- mastim;
- Shar Pei;
- cão de caça;
- pug;
- Bulldog inglês;
- bassed;
- mastino.
Esta doença em cachorros recém-nascidos é rara, mais frequentemente pode ser encontrada em cães em idade avançada, até idosos. Esta patologia se parece com a seguinte: devido às dobras na face, a pálpebra é dobrada para dentro, irritando a membrana mucosa do olho.
Além disso, desenvolve-se uma úlcera, que deforma e destrói os órgãos internos do olho. Embora isso não seja uma ameaça à vida do seu animal de estimação, apresenta sérios problemas. Se não for tratada, essa condição pode levar à perda ou cegueira.
Há uma virada do século por vários motivos:
- danos à córnea como resultado de parto malsucedido;
- anomalias congênitas com tamanho reduzido do globo ocular, que comprometem a sustentação das pálpebras, resultando em volvo;
- doenças oculares congênitas.
A operação de eliminação da doença é feita com maior consciência, quando o cachorro tem 3-4 meses.
Para saber como os cachorros abrem os olhos, veja o próximo vídeo.