Shalaika: descrição da raça, caráter dos cães e seu conteúdo
Talvez alguém tenha prestado atenção aos cachorrinhos fofos que acompanham os funcionários nos aeroportos? Semelhante a uma raposa e um lobo ao mesmo tempo, eles são funcionários da segurança da aviação, embora pareçam completamente inofensivos. Essa mais nova raça de cão, que recebeu reconhecimento oficial apenas em 2018, é chamada de Shalaika.
História de origem
O shalaika tem muitos nomes - cachorro de Sulimov, quarteron, jackalayka. Foi criado, como você pode imaginar, por Klim Timofeevich Sulimov com o único propósito de criar um cão de caça ideal. Este objetivo foi totalmente alcançado pelo autor da raça. Os cães mostraram-se muito enérgicos, possuindo um olfato incrível, ao mesmo tempo que eram despretensiosos, resistentes e trabalhadores.
Sulimov teve a ideia de criar tal raça, porque ele não está, por boato, familiarizado com as deficiências das raças de cães de serviço, em primeiro lugar, seu olfato, que não é capaz de captar os odores mais sutis.
Na década de 1970, Sulimov atuou no departamento de controle de drogas como perito forense.
A tarefa que lhe foi atribuída consistia precisamente em criar uma raça que tivesse um olfato apurado e, ao mesmo tempo, fosse treinada com excelência. Depois de muita deliberação, Sulimov "estabeleceu" a raça de renas husky Nenets e um chacal como base para a raça futura. Há razões para isso. Os chacais são onívoros, extraordinariamente inteligentes, ágeis e de tamanho pequeno. Quanto aos huskies de pastoreio de renas Nenets, são cães pertencentes ao grupo racial Spitz, mas formados nas condições adversas da tundra. Estes não são cães de trenó, mas ajudantes no pastoreio de renas. Com seus latidos, os cavalos renas não permitem que animais individuais se espalhem para longe do rebanho, levando-os juntos.São temperamentais, ágeis, atenciosos, muito apegados ao dono. Ao mesmo tempo, possuem propriedades como independência, amor à liberdade, uma vez que estão acostumados a tomar decisões sem comando do dono.
Eles não eram usados para caça, exceto como assistentes. Tanto o chacal quanto a raça de renas estão com excelente saúde.
A reprodução começou com chacais alimentados por um cachorro. Filhotes adequados foram encontrados no zoológico de Baku, alimentados por uma raça de renas Nenets sob a supervisão de Sulimov. Os filhotes foram acasalados com o mesmo cachorro. Os primeiros filhotes - meio chacais, meio cães - foram obtidos apenas em 1977. Seu olfato era super forte, mas era impossível treiná-los, seu medo de humanos era insuportável. Após 5 anos, foram obtidos cães com ¼ de sangue de chacal, e foram eles que completaram a tarefa atribuída a Sulimov. É assim que o nome Quarteron apareceu. Esses filhotes deixaram de ter muito medo das pessoas, passaram a mastigar mais profundamente a comida que lhes era oferecida e não engolir de imediato, o que é típico dos chacais, respectivamente, tendo seu processo digestivo ajustado, assim como a socialização primária.
Graças ao instinto e à onívora dos genes de chacal, os Quarterons são capazes de reconhecer até mesmo os menores vestígios de drogas fitoterápicas, bem como drogas sintéticas. Isso torna os representantes da raça sabujos universais, voltados justamente para a busca de substâncias proibidas. Atualmente, mais de quatro dezenas de shalays estão trabalhando na área de segurança da aviação em vários aeroportos do país.
Eles farejam tudo - bagagens nos cintos de bagagem, áreas de check-in e de espera, compartimentos de aeronaves, pessoas e objetos.
Descrição
O shalaika é de tamanho médio, sua musculatura é bem desenvolvida e suas patas são fortes. As orelhas são pontiagudas nas pontas, como as orelhas de um lobo, sempre em pé. Os olhos são pequenos, castanhos com um tom de âmbar, o nariz é preto brilhante. Os cães de Sulimov têm uma pelagem espessa e áspera que os protege perfeitamente do gelo e dos ventos, com um subpêlo espesso. A pelagem pode ser semilonga ou curta. A cauda é de espessura considerável e muito fofa, podendo ser enrolada ou pendurada. As penas podem estar presentes nas patas traseiras e cauda, bem como na área do colarinho.
As cabeças dos Quarterons são de tamanho médio e em forma de cunha. Todas as partes do corpo do cão são proporcionais umas às outras. O focinho afunila em direção ao lóbulo do nariz. Os lábios são pouco pigmentados e bem ajustados. Não molhado. Quarterons têm dentes excelentes, brancos e fortes, com mordedura em tesoura. As patas são secas, inseridas retas.
Os cães têm excelente equilíbrio corporal - eles podem pousar sobre as patas saltando de uma grande altura. Esta é a única raça de cão que, tendo caído do quinto andar, pode sair com ferimentos leves. Os cães são muito móveis devido ao seu tamanho médio, podendo explorar literalmente cada centímetro da área de trabalho.
O peso máximo de um shalaika é de 15 kg, eles atingem 45 cm de altura, raramente - 50.
Personagem
Shalaiks têm um caráter complexo. Como cada um deles tem genes de chacal, eles não são leais e não estão apegados ao dono. Isso é correto, porque os shalays não foram "concebidos" como companheiros e animais de estimação em princípio, sua tarefa é servir para o benefício da segurança do estado, e eles o fazem perfeitamente.
Com as pessoas, os patifes são cuidadosos, contidos. O cachorro de Sulimov está longe de ser tão amigável e afetuoso com seu dono quanto seu ancestral, a rena que cria Nenets Laika, é caprichosa e independente.
Shalaiki não favorece outros cães, exceto representantes de sua raça, e eles podem até mesmo ajudá-los.
A memória genética dos Quarterons guarda não apenas o medo que um chacal tem das pessoas, mas também o medo dos pilotos de veado. Há muitos anos que são alvejados na tundra, quando veem uma pessoa com uma arma ou um pedaço de pau, podem “passar”. Esses cães não são contratados na academia, mas trabalham em laboratórios.A maioria dos shalays prefere manter uma distância de 40 passos com pessoas suspeitas - a distância de um tiro.
O cachorro de Sulimov é destemido, corajoso, ativo. Sua mobilidade e energia requerem atividade física constante. Os cachorros Shalaika são extraordinariamente ágeis, adoram brincar, mas ao crescer perdem essa qualidade, adquirindo seriedade e severidade.
Até o momento, esses cães são criados em apenas um canil na Rússia e não estão disponíveis para compra. Isso não é uma coisa ruim, já que shaliks não são adequados para serem animais de estimação.
A expectativa de vida de um shalaika é de 14 anos; eles se aposentam aos 12. Após a saída do serviço, os cães são atribuídos a novos donos. É impossível comprar um cachorro, só se pode comprar um cão em idade de reforma ou que não tenha passado no procedimento de certificação. Todos os cães desta raça são propriedade das companhias aéreas, não são vendidos a outros países ou a proprietários privados, com exceção dos listados acima.
O custo do cão é desconhecido, só há informações de que é muito alto.
Também é sabido por adestradores de cães que treinam Quarterons que, devido à acuidade única do olfato dos animais, tem havido um grande número de pedidos para eles de outros países, mas não há planos de vendê-los em outro lugar que não Rússia. Os Shalaiks viajaram para fora da Rússia muitas vezes como parte de suas viagens de negócios, onde se provaram da melhor maneira possível. Eles também cooperam não só com a Aeroflot, mas também com a polícia. Seu cheiro é realmente único - em um teste experimental, um cão comete erros uma vez em duzentas.
Eles são capazes até de entender se um homem ou uma mulher está na frente deles, apenas cheirando a pessoa!
Tipos de cor
Quarteron pode ter diferentes tipos de cores - de uma a duas cores e até tricolor, incluindo zonal.
Quase sempre existem shalays marrons com manchas brancas no peito. Preto e branco, a cor malhada não é menos comum. Devido à natureza malhada e multicolorida, o animal permanece visível mesmo no crepúsculo e na escuridão.
Educação
Os representantes da raça são altamente treináveis, entendem os comandos pela primeira vez e estão interessados em novas habilidades. O principal incentivo para eles é receber uma guloseima ao final da aula. Mas os shalaiki são completamente indiferentes à aprovação do dono ou do adestrador. Os representantes da raça possuem um intelecto poderoso, comparável ao dos pastores alemães. A partir desse fato, pode-se fazer uma conclusão independente sobre sua capacidade de aprendizagem.
A agressão e o abuso físico são inaceitáveis ao criar um cão. É necessário definir uma tarefa para o pequeno malandro, explicá-la da forma mais clara e precisa possível. Se o cão completar a tarefa, ele tem direito a um tratamento. Mas ostentar superioridade e se afirmar diante dela não é necessário, no caso de um representante desta raça é inútil. Ela não vai reagir a isso, ou a sinais de amor, carinho e devoção.
Embora os funcionários do canil observem que os cães são muito apegados aos treinadores e parceiros no trabalho, eles podem até lamber ou subir nas mãos.
A educação e o treinamento dos filhotes começam com 8 a 10 semanas. São mantidos separados dos cães adultos, após um certo tempo um líder se destaca no grupo dos filhotes. A atenção é dada a ele em primeiro lugar, e os demais filhotes tomam o exemplo dele. Os funcionários do viveiro da Aeroflot não falam sobre os meandros de seu trabalho com os quartéis.
O que alimentar?
A dieta dos Quarterons deve ser rica em carne (aproximadamente 4/5), você pode substituí-la por peixes duas vezes por semana. Certifique-se de alimentar seu cão com cereais, frutas e vegetais. É necessário garantir o acesso constante dos cães à água potável.
A natureza onívora do chacal permite que os shaliks sejam despretensiosos na alimentação, mas os cães modernos precisam de uma dieta mais balanceada do que antes. Os cavalos renas Nenets se alimentam principalmente de peixes, e os Quarterons também os respeitam muito. Mas, ao oferecer peixe ou carne ao seu cão, deve-se tomar cuidado para não ter ossos.
Espinha de peixe é uma ótima maneira de sufocar, e espinha de carne pode danificar a boca de um cachorro.
Como cuidar?
Os cuidados necessários com os representantes da raça são mínimos, o principal é pentear a lã durante a fase de muda. As atividades obrigatórias para todas as raças são o tratamento anti-helmíntico uma vez por temporada, o tratamento antiparasitário e o tratamento com compostos especiais durante o período de atividade do carrapato.
Cortar as garras causa sensações desagradáveis nos Quarterons, então é melhor não fazer isso. Longas garras não irão prejudicar esta raça de forma alguma, além disso, elas tendem a se desgastar por conta própria. O banho é necessário em caso de poluição pesada, esses cães não têm problemas com a água. Se o cachorro estiver sujo, o cheiro é específico. Os representantes da raça podem nadar sozinhos, adoram água e nadam bem. Quarterons têm excelente imunidade, eles não têm medo de geada ou calor.
Eles não são suscetíveis a doenças genéticas. Ser vacinado na hora certa ajudará a evitar infecções.
No berçário, os shalaiks vivem em pequenas gaiolas ao ar livre. Mas eles não ficam lá por muito tempo, porque têm uma jornada de trabalho bastante longa - 12 horas cada. Os viveiros têm 3 pisos.
Deve-se ter em mente que a seleção da raça continua, o trabalho dos treinadores de cães e do próprio Sulimov, que dedicou mais de 40 anos de sua vida aos shaliks, está avançando, e talvez ainda mais cães exclusivos nos aguardam em o futuro.
No próximo vídeo, tudo sobre a raça de cachorro shalaika.