Cachorro de salão russo: descrição da raça e características de cuidados
Os cães de companhia decorativos sempre foram muito procurados pelos criadores de todo o mundo. Esta procura levou ao surgimento de novas raças bastante jovens, que deveriam incluir o cão de salão russo, que se destaca pelo seu exterior.
História de origem
Esta variedade de cães decorativos foi criada há não muito tempo, no entanto, à luz do seu exterior atraente, os animais já conseguiram obter um segundo nome - sereias. Essa comparação com animais de estimação quadrúpedes se deve à presença de cabelos longos e soltos, que lembram pelos. As sereias são perfeitas para criadores que procuram um companheiro não agressivo e bonito para experimentar com seus looks uma variedade de cortes de cabelo, penteados e estilos.
A formação da raça ocorreu no início dos anos 2000 na capital da Rússia. A criadora e juíza de muitas exposições, Julia Lakatosh, estava envolvida na criação de animais com um exterior interessante. No início dos trabalhos, foram realizados cruzamentos planejados de cães de várias raças com a posterior consolidação das características obtidas da nova espécie. Depois disso, as tarefas de estabilizar o genoma e aumentar o número de cães de salão russos foram resolvidas. No momento, o animal passou na classificação, pelo que na Rússia é reconhecido como um grupo racial distinto. É por isso que não são classificadas como raças de designer.
Não se sabe ao certo quais raças estiveram envolvidas na criação das sereias, porém, a julgar pelo exterior, um Yorkie estava presente na família dos animais.
Descrição
Animais decorativos não se destacam por seu grande tamanho, de acordo com as normas aprovadas, o cão deve crescer na cernelha de 18 a 28 centímetros. Neste caso, o peso do animal variará entre 1,8-3,5 kg.
O físico da sereia de Moscou é um pouco esticado, mas ao mesmo tempo seco e compacto. O cão está dobrado proporcionalmente. O crânio terá uma forma arredondada, com a parte frontal baixa, a parte frontal não é expressiva, com a parte posterior do nariz reta. Não se observa nariz arrebitado, em cães é característico um ligeiro estreitamento do focinho em direção ao nariz, que será pintado de preto.
Os olhos são de tamanho padrão, sem pupilas salientes, e sua cor é predominantemente escura. As orelhas serão em forma de cunha com pontas pontiagudas.
O dorso de um cão de salão russo não tem curvatura com a cernelha, o peito é desenvolvido corretamente, tem uma seção oval. Uma ligeira inclinação é observada na parte inferior das costas. A cauda é inserida no alto do corpo, em forma de foice. Na posição elevada, atinge as costas; no estado normal, fica ligeiramente inclinado para baixo. Pode ser encaixado, mas não mais do que 1/3 do tamanho total.
O pescoço é alto em relação ao corpo, tem parâmetros médios de comprimento e largura, as pernas são colocadas paralelas, idealmente devem ser retas, mas não longas, o que torna o cão um pouco agachado quando visto. Os dedos são agrupados em uma protuberância de formato oval. Os membros podem ser escuros, coloração é permitida.
A pelagem é longa, pode ser reta ou ondulada, é uniformemente distribuída pelo corpo, enquanto uma risca natural se formará ao longo do corpo ao longo da região lombar. É muito macio ao toque, o subpêlo é mal expresso. Há um volume natural, a estrutura é um pouco parecida com a lã de Pekingese ou Shih Tzu.
Quanto à cor, os cães podem se apresentar em diferentes tons de vermelho, vermelho, creme ou fulvo. Uma cor rica é rara; uma máscara escura pode estar presente no focinho.
Personagem
O resultado da criação de uma nova raça foi um cão que se destaca não apenas por sua atratividade externa, mas também pela massa de traços de caráter positivos. Assim, um cão de salão russo, quando mantido em casa, manifesta-se como um animal de estimação sem conflito, tanto em relação a uma pessoa como a outros animais de estimação, se houver. A limpeza inata é inerente ao animal, e o cão latirá muito raramente.
O personagem é dominado por notas lúdicas e amigáveis, o animal é muito apegado ao criador e permanece fiel a ele. Ele adora jogos ao ar livre, de bom grado se deixa acariciar. A sereia se destaca pela atitude solidária com as crianças, participa ativamente de suas diversões. Você pode viajar facilmente com um cachorro e levá-lo em caminhadas e passeios. Os animais de estimação não são tímidos, têm um psiquismo equilibrado, procuram se adaptar ao estado de espírito do criador.
Representantes da raça podem conviver na mesma área não só com cães, mas também com gatos e pequenos roedores, pássaros. Em caminhadas, eles se comportam ociosamente, não são agressivos.
O animal é leal a estranhos, sem excessiva suspeita ou agressividade, mas eles não demonstram maior otimismo e interesse no encontro. A inteligência dos animais é caracterizada por valores médios, mas o pet será capaz de memorizar de 5 a 10 comandos simples desde um treinamento precoce e competente.
Os cães não gostam de agitação, e o animal também reage negativamente à violência ou punição do criador. Os animais são muito sensíveis à entonação da voz de seus donos, então eles podem reconhecer o humor de uma pessoa instantaneamente.
É extremamente difícil para os cães suportar a solidão, eles podem ficar entediados e deprimidos, então o dono precisará entrar em contato regularmente com o animal, devotar tempo a isso.
Vida útil
A raça se posiciona como forte e resistente a muitas doenças.Os animais se destacam com boa imunidade, por isso raramente ficam doentes. Porém, essas características dos animais dependem diretamente da dieta do cão, bem como da vacinação oportuna. Como a raça ainda é bastante jovem e pouco estudada, ainda não há informações sobre doenças congênitas.
Os cães não têm fígados longos; em média, sua expectativa de vida é de 12 a 15 anos.
Como escolher um cachorrinho?
Como a raça ainda é jovem, não tem recebido distribuição suficiente ao redor do mundo. Hoje, os filhotes de sereias de Moscou só podem ser comprados em creches particulares especializadas. Os criadores não recomendam a compra de cães para anúncios duvidosos, principalmente pela Internet, visto que podem vender um mestiço comum disfarçado de cão de raça pura.
Ao escolher um animal de estimação, deve-se prestar atenção à documentação sobre o cão, hoje todas as ninhadas de um cão de salão russo estão sujeitas a registro obrigatório. Você pode ter certeza de que o animal é de raça pura ao enviar uma solicitação de verificação no site do canil.
Não dá para comprar cachorro sem documentos - desde que os animais sejam considerados exclusivos, eles se destacam pelo alto custo. O preço baixo de um cachorro pequeno deve alertar um comprador potencial. Na hora de escolher um animal de estimação, é recomendável prestar atenção ao seu exterior, verificar as características de acordo com os padrões estabelecidos para a raça.
Também será útil avaliar a situação no viveiro, o estado geral do animal, o que pode indicar possíveis equívocos no cuidado ou a presença de doenças.
Como conter?
Apesar da decoratividade da raça, os cães de companhia não são caprichosos em termos de cuidados. Uma vez que o cão não se destaca pelo seu grande tamanho e também é limpo por sua natureza, os criadores de cães russos de salão notam a facilidade em manter esses animais de estimação.
O animal é considerado contato e coletivoportanto, procura passar a maior parte do tempo em casa ou em passeios com o dono. Os cães são moderadamente ativos na rua, então eles preferem caminhadas na coleira não muito longe de casa.
O ponto principal da preparação é escovar o pêlo do animal. O dono deve cuidar diariamente do pêlo do animal, caso contrário ficará emaranhado, após o que surgirá inevitavelmente o aparecimento de emaranhados que deverão ser cortados. Como o cão é adquirido ainda filhote, o criador deve estar ciente de algumas características da raça.
Portanto, na idade de 9-12 meses em cães, há uma mudança natural da lã infantil para a lã adulta. Este processo estará associado à formação ativa de caroços, que são a norma e são temporários. Com a chegada da muda, o dono precisará prestar a máxima atenção à aparência de seu cão.
Depois de trocar o casaco, será muito mais fácil manter um cachorro de salão russo. Não há uma quantidade específica de escovação por dia para um animal. Para alguns animais, um tratamento por semana será suficiente, enquanto outros precisarão de uma escova todos os dias.
Se o pelo da sereia estiver limpo, ele ficará menos emaranhado, então o cão deve ser banhado pelo menos uma ou duas vezes por mês. Mas antes dos procedimentos de água, o animal precisa ser penteado, caso contrário, o estado da pelagem piorará.
Além de dar banho e escovar, seu animal de estimação precisará ser aparado regularmente. Hoje, para esta raça, existem várias variedades deste procedimento:
- aliciamento, mantendo o exterior natural do cão;
- corte de cabelo para esportes;
- "Quadrado".
As opções de corte de cabelo não afetam a avaliação nas exposições.
No processo de criação de cães, você também precisará prestar atenção ao focinho. Deve ser lavado após cada refeição. Todos os dias você precisa limpar os olhos do seu animal de estimação para que o muco não se acumule nos cantos, e não houve mais consequências graves relacionadas aos processos inflamatórios dos órgãos da visão. As orelhas devem ser limpas semanalmente.Se muito enxofre se acumular no interior, a limpeza é permitida duas vezes por semana.
Para o cuidado dos olhos e ouvidos, é necessário usar chumaços de algodão embebidos em água ou uma decocção de flores de camomila. O cabelo em crescimento também terá que ser aparado nas orelhas.
Para a prevenção de doenças gengivais e cáries em animais você precisa limpar regularmente a cavidade oral. Exigirá atenção especial durante o período em que os dentes de leite são substituídos por molares. Normalmente, esse processo ocorre em 4-8 meses. Se o seu turno estiver atrasado, a assistência de um veterinário pode ser necessária.
Como o cão passará a maior parte do tempo em casa, ele precisará aparar as garras. Cuidado especial deve ser tomado neste procedimento para evitar danos aos vasos sanguíneos da placa. Travesseiros após a caminhada exigirão um exame diário. No inverno, recomenda-se lubrificá-los adicionalmente com creme para bebês ou compostos anti-cracking especializados, que podem ser adquiridos na farmácia veterinária. Durante o tempo frio, os cães desta raça costumam andar com roupas especiais.
Deixar o criador exigirá a área genital à luz da longa pelagem do cão. Terá de ser lavado após a evacuação. Uma vez a cada 3 meses, o animal deverá realizar desparasitação preventiva. As vacinações são realizadas de acordo com o cronograma. No verão, será necessário tratamento adicional para carrapatos e outros parasitas sugadores de sangue.
Esta raça pode fazer as suas necessidades na rua ou em casa numa bandeja especial ou numa fralda.
O animal precisará equipar seu próprio espaço em um apartamento ou casa com sofá. Deve ser um lugar tranquilo e sem correntes de ar. O animal também precisará comprar vários brinquedos.
Uma dieta balanceada será a chave para uma forte imunidade do cão. Para compor o cardápio, recomenda-se manter um equilíbrio na ingestão de gorduras, proteínas e carboidratos do animal. O cão de salão russo pode ser alimentado com ração natural ou ração industrial seca. No primeiro caso, a introdução adicional de vitaminas na dieta é obrigatória. Alimentos secos devem ser pelo menos premium.
A frequência das refeições varia de acordo com a idade do animal. Os filhotes podem ser alimentados mais de 3-4 vezes ao dia. Para um cão adulto, duas refeições por dia serão suficientes - de manhã e à noite.
Dentre os produtos proibidos, vale destacar:
- produtos de carne gordurosa;
- leguminosas;
- frango e ossos tubulares.
Para mais informações sobre a raça, veja o próximo vídeo.