Pedigree de um cão: como fazer e ler?
Se uma pessoa começa um cão não apenas como um animal de estimação, mas também como um futuro participante em exposições ou para acasalamento, ela não pode prescindir de um pedigree. A preparação deste documento não é uma tarefa particularmente difícil.
Para que serve um pedigree?
Um pedigree pode ser feito para um cão que atenda a vários critérios importantes. Seus pais devem ser puros-sangues, e o próprio cão deve cumprir totalmente os padrões e não ter quaisquer defeitos. Em outras palavras, o pedigree é um indicador de que o filhote pertence a uma raça pura e sem impurezas.
No entanto, este documento não garante que o animal terá bom temperamento, sensibilidade de treinamento ou características mentais necessárias para o emprego em determinados serviços.
Se você conseguir um cão de raça pura com pedigree, você terá acesso ao acasalamento, permissão para participar de exposições, inscrição no clube e outros benefícios. Sendo o documento uma garantia de cumprimento das normas da raça e da raça pura dos cachorros, é possível aumentar significativamente o seu valor. Para os criadores, esse fato é certamente uma vantagem. Em geral, quanto mais alta a posição dos pais, mais caros seus filhotes são considerados.
A propósito, muitas pessoas confundem o documento de linhagem. com passaporte veterinário, que é emitido para qualquer cão em qualquer clínica veterinária. Apesar das palavras no título "internacional" e "passaporte", o artigo não contém nenhuma informação sobre o cumprimento das normas e ancestrais. Contém apenas dados sobre o estado de saúde do animal, vacinações, tratamentos contra parasitas e outras medidas semelhantes.
Na mesma clínica veterinária, Certificado de registro de chip, mas novamente não se trata de pedigree. O chip é um microcircuito em miniatura inserido sob a pele do animal, graças ao qual é possível encontrar rapidamente informações sobre o cão e seu dono.
Em geral, o pedigree é necessário para os negócios ou para satisfazer as ambições do proprietário. Um animal de estimação comum não precisa de papéis especiais com carimbos e confirmação, pois não prejudicam a ida ao veterinário ou o voo para o exterior. Mas você não pode ficar sem um passaporte veterinário - ele será necessário até mesmo para vira-latas encontrados na rua.
O mesmo se aplica à compra de um cachorro: se o proprietário não tem um pedigree, isso não significa que ele esteja enganando o comprador, talvez ele simplesmente não tenha ficado intrigado na época com a papelada. Mas o passaporte veterinário é necessário, pois ao menos garante a disponibilidade das vacinas e nenhum perigo para as pessoas e outros animais.
Com que idade fazer?
Para emitir um pedigree a um cão, os filhotes precisam primeiro obter uma certidão de nascimento. Neste documento, além do fato do próprio nascimento, serão indicados dados de que o acasalamento dos pais foi realizado de acordo com as normas.
É importante ter tempo para emitir a métrica primária desde o momento em que o filhote completa 45 dias de idade até o momento em que faz três meses. Na maioria dos casos, essa métrica é obtida junto com a ativação da ninhada no canil clube onde está a mãe do filhote. Além disso, a certidão de nascimento será trocada por um pedigree, que pode ser emitido após o cão atingir 6 meses.
O principal é ter tempo com os jornais até que o cão faça 15 meses e não passe dos juniores para a categoria de adulto. A papelada leva de 3 a 4 meses.
O clube lida com as métricas primárias do cão, e o pedigree em si é elaborado por meio do RKF ou SCOR.
Grupos
Os especialistas distinguem três grupos principais de pedigrees. Esses tipos diferem principalmente em a quantidade de informações contidas.
- grupo A combina pedigrees do tipo completo. Esses documentos contêm informações sobre os ancestrais do cão por 5 gerações anteriores.
- Grupo B implica inserir informações no documento apenas sobre os pais do filhote.
- Finalmente, nas linhagens do grupo C, que costumam ser chamados de registros, eles contêm informações apenas sobre o cão - apelido, raça e nome completo. proprietário.
Sem dúvida, quanto mais sérios os planos para o cão, mais alta deve ser a categoria de pedigree. Se a informação sobre um dos ancestrais estiver ausente, então o pedigree do grupo A é considerado incompleto. Em princípio, o mesmo se aplica ao grupo B.
Que documentos devo fornecer?
Para emitir um pedigree para um cão na Rússia, como já mencionado, você primeiro precisa começar a obter cartão de cachorro. O modelo de informação contém todas as características de um determinado espécime e até mesmo suas deficiências que afetam o valor genético do cão. Usualmente, o documento deve indicar a raça e apelido, sexo e data de nascimento, bem como o naipe e número do carimbo.
As informações disponíveis sobre os pais do animal, bem como o nome completo, detalhes do passaporte e informações de contato do proprietário são inseridos lá imediatamente. Este documento é ainda reconhecido como válido e usado para troca apenas com o selo e assinatura da organização que o emitiu.
Parte da métrica primária é enviada para armazenamento em Federação Cinológica Russa, e o outro fica com o dono. É importante preservá-lo mesmo após a obtenção do pedigree., pois em caso de perda do documento principal, na maioria dos casos, a restauração só é possível com este certificado. Embora às vezes, ao entrar em contato com o clube, os funcionários emitem uma certidão de nascimento repetida, com base na marca aplicada na orelha ou na barriga do cão. A métrica do filhote expira quando o filhote tem um ano e três meses de idade.
Alguns proprietários estão preocupados se será possível emitir um pedigree se o documento principal estiver ausente. Nesse caso, você receberá apenas registro ou zero papel. Embora ela confirme a raça do filhote, ela não lhe dá a oportunidade de participar de exposições internacionais e ser acasalada. Um pedigree zero é emitido apenas se a comissão confirmar que o cão atende aos padrões da raça.
Aliás, esse nome foi dado por causa do “zero” - a falta de informação na fila sobre os pais.
O pedigree cadastrado é feito no clube. Um pré-requisito é um exame preliminar do cão por três especialistas certificados para esta raça. Além dessas informações, você precisará de duas fotos - de perfil e de rosto inteiro, novamente assinadas por um especialista. Se disponível, o pedigree original não confirmado também deve ser adicionado. Ao preencher a métrica para obter um pedigree, é importante aderir a uma regra simples - fazer tudo com precisão e corretamente, caso contrário a organização pode se recusar a emitir este papel.
Informações de prescrição em todas as linhas, é importante usar letras maiúsculas o mais legíveis possível. Se os especialistas interpretarem mal um símbolo e, conseqüentemente, fornecerem um pedigree preenchido incorretamente, você terá que refazer tudo. Na linha “Proprietário” são registrados o nome e sobrenome fornecidos, e na linha “Endereço” - o registro válido atualmente indicado no passaporte. Não devemos esquecer o índice - a sua ausência pode servir como recusa de aceitação de documentos.
A métrica do filhote é alterada na União das Organizações Russas de Canil ou na RKF. Documentos emitidos por outras organizações não são considerados válidos. Os pedigrees emitidos pela RKF são considerados de maior prestígio. Eles permitem que você participe de competições e exposições não só na Rússia, mas também no exterior.
Os papéis do SCOR oferecem a oportunidade de agir apenas no âmbito das atividades do clube. Se o dono do cachorro já fez papel no Sindicato e depois decidiu receber a confirmação da RKF, ele terá que passar por uma checagem com o animal em três feiras e tirar as notas de três especialistas.
Para trocar um certificado por um pedigree, hoje não é necessário ir a Moscou, pois as creches e os clubes da cidade estão envolvidos na mediação. Para obter o documento, você deve dirigir-se à administração do canil onde o cachorro foi adquirido ou ao clube canil oficial da cidade. Ao saber da possibilidade de registo de um pedigree, tem de pagar os recibos e emitir uma carta de cachorro. A certidão de nascimento é trocada por um “passaporte” de adulto, que pode ser obtido em cerca de três meses.
Como descriptografar?
O pedigree do cão se parece com uma folha em branco laminada colorida. A parte externa do documento é preenchida com dois logotipos - FCI e RKF. Ele também contém a decodificação das abreviações utilizadas, endereços de contato e números de telefone. No interior você pode ver informações sobre os ancestrais do cão.
Primeiro, você deve ler os dados sobre o pai e depois sobre a mãe. Muitas vezes, nos ancestrais pelos lados materno e paterno, você pode encontrar o mesmo macho, atuando como avô em ambos os lados. Se isso acontecer, significa que este cão tem algo de interesse para os criadores, que então deliberadamente realizaram o acasalamento muitas vezes. Talvez ele fosse o dono de um grande número de títulos, ou ele produziu uma descendência incomum.
Cada pai também tem duas gerações de ancestrais. Em todos os animais, você pode descobrir não só a raça e cor, mas também os títulos, sexo e datas de nascimento. Dos dígitos importantes, o código da marca, o código do chip e o número de linhagem estão localizados aqui. A parte final do documento é o selo da RKF e a assinatura do seu titular.
Pedigree de cachorro deve sempre permanecer limpo e alisado, portanto, é melhor guardá-lo em uma pasta de capa dura, que por sua vez fica guardada em um local seco, fora do alcance de crianças e animais.
Ao comprar um filhote com pedigree, é importante examinar cuidadosamente o documento para verificar a ausência de uma falsificação. O documento deve ser laminado, ter holograma e logotipos principais. Se você olhar para a marca, poderá encontrar dados que indicam um clube específico. Encontrando seus contatos na Internet, é fácil descobrir os dados sobre o cachorro.
Se você mudar o dono do cão, o pedigree terá que ser reeditado.
Para informações sobre como identificar um pedigree falso, veja o próximo vídeo.