Tudo sobre Ridgebacks da Rodésia
Os cães sul-africanos são considerados uma curiosidade em nosso país. Eles raramente são criados, a razão para isso são as peculiaridades de manter e criar animais de estimação acostumados a viver em uma zona de clima quente. O material neste artigo irá apresentar aos leitores o Rhodesian Ridgeback - a única raça do continente africano reconhecida pela Federação Internacional de Cinologistas.
Um pouco de historia
Uma raça de cachorro cuja aparência é atraente foi criado na África especialmente para a caça... É considerado um cão de caça, surgido durante a Colônia do Cabo como resultado do cruzamento de cães de colonos com parentes semi-selvagens da serra usados por tribos africanas para proteção e caça.
O nome "ridgeback" se traduz como "Pente para trás", o que é explicado pela característica externa de cada cão: sua pelagem traseira cresce na direção oposta ao resto da pelagem. Esta é uma característica rara dos cães africanos, que foram criados desde tempos imemoriais. Inicialmente, os cães parecidos com chacais eram necessários para pastores e aqueles que estavam envolvidos na criação de gado.
Proteger o gado no ambiente de savana não era uma tarefa fácil.
A raça recebeu um maior desenvolvimento no século 19, quando a nobreza europeia estava interessada em caçar leões africanos. As raças locais não eram adequadas para tal caça, razão pela qual os europeus começaram a se interessar pelos cães dos nativos. Naquela época eles já tinham a experiência de derrotar gatos selvagens gigantes. O primeiro europeu que decidiu criar Ridgebacks foi Cornelis Van Royen, que comprou cães de um dos caçadores da Rodésia do Sul.
No processo de reprodução, os genes de mastins, cães, retrievers, ponteiros, bem como terriers e cães de caça foram adicionados aos genes dos Ridgebacks. A seleção continuou, o criador tinha muitos clientes, embora naquela época os cães ainda fossem chamados de cães de Van Royen. Eles começaram a ser chamados de Rhodesian Ridgebacks em 1922. Este ano, Francis Richard Barnes iniciou a definição de um padrão separado para a raça, razão pela qual um novo nome foi dado aos cães com um pente nas costas.
Esses cães habilmente caçaram em grupo, eles pararam a presa em uma matilha e esperaram por seu dono. É por isso que o ridgeback já foi chamado de cachorro do leão ou simba-inya. Em nosso país, esses cães surgiram no início dos anos 90, e alguns cães foram trazidos aqui não da terra natal dos animais, mas da América. Na primeira ninhada que apareceu em 1994 nasceram 6 cachorros: 1 macho e 5 fêmeas.
Mais tarde, vários outros cães foram trazidos para a Rússia, que também eram usados para reprodução.
Características da raça
Ridgeback de raça pura da Rodésia caracterizado por um físico musculoso e harmonioso... Dependendo de uma série de razões, os cães podem não apenas ter um caráter diferente, mas também uma aparência diferente. Este cão pode ser mantido por um criador experiente, não é fácil para os amantes de animais novatos lidar com ele. De acordo com a descrição geralmente aceita, um membro saudável da raça se distingue por uma constituição atlética e postura nobre.
Estes são cães bastante grandes: o peso médio dos machos na cernelha é de 63 a 69 cm, a altura na cernelha das cadelas geralmente varia na faixa de 61-66 cm. Os machos pesam na faixa de 36-41 kg, mulheres - 29-34 kg. Apesar desse peso, os cães não parecem gordos: eles são moderadamente bem alimentados e, ao invés, poderosos do que massivos... Ao contrário de suas outras contrapartes, esses animais apresentam músculos.
O moderno e carismático Ridgeback é mais um atleta do que um lutador. Isso é indicado por um corpo tonificado e pernas ossudas secas. Hoje esses animais são divididos em dois tipos: grosseiro, gravitando em direção aos molossianos, e também leve, chamado de sighthound. Apesar da diferença de espécies, em nenhum deles o padrão aceita a maciez excessiva ou a elegância excessiva.
O Ridgeback de raça pura tem uma forma triangular de um crânio achatado. Afilando em direção ao nariz, o poderoso focinho é caracterizado por um pequeno stop. A cabeça do cão é moderadamente longa, a distância entre as orelhas é comparável ao comprimento do crânio desde o occipital até a transição. O próprio crânio é largo na área das orelhas.
Quando o animal está calmo, a testa está livre de rugas, a transição para o focinho é bastante pronunciada. Se o animal estiver focado, a testa imediatamente adquire pregas. De lado, a transição da zona frontal para o dorso do nariz é especialmente perceptível. As maçãs do rosto são muito pronunciadas e bem desenvolvidas, a área sob os olhos é preenchida sob medida.
Os lábios em Ridgeback são finos e bem definidos, não são flácidos e cobrem completamente os dentes, sem formar flacidez e dobras características nos cantos. As mandíbulas são muito fortes, dobradas corretamente, a mordida é em tesoura, a fórmula dental está completa. Os dentes do Ridgeback são grandes e poderosos (especialmente caninos).
A pegada é bastante forte em comparação com outros membros da família canina.
Esses animais possuem um nariz arredondado desenvolvido e móvel. Sua cor depende da cor do cão e pode ser acastanhada ou quase preta. Os olhos da raça são ovais e largos. O tecido das pálpebras é denso, mas isso não impede que os cães demonstrem suas emoções. Por exemplo, seu olhar, ao contrário de muitos outros irmãos, pode ser colorido com várias emoções, e as dobras acima das pálpebras costumam se assemelhar a sobrancelhas deslocadas.
A íris desta raça pode ser colorida em diferentes tons de marrom (do chocolate claro ao escuro). As orelhas são grandes e próximas à cabeça. Nas pontas são ligeiramente arredondadas, quando o animal está calmo, tocam suas bochechas. Se o animal é apaixonado por algo, seus ouvidos estão voltados para a frente.
Apesar de todo o seu peso, o físico do cão parece esguio, o corpo tem uma forma retangular. O pescoço da raça é curto, forte e musculoso, sem barbelas. O peito de um cão leão de raça pura é moderadamente largo, caindo até os cotovelos. A carina é bem desenvolvida, as costelas são moderadamente curvas.
A cernelha é pronunciada, a linha da espinha desce do pescoço até a garupa. A crista desta raça possui várias características. Conforme a descrição do padrão estabelecido, ele é sempre expresso. Sua forma pode ou não ser afilada, mas é imperativo que a crista seja simétrica.
As formas quadradas e redondas são permitidas.
De acordo com o padrão, a crista deve começar na área atrás dos ombros sem nenhuma folga (isso é considerado um defeito). A crista termina nos ossos do fêmur, deve conter duas coroas idênticas (2 cachos), localizadas estritamente opostas uma à outra. Seu deslocamento em relação ao outro em mais de 1 cm é considerado um defeito grave. O pente deve ter pelo menos 5 cm de largura.
Quanto aos membros, as patas desses cães não são apenas fortes e retas, mas também apresentam uma inserção larga e paralela. As omoplatas dos Ridgebacks são puxadas para trás, os ombros são ligeiramente inclinados, a amplitude de movimento é grande. Os cotovelos são pressionados contra o corpo, devido ao melhor desenvolvimento dos membros posteriores um cachorro pode desenvolver sua velocidade muito rapidamente... Nesse caso, o animal pode mantê-lo em processo de corrida.
No momento da parada, os membros são puxados para trás (atrás da linha da garupa). Os locais entre as pontas dos dedos dos animais são cobertos com uma capa de lã protetora. A cauda é mais espessa na base e afinando em direção ao final. É coberto por pêlos mais curtos e geralmente aponta para cima. Se o cão o tiver dobrado em direção à coluna, isso é considerado uma falta.
O recurso vital de Rhodesian Ridgebacks é pequeno e tem cerca de 12 anos. Alguns indivíduos vivem mais, o que é explicado por cuidados adequados e uma boa base ecológica em uma determinada região. A expectativa de vida é influenciada por diversos fatores, entre eles a oportunidade dos exames preventivos, que permitem detectar doenças em estágios iniciais.
Além disso, a correção da dieta é de grande importância, assim como o regime de caminhada, vacinação e higiene.
Quanto ao tipo de pelagem, é curto e denso em Ridgebacks. Com manutenção regular, é bastante liso e brilhante. Sua cor pode ser diferente e inclui muitos tons - do trigo claro ao vermelho quase ígneo. No focinho, os pêlos são mais curtos, mas a capa em si não é propensa a esvoaçantes, estando, pelo contrário, junto ao corpo.
Os tons de marrom e avermelhado são considerados os melhores dentro do padrão. Porém, na raça existem indivíduos cuja cor da pelagem se aproxima dos tons de mogno, cobre e até bordô. De acordo com os regulamentos, a cor pode permitir a presença de uma máscara escura característica, bem como uma pequena quantidade de pelos brancos no esterno e nas pernas. Pontos brancos grandes são inaceitáveis. As cores cinza (azul) são consideradas atípicas e estão sujeitas a desqualificação.
Vantagens e desvantagens
O Rhodesian Ridgeback tem muitas virtudes. Ele:
- forte e enérgico;
- equilibrado durante o treinamento;
- calma em relação a estranhos;
- discreto, mas atencioso;
- ativo e resistente;
- limpeza e tolerante;
- inteligente e carinhoso.
Além disso, este cão possui boa capacidade de aprendizado e rápida memorização de vários comandos. Quanto aos aspectos negativos de seu personagem, eles incluem:
- alerta de indivíduos para pessoas;
- agressão a gatos e outros cães;
- uma tendência de dominar a casa sobre os membros da família;
- teimosia e preguiça na ausência de motivação para aprender;
- entusiasmo pela busca de "presas" convencionais.
Além disso, esses cães dificilmente podem ser chamados de cães internos. Eles precisam de mais espaço para acomodá-los do que outros cães. Além de uma espreguiçadeira, nas condições de apartamentos para eles geralmente não há espaço suficiente e, portanto, a movimentação desses animais de estimação muitas vezes é limitada.
Esses animais têm um caráter complexo, mas com uma abordagem correta de treinamento, que levará muito tempo, podem obedecer totalmente ao dono.
Traços de caráter
O interesse dos criadores pelos cães desta raça se deve a vários fatores, incluindo os traços de caráter desses animais. Apesar de seu apelo visual, os amantes de cães são atraídos pelo poder escondido atrás da graça, proporções ideais, alta inteligência, reação incrível ao que está acontecendo e excelente talento. Com a abordagem certa para treinamento e educação esses animais crescem autoconfiantes, indiferentes a estranhos e não covardes.
Não conhecem o medo e, portanto, se necessário, defendem facilmente o dono. Além disso, sua reação não é apenas destemida, mas pode ser desproporcional em relação ao inimigo. É melhor evitar conflitos com o dono deste cão. Esses são cães obstinados que obedecem a donos obstinados, mas podem não pensar no mal para o agressor.
Os cães africanos independentes não se darão bem com uma pessoa preguiçosa e irresponsável por muito tempo e rapidamente assumirão uma posição de liderança na casa.
Eles precisam de um mestre com uma visão firme da vida, a quem possam obedecer sem questionar. Não há outra maneira de forçá-los a obedecer. Eles precisam de um dono de esportes, com quem possam correr por muito tempo e praticar atividades físicas praticáveis, com quem possam fazer uma espécie de amigos.
Ao mesmo tempo, os cães desta raça precisam de corridas de longa distância (para caminhar são capazes de correr até três quilômetros). As caminhadas devem ser diárias, e o cão precisa ficar ao ar livre pelo menos três vezes ao dia. Deve-se notar que um cão obstinado e verdadeiramente forte não cresce em um apartamento. Com espaço e liberdade limitados, ela é forçada a se livrar do excesso de energia latindo ou agredindo.
Esses cães não podem ficar parados, como muitas de suas raças decorativas. Eles são curiosos e se esforçam para estudar alguma coisa com calma e, portanto, precisam de um dono ativo. Se um proprietário indeciso pode de alguma forma chegar a um acordo com animais de estimação de outras raças, então é absolutamente inaceitável perdoar os africanos pelas travessuras e permitir que eles cruzem os limites do que é permitido.
Um cão bem treinado pode ser leal ao dono e ter um caráter equilibrado. Ela pode mostrar indiferença ao que está acontecendo, mas isso não nega o fato de que ela está pronta a qualquer momento para tomar uma decisão por conta própria. Esses animais entendem seus donos perfeitamente. Eles não vão perseguir gatos em vão ou latir com sua voz alta e assustadora.
Se for absolutamente necessário, um Ridgeback bem-educado e silencioso se permitirá uma voz (mas apenas como um aviso). Ao mesmo tempo, o cão tem um sentido da sua própria dignidade, não se comporta de forma intrusiva, não se põe a pisar e, mais ainda, implora por doces. No entanto, ele está sempre pronto para trabalhar e, portanto, responde prontamente à oferta de um passeio.
Alguns representantes da raça se distinguem por sua irascibilidade, enquanto a maioria dos cães são caracterizados pela resistência de ferro.
Na vida cotidiana, esses animais podem parecer fleumáticos. Porém, em sua alma, o cão anseia por se livrar da energia acumulada na primeira oportunidade. O cão formidável tenta não tocar nas crianças, mesmo que no processo de comunicação elas se permitam vários truques. O choro do seu animal de estimação não irrita, o cão consegue divertir as crianças ele próprio, mas se se ofender pode retirar-se da sua companhia.
Quanto às crianças muito pequenas, não é desejável deixá-las com o cachorro.... Apesar de o cão não demonstrar nenhuma agressão para com eles, nas brincadeiras e no cuidado com eles, pode não calcular a sua própria força. Ao mesmo tempo, ela tentará entretê-los da melhor maneira possível, percebendo que são pequenos e indefesos.
Os Ridgebacks se comportam de maneira diferente em relação aos outros animais. A maioria vê os outros cães como rivais por território, comida e amor ao dono. Outros não gostam de gatos, e não só de gatos de rua, mas também de vizinhos. Indivíduos da mesma raça estão em conflito uns com os outros e, portanto, manter dois cães ridgeback em casa não faz sentido. Eles constantemente resolverão as coisas entre si.
Comportamento interessante de cães para passear com mau tempo. Por exemplo, ao contrário de outros irmãos caninos, ridgebacks não brincam na chuva. Eles vão construir o caminho para a casa não em linha reta, mas de forma a passar de abrigo em abrigo, evitando poças no caminho e saltando sobre os lugares mais sujos.
Não gostam de chuva e não demonstram muito interesse em passear, se forem obrigados a sair a esta hora.
Treino e educação
Alguns representantes da raça demonstram teimosia com os donos, testando-os quanto à resistência. Portanto, é necessário começar a treinar e ensinar um animal de estimação o mais cedo possível. De acordo com as recomendações dos criadores, o momento mais favorável pode ser chamado de primeiros dias a partir do momento em que o cachorro aparece em casa... A cada novo dia, as chances de criar um bom cão e companheiro estão diminuindo.
Alguns proprietários acreditam que podem começar a treinar filhotes aos seis meses de idade. Porém, como mostra a prática, é a educação e a formação inicial que permitem ao proprietário estabelecer-se na função de mestre, demonstrando firmeza e consistência durante o treino. Esses dois critérios são a chave para o sucesso do treinamento de animais de estimação de um cão africano orgulhoso.
Além disso, ao criar, o dono deve ser justo: os animais são extremamente sensíveis às injustiças.
Se o proprietário tentar ofendê-los, eles simplesmente não aceitarão seus comandos e, portanto, o treinamento será arruinado pela raiz. É inútil tentar martelar o animal em uma tarefa específica e esperar que ele domine o comando em uma lição. Os treinamentos devem ocorrer de forma lúdica e com técnica discreta. A monotonia do dia a dia fará com que o cão considere comandos indignos de sua atenção e, portanto, indignos de execução.
Você não pode exaurir o animal com um longo treinamento. Durante a caminhada, eles tentam completar a equipe ou tarefa apenas algumas vezes. No resto do tempo, o animal deve descansar ou passar com algum grau de liberdade. Por exemplo, uma ótima ideia para o treinamento pode ser uma viagem à floresta, onde haverá vários obstáculos que forçarão o animal de estimação a superá-los, pular ou passar por baixo deles.
É aconselhável ensinar seu animal de estimação a caçar em uma floresta, e não em uma área aberta.
Ao mesmo tempo, o Ridgeback gosta muito de recompensas para comandos bem executados e, portanto, pode ser treinado rapidamente. Ao mesmo tempo, a abordagem da aprendizagem deve ser criativa e correta. Em nenhum caso você deve construir o treinamento sobre a agressão, porque assim você pode estragar o animal, transformando-o em um verdadeiro matador. Nenhum criador permitirá que tal animal se reproduza, tais indivíduos estão sujeitos à desqualificação.
Além do mais, o animal maligno rapidamente começa a tomar a iniciativa «em suas patas», ditando primeiro ao agregado familiar, e depois ao proprietário, as suas regras de permissibilidade. Você não pode transferir a educação e o treinamento do cão para outra pessoa. É o dono quem deve fazer isso: só assim o cão reconhecerá sua autoridade e obedecerá sem questionar. Assim, ela aprenderá a entender as regras estabelecidas na casa, comandos e clima, e, portanto, não irá cumprir seus desejos quando o dono não estiver à altura.
Com a abordagem certa para o treinamento, o animal se lembra do comando em uma média de 20-30 repetições. Você não pode tentar martelar vários comandos na cabeça do cão em um dia. Isso contribuirá para que o cão se perca com o significado de cada tarefa e deixe de entender o que exatamente o dono exige dele, ao pronunciar esta ou aquela palavra. No início, o animal aprende os comandos mais simples, com o tempo as tarefas tornam-se mais complicadas. Aulas mais complexas são necessárias para indivíduos que estão preparados para eventos de caça e exibição.
Regras de manutenção e cuidados
O ideal é que o rodesiano seja mantido em uma casa particular, onde o cão terá muitas oportunidades de liberar a energia acumulada para fora. Se o cão foi trazido para um apartamento, é necessário levar em consideração o fato de que deve haver um local para passear ao lado da casa. Ridgeback é um cão inquieto e ágil, como todos os cães de caça. O instinto de caça obriga o animal a explorar a área por muito tempo em busca de presas.
O Ridgeback precisa de longas caminhadas, e não apenas para lidar com suas necessidades naturais na coleira. É de vital importância para um animal de estimação correr, rolar na grama, mergulhar na água, brincar e correr ativamente. Visto que esses cães são propensos a encurralar suas presas, certos incidentes podem surgir no processo de caminhar com eles. Por exemplo, os mesmos gatos de quintal ou roedores domésticos de vizinhos aos olhos deles podem parecer presas em potencial, que, como se costuma dizer, a própria natureza ordenou que capturassem.
Se o animal ainda estiver aprendendo, andar em locais públicos só pode ser feito com guia. Quando um cão é treinado e obediente, ele se preocupa mais em caminhar do que em buscar aventura. Já na época do ano mais confortável, é verão para os cães. No inverno, eles precisam de um casaco de pele extra e, portanto, os proprietários têm que comprar roupas especiais para eles.
Além disso, a época do ano tem um efeito significativo na duração da caminhada. Se no verão o cachorro precisa andar duas horas, no inverno esse tempo tem que ser bastante reduzido para que o animal não pegue um resfriado. Estes cães não são mantidos ao ar livre, embora alguns criadores pensem que é possível. Ao caminhar, é preferível brincar com seu animal de estimação ou praticar algum esporte (por exemplo, agilidade).
Os jogos podem fortalecer a relação entre o dono e o cão, tornando a comunicação mais útil.
Quando um filhote de cachorro africano aparece em casa, o criador terá que considerar a compra de muitos itens. Por exemplo, além de sua própria espreguiçadeira, o animal deve ter seus próprios pratos, brinquedos e equipamentos para passear. Quanto ao sofá, você pode comprá-lo ou fabricá-lo com materiais de sucata (digamos, uma mala velha). Desde os primeiros dias em casa, o animal deve compreender o seu lugar.
Este é o seu primeiro comando, ao mesmo tempo uma regra da casa e uma garantia de que o cão não reclamará os bens do seu dono. Não ignore a importância de comprar um sofá e convide seu bebê para se deitar no sofá ou poltrona do proprietário. Dia após dia, o cachorro vai alegar que este móvel lhe pertence. Posteriormente, será problemático explicar o oposto ao cão.
O mesmo se aplica aos pratos pessoais, aos quais muitos proprietários não prestam atenção especial. Apesar do grau de proximidade da relação entre o dono e o cão, os utensílios do dono não podem ser usados para o animal. Em primeiro lugar, é anti-higiênico e, em segundo lugar, toda vez que ele vir um prato de comida, o cachorro vai pensar que os doces nele são feitos para ele. Além disso, você deve admitir que nem todos os convidados e membros da família ficarão felizes em comer da tigela que o animal lambe.
Os brinquedos são um importante elemento de aprendizagem, o cão vai brincar com eles por muito tempo.
Para a rua, você precisa selecionar itens separados para que o animal possa brincar com mais energia.
O equipamento para caminhada é selecionado com base no tipo de pelagem, tamanho e peso do animal. Para filhotes, as coleiras e coleiras são menores, um cão adulto precisa de focinho de couro.
Devido ao comprimento curto do casaco, cuidar dela não é tão problemático quanto no caso de cães de pêlo comprido. Esses animais de estimação não precisam de cortes de cabelo e de todos os elementos de cuidados caros. Muitas vezes não é necessário lavar o animal, mesmo que o criador esteja convencido de que desta forma será possível livrar-se do cheiro do cão em 100%.. Isso não deve ser feito porque a lavagem frequente remove a camada protetora da pele e da lã. Além disso, esses animais não exalam o cheiro característico de caninos.
No entanto, no verão e com mau tempo, você terá que dar banho no seu cão com mais frequência. É melhor habituá-la a procedimentos aquáticos desde a infância, para que se tornem a norma, e o cão os tolere com calma... Ela precisa limpar as patas com um pano úmido ou lavar após cada caminhada. No verão, você pode caminhar com seu animal de estimação perto de um reservatório raso, onde ele pode se refrescar com o calor.
Você precisa dar banho em seu cão com detergentes especiais desenvolvidos especificamente para cães de pêlo curto. Para deixar os cabelos sedosos, pode-se usar um abrilhantador. Os produtos que uma pessoa usa não são adequados para um animal. Em casos raros, isso pode provocar queda de cabelo ou uma reação alérgica.
Você não pode lavar seu cachorro com shampoo de zoológico todas as vezes, às vezes, a água morna comum é suficiente para o banho. Se o animal estiver muito sujo, não pode ficar sem shampoo. Normalmente, os animais de estimação são lavados pelo menos várias vezes por ano.
Além do banho, os proprietários prestam atenção a procedimentos como penteando... É necessário não só durante a muda para salvar a casa dos pelos mortos. Os cães precisam ser penteados com pouca frequência, sem muito fanatismo.
O fato é que a lã morta interfere no crescimento de novas, além disso, pode causar desconforto para o animal. Para pentear, os donos dos cães adquirem pentes especiais, selecionar a largura do pente e a frequência de seus dentes, levando em consideração as peculiaridades da estrutura da pelagem de um determinado animal de estimação. Durante a muda, você pode pentear o casaco de lã do cachorro furminator, o que vai acelerar o penteado dos pelos mortos e massagear a pele, o que vai amenizar o estado do animal neste momento.
As garras do animal voltam a crescer e, portanto, de vez em quando, precisam ser aparadas com um dispositivo especial para isso - cortador de garra. Isso salvará o animal de um procedimento longo e desagradável e encurtará sua duração. Se o animal andar em solo duro, suas garras podem se soltar por conta própria.
No entanto, isso não exclui a necessidade de cuidados cuidadosos com as patas, que devem receber atenção especial enquanto os cães ainda são pequenos.
Em climas frios, a pele das almofadas das patas dos filhotes pode rachar e ser danificada rapidamente. Portanto, o proprietário deve tratá-lo com um agente de cera especial. Todas as vezes, após uma caminhada, as patas precisam ser examinadas e limpas.
Além disso, depois de caminhar, você precisa examinar o animal de estimação em busca de carrapatos e outras picadas de insetos a que esses cães são suscetíveis. Em vista disso, os criadores de cristas tratam seus animais de estimação com meios especiais antes de caminhar.
Os olhos e orelhas devem ser limpos regularmente, e o animal deve ser levado ao veterinário periodicamente.... A vacinação oportuna e as manipulações preventivas contra parasitas aumentará o recurso vital do animal de estimação e eliminará a probabilidade de qualquer doença.
Os olhos são enxugados com um cotonete, previamente umedecido em uma loção especial... As orelhas eliminam a cera com um pano úmido ou cotonete.
Se um odor desagradável se espalhar pelas orelhas, assim como se for detectada inflamação, o animal deve ser levado com urgência ao veterinário.
Não devemos esquecer de escovar os dentes, porque sem ele, os dentes do animal rapidamente ficam cobertos por uma camada amarela. Além disso, se você não segui-los, eles começam a passar mais rápido, podem adquirir tártaro e doer. Para a limpeza, você pode usar produtos especiais vendidos em lojas de animais ou pasta de dente para cães.
É necessário acostumar o animal a este procedimento desde a infância, caso contrário o cão vai estalar, pois as manipulações com a limpeza serão desagradáveis para ele.
Saúde
Apesar do fato de que os próprios Rhodesian Ridgeback são muito ativos e enérgicos, por natureza eles são suscetíveis a várias doenças. Por exemplo, indivíduos desta raça têm doenças como surdez congênita, catarata, volvo, mielopatia... Além disso, eles são suscetíveis a várias infecções de ouvido, reações alérgicas e seios dermóides.
Volvo, hipotireoidismo e obesidade também podem ocorrer nesses cães.
Porém, apesar das nuances da genética, a expectativa de vida dependerá dos cuidados do proprietário. Freqüentemente, o desenvolvimento de uma doença é desencadeado pela desnutrição. É importante considerar que a saúde também é afetada pelo grau de mobilidade do animal. A restrição da atividade física para ele é equivalente à perda de saúde e leva ao enfraquecimento do sistema imunológico.
O que alimentar?
A nutrição do cume deve ser correta e completa, rica em vitaminas e nutrientes essenciais. Ele é selecionado com base no peso do animal e seu tamanho. Você pode alimentar seu cachorro com comida industrial, embora, dado o peso do animal, esse produto vá custar muito caro. Alimentos baratos para esses cães são prejudiciais e, se consumidos constantemente, podem causar problemas de fígado.
Além disso, a alimentação barata não traz benefícios, assim como a carne. Em vez disso, usam farinha de carne, que, na melhor das hipóteses, é um produto do processamento de subprodutos, ou mesmo de cascos totalmente amassados. Esses alimentos afetam a aparência do animal de estimação, conforme evidenciado pelo estado de sua pelagem. Ele perde o brilho, torna-se mais grosso e duro com o tempo.
Há mais carne nos alimentos premium e pode ser muito variada. Ao comprar ração para esses cães, é preciso levar em consideração a nuance de que produtos granulados por peso não são adequados para eles. Em primeiro lugar, eles se deterioram muito rapidamente e, em segundo lugar, eles começam a oxidar imediatamente após uma enorme embalagem de ração ser aberta para venda.
Uma ração de alta qualidade contém pelo menos 80% de carne e também inclui vegetais e nutrientes de que um animal de estimação precisa para seu pleno crescimento e desenvolvimento.
Se o alimento natural for escolhido como base da nutrição, o dono tenta oferecer aqueles produtos que não atrapalhem o processo digestivo do cão. Por exemplo, não é desejável tratar um animal de estimação com comida da mesa do dono, mas também é importante que sua comida não seja defumada, apimentada ou gordurosa. Por falar em carne, vale a pena considerar que não deve ser gorduroso, muito salgado ou cozido demais.
Na comida de cachorro, pode ser fervido ou cru. Se o animal comer carne crua, o proprietário toma medidas preventivas mais frequentes para o tratamento antiparasitário. Alguém congela a carne para se livrar de pequenas bactérias.
Os petiscos favoritos dos Ridgebacks são carne crua e coração, além disso, eles gostam muito de peito de frango cozido e comem peixes do mar com gosto. É importante garantir que a dieta do seu cão seja variada.
Por exemplo, além da carne, um cachorro deve receber e arroz, trigo sarraceno, ovos (codorna ou galinhas) Além disso, a dieta deve conter produtos lácteos fermentados (queijo cottage e kefir). Apesar de seu grande peso e desejo por carne, o cão precisa ser dado e legumes (por exemplo, abóbora, abóbora, beterraba, brócolis), ocasionalmente trate maçãs.
Relativo lista de produtos proibidos, então isso inclui milho e aveia, comida enlatada, salsichas, salsichas, doces e farinha. Você não pode tratar o animal com purê de batata, batata frita ou batata frita. Além disso, não acrescente temperos à comida do cão e dê-lhe leite.
Um aspecto importante na escolha do alimento seco como base da dieta alimentar é o fato de se tratar de um alimento concentrado. Portanto, sua quantidade por alimentação não pode ser comparada com a quantidade de produtos naturais recomendados para a alimentação de animais de estimação de diferentes idades. Além disso, o criador deve levar em consideração o excelente apetite da crista, e portanto você não pode superalimentá-los.
Uma tigela de comida não deve ficar o dia todo: após uma refeição, ela deve ser removida antes da próxima refeição.
Quanto à água, esta tigela, ao contrário, deve ficar com o cão, independentemente da comida que lhe seja fornecida. É especialmente importante garantir que agua estava constantemente escolhendo "secagem" (alimento seco granular). Se o animal for alimentado "natural", um acompanhamento deve ser servido com a carne a cada alimentação.
Filhotes são alimentados com mais frequência do que cães adultos... Via de regra, eles são alimentados cerca de 5 a 6 vezes ao dia. Com a idade, a frequência da alimentação é reduzida. Por volta dos 8 meses, o animal não deve comer mais do que 2 vezes ao dia. Ao mesmo tempo, o alimento para o cão não é empilhado em uma tigela, mas dado na dosagem, a fim de prevenir a obesidade ou problemas digestivos.
Além de ração seca, esses cães precisam de ração natural. Portanto, não se deve confiar apenas na "secagem" na hora de alimentá-los, mesmo que seja mais conveniente para o proprietário e economize tempo para cozinhar.
O vídeo abaixo vai falar sobre as características da raça.