Como treinar seu cachorro no banheiro?
Quando um cachorro aparece em casa, surge a questão de escolher um local para seu banheiro. Por algum motivo, nem todos os cães são permitidos do lado de fora. Além disso, com relação a algumas raças, essa necessidade não existe - urinam perfeitamente na bandeja ou na fralda, sem prejudicar o ambiente do apartamento. E os próprios donos gostam desse método: não precisam levar o animal para fora até três vezes ao dia, visitar a bandeja economiza muito o tempo do dono. O principal problema, entretanto, é o treinamento do banheiro.
Arranjo de um banheiro
Primeiro você precisa estipular quando o animal precisa de um banheiro doméstico. Trata-se principalmente de raças de cães pequenos, como Pekingese, Yorkshire Terrier, Chihuahua, Spitz, Toy Terrier. Esses cães são diminutos em tamanho e seus resíduos líquidos e sólidos também são pequenos.
A urina de cachorro não tem cheiro forte com a limpeza oportuna, e por isso esses animais podem visitar a bandeja sem problemas, sem causar desconforto aos membros da família.
Outro motivo para o treinamento do filhote de cachorro no banheiro em casa é a sua tenra idade. Criadores experientes sabem que antes dos 2 meses de idade o cão não deve ser levado para fora, pois somente nesta idade o filhote pode ser vacinado. Respectivamente, até o final do período de vacinação, o filhote deve estar no apartamento o tempo todo. Nesse caso, você precisa treinar seu animal para usar o banheiro em casa.
O cão pode aliviar a necessidade em casa no jornal, na fralda ou na bandeja sanitária. Se o proprietário escolheu um pote especial, então deve ser um produto com lados baixos. Se o animal for menino, é aconselhável adquirir um desenho especial com uma coluna no centro. Como você sabe, os homens preferem urinar perto de um morro, é para isso que é necessária uma bandeja com uma coluna. Não existe essa necessidade de meninas.
Inicialmente, as bandejas foram inventadas para gatos que preferem cavar na areia antes de partir para suas necessidades naturais. Os cães não têm essa necessidade. É por isso recomenda-se comprar um pote com treliça. O próprio preenchimento, que elimina o odor desagradável, é despejado no fundo, uma rede é colocada em cima e uma fralda ou jornal pode ser colocado na rede - este método será mais familiar para o cão.
Em geral, recomenda-se treinar primeiro o animal para ir a uma fralda ou jornal, e só depois comprar uma bandeja se o dono se sentir mais confortável. Você precisa colocar a fralda em um local conveniente para o animal, onde ele possa sentar-se confortavelmente. Isso é um lugar embaixo da mesa de cabeceira não funcionará - o cão não poderá se acomodar ali confortavelmente.
Normalmente, os animais de estimação gostam de esvaziar a bexiga perto de portas, galerias, sob as janelas.
É melhor ver com antecedência onde o filhote está mais confortável e colocar a fralda lá.
Se, ao longo do tempo, após a vacinação, o dono planeja levar o cão para fora, o local para a fralda ou bandeja deve ser escolhido de acordo com as preferências do próprio animal. No final, isso é apenas 2-3 meses, você pode tolerar o desejo de um novo amigo, mas será mais conveniente para ele. Se um representante de uma raça em miniatura apareceu na casa, e não há previsão de passear, é necessário acostumar o animal a um banheiro doméstico em local onde sua limpeza seja confortável para o dono.
Em geral, é melhor remover todos os tapetes e carpetes do apartamento durante o treinamento:
- um cachorrinho pouco inteligente não sentirá imediatamente a diferença entre um tapete e uma fralda, a princípio ficará confuso;
- um novo membro da família pode gostar tanto dessa atividade que, no futuro, será bastante problemático retirá-lo do tapete.
Lembre-se de que é muito difícil remover a urina de cachorro absorvida de tecidos e produtos de pêlo.
Normalmente, o local preferido para a caixa de areia é no banheiro ou no corredor. Não ponha a panela na cozinha, pois não é higiênica e vai estragar o apetite de todos os membros da casa. E também a atmosfera no quarto ou no corredor ficará arruinada se você espalhar uma fralda absorvente ali.
Mas o banheiro, na verdade, é necessário para o atendimento das necessidades. Além disso, alguns enchimentos podem ser despejados no ralo e a localização da panela no vaso sanitário facilitará muito a limpeza. No corredor, uma bandeja ou fralda geralmente também não atrapalha. Se você precisar treinar seu cão para ir ao banheiro por alguns meses, coloque-o onde for mais conveniente para o animal.
Deve-se prestar atenção especial ao tipo de fralda. Eles são reutilizáveis e descartáveis. No primeiro caso, podem ser lavados e, no segundo, só resta jogá-los fora. A primeira opção é mais econômica, mas a segunda é menos complicada. As lojas também oferecem fraldas com um aroma atraente e especial que torna mais fácil treinar seu filhote no banheiro.
Existem variedades com impregnação antibacteriana - Esta opção é adequada para animais doentes, bem como para utilização em viagens com cães. Existem até modelos com um indicador para indicar quando o produto absorvente precisa ser substituído.
As fraldas também são divididas por tamanho. A maioria dos proprietários prefere as opções de 60 x 90 cm, que são convenientes para cachorros e cães pequenos adultos. E também existem produtos 30x50 e 130x130 cm.
A menor opção pode ser usada para filhotes recém-nascidos e a maior pode ser usada para a cama de um grande cão doente que não deve se levantar.
Alguns dos proprietários ainda usam jornais. O papel absorve bem a urina, mas não elimina o cheiro e não é muito confiável - resíduos líquidos podem vazar. Além disso, você pode precisar de muitos jornais, pois é preciso trocá-los a cada visita do cão ao banheiro.Mas o jornal pode ajudar uma vez, se as fraldas de repente acabarem e o dono não tiver tempo de comprá-las. E também o jornal vai ajudar no treinamento do filhote para a caixa de areia.
Evite colocar a caixa de areia do cão ao lado de uma cama ou tigelas de comida. E também será um erro instalar a bandeja em uma sala onde haja muitos brinquedos do interesse do filhote - esses objetos vão distrair o mascote do ato de defecar no lugar certo.
Regras e métodos
Aqui estão as regras gerais para treinar um cão para uma caixa de areia ou fralda.
- O proprietário não deve ser rude e ainda mais cruel durante o treinamento. É permitido repreender um animal de estimação, a voz deve ser severa, firme, mas não zangada.
- A maneira de "vovô" treinar para a bandeja é inaceitável. Isso se refere ao método de enfiar o nariz em uma poça. Você pode inclinar levemente a cabeça do seu animal até a poça e colocá-lo no lugar certo.
- Você precisa punir o cão imediatamente após o extravio. Se o tempo passar depois de seu mau comportamento, ela não entenderá por que foi reprovada.
- Se o filhote for punido por seu mau comportamento, depois de cinco minutos você não deve sentir pena dele e se desculpar por ser muito rígido. Não confunda amor e disciplina.
- A maior ajuda no treinamento será fornecida por uma guloseima que pode ser usada para recompensar um animal de estimação que fez seu trabalho no lugar certo.
O primeiro estágio é o treinamento da fralda. É importante colocar a roupa de cama em um só lugar e não movê-la para lugar nenhum. Pela primeira vez, você pode espalhar as fraldas pela casa para que o cachorro entenda seu propósito. Aos poucos, o número de fraldas pode ser reduzido, eventualmente sobrando apenas uma, que passará a ser o local permanente de banheiro do animal.
Não mova a fralda - pode confundir o cão.
Mas se o dono, por exemplo, quiser mexer um pouco no banheiro do cachorro por causa da compra de móveis novos, isso deve ser feito aos poucos, alguns centímetros por dia, para que o cachorro não perceba uma grande diferença. Não coloque a fralda onde haja superfícies macias, ou o filhote irá confundi-las com um banheiro alternativo.
Sente-se após cada refeição ou depois de dormir. Certifique-se de que por muito tempo o filhote sentou na fralda e não a largou. Assim que ele se aliviar no lugar certo, elogie-o, acaricie-o, trate-o com uma guloseima, mas faça isso somente depois que o processo de urinar ou defecar estiver completo, caso contrário a criança cão não entenderá por que foi elogiada.
Pela primeira vez, recompense seu cão com uma guloseima cada vez que ele for ao banheiro com uma fralda. Assim que o resultado for fixado, a iguaria pode ser oferecida cada vez menos, portanto, totalmente retirada do processo de adestramento - afinal, o animal já aprendeu tudo o que o dono queria.
Depois de acostumar seu animal de estimação com a fralda, você pode começar a treiná-lo para a bandeja, se necessário.
Via de regra, a bandeja é colocada no mesmo local onde foi colocada a fralda. A princípio, recomenda-se colocar na bandeja um pedaço de guardanapo embebido em urina de cachorro. Assim, o animal vai determinar pelo cheiro onde você pode ir ao banheiro. Um cachorro acostumado a uma fralda ou jornal se acostumará rapidamente se você colocar sua cama usual em cima da grade.
Se você não consegue treinar seu cão para o banheiro, talvez as condições erradas tenham sido criadas.
Vamos listar os erros mais comuns cometidos pelos proprietários.
- Talvez o dono tenha comprado uma bandeja com laterais altas - esse tipo de design é inconveniente para os cães e desconfortável para eles ficarem atrás de paredes altas.
- O tamanho da bandeja também pode não caber. Por exemplo, o dono comprou um vaso em miniatura para o cachorro, mas o animal está crescendo e fica desconfortável para ele ir a um banheiro tão pequeno.
- Pode ser que o dono raramente limpe a caixa de areia, e é mais fácil para um cachorro limpo ir ao banheiro ao lado do pote do que entrar em seus dejetos.
- Se todas as condições forem atendidas, o cão se acostumou com a caixa de areia, mas de repente parou de visitá-la, então isso pode indicar que ela está mal de saúde. É necessário levar o animal ao veterinário. O animal de estimação pode estar doente.Na maioria das vezes, a recusa da bandeja indica doenças dos órgãos geniturinários.
Se o dono for uma pessoa muito ocupada e não tiver a oportunidade de limpar a bandeja após cada visita do cão, então você pode deixar duas ou até três bandejas na ausência dele. Assim, o animal não terá de agüentar enquanto espera a limpeza do vaso e não irá para um lugar desnecessário.
Outra forma eficaz de treinar é manter o cão sempre à vista. Isso é possível se você estiver na mesma sala o tempo todo. Nesse caso, o dono "não vai perder" o momento em que o bebê quer se aliviar. Um aviário doméstico especial também ajudará a limitar o espaço livre.
Não tenha medo de gastar dinheiro com ele para o tempo de treinamento, ele servirá bem no futuro ao manter um cão já adulto.
Você mesmo pode criar um aviário improvisado. Os artesãos podem usar papelão, e aqueles que não podem se gabar de suas habilidades em carpintaria podem, em vez de um aviário, colocar cercas de metal em todo o perímetro da sala. Uma cama, vaso sanitário, tigela, bebedouro e brinquedos são colocados dentro de tal curral. O método de espaço fechado é usado por muitos criadores de cães e facilita muito o processo de treinamento do banheiro em casa.
Uso de ferramentas especiais
Outro método frequentemente usado para ensinar um cão a usar uma caixa de fraldas ou caixa de areia é o uso de ferramentas especiais.
Portanto, é popular um spray que pode ser comprado em qualquer farmácia veterinária ou pet shop.
Esses produtos funcionam contendo componentes que fazem com que o reflexo vá ao banheiro em cães. São drogas seguras e permitidas para uso doméstico, seus elementos não fazem mal às pessoas nem aos animais. A alta concentração reduz significativamente o consumo.
Os remédios mais populares, a julgar pelas avaliações dos donos de cães, são produtos "Smart Spray" Api-San, "BioVax", Puppy Trainer. O princípio do uso é borrifar a substância no local onde, segundo a ideia do dono, o cão deveria se aliviar.
Também existem drogas de efeito oposto. Ao contrário, costumam desencorajar um animal de ir ao banheiro determinado lugar da casa. Por exemplo, você pode borrifar um canto de um sofá ou um batente de porta que seu animal de estimação escolheu com este spray. A composição do produto contém substâncias desagradáveis ao olfato do cão, que o assustam.
É necessário renovar periodicamente a área tratada com um spray para que o cheiro não desapareça e o cão não volte a se interessar pelo seu lugar preferido.
Auxiliares de desmame populares incluem pulveriza "Antipis" e "Antigadin". A propósito, você pode usar receitas populares de acordo com o mesmo princípio. Por exemplo, álcool, vinagre, frutas cítricas, pimentas e bicarbonato de sódio têm propriedades dissuasivas para um cão.
Dicas úteis
O conselho mais importante de criadores experientes refere-se à idade do animal que está planejado para ser treinado para usar fraldas ou maca. Portanto, as primeiras aulas devem ser ministradas desde o primeiro dia em que o filhote aparece em casa. Isso geralmente tem de 1,5 a 2 meses de idade.
Quanto mais velho o cão fica, mais difícil é acostumá-lo a um determinado lugar.
Se o dono perceber que o novo animal está urinando no banheiro e o dono não gostar, por questões de higiene, é necessário fechar as portas do banheiro para que o cão não possa mais entrar. Ao pegar um filhote de um criador, pergunte ao vendedor que tipo de banheiro o filhote usava em sua casa. Em primeiro lugar, dote seu bebê com o tipo de banheiro que ele conhece.
Outro bom conselho dos especialistas é manter um diário das idas ao banheiro do seu cão. Anote a que horas o animal prefere urinar e fazer a evacuação. Além disso, alimente seu animal de estimação um de cada vez. Esses métodos permitirão que você saiba sempre a que horas o filhote vai querer ir ao banheiro e levá-lo para a fralda na hora certa.E também é importante saber que normalmente os cachorros preferem fazer as suas necessidades depois de acordar e 10-20 minutos depois de comer, os movimentos intestinais ocorrem frequentemente depois de comer ou após brincadeiras ativas.
Você também pode saber o que um cão deseja usar observando seu comportamento. Os seguintes sinais indicam que o cachorro quer se aliviar:
- o animal fareja o território ao seu redor;
- o cachorrinho choraminga e até grita um pouco, principalmente se já está acostumado com a fralda, mas não consegue encontrá-la de forma alguma;
- ele anda em volta dele, parece alarmado e preocupado, começa a se sentar.
Percebendo todas essas ações, agarre o bebê e sente-se na fralda ou na bandeja.
Aliás, os especialistas aconselham não deitar fora a maconha se foi uma medida temporária durante o período de vacinação. Um cão acostumado à rua pode adoecer e os veterinários vão proibir o passeio, então será necessária a instalação de um banheiro doméstico novamente.
As principais recomendações dos criadores dizem respeito ao humor do proprietário. Seja paciente e não peça o impossível ao seu cão. Mesmo as crianças não podem usar o penico durante anos, mas aqui está um cachorrinho, a mesma criança, apenas um cachorro, então você não deve esperar que logo no primeiro dia o animal vá ao banheiro no lugar certo. O processo de treinamento da ninhada pode levar meses.
No vídeo a seguir, você aprenderá algumas regras e dicas práticas para o treinamento esfincteriano de um criador.