As raças de cães mais leais
Os cães foram domesticados por humanos desde o início da civilização. Os representantes de algumas espécies são tão devotados ao dono que nem hesitam em dar a vida em nome da sua salvação. Muitos casos de lealdade canina e auto-sacrifício foram descritos. Neste artigo, falaremos sobre as raças consideradas mais leais.
Do que depende a lealdade?
A lealdade de um animal depende de vários fatores: genética, processos bioquímicos do corpo, a relação entre o cão e o dono. Você pode ver que até os cachorros são afetuosos e leais. Essas propriedades foram transferidas a eles no nível genético. Quando os cães eram selvagens, eles formavam matilhas e obedeciam ao líder sem questionar. Para cães domésticos, uma pessoa se torna um líder.
No que diz respeito aos processos bioquímicos, descobriu-se que os cães produzem grandes quantidades de oxitocina (o "hormônio do amor"). Por exemplo, nas mulheres, esse hormônio é ativado durante o nascimento de um filho, ajuda a formar o instinto materno. Uma forte relação de confiança entre uma pessoa e um animal de estimação contribui para a produção de oxitocina. Quando o dono acaricia suavemente o cachorro, ele experimenta uma onda de amor, pois neste momento seu cérebro ativa a produção de oxitocina.
Os humanos têm muito em comum com os cães - um cachorro e um humano se entendem emocionalmente. No rosto do cachorro, você pode ler facilmente alegria, excitação, tristeza, ressentimento, culpa ou medo.
O animal também sente facilmente o humor do dono. Humanos e cães sabem empatia. Quando a pessoa se sente mal, o cachorro não a abandona, tenta distraí-la, ajuda no seu amor.
Há mais uma característica que aproxima os humanos e os animais - é a semelhança. O proprietário escolhe intuitivamente uma raça semelhante a ele.Com o tempo, as semelhanças se tornam ainda mais pronunciadas. Ao longo dos anos de vida juntos, um homem e um cachorro começam a adotar qualidades de caráter um do outro. Um bom dono tem um cachorro de boa índole, mas um mau é agressivo.
Exemplos notáveis de lealdade canina
A lealdade do cão é multifacetada, ela se manifesta não apenas no amor por um dono. Cães de serviço resgataram aqueles que caíram sob avalanches ou sob os escombros de edifícios durante os terremotos. Muitos tetrápodes serviram à medicina e, assim, salvaram a vida de milhões de pessoas. O acadêmico Pavlov para sua pesquisa escolheu cães como animais experimentais, uma vez que seu DNA é 97% humano. As pessoas devem muito aos seus animais de estimação.
Monumentos para cães dedicados podem ser encontrados em quase todos os países.
Na memória das pessoas, há muitas histórias incríveis associadas ao amor e à lealdade de nossos amigos de quatro patas. Durante a Grande Guerra Patriótica, animais de serviço retiraram os feridos do bombardeio, ajudaram a limpar os edifícios e forneceram serviços de segurança. Um exemplo é o único combate corpo a corpo em grande escala do mundo com cães.
Aconteceu no início da guerra, em 1941, perto da aldeia de Legedzeno, na Ucrânia. Os alemães teimosamente correram para Kiev. 500 guardas de fronteira e 150 cães de serviço saíram para defender as fronteiras. Seguiu-se o combate corpo a corpo mais difícil, no qual todos os guardas de fronteira foram mortos. Os cães nem pensaram em correr, eles defenderam desesperadamente seus donos. 150 cães fiéis morreram no campo de batalha, deixando para trás uma grata memória de pessoas.
Até agora, as pessoas não se esqueceram de outro cão incrível - Dzhulbarsa, que durante a Grande Guerra Patriótica encontrou 7.000 minas e granadas. No final da guerra, o cachorro foi ferido, mas merecidamente participou do desfile da vitória em Moscou. Stalin disparou e deu sua jaqueta ao cão-herói para que Dzhulbars fosse carregado ao longo da Praça Vermelha em seus braços.
Os casos documentados de cães resgatando pessoas datam de diferentes períodos de tempo. Por exemplo, a história de São Bernardo é descrita Barry, que no início do século 19 trabalhou junto com equipes de resgate e nos Alpes nevados encontrou viajantes feridos sob os montes de neve. Por conta de suas 40 vidas salvas.
No início do século passado, um cachorro chamado Balto. Naquela época, a difteria era galopante no Alasca. A situação foi agravada por uma forte nevasca, que impossibilitou a entrega da vacina nas áreas afetadas. Toda esperança permaneceu em Balto. O próprio dono do cachorro não acreditou no desfecho positivo do empreendimento, mas não tinha para onde ir, já que havia gente morrendo na área coberta pela epidemia. O cão aguentou a tarefa, embora tenha chegado à linha de chegada quase morto, mas aplicou a vacina com segurança.
As histórias descritas referem-se ao ministério de cães para muitas pessoas, e elas são completamente desconhecidas para elas. Mas ainda mais casos de lealdade de animais de estimação foram observados nas relações com seus proprietários. Todo mundo conhece o cachorro famoso Hachiko Raça Akita Inu. Em memória de sua lealdade, as pessoas em 1934 ergueram um monumento em sua terra natal. Depois de um tempo, a história de devoção abnegada ao cachorro foi filmada, e o mundo inteiro chorou ao saber do destino de Hachiko.
Uma história simples, mas muito triste, aconteceu com ele. Todos os dias o cão acompanhava o dono até a estação ferroviária, e à noite ele ia ao seu encontro. Mas um dia o homem não voltou, ele morreu. O fiel mascote continuou todos os dias por 9 anos, até sua morte, indo para a estação na esperança de ver o dono. As pessoas tentaram levá-lo para sua casa, mas o cachorro optou por ficar na rua e esperar o retorno do homem que ele amava mais do que a vida.
Uma história semelhante aconteceu na Itália. Uma senhora idosa chamada Maria Lochi tem alimentado um pastor alemão sem-teto por muitos anos. Tommy... O cachorro sempre a acompanhava à igreja quando a mulher ia aos cultos. Após a morte de Maria, o cachorro continuou a vir ao templo na esperança de ver uma mulher gentil. Ele se comportou com calma, não interferiu com ninguém, então ele foi autorizado a estar entre os paroquianos.Isso continuou até 2013, quando Tommy terminou sua vida terrena.
Em 2012, outra história incrível aconteceu. Na floresta do estado australiano de Victoria, a 4 km de casa, um menino de três anos Dante Berry se perdeu. O garoto passou a noite no matagal da floresta, e quando os resgatadores o encontraram, eles viram um pastor alemão Dasher. Ela cuidou do bebê a noite toda. O menino estava completamente saudável e sem ferimentos. Existem muitas dessas histórias, cada raça tem suas próprias façanhas na conta.
10 melhores raças
Depois de revisar as famosas histórias de lealdade dos cães e o feedback dos donos, você entende que é absolutamente impossível alocar com precisão os lugares entre as raças.
Muitos mais de uma dezena dos mais fiéis são recrutados, portanto a distribuição dos assentos é controversa, para cada um deles várias raças se aplicam.
Por exemplo, o primeiro lugar na classificação é dado incondicionalmente a um cão pastor, mas em termos de importância, 3 raças caem nele de uma vez: alemã, caucasiana e europeia do leste.
Vamos considerar um deles.
- Pastor alemão... Esta não é apenas a raça mais leal, mas também está entre as cinco primeiras entre as mais inteligentes. O cão é fácil de treinar, ensina todos os tipos de comandos. O cão sente perfeitamente o seu dono e em situações extremas pode tomar decisões por conta própria. Os cães pastores são cães de serviço, ficam na polícia, na alfândega, na fronteira, onde os donos podem mudar periodicamente. Isso torna a vida difícil para os animais de estimação, mas eles desempenham suas funções com perfeição. Os cães são valentes e corajosos, estão dispostos a dar a vida pelo seu dono e pelas pessoas que são salvas em serviço.
- Akita Inu. Aqui as opiniões estão divididas. Alguns especialistas nomearam o Labrador Retriever para o segundo lugar, mas a popularidade cinematográfica do Akita Inu permitiu que esta raça tomasse o segundo lugar com segurança. Esses cães são muito inteligentes e leais. Em uma idade jovem, eles são curiosos, ativos, alegres. À medida que cresce, o cão torna-se calmo, responsável e atencioso. Ele sempre zela por seu mestre, não permitindo que ninguém o ofenda.
- Labrador Retriever... Os proprietários de labradores acreditam que não existe ninguém no mundo mais inteligente e leal do que seu cachorro. A raça foi criada para a caça, mas apesar disso, os cães são bem-humorados e alegres, estão sempre em movimento, adoram brincar com crianças pequenas. Labradores podem ser guias, companheiros e babás. Às vezes, cães são contratados para trabalhar na alfândega, já que a acuidade de seu cheiro é 25% maior do que o olfato dos pastores alemães. Mas, em virtude de sua bondade, eles nunca podem ser guardas. Devido à atividade inquieta do Labrador, é mais fácil ficar em uma casa particular do que em um apartamento.
- Rottweiler. Exteriormente, o cão parece formidável e, se for necessário proteger o dono, será. Mas na família este é um cão completamente diferente, ele é gentil, afetuoso e atencioso. O animal fica entediado se alguém da família não está em casa e fica feliz em vir, como uma criança. O cão é muito leal e obediente, mas nos jogos não consegue calcular a força e, inadvertidamente, magoa uma pessoa.
- Dachshund... É difícil escolher quem realmente deveria estar em quarto lugar, um Rottweiler ou um Dachshund. Este pequeno cão é tão afetuoso e dedicado ao dono que não está pronto para deixá-lo ir embora por um minuto. Um animal de estimação de orelhas compridas e de corpo comprido corre para todos os lados atrás do dono, participa de todos os seus negócios. Mas, ao mesmo tempo, ele não gosta de ser ofendido e retraído quando as pessoas se voltam para ele em voz alta ou o repreendem. Dachshunds são inteligentes, eles captam novos comandos rapidamente. Mas é difícil forçá-los a fazer qualquer coisa, você só pode se deixar levar pelo jogo.
- Doberman. Os cães desta raça têm servido às pessoas como guardas por um século e meio. Inicialmente, o autor da raça criava cães raivosos e agressivos. Mas depois os criadores fizeram um bom trabalho nessa linha, reduzindo o grau de agressão. Os dobermans hoje têm um caráter estável e equilibrado. São muito espertos, seguem perfeitamente os comandos do dono. Com uma atitude gentil para com eles, os cães se tornarão os amigos mais devotados de sua família.Eles podem tomar conta dos filhos do dono, eles não vão ofender nem mesmo um pássaro se ele viver em uma família.
Na presença de estranhos, o cão se comporta de forma cautelosa, mesmo levantando a voz para seu querido dono não permitirá, ele avisará com um rosnado. Você não deve sentir mais a lealdade do cão, é melhor suavizar o tom de comunicação.
- West Siberian Laika. Um cão simpático e muito leal. Esta raça foi criada para servir ao homem. Seus representantes servem abnegadamente a seu mestre. Eles gostam de brincar com crianças pequenas, obedientes e resistentes. As curtidas são discretas e não exigirão atenção se o proprietário estiver ocupado.
- Collie. Um cão de família infinitamente amável. Ela não é um fardo sentir ansiedade de crianças pequenas, ela cuidará delas e os divertirá. Collie se dá bem com animais de estimação, mas desconfia de estranhos. Por aquele que ama, ele pode dar sua vida sem se arrepender.
- São Bernardo. Esses enormes cães fleumáticos não machucam nem mesmo as moscas. Eles, como o collie, são babás e são muito leais à família.
- Poodle. Todos os tipos de poodles amam imensamente seus donos. Os cães são inteligentes e entendem não apenas os comandos, mas também a fala humana. Poodles não são cães de briga, são gentis e não vão conseguir proteger o dono, mas têm coragem de não deixá-lo em um momento de perigo.
As 10 raças listadas constituem uma lista condicional.
Proprietários de Terriers, Boxers, Shelties, Pit Bulls, Staffords e até Bichons decorativos podem contestar esses dados, já que seus cães também são um dos mais leais.
Como escolher?
Escolhendo um animal de estimação de qualquer raça, você pode ter certeza do seu amor e lealdade. É difícil encontrar um cão mais fiel mesmo entre pessoas. Portanto, é melhor organizar sua escolha de acordo com outros critérios. Você precisa entender por si mesmo quais tarefas seu animal terá que resolver - proteger a casa, ajudar na caça, ser um guia, um companheiro ou agradar com sua aparência, como fazem os cães decorativos.
Considere quais animais são adequados para certos requisitos.
- Se nada além de amor é exigido dos cães, você pode optar por pequenos animais de estimação: Yorkshire Terrier, Poodle miniatura, Bichon, Pomeranian, Levhen, Toy Terrier, Chihuahua. É importante lembrar que os cães pequenos são muito carinhosos, não devem ser deixados sozinhos. Para pessoas ocupadas, essas raças não são adequadas.
- Para vigiar os apartamentos, deve-se escolher cachorros pequenos, mas desesperados, que deixarão o ladrão entrar, mas não o deixarão sair: Laika, Pit Bull Terrier, Shar Pei, Akita Inu, Mittel Schnauzer.
- Para a proteção das casas, você pode escolher um cão grande que tolera facilmente a vida em um aviário: American Akita, Cão Pastor Alemão ou Caucasiano, Malamute, Doberman.
- Para famílias com crianças, St. Bernard, Collie Poodle, Labrador, Bulldog Francês são adequados.
- Pessoas ativas podem usar cães ativos como companheiros: Yorkshire Terrier, Husky, Jack Russell Terrier, Biya, Setter Inglês.
- Os idosos precisam de animais de estimação calmos: Bulldog Inglês, Beaver, Golden Retriever.
- Os caçadores para ajudar a si mesmos podem comprar um cão russo, biyi, basenji, ponteiro de pêlo curto, Foxhound inglês.
- Quem leva um cão para casa pela primeira vez, é melhor começar com raças fáceis de treinar: mittel schnauzer, cocker spaniel, sheltie, toy terrier.
- Para quem sofre de alergia a pelos de animais, é melhor escolher o Poodle, American Hairless Terrier, Beaver, Mastiff tibetano.
Não são apenas os cães de raça pura que podem ser devotos. Se você escolher um mestiço ou um vira-lata, seus nobres corações responderão ao dono com muito amor e lealdade.
Para os cães mais leais do mundo, veja o próximo vídeo.