Dog Tape Leash: Como escolher e usar?
Hoje, muitos donos de cães preferem passear com seus animais de estimação na guia de roleta. Um dispositivo simples, design estético, a capacidade de não puxar a guia, mas de consertar pressionando um botão - tem muitas vantagens. No entanto, mesmo essa opção de caminhar tem certas nuances que um dono de cachorro inexperiente pode não conhecer.
O que é isso?
A trela para cães é uma caixa de plástico equipada com uma pega e uma fechadura de fecho. Inicialmente, todas as fitas métricas eram equipadas com um botão que tornava fácil desenrolar e rebobinar o cabo.
Os modelos modernos estão equipados com várias funções úteis. Por exemplo, o botão instalado permite que você fixe o cabo no mesmo comprimento e não permitirá que o animal de estimação corra para a estrada, persiga gatos ou atropele transeuntes.
Existe uma função de travamento de longo prazo do cabo, que é fixado em um determinado comprimento por um longo tempo. Isso é muito conveniente quando você precisa soltar o cachorro, mas não dá liberdade total.
Vários dispositivos estão equipados com um mecanismo de travagem: se o animal subir onde não deve, o dono só tem de esticar a mão para o cão e puxar o mecanismo.
Vantagens e desvantagens
As vantagens da roleta são óbvias. Ao contrário de uma coleira normal, ela não se enrosca ou é arrastada pelo chão, portanto, não precisa ser lavada. O dispositivo está equipado com uma alça confortável que é fácil de segurar com uma mão.
Essa trela permite que você deixe seu animal de estimação ir o mais longe possível e, ao mesmo tempo, controle seu comportamento. Para um cão, uma fita métrica é muito conveniente em termos de pressão e tensão mínimas, o que cria a ilusão de liberdade.O animal se acostuma rapidamente com o aparelho e deixa de notar o cabo.
A guia da roleta tem certas desvantagens. Em primeiro lugar, o uso de uma fita métrica afeta o comportamento do cão. O animal aprende a puxar a coleira, determina de forma independente a distância do dono. Será difícil devolvê-lo a si mesmo, pois o cão pensará que ele pode andar sozinho sem a participação do dono.
Essa trela é inadequada para treinar um filhote: o dono não pode reforçar o comando “Perto” com um bom empurrão em sua direção, e o clique da trava simplesmente não será percebido pelo cão. Você terá que segurar o cachorro com apenas uma das mãos, o que não é nada fácil.
Com o movimento repentino de cães de raças grandes, a caixa de plástico pode facilmente se desmontar. Se o dono deixar cair a fita métrica, o animal vai ficar com medo e correr para correr, e a caixa de plástico roncará atrás dele e assustará ainda mais.
Uma desvantagem significativa da fita métrica para cães é o risco de lesões. Tentar segurar o cão agarrando a alça ou cabo pode resultar em cortes ou queimaduras graves. Se um cão brinca com outros cães nessa coleira, seus companheiros também podem se machucar.
Estar constantemente na coleira tensa é prejudicial à saúde do próprio cão. As vértebras cervicais e os músculos do pescoço são especialmente afetados, possivelmente uma garganta comprimida. Para evitar esses problemas, vale a pena prender a guia ao arnês.
O que acontece?
Existem dois tipos de coleiras de roleta. Corda (ou com fio) é um dispositivo que consiste em um fio de náilon fino de seção transversal circular. Há um mosquetão em uma extremidade e uma alça de plástico na outra.
Uma fita é fixada na guia de fita (fita larga e forte ou cinto). Essa opção é menos prática, pois a fita pode enrolar ou emaranhar-se durante a caminhada e você terá que perder tempo se desfazendo.
Se o animal de estimação subir nos arbustos, primeiro você precisa desfazer a fita adesiva dos galhos e depois ir com ela para outro lugar.
Existem opções combinadas, que consistem em um cabo fino, em uma extremidade do qual há uma alça de plástico e na outra extremidade uma faixa larga com um mosquetão conectado. A fita não foi puxada para dentro da fita métrica.
Todas as outras diferenças entre esses dispositivos estão relacionadas aos países de fabricação e ao comprimento da guia. Por exemplo, As coleiras da empresa italiana Ferplast com comprimento de 8 a 10 metros são projetadas para cães com peso até 60 kg. Esta é a melhor opção para passear pelo parque da cidade.
O fabricante alemão Vitakraft oferece coleiras para cães de diferentes raças, mas o comprimento do cabo não ultrapassa os 3 metros. É ideal para residentes de áreas densamente povoadas ou para proprietários de raças de cães decorativas.
Outra empresa alemã, a Trixie, produz cabos com 15 metros de comprimento. Os dados da roleta são adquiridos quando a prospecção é necessária. Esses produtos costumam ser escolhidos por caçadores que não querem perder o cão de vista. O comprimento da guia permite que você execute comandos à longa distância.
As fitas métricas desses fabricantes são feitas de plástico durável. A alça e o corpo são totalmente emborrachados para maior durabilidade e melhor aderência. Um dispositivo de mola é montado dentro do corpo, a abertura da bobina giratória é preenchida com uma fita ou corda de náilon.
O produto está equipado com um botão de freio do carretel, cuja rotação pode ser interrompida pressionando levemente o polegar. O botão de travamento permitirá que você fixe a guia por um longo tempo. Uma alça no pulso evita que a guia caia. Os produtos dos fabricantes são fornecidos com um cartão de garantia e instruções de uso.
Como escolher?
Ao escolher uma guia de fita, deve-se partir do tamanho do próprio cão. Não é por acaso que os fabricantes rotulam seus produtos de acordo com os tamanhos padrão apropriados. Portanto, "Giant" é projetado para os maiores cães com peso superior a 60 kg.
Larg e médio destinado a cães de raças grandes e médias - 25-50 kg e 10-25 kg, respectivamente. Finalmente, "Pequeno" e "Mini" Concebido para animais de estimação pequenos e anões com peso inferior a 10 kg. Se for preciso escolher uma coleira para dois cães, deve-se prestar atenção à fita métrica dupla.
Estes designs destinam-se a cães de pequeno porte e a cães de raças médias, com peso não superior a 22 kg.
As correias têm apenas 3 metros de comprimento, e a haste giratória e o desenho retrátil permitem a livre movimentação do cão sem o risco de se enroscar em cordas ou cintos.
O corpo de plástico é equipado com dois botões coloridos, semelhantes à cor da guia. Se você precisar puxar um determinado animal de estimação, basta clicar no botão correspondente. Se você precisar frear os dois cães, deverá pressionar os dois botões de freio.
Outro ponto importante: uma trela para um cão deve ter uma certa margem de segurança. Por exemplo, se um animal de estimação pesa cerca de 22 kg, você deve dar uma olhada mais de perto nos modelos projetados para cães de 30 kg. Então a fita métrica suportará definitivamente cargas pesadas e durará muito mais que o modelo, que corresponde exatamente ao peso de um inquieto quadrúpede. Diretamente antes de comprar, certifique-se de que todos os elementos do mecanismo estão em boas condições.
O pressionamento suave dos botões deve fornecer desenrolamento e desenrolamento do cabo, desempenhar a função de uma parada de curto e longo prazo e também fixar o comprimento da guia fornecido. Sons estranhos, como chocalhos ou rangidos, indicam montagem inadequada do produto.
Todo o comprimento da guia deve ser examinado para garantir que o cabo ou a fita sejam de boa qualidade. Então você precisa prestar atenção ao mosquetão, que será preso à coleira do cachorro. Deve ser um dispositivo robusto, confiável e resistente à temperatura.
É importante que seja equipado com uma articulação que evite a torção da fita ou do cabo e não interfira na movimentação do animal. Para raças decorativas, um mosquetão de plástico é bastante adequado, e para cães maiores é melhor escolher um análogo de metal.
Como usar?
Antes de levar seu animal de estimação para a rua com uma nova coleira, você deve experimentar a nova coisa em casa. Dependendo do fabricante, as instruções de uso das coleiras de roleta podem ser diferentes, mas em geral as recomendações são semelhantes.
Antes do uso, o dispositivo deve ser montado exatamente de acordo com as instruções.
- Insira uma parte do conector de liberação rápida na outra e feche o clipe de segurança. Este último deve se ajustar confortavelmente ao corpo de conexão.
- Então você deve ajustar a alça usando uma roda especial.
- Depois disso, o mosquetão é preso. Esta ação é realizada quando o botão de bloqueio é pressionado. Primeiro, você precisa colocar um laço de segurança no pescoço do cão e, em seguida, passar o mosquetão por ele e pela coleira.
Em seguida, você deve levar o cachorro para passear pelo apartamento e verificar se ele realmente se move livremente e se o cabo ou fita é desenrolado e desenrolado automaticamente.
Vale a pena praticar parar o animal pressionando o botão do freio. Quando o cão corre até as pernas, o bloqueio deve ser liberado para que a guia permaneça esticada.
Para trazer o cão de volta, você precisa esticar a mão para frente, pressionar o botão do freio com o polegar e puxar a mão para trás. A seguir, o retentor deve ser solto e a mão com a guia novamente estendida para a frente. A guia se enrolará automaticamente e essas etapas devem ser repetidas até que o cão esteja na distância necessária.
Vale a pena calcular com antecedência a situação em que o cão deve estar próximo à perna. Para fazer isso, puxe o cão para perto de você, pressione o botão de freio e, em seguida, inicie o mecanismo de parada de longo prazo. Após esse treinamento, a confiança aumentará muito e você poderá dar um passeio na rua.
É importante prestar atenção aos requisitos de segurança de uso:
- verifique se o dispositivo está danificado antes de cada caminhada;
- pare de usar a guia ao menor defeito;
- não deixe o animal brincar com ele;
- sempre use um laço de segurança que o protegerá de lesões;
- não segure a corda ou fita adesiva com as mãos e não permita que pessoas ou pessoas de quatro patas se enredem nela;
- certifique-se de que a guia está bem esticada;
- segure sempre a fita métrica pelo cabo com firmeza para reagir atempadamente ao comportamento inaceitável do cão;
- este aparelho foi concebido apenas para caminhadas, correr de bicicleta com o cão apenas com uma coleira clássica;
- não amarre animais a bancos, postes e outros objetos.
As pessoas responsáveis por ela podem passear com o cachorro na roleta. Portanto, você não deve confiar em membros desatentos da família ou crianças pequenas para passear com animais nessas coleiras.
Como corrigi-lo?
Apesar de todas as precauções, a fita métrica pode precisar de reparos. Não é incomum que bichinhos fofos quebrem a coleira ao caminhar, o que faz com que a coleira sofra e pare de enrolar ou roer o cordão em um ambiente familiar calmo.
Se a fita estiver quebrada, você mesmo pode consertá-la, sem a ajuda de técnicos qualificados. Seu mecanismo é muito simples, e o conjunto de ferramentas é mínimo: uma pequena chave de fenda com diâmetro semelhante à cabeça de uma fita métrica de cachorro, parafusos, pinças ou alicates, um cabo novo e um isqueiro.
Independentemente da natureza do dano, a estrutura deverá ser desmontada.
Para fazer isso, desparafuse e remova os parafusos e, em seguida, aperte a caixa e divida-a em duas metades. Mas as instruções adicionais diferem.
Se você pretende substituir o cabo ou prender um novo mosquetão, basta fixar a ponta rasgada com um plugue de plástico (ou substituir totalmente o cabo) e, em seguida, prender o mosquetão.
Se o problema for com o mecanismo de ação, você terá que abrir o meio da bobina. A parte convexa é removida com uma chave de fenda e a tampa é removida com muito cuidado. Todos os trabalhos de reparo subsequentes devem ser realizados segurando cuidadosamente a mola.
Em seguida, você deve localizar e remover o pedaço da curva da mola. Depois disso, a borda da mola é arrancada com uma pinça ou um alicate e aquecida em fogo baixo. Você pode garantir a alta temperatura com um isqueiro ou fogão a gás.
A borda da mola amolecida é dobrada para que não saia do centro da bobina. Não é recomendado dobrar metal frio. Em primeiro lugar, é muito difícil e, em segundo lugar, a mola pode não resistir ao estresse mecânico.
Após as manipulações realizadas, a bobina é fechada com uma tampa, os botões são colocados no lugar, o cordão é enrolado em uma bobina e a caixa bem fechada. As juntas são fixadas a um clique característico e, em seguida, os parafusos são apertados.
O trabalho de renovação foi concluído. Você pode testar a roda da roleta em casa para se certificar de que é confiável e, em seguida, levar o animal de estimação em movimento para a rua novamente.
Mesmo um dispositivo tão simples como uma fita métrica para cães deve ser corretamente selecionado, ajustado, seguido pelas regras de seu funcionamento e reparado periodicamente.
Para informações sobre como escolher uma fita métrica para cães, veja o próximo vídeo.