Trelas para cães: o que há e como escolher?
Quando um cachorrinho aparece em casa, o dono já deve preparar o apartamento para a chegada de um novo membro da família e comprar uma cama, tigelas, brinquedos e, claro, uma guia e uma coleira. No entanto, é a escolha da guia que muitas vezes se torna um problema. As lojas de animais oferecem uma grande variedade de modelos, entre os quais pode ser difícil escolher a opção mais adequada.
Nomeação de uma coleira para cães
Somente proprietários descuidados e irresponsáveis deixam seus animais passear. Mesmo sob a supervisão do dono, um cão sem guia enfrentará muitos perigos. E mesmo que o dono considere seu animal de estimação inteligente e obediente, então não há garantia de que um dia esse cão, que gosta de correr atrás de pássaros, não pulará na estrada e cairá sob um carro. Além de carros, malfeitores, bandos de cães vadios, o veneno espalhado por caçadores de cães representa um perigo na rua. Todas essas são razões incondicionais para comprar uma coleira de cachorro.
Além disso, nem todos os transeuntes ficam felizes com um animal caminhando em liberdade. Alguém tem medo de cachorro, e alguém se irrita com os latidos incontroláveis do dono, então o dono do cachorro não deve pensar apenas em si mesmo, é importante pensar nos vizinhos.
Sem coleira, é impossível imaginar uma caminhada em família ou uma viagem à natureza. Mesmo que o cão seja obediente e corra sem problemas ao lado dos donos, onde está a garantia de que à noite não sairá à procura de aventura e não se perderá num novo local? Outro propósito da guia é o treinamento disciplinar. É impossível treinar, educar e treinar um animal sem usar este atributo, pois o dono que segura o animal pela guia pode controlar suas ações e mostrar que aqui é o responsável.
Mesmo se o cão for mantido em uma cabana de verão em uma barraca ou aviário, ou puder correr livremente em torno de uma área cercada, uma guia definitivamente será útil. Se seu animal de estimação ficar doente ou você precisar se mover de repente, de que outra forma você pode colocá-lo no carro, exceto com o uso de uma coleira? Assim, essa coisa tem uma variedade de significados, e todo dono de cachorro deve ter isso em seu arsenal.
Além disso, comprar uma trela não é uma compra tão cara.
Visualizações
Os mais comuns são as seguintes variedades.
Coleiras de roleta
Esta opção é adequada para passear pela cidade com o seu animal de estimação. Normalmente, o comprimento de tal objeto é de 3-10 metros. As roletas são apresentadas em diferentes variações dependendo do peso do animal. Eles também são fita e cabo. O modelo com cabo é um espécime mais econômico, mas destina-se apenas a cães pequenos, enquanto o modelo com fita, embora mais caro, é mais confiável.
As vantagens de uma fita métrica incluem a baixa probabilidade de a fita se enroscar nas pernas do cão, uma vez que a própria fita fixa o comprimento. Além disso, a fita não fica suja. Com essa coleira, o animal se sente mais livre e o dono não precisa cortar ou soltar a coleira constantemente. A facilidade de uso também é alcançada com um botão especial que bloqueia a fita. De acordo com avaliações de clientes, a fita métrica é confortável de segurar na palma da mão e ocupa pouco espaço.
Mas não sem desvantagens. Em primeiro lugar, as desvantagens incluem o preço alto. Além disso, esta variedade não é adequada para animais hiperativos. Esse tipo de cachorro disciplina pouco, ela se acostuma a puxar a coleira.
Com o uso regular, a fita fica entortada e, quando os resíduos entram na fita, ela começa a emperrar.
Trelas para caminhar e treinar
Eles são uma fita padrão com um mosquetão em uma extremidade e um laço na outra. Esta variedade tem de 2 a 5 metros de comprimento, embora espécimes de 15 metros também sejam encontrados. Estas coleiras clássicas distinguem-se pelo preço acessível, fiabilidade, durabilidade, são confortáveis de segurar na mão, são uma ajuda eficaz durante o treino com um cão. As lojas oferecem uma grande variedade de espessuras e materiais, entre os quais cada proprietário pode facilmente selecionar a opção que mais se adequa a um determinado cão.
Das deficiências, nota-se que é necessário alongar e encurtar manualmente a cada tempo a fita para que não fique suja.além disso, ao usar uma coleira longa, o animal pode ficar preso nela. No caso de passear com o cão de puxar, o dono sente desconforto na pele das palmas, podem formar-se calos neste local.
andador
Essa variedade oferece a capacidade de manter o cão por perto o tempo todo. É um laço com mosquetão. A opção permite conduzir o animal por locais movimentados e permite controlar sempre as ações do cão. É muito usado para treinamento, mas não é adequado para caminhadas e corridas diárias, pois limita muito as ações do animal.
É utilizado apenas para raças grandes, pois no caso de exploração com cão pequeno, o dono terá que se dobrar muito para baixo.
Cadeia
Não é a melhor opção tanto para o dono quanto para o cão, principalmente o de pêlo comprido. O fato é que os pelos podem ficar presos nos elos da corrente, o que causa desconforto ao animal. Para o dono, trata-se de um espécime bastante pesado, muito inconveniente de segurar na mão, e no inverno também é frio, o que também causa incômodo. Além disso, as lojas geralmente vendem redes abaixo do padrão. Dentre as vantagens, pode-se notar a aparência estética do produto de metal e sua confiabilidade: ao contrário das coleiras de pano, essa opção está além do poder dos dentes caninos.
Agrupar
Esta cópia tem vários mosquetões e se destina a levar vários cães para passear. Na maioria das vezes, é usado durante a exposição. O feixe permite caminhar vários indivíduos ao mesmo tempo e controlar suas ações, o que seria difícil se houvesse várias guias.
As desvantagens incluem a longa adaptação dos cães a esta opção. Durante as primeiras caminhadas, o animal pode reagir mal a um vizinho andando nas proximidades e provocar um comportamento agressivo. Portanto, o dono deve ter muito cuidado e observar a reação e habituação dos animais de estimação à nova coleira.
Outra desvantagem é o movimento limitado dos cães, de modo que é impossível andar de verdade com tal coleira, é melhor usá-la durante uma exposição ou outros eventos.
Restitching
Esta trela tem mosquetões em ambos os lados e 3-4 anéis estão localizados ao longo de todo o comprimento. Uma extremidade se agarra à gola e o segundo mosquetão ajusta o comprimento da guia. O pesponto pode ser usado para passear dois cães ou como uma trela dupla ao treinar com uma coleira de pinos. Dentre as deficiências, destaca-se a necessidade de enrolar a guia no braço, já que costumam ser espécimes bastante longos.
Materiais de manufatura
Na maioria das vezes, as correias padrão são feitas de couro, náilon ou lona. Destes, muitos proprietários preferem o couro devido ao aspecto estético deste material, mas na prática esta opção acaba por ser a mais inútil. O couro é uma matéria-prima muito pesada e, portanto, o produto dele é bastante volumoso e desconfortável. Além disso, essas correias deformam-se rapidamente, fendendo-se e outros danos se formam nelas.
Nesse sentido, o náilon é mais confortável, mas também não é muito estável. Uma coleira de náilon, mesmo emborrachada, pode ser usada para cães pequenos e cachorros, e versões de lona são recomendadas para raças maiores. A lona se caracteriza pela resistência, é difícil para um cão roê-la com os dentes, esse material não escorrega na mão e é facilmente apagado.
Como já foi mencionado, é melhor não comprar produtos de metal. Sim, esse espécime parece muito impressionante e se encaixará harmoniosamente na imagem de um cão grande e gracioso, mas é melhor usar a corrente apenas nos lugares onde a beleza é mais importante do que a conveniência, por exemplo, em uma exposição de cães.
Como escolher?
Antes de comprar uma coleira consulte as seguintes diretrizes.
- Considere o tamanho do animal. Quanto maior e mais poderoso o cão for, mais robusto será o produto adequado para ele.
- Antes de comprar, certifique-se de que o mosquetão e o parafuso são de resistência suficiente e de alta qualidade.
- Se a escolha recaiu sobre uma guia de couro, compre um produto assim, cujas bordas são processadas, caso contrário, o material se molhará rapidamente.
- Se uma guia for necessária para um representante de uma raça grande, então você deve escolher um anel soldado para o mosquetão, e o próprio trinco deve ser de formato cilíndrico para que o cão não o desabotoe.
- Para medidas educacionais curtas, uma trela de estrangulamento é adequada. Para cães pequenos, o laço pode ser construído independentemente de uma guia clássica com um laço em alguns segundos.
- Para segurar um cão de médio a grande porte, escolha uma guia com largura de 2 a 4 cm. Dê preferência aos produtos trançados ou planos, e os planos devem ter uma estrutura costurada em duas camadas. Para cães em miniatura, rendas ou anéis trançados finos e bonitos são adequados, enfatizando a elegância e sofisticação de representantes de raças de elite.
- Para uma caminhada diária, uma guia de 2 a 3 m de comprimento é adequada, opções mais longas são inconvenientes, pois o animal pode se enredar nelas. Se for necessário um acessório para treinar equipes, dê preferência a produtos que tenham pelo menos 6 a 8 m de comprimento.
Características preferidas para um cachorro
Das coleiras, o arreio é a opção ideal para um cachorro. Este espécime é adequado para indivíduos com idade entre 6-10 meses. O fato é que, nessa idade, os filhotes costumam sofrer lesões devido à atividade excessiva, e o arnês é um produto projetado para passear com cães feridos. Alivia o estresse nas patas traseiras e na coluna, evitando assim que o filhote sofra lesões, como cotovelos torcidos.
De acordo com a maioria dos usuários, a guia de roleta não funciona para um filhote. Normalmente, os cães pela primeira vez saem para a rua com 2 a 3 meses de idade. Este período é muito importante na vida de um filhote, e a partir dessa idade o animal precisa ser educado e ensinado as regras de caminhada. A roleta dá muita liberdade ao filhote e torna-se muito difícil controlar suas ações.
Sob tais condições, é problemático ensinar um filhote de cachorro a ter um comportamento correto durante uma caminhada. Portanto, dê preferência a trelas de lona normais.
Como colocar corretamente?
Às vezes, um filhote que primeiro colocou uma guia com uma coleira nem percebe as novidades, enquanto outro filhote pode ficar ansioso, assustado e tentar se livrar de algo desconhecido. Para não assustar o bebê, você deve apresentá-lo à guia com antecedência. Deixe seu animal cheirar, você pode colocá-lo ao lado de uma cama ou tigela pela primeira vez para que o filho do cão saiba que este item não é perigoso.
Quando a coleira for colocada pela primeira vez e o filhote estiver tentando tirá-la, não o ajude por pena., caso contrário o animal entenderá que nessa luta ele é o vencedor, e no dia seguinte a mesma continuará novamente. Deixe-o sozinho com uma coleira, ou melhor, distraia a atenção com jogos ou uma guloseima. Alguns adestradores de cães recomendam com antecedência acostumar o cão a inovações e periodicamente amarrar fitas leves em volta do pescoço, e só então mudar para uma coleira com guia.
Quando seu animal de estimação se acostumar com a novidade em seu pescoço, experimente dar uma volta pelo apartamento com ele. Não hesite em puxá-lo de volta em caso de desobediência, avise o bebê desde a infância que o dono pode controlar suas ações.
Todas essas orientações serão úteis quando o dono levar o filhote para fora com a guia pela primeira vez.
dicas e truques
Alguns adestradores de cães, para confiabilidade, aconselham você a fazer suas próprias coleiras. Para isso, passe a fita de algodão (3 cm) e a fita decorativa (1,5 cm), enrole a fita para prender o mosquetão da borda, costure a junta e do outro lado meça a distância desejada e prenda a ponta no forma de um laço para a mão.
Mais algumas dicas para ensinar seu cachorro a andar na coleira:
- ensine ao cão o comando "Perto" - esta posição deve ser à esquerda do dono;
- se o exercício for bem-sucedido, use uma guloseima e elogie;
- gradualmente desmame o filhote da guloseima para que ele desenvolva um reflexo e não resista ao controle com a guia.
Veja abaixo uma visão geral de todas as coleiras de cachorro.