Raças de cães japoneses
As raças de cães japoneses pertencem ao menor grupo. Esses animais de estimação são em sua maioria inteligentes, perspicazes e amigáveis. Todos os representantes das raças japonesas têm certas semelhanças e características comuns. Se você olhar para eles um pouco mais de perto, notará um grande número de diferenças. Isso se aplica não apenas à natureza dos animais, mas também às características de sua manutenção.
Características comuns
Todos os "japoneses" quadrúpedes têm muitas semelhanças que os unem. Vamos conhecer sua lista.
- A maioria das raças japonesas existentes têm orelhas triangulares e macias.
- Esses cães geralmente têm olhos inteligentes que estão próximos um do outro.
- Os "japoneses" de raça pura têm uma pelagem limpa e bonita.
- A maioria dos animais de estimação com pedigree tem um focinho encantador com uma estrutura em forma de cunha.
- As raças japonesas possuem caudas fofas envoltas em anéis (direcionadas para o dorso do animal).
- A maior parte dos "japoneses" de raça pura tem uma aparência muito bonita e atraente. Eles não parecem agressivos e perversos, o que atrai olhares entusiasmados de muitas pessoas.
- Todos os cães japoneses são caracterizados por uma incrível lealdade e lealdade aos seus donos. É por isso que os habitantes da Terra do Sol Nascente chamam seus favoritos de cães samurais.
Variedades
O número de cães de raças japonesas inclui animais de estimação que diferem em caráter, características externas e tamanho. A cor da pelagem de diferentes animais de estimação também pode variar. Vamos dar uma olhada em algumas das raças japonesas mais populares e conhecidas.
Grande
O cão japonês grande mais famoso é o belo Akita Inu. Esta raça foi desenvolvida há mais de 2.000 anos. Seus representantes em peso podem chegar a 45 kg, e altura na cernelha - 71 cm.Desde o início, Akita foi um ótimo guarda da família imperial e da nobreza japonesa em geral. Esses cães são incrivelmente devotados às suas famílias.
A aparência do Akita, como a maioria das outras raças japonesas, é peculiar. É caracterizada por uma cabeça grande, olhos triangulares (são muito pequenos). O corpo de um Akita de raça pura é sempre forte e denso. Esses animais se distinguem pela força e poder suficientes, o que acaba sendo o principal argumento em seus conflitos com outros animais.
Akita Inu é um maravilhoso amigo de quatro patas para os humanos. Ela será fiel ao seu mestre ao longo de sua vida.
Por muito tempo, o Akita Inu simplesmente não pode latir, mas é capaz de roncar ou grunhir incomuns. Às vezes, as pessoas parecem que os animais de estimação japoneses puro-sangue, nesses momentos, murmuram algo baixinho, como se estivessem falando consigo mesmos. Essa é uma das características interessantes desses animais.
Akita Inu adora lamber o próprio corpo. Neste negócio, cachorros muito parecido com representantes da família felina. Na caça, o Akita costuma agir como um tigre. Ela muito calmamente, sem sons desnecessários, como um gato, rastreia e persegue a vítima, e então no momento certo corre para ela.
Vamos dar uma olhada nas principais características desses adoráveis e leais animais.
- Akita Inu reage muito mal a uma atitude raivosa e agressiva em relação a si mesmo. É necessário criar esse animal de estimação com paciência e calma, sem recorrer a castigos físicos e gritos.
- O entendimento com o proprietário deve ser completo.
- Akita sempre defenderá seu amado mestre e membros de sua família. Este é um grande defensor no qual você pode confiar.
- Em geral, Akita Inu é despretensioso no cuidado. Você não precisa gastar grandes somas com isso.
- Como a maioria dos representantes de outras raças, este cão precisa ser socializado o mais cedo possível.
- Este animal de estimação requer uma alimentação excepcionalmente correta e balanceada.
- Akita Inu precisa de uma atividade física diária impressionante.
Esta raça precisa de muita atenção. Sem cuidados especiais, esse animal pode causar muitos problemas. Akita Inu deve viver sob o mesmo teto que o proprietário. Este cão costuma tratar outros animais com calma e de forma adequada.
Outra visão ampla - akita americana... Estes são animais de grande porte com um corpo forte e forte. Seu caráter é tão sério e forte. Eles são incrivelmente leais ao seu mestre. Para que esse cão trate uma pessoa com respeito, ele deve ser educado de forma adequada e oportuna. A própria pessoa também deve monitorar seu comportamento e tratar o animal de maneira adequada. O uso da força no treinamento e na educação é inaceitável aqui.
Animais de estimação desta raça deve ser educado e treinado desde cedo... Caso contrário, tal Akita crescerá incontrolável e completamente travesso e, afinal, ninguém quer lidar com um homem grande de 50 quilos descontrolado. É aconselhável descartar imediatamente os exercícios enfadonhos e monótonos. Freqüentemente, os donos desses animais procuram treinadores profissionais.
O americano Akita se dá bem com os membros mais jovens da família. É verdade que crianças muito barulhentas costumam ser mal interpretadas por esse tipo de cachorro. Em tal situação, o animal pode tentar colocar as coisas em ordem. Não é recomendado deixar Akita sozinho com as crianças - os pais devem sempre manter a situação sob controle.
O americano Akita tem um esqueleto muito pesado. Por esse motivo, não é recomendável expor os filhotes a muita atividade física. Antes de começar a trabalhar com o cão, é preciso esperar até que as articulações, ligamentos e músculos estejam fortes.
Vamos considerar as principais características dos representantes desta raça.
- Embora a pelagem desses cães seja sólida e espessa, eles não precisam de escovações frequentes.
- Durante os períodos de muda, você terá que recorrer a cuidados regulares.
- O Akita americano deve ser levado para caminhadas com mais frequência, porque dentro de quatro paredes será muito entediante e sombrio.
- Tal Akita raramente se dá bem com outros parentes. Se ela se encontrar na mesma companhia de outras pessoas como ela, se comportará como uma líder.
- Os representantes desta raça precisam de socialização competente desde a infância.
O Tosa Inu ou Mastim Japonês é outro grande cão japonês. Inicialmente, esta raça foi criada para participar de batalhas. Os mastins japoneses são excepcionalmente resistentes, fortes e podem correr para o ataque no momento certo. Esses cães são maravilhosos vigilantes. Os Tosa Inu são agressivos por natureza, por isso sua criação requer muita atenção.
Esta raça é pequena em número. Nem todos concordam em ter um mastim japonês, porque este não é um cão de bolso em mini formato. Um adulto pode pesar até 70 kg. Existem também animais maiores e poderosos que pesam 100 kg ou mais.
Tosa Inu pode demonstrar suas qualidades de luta contra estranhos. Para evitar tais consequências, o animal precisa ser devidamente educado e treinado em todos os comandos necessários. Se você fizer tudo corretamente, um filhote de cachorro puro-sangue será um companheiro maravilhoso e leal.
O Mastim Japonês não é a melhor opção para pessoas que nunca encontraram raças lutadoras. Esse animal de estimação não é adequado para famílias com crianças.
Considere as principais características desses animais:
- são caracterizados por uma cabeça grande, forte e maciça e o mesmo focinho;
- as orelhas dos cães são pendentes, grandes e caem sobre as maçãs do rosto;
- a aparência do mastim japonês é séria e muito inteligente;
- o físico é forte, poderoso, proporcional, os músculos são bem desenvolvidos e claramente visíveis;
- o esqueleto é forte e grande, caracterizado por lombo e tórax largos;
- as costas são retas e tensas;
- as pernas são retas;
- a pelagem é curta e densa.
Média
Na lista das raças de cães japoneses, não existem apenas indivíduos grandes e massivos, mas também indivíduos de médio porte. Muitos deles podem ser mantidos nas condições de um apartamento comum na cidade.
Então, a classe média inclui charme kai-ken. Os machos desta raça pesam até 21 kg e as fêmeas - até 18 kg. O crescimento do primeiro é de 46-59 cm, o segundo é de 46-55 cm.
Estes animais de estimação distinguem-se por um carácter muito equilibrado, calmo e amigável. Em média, os representantes desta raça japonesa vivem de 12 a 15 anos.
Kai são cães ativos e enérgicos. Eles não mostram agressão desnecessária, mas precisam da atenção de uma pessoa. Esses animais sofrem se não gastarem a energia acumulada. Como resultado, isso se traduz em mau comportamento dos animais de estimação.
A cor do kai-ken não é simplesmente amarelo ou vermelho. Os representantes desta raça possuem a pelagem malhada (tigre tricolor com listras vermelhas, marrons ou pretas).
As raízes dos Kai são a caça, mas nos representantes modernos da raça, mesmo uma ligeira agressão no comportamento não é detectada. Esses animais de estimação precisarão de cuidados mínimos, uma vez que têm uma pelagem grossa, mas muito curta. Por muito tempo, os kai não perdem seu apelo visual e ficam bonitos.
Os cães também são de tamanho médio. raças hokkaido. Inicialmente, eles foram retirados para a caça. O segundo nome dos animais de estimação é Ainu. Por muito tempo, esses cães foram criados para serem fortes, resistentes, corajosos, empáticos e ferozes. Para a família, o Ainu é um bom protetor e guarda-costas, carinhoso, brincalhão e extrovertido. Este cão trata os estranhos com grande atenção ou agressividade.
A aparência de Hokkaido é muito atraente e original. Eles se adaptam facilmente à vida, mesmo em áreas montanhosas.Foi nessas condições que se desenvolveram suas principais qualidades características.
Hokkaido é uma raça primitiva... Sua primitividade reside no fato de que a formação das espécies foi realizada nas condições da seleção natural. Considere as principais características dos representantes desta raça interessante:
- Os Hokkaido têm um crânio grande de grande largura, a testa é achatada;
- a estrutura do focinho é em forma de cunha;
- as mandíbulas são muito poderosas, a mordida é em tesoura;
- os olhos dos representantes desta raça são grandes, a tonalidade da íris costuma ser marrom escuro;
- o pescoço é forte, forte, com músculos bem desenvolvidos;
- a língua Ainu tem manchas características;
- a cernelha é pronunciada;
- a barriga é esgalgada, nunca pende;
- as costas são bem desenvolvidas, a postura é sempre correta;
- Os membros de Ainu são poderosos, especialmente os traseiros;
- as almofadas das patas e as unhas são pretas.
Ainu pode ser muito afetuoso e gentil, assim como feroz. Seu principal diferencial é a dedicação e a coragem. Eles podem navegar facilmente em qualquer condição. Ainu são animais autoconfiantes. Eles agem com decisão e coragem.
Este animal de estimação é recomendável começar apenas pessoas fortes, líderes de caráter. O temperamento de Hokkaido não é dos mais fáceis. Na maioria das vezes, esses animais de estimação são mantidos em uma gaiola ao ar livre. Se necessário, eles precisam ser penteados com uma escova especial. Longas caminhadas não podem ser negligenciadas.
Shikoku são representantes de uma das raças mais antigas do Japão. Sua terra natal é a ilha de Shikoku. Os cães adultos na cernelha podem atingir 52 cm.
A pelagem do shikoku é curta, com um subpêlo denso e sólido. Graças a esta característica, este cão não necessita de escovações frequentes e regulares. O cuidado do cabelo é simples e barato. Esses animais de estimação possuem cauda em forma de foice, além de corpo forte e músculos bem desenvolvidos.
Shikoku tem um temperamento ativo. São de tamanho médio, pelo que podem viver em condições de apartamento, mas terão de proporcionar actividade física constante. Mesmo que esse animal acabe em um ambiente fechado, ele precisa prestar muita atenção.
Todos os dias com um cachorro assim é necessário andar muito. Desde o nascimento, os representantes desta raça japonesa têm um instinto de caçador bem desenvolvido. O dono deve abordar a criação e o treinamento de tal cão com muita atenção e leve cautela.
O melhor lugar para viver para um shikoku enérgico de raça pura seria uma casa aconchegante e espaçosa fora da cidade. Aqui o cachorro vai poder brincar bastante, atropelar. Shikoku são independentes por natureza. Se esses animais forem criados de acordo com todas as regras, eles podem conviver facilmente no mesmo território com seus parentes e outros animais.
Os cães da raça japonesa são classificados como cães de serviço. sanshu. Eles também são excelentes companheiros e até mesmo guardas. A cor de sua pelagem pode ser branco puro, fulvo, vermelho, cinza ou malhado. O crescimento dos machos na cernelha atinge apenas 46 cm, e das fêmeas - 40 cm. A expectativa de vida média desses animais é de 15 a 17 anos.
Sanshu é muito forte e resistente. Eles se distinguem por sua bela aparência e disposição amável. Esses animais de estimação podem viver sem problemas em um apartamento na cidade. Eles são relativamente fáceis de treinar e aprender, mas é importante manter o tato e ser paciente. O processo de aprendizagem deve ser consistente e suave.
A lã de Sanshu é grossa, por isso é permitido manter esses cães não só no apartamento, mas também na casa de campo. É necessário pentear este animal semanalmente. Este procedimento é especialmente importante durante a muda.
Pequena
Os representantes de pequenas raças de cães japoneses são muito populares hoje em dia. Esses animais se distinguem por sua aparência atraente e tamanho compacto, por isso são frequentemente trazidos por pessoas cujas condições de vida não permitem manter animais de estimação maiores ou médios.
As belezas de quatro patas têm um charme especial raça hin... O seu peso raramente ultrapassa 3,5 kg e a sua altura é de 26 cm. Estes animais de estimação são reconhecidos como os melhores companheiros para os humanos. Eles diferem por terem um grande número de hábitos inerentes aos gatos.
Hin pode viver perfeitamente em quase qualquer cômodo. Pode até ser um pequeno armário. Na rua, representantes desta raça japonesa não conseguirão sobreviver, portanto, não devem ser equipados recintos para eles.
Os bonitos chinas têm orelhas pequenas, uma bela cauda fofa e uma pelagem espessa. Para muitas pessoas, parece que esse cão de cabeça desgrenhada derrama muito, mas, na verdade, se você pentear regularmente o queixo, não haverá problemas com a queda.
Treinar esses cachorrinhos é fácil e simples. Eles cumprem os comandos dos anfitriões com grande prazer. Se o treinamento for muito enfadonho e monótono, o animal pode se recusar a completar as tarefas. Devemos estar preparados para o fato de que ele precisa de muita atenção de seus proprietários.
Muito popular hoje fofo Spitz japonês. Eles são reconhecidos como excelentes companheiros para os humanos. Às vezes, esses cães podem ser encontrados em arenas de circo. Eles têm um focinho pontudo característico, como uma pequena raposa. A testa é arredondada e as orelhas são eretas, de formato triangular. Esses animais diferem em uma cauda com uma pubescência linda. Ele está deitado de costas. De acordo com a norma, apenas um casaco branco como a neve é permitido.
O caráter desses cães é muito alegre e animado. Eles se unem fortemente a seus mestres e demonstram devoção por toda a vida. O puro-sangue Spitz japonês trata as outras pessoas com desconfiança e cautela, muitas vezes latindo. Por esta razão tais animais de estimação podem ser mantidos como vigias.
O Spitz japonês deve ser criado com persistência. Observe que a covardia é considerada uma falha grave. Esses animais de estimação são imediatamente excluídos da reprodução posterior.
Os representantes da raça também diferem em tamanhos em miniatura. Shiba Inu (Shiba Inu). Inicialmente, esta raça foi criada para a caça de pequenos jogos florestais. Na cernelha, sua altura atinge apenas 35-43 cm, se for macho, as cadelas são ainda menores - 33-41 cm.
Os focinhos desses bichinhos de pelúcia são muito fofos. De lado parece que se trata de um cachorro sorridente. Na verdade, o Shiba Inu tem um caráter lutador. Eles são animais independentes e fortes que precisam de educação e treinamento competentes. Um animal de estimação bem criado e socializado será infinitamente leal ao seu dono. A marca registrada desses cães anões é a limpeza felina.
Reconhecido como excelente caçador terrier japonês de raça pura. Este animal pode caçar não apenas em terra, mas também na água. Hoje em dia, a maioria das pessoas mantém esses animais de estimação exclusivamente como caçadores pequenos e produtivos. Esta raça é rara porque a população é muito baixa. A criação de terriers japoneses começou na década de 20 do século passado. Indivíduos de raça pura ostentam um olfato e audição aguçados incomparáveis.
O físico desses cães é proporcional e gracioso. Eles têm:
- crânio achatado e focinho estreito;
- olhos de tamanho médio com íris escura;
- direto de volta;
- cor de revestimento diferente.
O Terrier Japonês está longe de ser o cão mais fofo. A própria estrutura de seu casaco é tal que ela simplesmente não será capaz de permanecer muito tempo em baixas temperaturas. Embora não seja um cão careca, o terrier compacto é adequado exclusivamente para ficar em um apartamento aquecido na cidade. Nessas condições, representantes desta raça japonesa serão excelentes companheiros.
Os especialistas aconselham caminhar com esses animais de estimação. em zonas separadas do parque florestal. Se você saiu para passear com um terrier japonês no inverno, então é aconselhável “vesti-lo” com um macacão confortável, no qual não fará frio.
Tente proteger esse cão da influência negativa das correntes de ar.Caso contrário, o terrier corre o risco de adoecer gravemente.
Os terriers japoneses são incrivelmente apegados a "sua pessoa". Eles são capazes de detectar rapidamente qualquer mudança no humor do proprietário. Esses bichinhos adoram quando todos ao seu redor estão felizes. Os terriers sempre querem ser o centro das atenções em casa. Se não forem brincados e deixados sozinhos em casa por longos períodos de tempo, esses cães podem criar uma confusão séria. Tente dar muita atenção a esses cães. Não os faça ansiar por você.
Os especialistas dizem que os terriers japoneses de raça pura em nenhum caso você deve se acostumar com a comida que uma pessoa costuma comer. Isso é especialmente verdadeiro para alimentos doces em qualquer forma. Os "japoneses" estão desenvolvendo diabetes rapidamente - não devemos nos esquecer disso.
Como escolher?
A escolha de um filhote de cachorro da raça Japonesa deve ser feita com toda a responsabilidade. Decida com antecedência o que exatamente você quer ter um cachorro e em que condições pode mantê-lo. Se você não planeja equipar uma casa para um animal de estimação em um apartamento, uma raça com cabelo curto ou subpêlo fraco não deve ser escolhida. Cães anões em miniatura também são extremamente raros para serem mantidos ao ar livre.
Filhotes de puro-sangue puro-sangue são melhor adquiridos em viveiros especiais com boa reputação. Isso se deve ao fato de que a maioria das raças japonesas em nosso país são mal distribuídas. Criadores inescrupulosos podem sugerir a você um mestiço ou apenas um animal de estimação impuro.
Antes de comprar, você deve dar uma olhada mais de perto no filhote. Ele deve ser ativo e saudável. Movimentos lentos, aparência dolorosa devem afastar-se da compra. Observe mais de perto os olhos e as orelhas do animal. Devem estar absolutamente limpos, sem supuração e outras secreções. Deve estar sob a cauda também.
O cachorro deve ter todos os documentos necessários. Ao comprar um animal de estimação puro-sangue para o berçário, faça imediatamente todas as suas perguntas aos especialistas. Pergunte como alimentar o cachorro, como cuidar dele adequadamente, se você ainda não sabe disso.
Dicas e sugestões úteis
Os representantes de quatro patas das raças japonesas são incrivelmente populares em nosso tempo. Eles são ativados como caçadores maravilhosos, vigilantes e companheiros bem-humorados. Tendo um amigo tão leal e inteligente, vale a pena considerar uma série de dicas e truques de especialistas.
- Se você mantiver um queixo pequeno, certifique-se de que, em dias quentes e ensolarados, ele não superaqueça e não fique do lado de fora por muito tempo sob o sol escaldante. Nessas condições, o animal pode começar a sufocar.
- Você não pode deixar representantes de raças japonesas sem movimento. Esses animais de estimação não são preguiçosos e gostam de ficar dentro de quatro paredes o dia todo. Certifique-se de fornecer aos "japoneses" atividades físicas sérias, caminhar e brincar com eles.
- Kai são caçadores muito bons, mas não espere um comportamento agressivo deles. Esses animais dificilmente são adequados para o papel de vigias.
- Na criação e treinamento de cães de qualquer raça japonesa, o castigo físico ou gritos não devem ser usados. É preciso educar os "japoneses" com cuidado, com respeito. Você precisa ser paciente. Se você negligenciar esta recomendação, o animal não o verá como seu melhor amigo, e deve haver um entendimento mútuo entre uma pessoa e um cão.
- Você deve ter um cuidado especial ao comprar um Terrier Japonês de raça pura. Os cães desta raça não são comuns até mesmo em sua terra natal e é ainda mais difícil encontrá-los no território da Rússia. Entre em contato apenas com creches.
- Se você decidir adquirir um Akita Inu, deve estar preparado para o fato de que este animal não é treinado tão facilmente. Você terá que lidar com seu temperamento e caráter. Os especialistas aconselham a compra de cachorros desta raça apenas para pessoas muito pacientes e personalidades fortes.
- Nunca alimente comida de cachorro japonês da mesa.Animais de raça pura só podem comer alimentos balanceados, sem especiarias, temperos. Carnes defumadas, doces, frituras e assados são proibidos. Você pode fornecer o feed pronto "japonês", mas apenas premium ou super-premium. Eles são caros, mas não prejudicam a saúde do seu animal de estimação.
- Se com a educação de um "japonês" puro-sangue você não consegue tudo, ou tem medo de fazer tudo sozinho, então é melhor confiar nos especialistas.
Muitas pessoas confiam na educação e no treinamento de seus animais de estimação a profissionais, a fim de evitar erros graves que podem gerar grandes problemas no futuro.
Para uma visão geral das raças de cães japoneses, veja o vídeo abaixo.