Orquídeas de São Petersburgo: características da raça, temperamento e cuidado dos cães
Petersburg Orchid não é uma flor, mas o nome original de uma pequena raça de cachorro. Uma companhia tão graciosa pode ser facilmente mantida no apartamento ou carregada com você para um passeio. Não é fácil comprar um animal assim, o que desperta ainda mais o interesse dos criadores.
Característica
Existem raças que o homem conhece há muito tempo e outras que surgiram recentemente. A orquídea de Petersburgo pertence ao segundo tipo, pois só foi reconhecida a partir de 1997.
A criação deste mini-cão foi iniciada em São Petersburgo, daí o nome. Para obter um cão com uma conformação excepcional, a criadora Nina Nasibova teve que usar várias raças de cães para o cruzamento:
- chihuahua;
- poodle toy;
- Yorkshire Terrier;
- cachorrinho
A mulher não alcançou imediatamente o resultado desejado, ela teve que gastar muito tempo no trabalho. Apenas três anos após o cruzamento, nasceram animais que se distinguem por sua aparência brilhante e excelente caráter. O surgimento de uma nova raça foi programado para coincidir com o 300º aniversário de São Petersburgo.
A dica no nome de uma flor exótica visa enfatizar o quão frágil e delicado o animal é.
Hoje existe uma descrição detalhada desta raça Neva, que pode ser usada para determinar se o filhote atende aos requisitos de seleção ou se tem um casamento. De um modo geral, os cães pequenos possuem o corpo alongado, pouca massa muscular e ossatura mediana.
Olhando mais de perto, é difícil não notar um dimorfismo sexual pronunciado, que se manifesta tanto na aparência do animal quanto em seu comportamento. Entre os méritos, os criadores destacaram especialmente a aparência do cão.O casaco cai em ondas da espinha. À frente do focinho surge uma pancada, que é idealmente complementada por orelhas compridas.
Visto de fora parece que o animal tem um tipo de penteado único.
Os indivíduos da raça descrita não crescem mais do que 300 mm na cernelha. O peso pode variar de 2,5 a 4 quilos. É perigoso quando a fêmea da orquídea de São Petersburgo pesa menos de 1,5 kg. A falta de massa faz com que ela não consiga dar à luz sozinha.
Dentro do padrão acabado, os cachorros são descritos com mais detalhes. A cabeça é pequena, caracterizada por linhas retangulares. O focinho é mais curto que a cabeça - em média um terço das suas dimensões, na ponta fica um pouco mais aguçado.
A transição da testa é claramente visível, mas não nítida. O nariz é preto ou colorido em um tom diferente para combinar com a cor da pelagem do cão. O lóbulo é pequeno.
A raça tem olhos pequenos e ovais que estão bem separados. Um olhar significativo. A raça não tem olhos arregalados.
As orelhas são altas, caídas, mas pequenas. Vá bem com tamanhos de cabeça.
Ao examinar os dentes, a mordida deve ser correta, em forma de tesoura. A mandíbula é formada por dentes pequenos, mas bastante afiados.
O pescoço é seco, ligeiramente alongado, caracterizado por uma ligeira curvatura. Uma linha reta é visível nas costas. Ela é bastante larga e musculosa. Você pode ver facilmente a cernelha, que flui suavemente para a parte inferior das costas. O peito é profundo, o abdômen é contraído.
Os pés são finos, posicionados exatamente, absolutamente paralelos entre si. A cauda está localizada abaixo do dorso, podendo ser cortada de acordo com a raça até a maturação do animal. Com o alívio adequado, restam 2-3 vértebras. Se for deixado longo, ele pode ficar reto ou pode se enrolar.
É dada atenção especial à descrição da raça de lã. Não é apenas longo, mas também espesso, às vezes caindo ligeiramente em ondas. Há uma subespécie separada - de pêlo curto. Esta é a orquídea Neva.
Quanto às cores, não existe uma definição clara. Qualquer cor é permitida, apenas o branco está ausente de acordo com a descrição. Existem indivíduos com uma cor monocromática e outros multicoloridos.
Considera-se que a opção mais interessante é aquela em que existe uma máscara no focinho.
Destaque-se na multidão de cachorros e nas seguintes cores:
- tigrado;
- muruga;
- Preto e bronzeado.
As marcas de bronzeado também podem ser de cores diferentes. Na maioria das vezes, há vermelho, conhaque, esfumaçado, cinza e amarelo.
O tom geral da pelagem pode ser muito variado. Se se tratam de cães da cor vermelha, então nem sempre é o mesmo, varia do trigo claro ao escuro, o mais próximo possível do conhaque.
Existe um casaco vermelho. A paleta é bastante ampla. Você pode ver um representante da raça com um tom de rosa creme ou vinho escuro com um pouco de preto.
A cor chocolate é popular. Pode ser não apenas um tom claro de cacau, mas também escuro, saturado, como uma barra de chocolate amargo.
Você pode encontrar representantes da raça, prata ou até mesmo azul. Eles parecem muito interessantes e incomuns.
O criador da raça continua trabalhando na criação de cães com pelagem de diferentes cores. Existem planos para obter representantes brilhantes da orquídea de São Petersburgo com uma cor manchada, branco com vermelho ou mesmo preto e branco.
Se você cuida e nutre adequadamente o cão, ele vive na casa dos donos por cerca de 14 anos, o que é um período bastante longo. É importante garantir que o cão não salte de grandes alturas, visto que o esqueleto de um animal é muito frágil, tal queda pode causar luxação ou fratura, e hematomas de órgãos internos são frequentemente observados. Como resultado, a vida útil do animal é reduzida.
Vantagens e desvantagens
Os criadores da raça decorativa descrita podem falar muito sobre as vantagens dos cães pequenos. Eles têm uma disposição lúdica, dócil, benevolente.É aconselhável ter esses animais de estimação nas famílias onde não há emoções positivas suficientes, uma vez que a orquídea de São Petersburgo pode garanti-los. A comunicação com o animal permite que você se livre do estresse, socialize a criança.
Das vantagens da raça, vale destacar:
- aparência atraente;
- despretensão;
- tamanho pequeno;
- caráter bem-humorado.
Se você deseja se dedicar a exposições, esta raça é a mais adequada. Os cães distinguem-se por um exterior especial, idealmente adequado para o papel de campeões.
Com tudo isso, eles são despretensiosos na alimentação, embora seja necessário monitorar a dieta alimentar, já que o estado da lã e dos dentes depende da qualidade da alimentação.
O tamanho reduzido permite manter um animal de estimação mesmo em um apartamento pequeno, onde não vai atrapalhar. Estes cães relacionam-se normalmente com a ausência do dono, não se brincam de desobediente e respeitosamente aguardam a sua chegada em casa. Os criadores apreciam a orquídea de São Petersburgo por sua docilidade e bom cultivo. É difícil resistir ao encanto da raça.
O animal se dá bem com as crianças, adora jogos ativos, mas deve ser manuseado com muito cuidado. Qualquer movimento errado pode prejudicar seu animal de estimação. Das qualidades negativas:
- não é um segurança;
- pode ficar doente com frequência.
Esse cão não é capaz de proteger o dono, mas de acordo com a raça isso não é exigido dele. A orquídea de Petersburgo é um animal decorativo que requer cuidado e amor. É imperativo fazer vacinações oportunas.
Sempre que o cão estiver por perto, tome cuidado para não esmagá-lo acidentalmente. O mesmo vale para brincar com crianças. É melhor permitir que a criança chegue ao animal em idade consciente, caso contrário, pode causar ferimentos.
Traços de caráter
Não pense que raças de cães decorativos são estúpidas - esta afirmação está incorreta. A orquídea de Petersburgo se distingue por sua inteligência, engenhosidade, razão pela qual tem uma aparência tão significativa. Esses cães amam seu dono, reagem agudamente ao seu humor e não são intrusivos.
A raça é perfeita para quem quer ver um animal de estimação carinhoso e gentil. A simpatia pelos animais não se mantém, eles não mostram agressividade nem mesmo para com os estranhos, não são ciumentos. O cão cumprimenta com grande alegria todos os hóspedes que estão à sua porta.
Um cão pode fazer amizade com qualquer outro animal de estimação, seja um gato ou um papagaio. Ela não pegará a palmeira e aceitará humildemente o lugar que lhe foi concedido. A raça é boa porque naturalmente tem um desejo desenvolvido por novos conhecidos.
Num passeio por uma orquídea de Petersburgo, não é preciso corar, o animal é curioso, mas moderado nos impulsos.
Se surgir a oportunidade, o cão ficará perto do dono 24 horas por dia, embora nem sempre seja possível vê-lo, uma vez que não atrapalha o seu caminho. Ela sabe como sentir o clima e manter distância. O animal tem um caráter aristocrático, por isso não se preocupa em vão.
O animal ficará infinitamente feliz se todos ao seu redor prestarem atenção nele. Sentindo amor, ele responderá da mesma maneira, apenas três vezes. Esses animais têm um coração amoroso, então pessoas com o mesmo caráter são aconselhadas a iniciá-los.
Se o cão não for amado na casa onde mora, então, muito provavelmente, o animal ficará deprimido e começará a ficar doente. O dono deve ter sempre tempo para acariciar o cão, para brincar com ele. Esses bichinhos não conseguem conviver com o sentimento de abandono, solidão. Mas às vezes eles também gostam de ficar sozinhos, então eles vão para um canto sossegado. Nessas horas, você precisa permitir que o cão descanse.
O que alimentar?
Uma dieta balanceada afeta não apenas a aparência do cão, mas também o comportamento. Se houver minerais, vitaminas e nutrientes suficientes no corpo, o animal será ativo, alegre e brincalhão.
Você mesmo pode preparar uma dieta balanceada completa ou comprar comida de cachorro pronta para raças pequenas. No primeiro caso, o proprietário regula de forma independente o consumo de determinados produtos, elabora um cardápio, levando em consideração as características individuais do animal. Isso é especialmente importante se o animal tiver anormalidades de saúde, por exemplo, diabetes mellitus.
Os feeds comerciais são fáceis de usar e acessíveis. Alimentos de qualidade fornecem ao seu cão a quantidade necessária de minerais, vitaminas, proteínas e carboidratos que são necessários por dia, com base na atividade e idade do animal.
Se falarmos especificamente sobre a orquídea de São Petersburgo, então os criadores inicialmente estabeleceram na raça o uso de ração comercial para criar filhotes no futuro. Presumiu-se que isso simplificaria muito o processo de cuidar do animal.
A dosagem do alimento é calculada pelo fabricante da ração, o proprietário deve apenas cumprir os requisitos indicados na embalagem.
Os pellets são muito melhores do que os alimentos enlatados. É mais equilibrado e nutritivo. É suficiente dar uma porção de manhã e à noite, mas é imprescindível fornecer água potável 24 horas por dia. É melhor estabelecer um cronograma claro de alimentação em horários fixos.
Acontece que mesmo quando se alimenta com produtos naturais, o animal de estimação precisa receber suplementos vitamínicos adicionais. O uso de ração comercial elimina custos desnecessários. A inclusão adicional de vitaminas na dieta pode levar ao aparecimento de hipervitaminose.
Como qualquer outro cachorro, a orquídea de São Petersburgo adora se deliciar com comidas deliciosas, mas não muito saudáveis, da mesa. O dono precisa ter muito cuidado, alguns tipos de alimentos, familiares aos humanos, só prejudicam o animal. Veja o chocolate como exemplo.
O uso de salsichas doces e assadas leva à perturbação do sistema digestivo. Mas vegetais e frutas são permitidos, esta raça os ama muito, exceto alho e cebola. A fibra total não deve ser superior a 15% da dieta diária do cão.
Quanto à quantidade de alimento, a porção deve ser tal que não fique nada na tigela. Você não pode fornecer a seu animal de estimação acesso 24 horas por dia e sem controle à comida. Isso ameaça a obesidade, embora esta raça não seja predisposta a isso.
Se quiser recompensar o seu cão, é melhor usar um pedaço de queijo ou coração de vaca cozido.
É útil dar ao animal azeite de oliva e óleo de peixe, que costumam ser adicionados à alimentação natural. Graças a estes produtos e aos oligoelementos que contêm, o estado da pelagem do animal melhora.
Você pode até dar azeite de oliva de uma colher, algumas gotas por dia.
Regras de manutenção e cuidados
Filhotes e cães adultos precisam de cuidados, só assim o animal ficará lindo. A orquídea de Petersburgo pertence a espécies decorativas, portanto os procedimentos de higiene usuais não são suficientes. A higiene é parte integrante da manutenção do cão.
Em um mês, a lã da orquídea de São Petersburgo cresce 1 centímetro. Depois de um mês, não é tão perceptível, mas depois de dois ou mesmo três, fica claro que é hora de remover o comprimento. Não toque na franja, bigode e barba. As orelhas também não devem ser aparadas, uma vez que o pêlo cresce nelas por igual e se ajusta bem.
Já a cauda é totalmente cortada. É necessário aparar o cabelo nos membros. Limpa entre dedos e pés.
Uma vez por semana, o dono deve inspecionar as orelhas do animal. A sujeira emergente é removida com uma solução veterinária especial, que é aplicada em um algodão comum. Se aparecerem sinais de um problema mais sério, procure a ajuda de um especialista.
Os olhos tendem a vazar. Para o enxágue, utilizam-se meios especiais ou simples água fervida.
A cavidade oral também requer atenção especial. Embora um animal não precise escovar os dentes com tanta frequência quanto uma pessoa, ele precisa ser sonado a cada cinco dias.De vez em quando, você deverá visitar um veterinário que saiba como remover o tártaro de maneira adequada. Às vezes é muito difícil fazer isso em casa.
Acima de tudo, é preciso cuidar da lã, pois na orquídea de São Petersburgo ela é longa e grossa. Dentre as vantagens da raça em questão, pode-se destacar a ausência de período de muda, portanto, o aviário permanece limpo. No entanto, isso também tem suas desvantagens, uma vez que os emaranhados são formados pelo fato de a lã não cair de vez em quando. Isso acontece quando o proprietário não tem tempo para usar o pente regularmente.
A raça precisa de penteados frequentes, caso contrário, sujeira e bactérias acumulam-se sob as esteiras e se acumulam perto da pele. Freqüentemente ocorrem úlceras de pressão, pois causam infecção no animal.
Para pentear a lã, existem muitas opções diferentes de impermeabilizantes, pentes e escovas especiais no mercado.
O cão é aparado a cada poucos meses. Alguns criadores preferem ir a salões especializados, enquanto outros retiram os próprios pelos de acordo com o esquema. Comprar equipamentos especiais para aparar também não é problema hoje, está disponível em pet shops e na internet. Máquinas são usadas para remover lã do pescoço e outras áreas.
A área mais vulnerável em um cão são as glândulas anais. Eles também precisam de processamento regular. Se o dono começar a escovar o cão, ocorrerá inflamação. Como medida preventiva, recomenda-se monitorar rigorosamente a alimentação do cão e realizar tratamentos especiais a cada poucos meses. Para isso, pressione as glândulas e limpe-as com um cotonete, que é umedecido com solução de manganês. Não precisa fazer concentrado, basta adicionar o pó na ponta da faca.
É muito fácil saber mais sobre a qualidade dos cuidados com os animais de estimação. Se um animal exala um cheiro de "cachorro", isso significa que raramente é banhado, os dentes não são escovados. A orquídea de São Petersburgo, que é amada e observada, nunca cheirará como um cachorro.
Esta é uma das poucas raças que podem ser treinadas em casa. Isso é muito importante para os criadores que precisam passar a maior parte do dia longe de casa. O animal deve ter uma opção em que possa se aliviar e ao mesmo tempo não estragar o tapete para o dono.
Não apenas as bandejas de plástico são populares, mas também os guardanapos descartáveis especiais. Eles absorvem perfeitamente a umidade e não retêm odores. Se possível, é melhor dar ao cão caminhadas regulares ao ar livre. Esta é uma oportunidade não só de estar com o animal, mas também de fazer novos amigos.
Manter uma aparência atraente do cão é exigido não apenas por uma escovação regular, mas também por procedimentos com água. Mesmo os amantes de cães inexperientes sabem que é impossível usar o shampoo comum com que estamos acostumados a lavar o cabelo.
Existem cosméticos especiais para cães, contém outros componentes.
O animal deve estar acostumado ao procedimento desde muito jovem, então o cão deixará de ter medo, não escapará e até gostará. Após os procedimentos, certifique-se de limpar o animal com uma toalha. A hipotermia não deve ser permitida, a lã é seca com secador de cabelo.
Os procedimentos de abastecimento de água devem ser realizados no máximo uma vez por década. Ao colocar o tapete de borracha no fundo da banheira, seu cão não vai arranhar ou deslizar sobre o esmalte.
Os bálsamos ajudam a tornar a pelagem macia e brilhante. A maioria dos fabricantes os fornece em um kit de xampu. Lã suja não é penteada, no entanto, bem como molhada. Isso leva ao aparecimento de pontas duplas, o brilho desaparece, o exterior exterior torna-se desbotado, sem expressão.
Se o animal não quiser se acostumar com procedimentos de rega, há outra saída para essa situação - xampus secos na forma de sprays. São fáceis de aplicar e não requerem enxágue. O efeito não é pior do que se o cão fosse banhado em uma bacia de espuma.
Cuidar de um animal de estimação não é apenas cuidado externo, mas também da saúde do cão. Cada raça tem uma doença que é chamada de raça. No mono-berçário, onde a orquídea de São Petersburgo é cultivada hoje, indivíduos com anomalias genéticas são rejeitados. Não geram descendência no futuro, graças ao que nos últimos anos tem sido possível alcançar excelente saúde nos representantes da raça descrita. Dos problemas mais comuns que os criadores enfrentam, podemos destacar:
- tártaro e outras doenças dentárias;
- fraturas, entorses, luxações, especialmente em cachorros, cujo esqueleto é mal formado e ainda não suficientemente forte;
- resfriados.
A orquídea de São Petersburgo é muito suscetível a mudanças de temperatura. No inverno, esses cães são propensos a hipotermia e resfriados.
Mesmo o tempo ventoso é perigoso para eles, por isso é aconselhável usar roupas adicionais durante as caminhadas.
Às vezes, os representantes da raça são sensíveis a certos alimentos. Podem ocorrer problemas intestinais, por isso é muito importante monitorar sua dieta.
O animal de estimação precisa estar em caminhadas. Se o proprietário o priva desse prazer, então piora suas condições de detenção. Os cães são ativos e sociáveis, eles precisam ser socializados. Para andar ao ar livre, basta uma coleira e uma fita métrica.
É muito importante escolher o tamanho correto do colar, ainda deve haver um espaço livre de dois dedos entre ele e o pescoço.
Educação e treinamento
As raças ornamentais não são dadas para treinamento simplesmente porque não há necessidade disso. Mas às vezes é melhor ajustar alguns dos instintos de que o cão é naturalmente dotado para melhorar o ambiente de permanência do animal em casa.
A educação permite que você explique ao cão onde estão os limites do que é permitido. Se a orquídea de Petersburgo ficar muito estragada, a paciência do proprietário começará a ser testada.
O animal deve entender claramente por si mesmo qual é a hierarquia na casa, quem está no comando e por que a criança não deve ser mordida. O cão é indicado em seu lugar, mas é preciso entender que este animal em miniatura também tem seu próprio senso de orgulho e dignidade.
Esses cães são muito mais inteligentes do que se poderia imaginar. Eles não precisam explicar por muito tempo o que é exigido deles. O mais importante é se acostumar ao banheiro e vale a pena começar desde a infância.
Isso é muito fácil de fazer com um pouco de tempo e paciência. Quando um filhote aparece no apartamento, seus movimentos devem ser limitados a um pequeno espaço. Um quarto é o suficiente. Não deve haver carpete no chão, mas você precisa colocar um sofá, tigelas de comida e água e colocar um guardanapo. Se o cão for tirado do criador, é melhor tirar o guardanapo dele, pois tem um cheiro familiar ao animal.
Quando um animal de estimação desce sobre ela, ele com certeza será encorajado por isso. Você pode dar um pequeno agrado. Acontece também que na primeira vez o cachorro foi ao banheiro no lugar errado. Não é hora de repreendê-la por isso, basta colocar um guardanapo ali.
Quando o dono percebe que o cachorro cagou de novo em lugar não revelado, é hora de puni-lo, mas não bater nele. É o bastante pegá-lo pela cernelha e enfiar seu nariz em uma poça, mas você não pode colocá-lo em um guardanapo.
Se você fizer o oposto, o animal perceberá o banheiro como um item proibido.
Aos poucos, quando o cão aprende a andar em um local estritamente definido, a bandeja pode ser movida para o local onde foi planejada para mantê-la, ou seja, fora da sala.
Veja abaixo para mais detalhes.