Como transportar cães no trem?
Um animal de estimação de forma alguma deve ser um obstáculo para a viagem, porque tanto o dono quanto o próprio cão gostariam de passear em um lugar diferente. Nem todo mundo tem um carro particular e algumas distâncias podem ser problemáticas.
Felizmente, você pode levar seu animal de estimação no trem, mas nem tudo é tão simples aqui - existem regras especiais para o transporte de tetrápodes em carros de passageiros.
Regras básicas de transporte
De acordo com as regras da Russian Railways, os cães também podem ser transportados na Rússia em trens, mas há um documento especial com condições claramente definidas que devem ser observadas durante o transporte. Aqui estão seus pontos principais em poucas palavras:
- cães pequenos de raças decorativas, em geral, não precisam de passagem, a menos que se trate de um percurso de longa distância, mas os cães grandes precisam de passagem;
- para determinar se seu cão é pequeno ou grande, você pode usar o método de medição da transportadora em que ele é colocado - se três dimensões juntas não ultrapassarem 180 cm, então o cão é pequeno;
- em trens de longa distância, a Russian Railways tem o direito de exigir uma tarifa de quatro patas, mesmo de tamanho modesto;
- o dono do animal é responsável pelo cumprimento das normas sanitárias durante o transporte;
- há carruagens especiais que são projetadas para viajar com animais - compre as passagens ali, caso contrário o condutor tem o direito de recusar a viagem;
- um cão grande só pode ser transportado se todos os assentos do compartimento forem totalmente resgatados, simplesmente não será permitido o transporte de assento reservado com ele, o próprio animal deve ter focinho e guia;
- um cachorro grande, para o qual é comprada uma passagem, ocupa um lugar "humano", o que significa que cinco de nós não cabem em um compartimento, não importa a proporção de pessoas e cães;
- o cão-guia viaja gratuitamente em carruagem de qualquer tipo, tem direito e deve estar sempre aos pés do dono, mas com guia e focinho;
- o transporte de viajantes de quatro patas não é possível em nenhum tipo de vagão e, em trens de alta velocidade, geralmente são alocados assentos especiais para eles, os quais você terá de pagar;
- a ferrovia, ao contrário das companhias aéreas, não exige que o criador de cães demonstre um passaporte veterinário.
Cachorros pequenos
Como determinar se um animal pertence a pequenos já foi dito acima. Neste caso, a raça não importa - se você estiver carregando um filhote de Labrador, e ele se encaixar nas dimensões descritas do transportador, então tudo acontece da mesma forma que no transporte de seus parentes de raças pequenas. Isso é feito corretamente da seguinte maneira:
- carregar é necessário - é o lugar permanente da besta enquanto você está no caminho, e você não pode liberá-la de lá;
- o contêiner com o animal é armazenado no bagageiro de mão;
- pense em como o animal de estimação irá ao banheiro - é improvável que os vizinhos gostem que o vendedor ambulante do carrinho normalmente ande bem sob ele, portanto, esteja preparado para passear com o de quatro patas em todas as paradas importantes;
- independente do tamanho dos cães e porte, não é permitida a presença simultânea de mais de dois indivíduos na box;
- todas as responsabilidades de cuidar do animal durante a viagem recaem diretamente sobre o dono, incluindo a limpeza, caso o cão tenha causado um "acidente" sanitário;
- o pagamento do transporte de animal de pequeno porte é feito na estação no dia da partida.
O custo de transporte de um cão em um trem depende do tipo de transporte:
- a classe 1 da maioria das cartas, exceto U e E, não implica em nenhum pagamento adicional pela viagem do bebê;
- 3G e 2B exigem pagamento adicional, mas isso não é o resgate de uma vaga separada;
- 2U, 2K e 2L permitem não resgatar todos os compartimentos, assim como 3U, 3D e 3O, porém, ainda é necessário pagar pelo animal;
- Quanto às carruagens do tipo 2B, 2E, 1U e 1E, o cão pode ser transportado nelas sem pagar, mas apenas com a condição de o dono ter desembolsado a compra de todo o compartimento.
Cães grandes
Representantes de raças grandes andam de trem com menos frequência, mas essa tarefa parece mais difícil de todos os lados. A presença de colarinho e focinho, que não podem ser retirados durante toda a viagem, é imprescindível. Na maioria dos carros, exceto 1B, é necessário o pagamento adicional para tal viagem, enquanto o próprio 1B permite um passeio gratuito para um cão, desde que o dono tenha apenas um cão.
Nas carruagens 2B e 2E, por causa de um único cão terá que resgatar um compartimento inteiro, o mesmo vale para 1L, 1U e 1B - porém, nos últimos três casos, não haverá custos adicionais.
Somente em vagões do tipo 2U, 2K e 2L a administração da ferrovia permite que vários carros grandes de quatro pernas viajem em um compartimento, mas estritamente na condição de que ele tenha sido comprado em sua totalidade.
Documentos exigidos
O fato de um animal de estimação não necessitar de passaporte veterinário para uma viagem de trem relaxa bastante parte dos acompanhantes, o que não é inteiramente verdade. Na verdade, é obrigatório um atestado veterinário atestando que está tudo bem com o cão e que ele não está contagioso - sem ele, o condutor tem o direito de não deixar o quadrúpede entrar na carruagem.
Ao mesmo tempo, os especialistas aconselham pouco antes da viagem, mais uma vez esclareça as regras para o transporte de cães em trens de determinada direção, já que a Russian Railways muda periodicamente as regras e você dificilmente precisa de uma surpresa desagradável na forma de uma recusa imprevista de viajar.
Se você decidiu que o animal também precisará de uma passagem para viajar, então este é outro documento obrigatório que deveria ser.Não é possível dar uma resposta inteligível à questão de quanto pode custar, uma vez que tudo depende do tipo de transporte, das dimensões do animal-viajante e da duração da viagem.
Note-se que mesmo para um cão pequeno, com o qual eles exigiram uma tarifa, a quantia começará a partir de cerca de 200 rublos, e para cães grandes e para longas distâncias pode aumentar muitas vezes.
Requisitos de transporte
Não há requisitos fundamentais para o transporte, exceto que não há sentido no boxe, cujas três dimensões ultrapassam 180 centímetros, caso contrário você terá que resgatar todo o compartimento. E você também deve prestar atenção ao fato de que você não pode transportar mais de dois indivíduos em uma caixa, e se de repente surgirem mais cachorros, você terá que comprar cestos.
Neste caso, a célula deve atender a certos critérios lógicos... Por exemplo, durante uma viagem curta, ainda é permitido não alimentar o cão na estrada, entretanto, qualquer dono de cão irá confirmar que o animal deve ter acesso constante e livre à água potável, pois deve haver um bebedouro dentro.
Um animal de estimação disciplinado e resistente, talvez, aguente, mas é melhor não arriscar a saúde do animal mais uma vez.
Carregar deve ser elementarmente conveniente, porque você terá que carregá-lo em suas mãos em alguma parte do caminho. Está incluído na lista de requisitos obrigatórios para proteger os passageiros que o rodeiam de possíveis agressões do cão, por isso deve ter a certeza de que nem com os dentes nem com a pata, um amigo de homem pode mostrar hostilidade a qualquer um dos vizinhos. Ao mesmo tempo, o vaso não pode ser hermético - você precisa se certificar de que a ventilação interna esteja normal e o animal não sofrerá sufocamento.
O momento mais difícil está relacionado com o banheiro. Como você está viajando de transporte público, o fundo do transportador definitivamente não deve ser permeável - se o cão considerou possível passar por baixo dele, deixe o negativo para aqueles ao seu redor ser limitado apenas pelo cheiro, mas não pelo escândalo e a visão de como você limpa. É desejável que a caixa tenha um lado impenetrável bastante alto, que proteja o interior do carro dos dejetos do cão.
Ao mesmo tempo, para absorção, você pode colocar algum tipo de pano macio no fundo, se tiver certeza de que a ida do cachorro ao banheiro é inevitável. Combinado com sacos de higiene descartáveis, semelhantes aos usados pelos pais de bebês em viagens, esta pode ser a única solução para a higiene de longa distância.
Como preparar um animal para o transporte?
Não pense que todos esses preparativos para a viagem e a viagem em si são uma dificuldade apenas para você - o cão também ficará nervoso em um ambiente desconhecido. Isso tudo não é muito bom, pois a partir disso ele pode ficar mais barulhento e caprichoso, ir ao banheiro com mais frequência e só ficar triste - qualquer um desses fenômenos pode complicar ainda mais a tarefa de entregar o animal do ponto A ao ponto B.
Para minimizar o número de possíveis problemas, Antes de partir, dê ao seu animal algum tipo de sedativo especial que o ajudará a acalmar e a adaptar-se mais facilmente às novas condições de estadia.
Os amantes de cães experientes argumentam que, em média, a situação é mais fácil de controlar de manhã e à tarde, portanto, se a estrada não for muito longa e houver opção de comboios, dê preferência aos percursos que circulam durante o dia.
Em uma viagem longa, a maneira mais fácil é alimentar o cachorro com ração seca. - é o mais conveniente e higiênico para as condições de campo. Ao mesmo tempo, alguns cães, que se alimentam com ração natural em casa, necessitam de certo período de preparo para passar para a ração seca, portanto, deve-se se preparar com antecedência para a viagem, acostumando o quadrúpede aos novos cardápio.Nem pense em alimentar seu animal de estimação com algo incomum antes de sair - problemas digestivos ao longo do caminho podem ser a pior coisa que você pode imaginar.
Independentemente da hora que você costuma passear com o animal, certifique-se de andar com ele imediatamente antes de enviá-lo - se um cão inteligente entender tudo corretamente, ele tentará fazer todos os seus negócios enquanto houver essa oportunidade. Não conte com seu amigo para durar para sempre. - a cada parada longa, não tenha preguiça de sair para passear com o cachorro. Para o resto, use tapetes absorventes especiais e sacos de higiene.
Características distintivas de transporte
Já falamos sobre como os cães são transportados em trens de passageiros de longa distância, incluindo trens de alta velocidade como o Sapsan, mas o transporte ferroviário não termina aí.
Por exemplo, existem regras especiais para trens elétricos - aqui você pode ter que pagar até mesmo por um cachorro pequeno e, embora uma coleira e focinho sejam vitais durante o transporte, não há exigência obrigatória para carregá-lo. Com um cão grande, teoricamente não se pode sentar directamente na carruagem, mas o condutor é obrigado a deixá-lo entrar no vestíbulo, onde deve estar sempre ao lado do animal transportado. Ao mesmo tempo, o vestíbulo tem certas dimensões, porque mais de dois cães não podem estar nele ao mesmo tempo.
Muitos criadores de cães estão interessados em como transportar cães no metrô, mas deve-se notar que o metrô é uma organização que não tem absolutamente nada a ver com a Russian Railways. Além disso, o metrô de cada cidade tem sua própria organização de gestão, portanto, de metrópole para metrópole, as regras para viajar no metrô e transportar vários tipos de bagagem, inclusive as vivas, podem diferir significativamente.
Por esse motivo, a pergunta pertinente deve ser feita ao serviço de informações do metrô de uma determinada cidade em que você está localizado, especialmente porque as regras lá também mudam com bastante frequência.
dicas e truques
Se a situação com as regras para transporte de cães por ferrovia dentro da Rússia for ainda mais ou menos clara, a dificuldade particular será viajar com o animal para o exterior. Simplesmente não funcionará enviar um animal desacompanhado - essa regra também se aplica em nosso país, e um organismo vivo simplesmente não pode cruzar a fronteira sem o consentimento de uma pessoa.
Ao viajar com seu animal de estimação para o exterior de trem, você deve levar em consideração muitas nuances. Portanto, as regras de transporte acima se aplicam apenas à Rússia, e em outros países, mesmo aqueles que são muito próximos em termos legais, os princípios podem acabar sendo diferentes. Por exemplo, na vizinha Bielo-Rússia, um cão é considerado pequeno se caber em uma transportadora com dimensões não 180, mas 200 cm. não é permitido transportar o animal em qualquer transporte que não seja o compartimento. Guias ucranianos exigirão mais insistentemente documentação veterináriado que o russo, e têm o direito de fazê-lo de acordo com as leis de seu estado.
Um ponto ainda mais importante é cruzar corretamente a fronteira com o animal.
Aqui, os países da parte noroeste da Europa são especialmente rígidos - por exemplo, a Grã-Bretanha e a Noruega não permitem de forma alguma a importação de animais de estimação para o país em caráter privado.
Para as regras de transporte de animais no trem, veja o vídeo a seguir.