Cães de pastoreio: origem, descrição e dicas para a escolha
Por milênios, os cães ajudaram as pessoas a conduzir gado, pastorear rebanhos e proteger animais domésticos. Eles podem ser excelentes vigilantes, capazes de mover cargas pesadas e resgatar uma pessoa em apuros. Obviamente, os cães pastores são muito importantes, hoje em dia muitas vezes desempenham as funções de guarda e acompanhante que servem fielmente ao dono.
Peculiaridades
Os cães pastores são animais ativos que requerem atividade física diária. Os representantes dessas raças são caracterizados pela força, responsabilidade, simpatia e capacidade de tomar decisões rápidas e independentes sem a participação humana. Esses cães têm um caráter sociável e, além disso, são muito resistentes e bem desenvolvidos fisicamente.
Os historiadores acreditam que os primeiros representantes dos cães pastores apareceram entre as tribos nômades da Ásia há vários milênios.
Naquela época, eles eram muito mais fortes e maiores e podiam facilmente afastar os rebanhos dos lobos e até dos ursos selvagens.
Com o tempo, esses cães se espalharam pelo mundo, como resultado, acabaram na Europa, onde os criadores começaram a aprimorá-los ainda mais. Foi aí que se decidiu fazer este cão não só forte e robusto, mas também bonito - para que o animal se destacasse nitidamente contra o fundo do gado.
Os antigos romanos deram uma contribuição especial para a formação de cães de guarda - eles treinaram os animais não apenas para proteger, mas também para travar batalha com predadores selvagens, e para tornar a raça mais forte, os asiáticos foram cruzados com os maiores cães europeus. No século XX, a criação de cães continuou, assim foram criados os pastores alemães, e já na União Soviética surgiram os pastores do Leste Europeu adaptados ao clima frio.
Esses animais podem realizar uma ampla variedade de trabalhos, quase nunca se cansam, portanto, precisam de maior estresse e atividade física.
Vantagens e desvantagens
As principais vantagens dos cães pastores incluem:
- um torso de tamanho médio combinado com um físico proporcional e bonito;
- músculos desenvolvidos, graças aos quais os cães podem suportar até as cargas mais elevadas e um longo período de atividade;
- pelagem espessa e brilhante com subpêlo, que aquece o animal nas regiões setentrionais e altas;
- instintos de caça subdesenvolvidos - esse recurso permite que os cães executem suas tarefas com mais eficiência;
- ausência completa de qualquer confiança em estranhos, a capacidade de perseguir um estranho por um longo tempo;
- sociabilidade;
- lealdade ao seu dono.
Os cães pastores têm um conjunto excepcional de características positivas, mas também apresentam desvantagens. Em particular, eles exigem condições especiais de detenção - o espaço e a possibilidade de caminhadas constantes são importantes para os cães. Nos apartamentos da cidade, eles ficam apertados e, por falta de atividade, os animais começam a doer e murchar.
Considerando que estes são animais bastante grandes, eles não devem ser deixados sozinhos com crianças pequenas - eles não mostram agressividade consciente para com os bebês, mas, brincando demais, podem acidentalmente causar danos.
Variedades e suas características
Detenhamo-nos mais detalhadamente na descrição das raças mais populares de cães pastores.
Collie
Este cão é mais conhecido como Cão Pastor Escocês, tem uma pelagem espessa muito bonita e verdadeiramente luxuosa e ao mesmo tempo distingue-se por uma inteligência bastante elevada. Inicialmente, o collie foi criado para pastorear rebanhos de ovelhas e proteger os filhos do proprietário, mas com o tempo, sua beleza atraiu a atenção da realeza, após o que ela deixou de ser um cão trabalhador e se tornou um animal de estimação de luxo. Hoje em dia, um animal desta raça desempenha facilmente qualquer uma dessas funções e, além disso, muitas vezes está a serviço da polícia.
O verdadeiro pico de popularidade de cães desta raça começou depois do lançamento do filme "Lassie". Hoje em nosso país existem cerca de 10 canis oficiais Scottish Collie. O custo de um cachorro varia de 20 a 50 mil rublos.
Border Collie
Esta pastora é considerada uma das melhores do mundo inteiro. Podemos dizer com segurança que a pensionista é o sonho de todo criador de cães, já que ela pode literalmente memorizar até 25-30 comandos em tempo real. É pastor há muito tempo e pode fazer sozinho todo o trabalho necessário, sem a participação humana.
Exteriormente, as fronteiras não são particularmente bonitas, elas lembram mais os vira-latas pretos e brancos comuns que correm em bandos em cada aldeia, no entanto, são cães caros, cujo custo nos canis é de 20 a 50 mil rublos.
Heeler
Este pastor de quatro patas é mais conhecido como Cão Pastor Australiano. A raça foi desenvolvida após extensos cruzamentos entre cães de várias raças, incluindo o dingo selvagem. Como resultado, nasceu um cão bastante inteligente, mas ao mesmo tempo teimoso, que lida sem problemas mesmo com as tarefas mais difíceis. Em situações críticas, este animal pode levar Em decisões rápidas e independentes, no entanto, o instinto de rebanho não é muito pronunciado no cão.
Heeler se distingue por uma constituição forte e baixa estatura; uma cor pontilhada é considerada uma característica distintiva. O custo de um cachorro em creches é estimado em 45-60 mil rublos.
Alabai
O Cão Pastor da Ásia Central, que é um animal forte, poderoso e muito grande. São cães muito sérios, com temperamento resistente e inquieto.Por muitos séculos, eles pastorearam rebanhos de ovelhas nas montanhas e protegeram as casas dos residentes locais de visitantes indesejados e animais selvagens. Alabai frequentemente se tornava participante de lutas de cães, portanto, qualidades militares e o desejo de vencer estão no sangue desses animais. Hoje em dia, os alabai são mais frequentemente adquiridos para a proteção de casas de campo e vilas.
Na Rússia e no exterior, não existem mais de 200 viveiros, em nosso país o custo de um animal de estimação começa em 30 mil rublos. No entanto, se você comprar um cachorro apenas como amigo e companheiro, poderá encontrar um filhote de cachorro por 10-15 mil.
Cachorro de montanha bernese
Esta raça também é chamada de "Cão Pastor Bryansk". O animal vem da Suíça, distingue-se pelo seu aspecto invulgar - não é por acaso que esta raça canina recebeu o título de das mais belas do mundo.
Os fazendeiros criaram ativamente a raça para a proteção de ungulados e pastoreio. Os berneses se distinguem pela força física, resistência e excelente obediência. Os cachorros da classe de exibição em nosso país podem ser comprados por 50-70 mil rublos.
Welsh Corgi
Pela aparência deste cão, pode-se supor que se trata de um animal de estimação de companhia, e de forma alguma um pastor sério. O cão tem uma aparência lúdica muito fofa e os tamanhos são os mais pequenos nesta categoria de cães. Ao mesmo tempo, os animais de estimação são silenciosos, inteligentes, resistentes e extremamente eficientes. Devido à sua pequena estatura, eles facilmente passam por baixo das ovelhas, mordendo-as nos membros, fazendo-as formar um círculo.
Para as pessoas, esses animais tornam-se bons amigos - eles são ativos nos jogos, têm um temperamento alegre e um caráter amigável. Esses animais em viveiros oficiais custam de 25 a 55 mil rublos.
Balas
Cão de ascendência húngara, que pode ser reconhecido pelo seu incrível "penteado". O fato é que esse animal tem um pêlo muito comprido e espesso, que, à medida que cresce, se torce em densos feixes. Os cães são até mesmo chamados de "esfregões" por sua aparência engraçada e desgrenhada.
Esses cães fazem um excelente trabalho nas tarefas de pastor, além de poderem vigiar casas e até brincar com bebês. A pastora húngara é muito esperta, mas ao mesmo tempo muito teimosa, tem uma visão aguçada quase perfeita, embora os próprios olhos não sejam visíveis por causa da franja.
Na Rússia, existem poucos viveiros que dominam a criação de projéteis. O preço de cada cão é de 40-50 mil rublos.
Pastor sul russo
Este é um verdadeiro gigante entre os cães com um caráter bem-humorado. Os cães brancos tornaram-se pastores ideais, guardas sábios e decididos e, além disso, podem cumprir o dever de guarda. Visto de fora pode parecer que se trata de um verdadeiro caroço peludo, mas na verdade o animal é muito ágil, inteligente e afetuoso. Devido à cor e ao aspecto da pelagem durante o pastoreio, o cão funde-se com o rebanho de ovelhas, pelo que é bastante difícil distingui-los. O custo de um cachorro desta raça varia de 15 a 30 mil rublos.
Cão Pastor Caucasiano
Os cães pastores caucasianos são descendentes de lobos selvagens, estes animais fazem um excelente trabalho de pastor. Hoje em dia, os cães pastores são amplamente utilizados para a proteção de instalações departamentais, bem como na alfândega. Estes animais estão frequentemente na polícia, são inteligentes, decididos e extremamente resistentes.
Em anos anteriores, os cães pastores caucasianos frequentemente participavam de lutas de cães, por isso muitos consideram esses cães perigosos e agressivos, no entanto, com educação adequada e bom treinamento, eles se tornarão animais de estimação bastante amigáveis e obedientes que defenderão fielmente sua casa e donos.
Lembre-se de que esses animais podem deixar um estranho entrar em seu território, mas sem uma ordem do dono, eles nunca o deixarão voltar, então você não deve procurar contato com eles e confiar em uma hospitalidade enganosa.
Bobtail
O Inglês Bobtail é um lindo cão peludo que é um verdadeiro amigo para as ovelhas e uma verdadeira tempestade para os lobos, e esses animais muitas vezes saem vitoriosos das lutas com predadores.Os animais não são agressivos, adoram crianças e estão prontos para agir como babás o dia todo.
Hoje em dia, o serviço pastoral a esses animais há muito tempo é coisa do passado, mas os instintos dos cães permanecem inalterados, então o animal cuidará de seus donos e de seus familiares dia e noite.
Bobtail é uma raça muito rara. O preço desse cachorro chega a 30 mil dólares.
Na verdade, existem muitos mais cães pastores no mundo. Eles são encontrados em quase todos os cantos do mundo onde há necessidade de pastar o gado. Cada país tem a sua raça: são conhecidos cães turcos, açorianos, escoceses, suíços, franceses, ingleses, italianos, tchecos, alemães, irlandeses, bem como cães mongóis, alpinos, alemães antigos, Languedoc, portugueses e suecos.
Só na Austrália e na Escócia, mais de 5 espécies desses animais foram criadas. Eles podem ter uma aparência muito diferente, mas cada raça tem uma qualidade em comum - eles são totalmente dedicados aos seus donos.
Como escolher?
Antes de escolher a melhor raça de cão pastor, em primeiro lugar, algumas nuances devem ser levadas em consideração.
- O objetivo da instituição. Se você só precisa de um cão para proteger o rebanho, então é perfeitamente possível sobreviver com animais de estimação. Mas se você pretende participar de exposições e competições com seu animal de estimação, a preferência deve ser dada aos animais da categoria exposição.
- Espaço livre... A atividade física e a atividade constante são extremamente importantes para um cão pastor. O ideal é que ela fique em uma casa grande com um quintal espaçoso, onde o animal possa correr livremente o dia todo. Em um apartamento na cidade, o animal terá cãibras, em condições de falta de atividade física, os músculos perderão o tônus, o que levará ao enfraquecimento do corpo.
- Tempo livre... Se você é um viciado em televisão ou um workaholic que passa o dia todo no trabalho, desista de comprar um cão de pastoreio. Se você mora em um apartamento na cidade, terá que passear com o cachorro pelo menos 2 vezes por dia e pelo menos 2 horas. O ideal é que a caminhada seja realizada em um cinturão de floresta ou no parquinho de um cachorro para que o animal possa se aquecer.
Se você não pode fornecer ao animal tais condições, então esteja mentalmente preparado para surpresas desagradáveis na forma de sapatos roídos, móveis rasgados e papel de parede arranhado.
Antes de prosseguir com a seleção de tais pastores, certifique-se de responder à pergunta para si mesmo se estiver pronto para mudar sua rotina diária, dedicar muito tempo ao seu cão, levantar-se cedo e abandonar suas atividades habituais à noite. Nem todo criador pode fazer isso.
Os especialistas recomendam aderir às seguintes regras.
- Ao escolher filhotes de pastor, a preferência deve ser dada a canis confiáveis com um histórico comprovado. Informe-se sobre o vendedor com antecedência e, se possível, converse pessoalmente com compradores de ninhadas anteriores.
- Certifique-se de que o animal oferecido a você possui passaporte veterinário comprovando sua saúde e ausência de doenças hereditárias.
- Faça um pequeno teste à saúde mental do seu cachorro. Para fazer isso, você precisa ir até o animal e dar um tapa em sua cabeça ou jogar algum objeto barulhento próximo a ele. Se o animal não demonstrou interesse, mas também não latiu, fugiu e assumiu posturas de submissão, então muito provavelmente você está diante de um cão com uma psique forte.
Regras de conteúdo
Alguns anos atrás, em Moscou, houve um caso assim: um residente da capital comprou um alabay para guardar sua dacha no verão. Todos os meses quentes o cachorrinho corria pelo local e se sentia muito bem. Porém, com o início do frio, o dono mudou o cachorro para um apartamento na cidade, mas logo percebeu que não era possível manter um animal tão grande ali. Então ele construiu um pequeno aviário perto das garagens e colocou seu cachorro lá.Nessa prisão, o animal existiu por vários meses, até que representantes de organizações de proteção animal chamaram a atenção - pegaram o cachorro e obrigaram o criador a vendê-lo para pessoas mais responsáveis.
Os cães pastores precisam de espaço e deve haver um chamado posto de observação na casa. É extremamente importante para este animal manter tudo o que acontece sob controle, ele consegue se esconder e apenas observar por várias horas. É por essa habilidade que os animais são freqüentemente chamados de fleumáticos. No entanto, em caso de perigo, os cães pastores podem mostrar milagres de reação, engenhosidade e destreza.
Até os 3-4 anos, esses cães costumam se comportar de forma atípica, pois os animais apresentam um período de crescimento retardado. Portanto, se o seu animal de estimação rosna no corredor para os convidados, certifique-se de que na sua frente está apenas um animal jovem, inseguro em si mesmo e em suas habilidades de cão de guarda, mas com o tempo, essas reações irão embora.
Como dissemos, os cães pastores precisam andar com frequência, mas a memória genética torna os animais especialmente vigilantes no escuro. Portanto, se você estiver caminhando à noite ou houver forte smog ou nevoeiro na cidade, leve uma coleira com você - em tais condições, o animal pode reagir a qualquer situação que lhe pareça potencialmente perigosa, mesmo que realmente seja não. Em outras ocasiões, os pastores caminham com calma, sem focinheiras e coleiras.
É muito importante acariciar o seu animal de estimação, será útil levá-lo a locais movimentados e encorajar o bom comportamento com uma guloseima. - assim você criará nele um companheiro fiel e confiável. Por favor, note que ele não vai parar de latir de qualquer maneira - as peculiaridades dos cães pastores são tais que, por natureza, se pretende que avisem o distrito de que existe um guarda perto do rebanho, sendo extremamente indesejável a sua aproximação.
Esses latidos altos e altos tornam a manutenção de animais em um prédio de apartamentos bastante problemática e serve como mais uma evidência de que esses cães precisam ser mantidos em casas particulares. Chamamos a atenção para o fato de que fica nas casas, e não nos recintos construídos no canto do quintal - qualquer exclusão do círculo familiar será um grande estresse para esse cão. A propósito, uma medida educacional como ignorar também não é bem-vinda com esses cães.
Cães dessas raças precisa de uma dieta completa e balanceada, enriquecida com vitaminas, microelementos, aminoácidos e probióticos.
Alimentos secos premium e super-premium são os mais adequados às necessidades do corpo do animal, usando apenas produtos da mais alta qualidade.
Se você é um defensor de alimentos naturais, lembre-se de que a carne e as vísceras devem representar pelo menos 70% da dieta do animal. Os 30% restantes são cereais, vegetais, produtos de ácido lático e verduras picadas. Além disso, a dieta deve incluir suplementos de vitaminas e minerais.
Esses cães não requerem cuidados especiais, no entanto, eles precisam ser escovados periodicamente e, se necessário, banhados com xampus especiais. Uma vez por semana, você deve tratar as aurículas com um algodão embebido em ácido bórico e limpar os olhos do animal com infusão de camomila.
É aconselhável habituar o animal à escovagem diária dos dentes, sendo também necessário incluir na dieta de vez em quando cartilagens e pintas, que ajudam a fortalecer a musculatura da mandíbula e a eliminar o tártaro.
Veja abaixo os detalhes sobre como cuidar de cães pastores.