Como impedir um cachorro de mastigar tudo?
Um cão em uma casa é um amigo, fiel e sincero, apegado a uma pessoa e pronto a servi-la. É uma alegria por muitos anos e tarefas agradáveis. É verdade que esses problemas nem sempre são inofensivos. Se o cachorro mastiga tudo, os donos agarram a cabeça, repreendem o cachorro, mas raramente percebem quem é o culpado por tal travessura. E a culpa é do próprio dono.
Por que os cachorros mastigam tudo?
São vários os motivos que levam ao facto de, na ausência do dono (e por vezes com ele), o cão roer o que lhe passa debaixo dos dentes.
A primeira possível razão para tal hooliganismo é que o cão não está acostumado com o lugar.
Ela deveria ter sua própria cama, seu próprio tapete ou manta, onde ele deveria estar enquanto os donos não estivessem em casa. Desde o início vale a pena explicar ao cão que na ausência dos donos ele deve estar no seu lugar: você pode ir até a tigela de comida, mas ele não pode vagar pela casa procurando algo para desfiar.
Alguém pode pensar que tal restrição é selvagem: o cão está literalmente amarrado ao sofá, um passo para a direita e um passo para a esquerda já está punido. Mas isso não é selvageria nem crueldade, mas sim treinar o cão nas regras que regulam as suas relações com os donos e que organizam a sua própria segurança. E se o cachorro vai ao banho, tira o sabão em pó e dá tapinhas - o envenenamento está garantido.
Mas para que o cachorro não fique entediado em seu lugar, ele precisa ser levado. Brinquedos regulares para cães.
E isso também é omissão do dono, se os brinquedos não forem deixados para o cachorro.
Ele tem tendência a roer, isso é normal, mas também é normal um cachorro saber o que mastigar e o que não. Existem brinquedos para isso, para que o cão possa aprimorar as brigas.
Adequado como brinquedos:
- bolinhas, sempre de borracha dura;
- brinquedos em couro, cascos, tendões;
- ossos de jogo especiais.
Se você pensava que velhos peluches, jornais e roupas desnecessárias passariam por brinquedos de estimação, você está errado. Em primeiro lugar, o cão vai lidar com eles muito rapidamente, mas vai querer mastigar e roer de novo, por isso irá em busca de uma “nova vítima”. Em segundo lugar, brinquedos macios rasgados e jornais ainda são um espetáculo para ser visto, a limpeza será séria.
Então, um cachorro precisa de brinquedos resistentes sem enchimento. Eles não devem sucumbir aos dentes do cão: você pode roê-los, deformá-los levemente, mas o cão não será capaz de despedaçá-los em pedacinhos. O cachorro faz carne recheada com brinquedos de pelúcia, e o mais importante, ela pode engolir o enchimento, e isso já é muito perigoso.
O que mais o dono pode ser culpado é que, após a ação, o cão não foi punido. E este é um movimento educacional obrigatório. Coçar coisas para um cachorro pode se tornar uma forma de relaxamento, rapidamente se transforma em um hábito do qual é difícil desmamar um animal. Se o dono ofereceu um brinquedo, e mais de uma vez, e o cão pega o antigo novamente, você terá que repreendê-lo e também dar-lhe um tapa de leve com um jornal em um lugar macio. Não se trata de machucar o cachorro, mas de fazê-lo entender que o dono está zangado e por que o está fazendo.
Finalmente, às vezes as coisas roídas por um cachorro são uma reprovação para um dono não muito organizado. Se estiverem espalhados, vale a pena dar uma olhada mais de perto na ordem da casa. Mais de uma vez, foram descritos casos em que uma mulher saiu de casa por um tempo, um homem não aguentou uma limpeza completa e um cachorro, acostumado a mandar, assim (brigando de coisas) protestou.
Métodos para corrigir o comportamento
Vale a pena zangar-se com um cachorro jovem, que tem tanta energia e força, se por tédio ela não encontrou outra ocupação para si a não ser cortar as coisas do dono.
Lembre-se: não dê alternativa ao seu cachorro, ele não para de mastigar tudo.
Para impedir que seu cão mastigue coisas, estragando móveis e papel de parede, existem métodos comprovados que devem ser seguidos.
- Vá até o pet shop mais próximo, compre alguns brinquedos para o cachorro e ensine-o a brincar só com eles. Elogie o cachorro por brincar com as coisas destinadas a isso, repreenda por desvios para o lado.
- Use sprays especiais. Teoricamente, você pode usar o poder do cheiro: sprays especiais são vendidos nas farmácias de zoológicos, cuja composição tem um efeito tão negativo no cão que não cabe no canto onde o cheiro do spray é perceptível. É melhor verificar com seu veterinário qual produto específico comprar.
- Aplique óleo essencial de cítricos. Se você comprar óleo essencial de laranja e toranja e aplicá-lo nos cantos dos móveis, nas paredes ou em qualquer lugar da casa que o cão não economize, ele começará a evitá-lo. Para as pessoas, esses cheiros são agradáveis (porque você mesmo não vai sofrer), mas os animais não toleram o cheiro de frutas cítricas, para eles é desagradável.
- Estabeleça treinamento para as equipes. Finalmente, use técnicas de desmame inteligentes. O cão deve distinguir claramente entre comandos proibitivos - "fu" e "não". Essas palavras-limite são pronunciadas com uma voz severa e uma expressão facial apropriada. Elas precisam ser ditas toda vez que o cão decidir franzir os chinelos do dono ou mandar que os sapatos de rua sejam testados com seus dentes. O processo de criação requer rigor: nenhuma forma lúdica e entonações significativas - o cão vai perceber isso claramente e não se recusará a brincar com você. O dono de um cachorro travesso aperta a cernelha e diz "não" ou "fu" em uma voz estritamente de comando. Não é mais possível para um cão adulto apertar a cernelha - isso o humilha.
- Passear muito com o cachorro. Às vezes é só isso. Acontece que um animal de estimação mastiga os sapatos de uma pessoa ou começa a arrastar seus sapatos, demonstrando que anseia por passear. Isso pode ser feito por filhotes que, devido à idade, ainda são inconsistentes e rebeldes. Claro, é impossível elogiar o cão por uma desenvoltura tão peculiar, mas você precisa ouvir esses "pedidos".Se o cão já brincou bastante na rua, se está farto de se comunicar com o dono, não terá forças para atividades destrutivas domésticas.
- Dê a ele ossos moles. Assim, o animal será capaz de satisfazer seu próprio instinto do caçador, e suas coisas permanecerão intactas.
- Certifique-se de resistir com sucesso a vermifugação do seu cão. Há uma opinião de que são os vermes que preocupam o animal, e isso se expressa em brigas excessivas. Comprimidos para helmintos devem ser administrados ao animal de acordo com o cronograma recebido pelo veterinário (geralmente uma vez a cada 3 meses).
- Treine seu cão para não ter medo de ficar sozinho em casa. Este é um importante momento psicológico baseado na construção de um esquema de confiança "cão-mestre". Muitos cães estão simplesmente entediados, eles têm medo da solidão forçada, então eles começam a quebrar com brigas. Quanto mais você se comunica com o animal, quanto mais mostra sua alegria ao voltar para casa, mais rápido ele percebe que é normal ficar sozinho às vezes. Saindo para o trabalho, converse com o cachorrinho, e explique: "Volto logo, comporte-se, aqui estão seus brinquedos." E quando você voltar para casa, elogie sua limpeza e obediência.
- Ande com o cachorro de acordo com o regime. Se o cão souber que logo é hora de passear, ficará calmo e não mastigará tudo.
Finalmente, assuma a responsabilidade por todas as atividades educacionais você mesmo. Não faça indulgências, seja estrito em seus requisitos. Nesse ínterim, o cachorrinho está crescendo e pode cometer pegadinhas, não deixe objetos de valor em sua zona de acesso. A provocação não é um método de educação.
Que métodos não funcionam?
O primeiro método errado é a punição retardada. Se você decidir repreender o cachorro algumas horas depois de encontrar os sapatos rasgados, suas palestras não terão sentido. O animal simplesmente não entenderá por que a punição por uma violação óbvia veio tão tarde e não será capaz de percebê-la adequadamente.
Táticas como esperar o cão amadurecer também não funcionam. Muitos proprietários "perfuram" nele. Lógica humana: o cachorro ainda é pequeno, estúpido, todos os cachorrinhos rasgam e roem coisas, nada vai crescer. É imediatamente evidente que o cão foi trazido sem qualquer compreensão de que ele precisa ser criado.
A falta de punição é um erro grave, você não pode criar um cão inteligente, obediente e bem criado dessa maneira.
Erros comuns de proprietários
O erro dos donos é que eles percebem a necessidade fisiológica do cachorro de brigar como uma autoindulgência. É preciso entender bem: chega uma idade em que o bichinho começa a cortar os dentes, isso lhe dá mal-estar e, portanto, ele começa a roer tudo o que vê. Não há necessidade de repreendê-lo pelo fato de suas gengivas coçarem, mas deixe uma forma alternativa de descarga para a dentição dos dentes.
Deixe-o roer brinquedos, deixe-o fazer isso com frequência e muito - eles não o repreendem por isso. Mas retire todas as coisas valiosas do campo de visão do cão, nesta idade ele é um mestre fraco de seus instintos.
O castigo físico é o erro mais comum... Uma coisa é bater levemente no traseiro do cachorro com um jornal (e apenas pela causa), e outra é bater no cachorro. Medo, humilhação, ressentimento e vingança são os recursos de tais métodos instrutivos. Bater em um animal inflige um trauma moral nele e, com isso, obediência não importa.
Outro erro do proprietário é a alternativa para brigas na forma de sapatos velhos. Como o cachorro gosta tanto de roer os sapatos, o dono resolve oferecer um substituto - dar aqueles que não são mais uma pena. Mas os sapatos, mesmo os mais decrépitos, devem ser invioláveis, e o filhote deve entender isso imediatamente.
Respeito, educação, severidade e atenção - isso é o que um cão precisa. Não bata, seja consistente em suas demandas. Finalmente, ao iniciar um cão, entenda que ele precisa de seu tempo e energia. E então ela não sairá do tédio, da falta de educação e de requisitos claros para roer tudo.
Assista ao próximo vídeo algumas dicas do criador de como evitar que seu cachorro bagunce a casa.