Cães

Cores do cão: características e tipos

Cores do cão: características e tipos
Contente
  1. Genética
  2. Grupos de cores
  3. Variedades
  4. Tons incomuns
  5. A cor da pelagem muda com o tempo?

Os cães podem surpreender com as suas cores, conquistando assim o coração dos adeptos. Porém, todos devem estar cientes de que as cores dos cães são classificadas em grupos, cada um com suas características próprias.

Genética

Os criadores há muito estudam o processo pelo qual ocorre a formação da cor e do padrão na pelagem de um animal. A coloração depende dos genes, incluindo os responsáveis ​​pelo pigmento e pela estrutura do cabelo. Se ocorrer mistura, os genes começam a formar a cor do cão.

Existem vários genes de coloração.

  • C. É um componente chave em toda a cadeia genética. Com isso, o corpo é capaz de sintetizar todas as opções de cores. A peculiaridade desse componente é que ele não tem cor. Se não estiver no corpo, o filhote pode nascer com uma pelagem albina. No entanto, mesmo que esse gene não exista, o espéculo nasal e a íris ainda podem obter pigmentação.
  • A. Responsável pela distribuição da cor da pelagem. Com sua ajuda, você pode obter uma cor sólida ou zibelina.
  • P. É um gene preto que pinta o cabelo de um tom escuro. Uma raça como o Schnauzer Gigante, o Newfoundland tem isso com certeza. Outros tipos de raças podem ter inclusões de tal gene, que se manifestam como cores tan ou zonais.
  • D. Ele é o responsável pela riqueza da cor preta. Se o gene estiver enfraquecido, a pelagem ficará mais clara, resultando em um pigmento azul no animal. Isso pode afetar a vitalidade do cão. Se um toy terrier ou Doberman nascer com um gene recessivo D, ele receberá um pigmento azul e na maioria dos casos não viverá até a velhice.Se o gene é dominante, a pelagem fica escura e provoca o formato correto dos melanócitos (células pigmentares).
  • E. Dispõe harmoniosamente os pigmentos das cores preto, marrom e amarelo. Com ele, você pode obter cores monocromáticas ou tricolores.
  • G. É chamado de cinza porque clareia a pelagem conforme o animal começa a envelhecer. Freqüentemente, um cachorro pode nascer azul, mudando uniformemente a cor da pelagem.
  • M. Esta é uma cor de mármore. Ele não dá apenas o famoso desenho do arlequim. Na forma homozigótica, o gene pode levar a uma malformação congênita do feto. Freqüentemente, um gene pode ser categorizado como uma cor modificada, pois também pode se tornar mais claro à medida que envelhece.

Grupos de cores

A cor do animal é dividida em duas grandes categorias. O primeiro contém variações de cores monocromáticas. O segundo é dividido em duas subcategorias: bicolor e multicolorido. Esses animais podem ser pintados em cores compostas por dois ou mais pigmentos.

Sólido

A cor sólida é caracterizada pela presença de apenas uma cor ou por sua ausência total. Devido à eumelanina, obtêm-se cores pretas e chocolate com saturação variável. Na forma iluminada, essa cor é azul e bege.

Devido à feomelanina, obtém-se uma cor vermelha de cervo. A forma clareada desse pigmento produz uma camada arenosa que pode variar da cor branca ao creme.

Misturado

Esta cor surge devido à mistura de duas cores e ausência de branco. Dependendo da presença de eumelanina com feomelanina, existem 5 tipos principais de cores:

  • ruiva, equipada com máscara preta;
  • ruiva com blackout;
  • tigrado;
  • Preto e bronzeado;
  • ruiva com preto e nas costas.

As variantes das principais variedades de cores são caracterizadas pelo clareamento e pela localização de pelos pigmentados ao longo do corpo do animal. A máscara pode ser combinada com qualquer uma das quatro cores.

Uma cor avermelhada com escurecimento aparece se houver dois pigmentos na pelagem que formem um pigmento preto (marrom) e vermelho (é chamado de zonal). Devido a isso, a zona de pigmentação pode ser distribuída de diferentes maneiras. Há uma massa multicolorida de opções:

  • se houver alternância de pigmento nos cabelos, a cor será de lobo;
  • se o pigmento preto estiver localizado na ponta dos pelos, o cão fica com uma coloração zibelina;
  • com a formação de zonas escuras em forma de pelos verticais no corpo do animal, obtém-se uma coloração tigrada;
  • pigmento preto localizado no focinho, a área frontal da cabeça (que atinge as orelhas), é chamado de máscara;
  • o cabelo preto, localizado na parte posterior e descendo para as zonas lateral e femoral, é denominado preto e dorso.

Manchas castanhas são chamadas de manchas vermelhas com bordas claras. Eles podem estar localizados em certas áreas do corpo do animal. A versão iluminada será acompanhada por uma mudança de tonalidade.

Modificado

A cor sólida ou mista pode ser modificada devido às mudanças na idade. Ela se manifesta em clareamento, manchas e malhada. A cor mais clara é adotada em diferentes raças. Isso não está relacionado ao processo de envelhecimento e é característico do Beglinton Terrier. Um cachorro desta raça nasce colorido e desbota com o tempo. Esta modificação pode ser combinada com qualquer cor de base. As cores manchadas e variadas são manchas escuras que diferem na forma. Eles são colocados em um fundo claro ou cinza. Nesta categoria está a cor marmorizada.

Manchas brancas são possíveis (caracterizadas pela completa ausência de pigmento em certas partes do corpo do animal), cuja freqüência pode ser pequena, moderada e generalizada. A formação de tais manchas depende de um determinado processo segundo o qual as primeiras manchas aparecerão nos locais primários de despigmentação. O tempo mais longo em que a cor fica no centro do pigmento.

Às vezes acontece que as manchas brancas se localizam em quase toda a superfície do corpo e apenas as pontas das orelhas ficam sujeitas à coloração.

Variedades

Não há muitos pigmentos originais no total. Agouti é uma série de alelos responsáveis ​​por determinar a cor base de um animal. Em cães, essa cor é chamada de cinza de zona. Um alelo é uma forma diferente do mesmo gene:

  • cutia original é cinza lobo;
  • Preto sólido;
  • pano de sela;
  • dominante amarelo ou vermelho.

A cutia é característica de cães selvagens e de muitas raças, que são caracterizadas por uma cor cinza zona. Isso inclui os huskies, os Elkhund noruegueses e os cães de trenó do norte. Devido a mutações genéticas, duas cutias dominantes apareceram - preto sólido e vermelho, junto com dois recessivos - pano de sela e preto com castanho. Todas as outras cores são o resultado de mutação.

Monocromático

Existem cães de cores diferentes.

  • Preto. Eles podem ter uma pequena mancha branca na área do peito. É tão pequeno que pode ter apenas alguns fios de cabelo. O grau extremo de coloração de sela ou tigre é permitido. O animal deve ter nariz preto, lábios e olhos castanhos escuros.
  • Marrom. Estes incluem fígado, cores de café (chocolate). Eles são considerados bastante difíceis quando se trata de reprodução. Essa cor se manifesta no caso de o cão não possuir um gene preto. Isso afeta não apenas o cabelo, mas também os olhos e o nariz. Entre as desvantagens da cor marrom pode ser atribuída o desbotamento da pelagem sob a influência da luz solar.
  • Vermelho. Estes incluem vermelhos ricos e tons de vermelho claro. O principal componente da cor é o vermelho. A cor mais em voga é o mogno, que se distingue pelo brilho e riqueza do vermelho. O Setter Irlandês é um exemplo disso. Os criadores de cães consideram a coloração independente, mas no pedigree é prescrita como vermelha. O segundo nome da cor vermelha é vermelho. O nome não é totalmente correto, já que a cor vermelha combina veado, vermelho. E o vermelho, ao contrário da cor do cervo, não apresenta transições e zonas iluminadas.
  • Damasco. É uma cor intermediária, localizada entre o vermelho e o creme. Raramente é visto nos registros oficiais, embora algumas raças de cães descritas no pedigree como creme e vermelhas possam ser descritas como damasco. A diferença do vermelho está em um certo grau de brancura e na presença de manchas em forma de lã clara.
  • Azul. Isso inclui a cor prata ou cinza. As cores da zona cinza junto com o tigrado mais claro também podem aparecer em azul se a combinação do gene cch estiver presente. A coloração tem tom de azul, cinza claro ou escuro, asfalto úmido.
  • Branco. Os verdadeiros cães brancos têm essa cor ao nascer. O nariz ou os lábios podem ser pretos ou castanhos. Se um animal for portador do gene cch, ele é vermelho ou fulvo ao nascer. Eles ficam mais claros com a idade.
  • Amarelo claro. Esta é uma cor vermelha clara. Ela também pode ter tons diferentes. A área do peito, membros e parte inferior da cauda é quase branca, e a máscara pode ser escura ou preta. Dependendo do alelo B na cor fulvo, a cor do nariz pode ser diferente. Fornece pigmento rosa, marrom ou preto.

Bicolor

As cores de dois tons estão disponíveis nas seguintes variações.

Black-back

O pigmento principal é vermelho. Diferentes tons desta cor são permitidos: vermelho vivo, fulvo claro. Além disso, uma sela preta e cinza atua como tom principal, que ficará localizada na parte superior do corpo do animal: cabeça, cana do nariz, testa, pescoço, orelhas, costas, ombros, quadris e metade superior da cauda .Parte inferior do tronco - a mandíbula, a parte inferior da cabeça, as bochechas, a garganta, a caixa torácica, a barriga e a parte inferior da cauda podem ter pigmentos claros.

O pano de sela pode variar em tamanho e tom. Começa no pescoço e a cabeça pode ser leve. Existem indivíduos em que a sela cobre apenas a parte superior dos ombros e quadris ou desce até os membros. O pano de sela pode ser cinza, preto, marrom. Existem contornos claros de pelagem clara ou escura, ou a cor se funde uniformemente com o tom geral. A tela totalmente sela se manifesta após a troca da pelagem do filhote.

Como regra, os bebês nascem pretos e castanhos. À medida que o animal amadurece, a pelagem das pernas, flancos e cabeça assume uma tonalidade clara.

Bronzeada

Preto, marrom, cinza podem atuar como o pigmento principal. As marcas de bronzeado serão claras. Quando comparada com a cor principal, atua como uma marca que possui um padrão permanente.

O bronzeado confina nitidamente com a cor principal. Ele está localizado em dois pontos no corpo: nas sobrancelhas, focinho (excluindo a ponte do nariz), tórax (que se manifesta como dois pontos triangulares, cujas pontas se olham), maçãs do rosto e garganta. O bronzeado pode ser localizado nas pernas dianteiras e traseiras, cobrindo apenas a frente. Os lados internos de todas as patas também são bronzeados, o que cria manchas ao redor do ânus e na parte inferior da cauda.

Murugiy

Murugiy é uma cor castanha que pode ir até um tom de mogno. As pontas do pêlo são pretas ou de pigmentação escura. A cor do cervo tem um segundo nome - avelã. Pode variar de dourado a arenoso. A vermelhidão não é inerente a esta cor.

Sable

A pelagem é avermelhada, com as pontas tingidas de preto.

Tricolor

  • Roan. A peculiaridade dessa cor é que entre certos fios coloridos existem fios brancos. Isso resulta em uma cor prateada enfraquecida.
  • Os cães marmorizados são chamados de "Arlequim". A base é branca, cinza-azulada ou clara. Nele há pontos medianamente dispersos com bordas irregulares pretas ou marrom-acinzentadas.
  • Animal malhado. Esta é uma cor de duas cores, que é criada por grandes manchas brancas localizadas sobre um fundo vermelho. O fundo também pode ter outros pigmentos.

Tons incomuns

Existem cores raras que são inerentes a algumas raças. Blenheim é uma mancha castanha profunda. Eles são dispostos em uma base branca perolada. A coloração é encontrada apenas no Cavalier King Charles Spaniel. Um losango branco deve estar presente na parte parietal, uma mancha castanha estará presente na parte central.

Merle é uma coloração desigual da pelagem. Aparece em tons escuros ou claros da mesma cor. Esta cor é encontrada em pit bulls.

A cor da pelagem muda com o tempo?

É possível saber de antemão se o cão vai mudar de cor. Os criadores usam métodos especiais para determinar a possível mudança de cor. Se um filhote nascer marrom, a cor pode escurecer com o tempo. Esse fato pode ser determinado pela cor do nariz: se o espelho do nariz de um indivíduo marrom claro for escuro, a pelagem também adquirirá uma cor escura à medida que cresce.

Os cães pretos podem adquirir um pigmento dourado. O tom do subpêlo pode ajudar a prever o evento.

Para determinar, você pode separar os fios de cabelo: a base do pelo será marrom.

Na maioria das vezes, você pode encontrar sobrecoloração nas seguintes raças de cães.

  • Spitz. A recoloração é característica de indivíduos cujos ancestrais eram portadores de cores não padronizadas.
  • Yorkshire Terrier. Esses animais mudarão de cor por até 12 meses. Essa característica é explicitada no padrão da raça.
  • Rottweiler. Nesses indivíduos, o bronzeamento pode adquirir brilho, havendo também casos de manchas pretas.
  • Pastor alemão. Muitas vezes é possível encontrar uma situação em que bebês de três meses nascidos bronzeados tornam-se pretos e pardos.
  • Kerry blue terrier. Os representantes desta raça são pretos ao nascer. Depois de algum tempo, a pelagem adquire um pigmento prateado.
  • Dálmata. A maioria dos filhotes nasce com jaleco branco. No 14º dia de vida, aparecem manchas. O processo de manifestação das manchas pretas dura até dois meses.
  • Bobtail. Os juvenis costumam ser monocromáticos. Depois de algum tempo, as marcas pretas ficam azuis.

Muitas vezes acontece que a mudança no pigmento ocorre de forma inesperada. Para evitar a perda do padrão da raça, que é estipulado na questão da criação, muitos criadores de cães adquirem cães adultos.

No próximo vídeo você encontrará uma interessante palestra sobre genética da cor de cachorro da Pedigree.

sem comentários

Moda

a beleza

casa