Tudo sobre o West Siberian Laika
Muitas pessoas sonham em ter um animal de estimação. No entanto, hoje existe um grande número de raças de cães. Em tal variedade, é muito difícil navegar e escolher exatamente a variedade que mais se adequa às suas necessidades e preferências. Uma raça popular de cães é a West Siberian Laika. Este animal é escolhido por muitos caçadores, já que no processo de caça o husky pode desempenhar o papel de um auxiliar ativo. No entanto, você precisa saber como escolher o filhote certo e como cuidar dele, e quais características podem ser distinguidas nesta raça de cão.
Descrição da raça
A West Siberian Laika é considerada uma raça altamente especializada. Inicialmente, seu objetivo direto era a caça. Representantes modernos da raça da Sibéria Ocidental descendem de Laikas, que viveram na Sibéria e nos Urais. Conseqüentemente, os cães viviam em condições ambientais bastante desfavoráveis e, portanto, tiveram que se adaptar ao clima severo da taiga.
mas os cachorros da raça da Sibéria Ocidental, como a conhecemos hoje, não nasceram naturalmente: eles foram criados especialmente graças ao longo e árduo trabalho dos criadores. Essa seleção eliminou todos os indivíduos fracos e os animais que tinham alguma (mesmo as mais insignificantes) deficiências. Hoje existem 2 variedades da raça West Siberian Laika: Khanty e Mansi. Essas subespécies têm características comuns e algumas diferenças. Assim, por exemplo, o Khantian Laika tem um corpo mais maciço, e o animal do manto tem uma estrutura completamente diferente: um físico mais magro e um focinho alongado.
Em geral, as diferenças mais marcantes entre as subespécies da Laika da Sibéria Ocidental podem ser encontradas precisamente na aparência dos animais.
Se falamos do processo de criação da raça no território do nosso país, deve-se dizer que a seleção tem origem no século XX. Foi neste período que também se iniciou o desenvolvimento de padrões oficiais para esta raça. Tais padrões já foram adotados em 1925. Também é importante notar que com o tempo, o interesse do público por esta raça só está crescendo, então a West Siberian Laika está se tornando uma raça cada vez mais popular e difundida.
A estrutura anatômica dos representantes da raça West Siberian Laika foi padronizada. Por exemplo, acredita-se que um cão pertencente a uma determinada variedade deva ter uma cabeça triangular. O crânio é bastante largo e o focinho alongado. Mordedura em tesoura. Existem 2 tipos de formato de olho: formato de amêndoa e oval, a cor mais comum dos olhos é o marrom. As orelhas do animal, como a cabeça, têm um contorno triangular e são eretas. O ventre é bastante firme e o peito largo. As patas do animal diferem em força e poder, e a cauda do cão se assemelha a uma foice em sua forma. De acordo com os padrões oficialmente aceitos, a altura do animal na cernelha varia entre 50 e 80 cm.O pêlo é bastante curto, mas o subpêlo é espesso.
No total, existem várias cores possíveis da Laika da Sibéria Ocidental na natureza, a saber:
- branco e cinza;
- cinza com vermelho;
- animal malhado;
- amarelo claro.
A expectativa de vida é de até 17 anos.
Traços de caráter
Se você decidir comprar e manter em uma casa particular um cão que pertença à raça West Siberian Laika, então você deve levar em consideração a natureza e as características comportamentais do animal. Por isso, muitos criadores de cães inexperientes, assim como aqueles que vão ter seu primeiro animal de estimação, muitas vezes se recusam imediatamente a comprar um husky, por ter uma aparência assustadora e se assemelhar a um lobo. Mas a semelhança com um animal predador é apenas superficial.
Os huskies da Sibéria Ocidental são animais que se distinguem por um caráter equilibrado e calmo. Em relação a uma pessoa, os huskies se comportam de maneira bastante amigável, não expressam agressividade e raiva, são ajudantes leais e confiáveis. Em sua essência, o animal é ativo e enérgico, ele rapidamente encontra uma linguagem comum com as pessoas (incluindo crianças) e outros animais. É por isso que você não deve ter medo mesmo que animais de estimação já morem em sua casa, mas você está planejando ter um husky também.
Muitos proprietários de cães desta raça observam outro traço de caráter notável dos huskies - essa é a coragem. Essa característica é herdada geneticamente de ancestrais. O fato é que, nos tempos antigos, os ancestrais dessa raça se dedicavam à caça de animais de grande porte. Conseqüentemente, no comportamento dos cães, características como coragem e destemor apareceram.
Também é importante notar que os cães são animais inteligentes e desenvolvidos, suas capacidades intelectuais são expressas de forma bastante clara.
É por isso que os indivíduos se prestam bem ao treinamento e à educação.
O processo de treinamento de huskies pode ocorrer tanto sob a orientação de um adestrador profissional quanto em casa. Além disso, traços como inteligência, lealdade e devoção se destacam no caráter dos huskies da Sibéria Ocidental.
Muitos proprietários de huskies da Sibéria Ocidental notam que o animal dessa raça é bastante resistente. Ele pode resistir a condições ambientais adversas e até mesmo ficar sem comida e água por muito tempo. Essas características são inerentes ao cão por natureza, e é por isso que o animal é ativamente usado na caça. O West Siberian Laika pode ser atraído para caça individual e em pares, bem como para rodeios.
Educação
Aprender e treinar o husky siberiano ocidental é um processo que deve começar desde os primeiros dias após você levar o animal para casa.Além disso, num primeiro momento, as aulas e treinamentos devem ocorrer regularmente para que o animal aprenda rapidamente todos os comandos necessários. Depois de aprender os comandos básicos, você pode passar para truques cada vez mais complexos. Se você planeja caçar com seu cachorro, quando o animal completar 10 meses, você precisa encaminhá-lo para cursos especializados.
Importante. Lembre-se de não mostrar agressividade ou bater no animal durante o treinamento. Caso contrário, pode ficar com raiva de você.
Manutenção e cuidados
Laika, da raça da Sibéria Ocidental, é a escolha de pessoas que gostam de caça. No entanto, alguns criadores de cães urbanos também selecionam cães das espécies descritas como seus animais de estimação. Mas se você pertence ao segundo grupo, deve considerar cuidadosamente sua escolha com antecedência e pesar os prós e os contras. No que diz respeito à manutenção e cuidado dos animais, você precisa se familiarizar com algumas regras simples, mas vinculativas.
Deve ser lembrado que para o cão viver, é necessário criar condições nas quais ele possa levar um estilo de vida ativo, mova-se constantemente e jogue fora sua energia. Nesse sentido, o animal também precisa dedicar bastante tempo, organizar treinamentos e jogos ao ar livre para isso.
Como acontece com qualquer outra criatura viva, as regras de higiene devem ser seguidas em relação ao husky. Os animais precisam ser banhados e limpos. Dependendo da cor, assim como do estilo de vida, a frequência dos tratamentos com água pode variar. Assim, por exemplo, se um animal passa muito tempo na natureza e tem uma cor clara, o banho deve ser bastante regular. Se o animal leva um estilo de vida calmo e sua pelagem é escura, então os procedimentos com água podem ser realizados com menos regularidade. Em qualquer caso, o banho do husky siberiano ocidental só é possível em água morna e com detergentes especialmente desenvolvidos para cães. Não lave seu cão com sabonete e shampoos feitos para humanos.
E também em termos de higiene, é necessário aparar regularmente as unhas do seu animal, limpar orelhas e olhos com cotonetes e discos embebidos em água, inspecionar (e, se necessário, limpar) a cavidade oral. Outro procedimento necessário é pentear. É especialmente relevante durante os períodos de muda.
Para que a escovagem ocorra com o grau de eficiência adequado, escovas e pentes especiais devem ser usados.
Quanto à alimentação e composição da dieta alimentar, nesse sentido, a West Siberian Laika é um animal bastante despretensioso. A alimentação de seu animal de estimação de quatro patas deve incluir todas as vitaminas e minerais benéficos necessários para o crescimento e desenvolvimento do cão. Lembre-se de que nunca se deve alimentar o cão com comida estragada e vencida, bem como sobras de comida da mesa do dono.
Para alimentar os huskies, você pode escolher uma dieta de alimentos preparados secos ou úmidos ou alimentos naturais. No primeiro caso, deve-se comprar apenas os alimentos adequados para o seu cão (leve em consideração a raça, a idade e as características fisiológicas individuais). No segundo caso, é importante lembrar que a dieta do husky siberiano ocidental deve incluir alimentos como carne, peixe, vegetais e frutas. Suplementos de papas, minerais e vitaminas não serão supérfluos. E também há uma lista de produtos que devem ser excluídos da dieta do animal. Isso inclui doces, picles, carnes grelhadas e produtos assados. Não se esqueça de manter o seu husky hidratado também.
Se você seguir todas as regras e recomendações descritas, seu cão terá uma vida longa, feliz e saudável. Além disso, para fins preventivos, mostre seu animal de estimação de quatro patas ao veterinário pelo menos uma vez a cada 6 meses.
Escolhendo um cachorrinho
É muito fácil escolher um cachorro husky da raça West Siberian se você seguir algumas regras e seguir as instruções. Primeiro você precisa decidir com que propósito você está comprando um cachorro: para caça ou como animal de estimação. Se você escolheu a primeira opção, deve entrar em contato com um caçador experiente ou um viveiro especializado para comprar.
Antes de comprar, "conheça" o animal: pegue-o nos braços, examine-o cuidadosamente, observe o comportamento do animal de lado. Certifique-se de que o filhote está bem tratado e organizado e é bastante ativo em seu comportamento.
Se possível, é necessário conhecer o par de cães dos pais. Isso é necessário para que você tenha certeza de que seu filhote é descendente de indivíduos saudáveis de raça pura, e não de animais geneticamente defeituosos. Além disso, é importante pedir ao vendedor que comprove todos os documentos que possui: certificados, passaportes, licenças.
Assim, você terá a certeza de que está comprando um animal de qualidade e não lidará com golpistas.
Apelidos para meninas e meninos
Depois de decidir a escolha do cão, é importante dar um nome a ele. Deve refletir seu caráter, ser sonoro, fácil de lembrar. A primeira coisa a considerar é o sexo do seu animal. Os nomes mais populares para homens de huskies da Sibéria Ocidental são:
- Archie;
- Alex;
- Alf;
- Ars;
- Azor;
- Euricus;
- Alegria;
- Cinza;
- Jean;
- Eli;
- Michael;
- Marselha;
- Newton;
- Urso de pelúcia;
- Theodore;
- Stan;
- Charlie;
- Chico;
- Iago.
Se você for o dono de uma mulher, um destes nomes pode ser adequado para o seu animal de estimação:
- Alma;
- Alice;
- Anfisa;
- Vega;
- Compartilhamento;
- Vanda;
- Yesya;
- Gretta;
- Judy;
- Biscoitos;
- Zeta;
- Indie;
- Laura;
- Lírio;
- Pata;
- Miranda;
- Maxi;
- Maggie;
- Patricia;
- Puma;
- Puffy;
- Scarlett;
- Saboroso;
- Ultra;
- Una;
- Chloe;
- Hayley;
- Chilit;
- Charlize;
- Yumi;
- Yadwiga.
Você pode escolher seu apelido favorito na lista proposta ou escolher qualquer outro de sua preferência.
Uma história sobre a raça no próximo vídeo.