Cães

Tudo sobre cães-lobo

Tudo sobre cães-lobo
Contente
  1. O que é isso?
  2. Variedades e sua descrição
  3. Regras gerais de conteúdo
  4. Como escolher?

Todas as muitas raças de cães que são encontradas agora vêm do comum "lobo cinzento". Mas, uma vez que essas são espécies intimamente relacionadas ou mesmo subespécies da mesma espécie, a hibridização ocorre ocasionalmente entre elas. O resultado desse processo é o cão-lobo - um animal que merece uma consideração muito cuidadosa.

O que é isso?

O cão-lobo é um híbrido de lobo e cachorro, raramente encontrado mesmo na natureza. Obviamente, não são os cães domésticos que estão envolvidos na hibridização, mas os fugitivos e selvagens. Os lobos geralmente não os consideram competidores em seu habitat natural. Um híbrido típico se distingue pela força de um lobo, embora tenha muito menos medo de humanos. O cruzamento é praticado há muito tempo, mas as tentativas antigas deram um resultado insuficientemente estável.

Dos cruzamentos anteriores, vale a pena mencionar o seguinte:

  • o cão-lobo holandês de Saarloos;
  • Cão Pastor Chinês Kunming;
  • Wolfdog tchecoslovaco.

Os cães lobo modernos foram criados em Perm, no Instituto de Tropas Internas. Pastores alemães foram usados ​​para hibridização. Os adestradores de cães Perm afirmam que conseguiram alcançar a maior controlabilidade quando comparados com os híbridos anteriores. E também a descrição oficial da raça indica tais vantagens em relação aos cães simples, tais como:

  • olfato mais desenvolvido;
  • inteligência aprimorada;
  • grande resistência.

Na década de 2000, testes das qualidades do cão lobo do Permian foram realizados nas fronteiras com a Mongólia e a República Popular da China. No entanto, o programa de melhoramento híbrido está encerrado. Voltando ao pano de fundo da questão, deve-se notar que a hibridização espontânea já ocorria na antiguidade.Uma série de imagens sobreviveram mostrando um meio coiote, meio lobo ou meio cão (dependendo da localização específica).

Em 1766, foi feita uma tentativa de cruzar um lobo e um cão pastor. Os 9 cachorros surgidos receberam o codinome "cães da Pomerânia". Alguns dos animais foram enviados para zoológicos especiais, a outra parte foi vendida para famílias aristocráticas.

Mas o problema em um estágio inicial era a incapacidade de obter descendentes que pudessem ser treinados. Uma série de tentativas na Grã-Bretanha e na Alemanha fracassou.

Somente no início do século XX, o pesquisador holandês Lander Sarlos conseguiu desenvolver uma cópia, que foi reconhecida pela Federação Cinológica Mundial. Para obter um cruzamento, um pastor alemão e uma loba foram cruzados. O próximo passo foi o cruzamento da loba com este híbrido. Os seguidores de Sarlos continuaram trabalhando na mesma direção. Mas em 1981, os lobos foram oficialmente reconhecidos como impróprios para o treinamento e completamente incontroláveis. Mesmo o fato de que não mais do que 10% do genoma foi deixado para a parte dos genes do lobo não interferiu nisso.

Uma das experiências mais bem-sucedidas foi realizada na República Tcheca. O cinologista Karel Hartl, que trabalhava no berçário do Ministério da Defesa da Tchecoslováquia na cidade de Liebejovitz, conseguiu criar um híbrido de cão pastor alemão e lobo dos Cárpatos. Mas mesmo o especialista checo conseguiu obter sucesso apenas com a segunda ninhada. Os animais que se revelaram então eram bastante fortes, fisicamente fortes e tratavam as pessoas normalmente.

Os cães-lobo tchecos eram muito bem-sucedidos no treinamento e no uso para necessidades de segurança. Esta raça recebeu o nome oficial de lobo checo.

O cão-lobo é incapaz de latir. Mas ele uiva como um cachorro de verdade. A expectativa de vida deste animal pode chegar a 20-30 anos. O indicador exato depende não apenas do cuidado adequado, mas também da raça com a qual o lobo foi cruzado. Em qualquer caso, a saúde do híbrido é muito melhor do que a de qualquer outra raça.

A pelagem espessa atinge uma alta densidade. O subpêlo também é espesso, o que reduz significativamente o risco de hipotermia e doenças respiratórias. É por isso o cão-lobo é capaz de suportar fortes geadas na rua por muito tempo... Além disso, esta raça raramente precisa de vacinas preventivas. Existem até vários casos conhecidos em que as vacinas não surtiram efeito.

Os dentes do mestiço são ainda mais poderosos visualmente do que os de cães de luta reconhecidos. Com o treinamento certo, sua mordida forte se torna uma arma quase absoluta. Cachorros-lobos herdam um olfato excepcional de seu ancestral selvagem. É muito menos desenvolvido em cães de espécies comuns. Existem até lendas sobre a capacidade do cão-lobo de distinguir o sangue de pacientes com câncer e de pessoas saudáveis. E também há histórias de como esse animal seguiu os rastros deixados de 5 a 7 dias atrás, e nunca se enganou, não se extraviou.

É difícil dizer se isso é verdade ou não, mas deve-se ressaltar que os cães-lobo também têm pontos fracos. Entre eles, criadores e adestradores de cães mencionam o seguinte:

  • uma tendência para as mesmas doenças dos pastores alemães;
  • psique instável (transições repentinas de comportamento benevolente para agressão);
  • suscetibilidade ao desenvolvimento ósseo anormal (quando os ossos são herdados de cães e ligamentos e tendões de lobos ou vice-versa);
  • defeitos de mordida;
  • o perigo da raiva.

Variedades e sua descrição

Deve-se ter em mente que o cão-lobo Saarloss e o cão-lobo tcheco são oficialmente registrados, mas os cães-lobo no sentido adequado da palavra podem ser chamados de híbridos de qualquer lobo com qualquer cão. Os seguintes cães-lobo são reconhecidos como tipos clássicos:

  • Preto;
  • cinzento;
  • manchado de preto;
  • branco sujo.

Mas é preciso lembrar que a cor da pelagem pode diferir significativamente, dependendo do tipo de cão que foi hibridizado com um animal selvagem. Tons de pêssego e branco são obtidos pelo cruzamento com Pastores Belgas. Um cão-lobo cruzado com um pastor alemão geralmente se torna preto. Em qualquer caso, não faz sentido procurar suas características em nenhum padrão - porque não existem padrões. No entanto, existe uma prática cuja generalização mostra a aparência mais geral do animal.

A lã possui as seguintes características:

  • cresce ereto e externamente liso;
  • difere em um pequeno comprimento;
  • fortemente pressionado contra o corpo;
  • mais denso no pescoço e na borda interna das costelas;
  • localizado acima do subpêlo forte.

Os membros dos lobos são fortes e grandes, visivelmente próximos uns dos outros. O corpo é esguio, tem formato retangular e músculos bem desenvolvidos. O dorso reto suavemente, quase imperceptivelmente, transforma-se em uma poderosa garupa. A boca é quase igual à de um lobo comum e contém presas afiadas. A cabeça em forma de cunha é coroada por uma testa larga.

Focinho de grande comprimento também é bastante largo, tem uma estrutura expressiva. A cabeça repousa sobre um pescoço seco. A cauda grossa é bastante longa e inserida alta. A caixa torácica contém muitos músculos, mas não atinge os cotovelos. As mandíbulas são simétricas em relação umas às outras. Para os lobos, uma mordedura em tesoura ou pinça é típica. Existem 42 dentes na boca.

Os olhos deste animal são relativamente pequenos e coloridos no tom âmbar amarelo. Vista de cima, a cabeça termina em orelhas eretas e pontiagudas de formato triangular. A altura e o peso corporal podem variar muito dependendo do sexo. Os machos pesam de 28 a 38 kg, com altura na cernelha de 0,73–0,83 m. Nas fêmeas, o peso é de 23–34 kg com altura de 0,68–0,79 m.

Importante! Todos os cães-lobo têm cabelo curto. Tentativas de criar uma raça de pêlo comprido (cruzando com um poodle, por exemplo) foram feitas várias vezes, mas todas terminaram em fracasso, e o resultado possível em si é improvável que seja conveniente na prática.

A raça mestiça Wolfhund, também conhecido como lobo da Checoslováquia, foi desenvolvida como resultado do trabalho iniciado em 1955. Naquela época, a Federação Cinológica Mundial condenou tais experimentos, mas os biólogos da Checoslováquia não acataram essas recomendações. A raça está dividida em 3 ramos, 2 dos quais são posteriormente reconhecidos pela mesma federação. Os cães obtidos no experimento foram entregues à polícia e aos militares. Como foi justamente essa especialização que foi assumida desde o início, de acordo com a decisão do governo da Tchecoslováquia, um pastor alemão foi escolhido para a hibridização. Os candidatos ao cruzamento foram selecionados com muito rigor e avaliados de acordo com uma série de parâmetros importantes. Foram selecionados 48 melhores representantes da raça original.

Importante! Na verdade, wolfhund no sentido moderno da palavra não surgiu imediatamente, mas apenas como resultado do cruzamento de híbridos da primeira e segunda gerações.

É importante ressaltar que os tchecoslovacos conseguiram criar não apenas um gado viável, mas também fértil. Além do significado puramente prático (possibilidade de manter a raça sem atualizar constantemente sua composição), também possuía um grande significado científico. Houve confirmação adicional de que cães e lobos modernos têm ancestrais comuns, além disso, eles são subespécies da mesma espécie, e não são espécies estreitamente relacionadas, como se pensava anteriormente. O Wolfhund Checoslovaco tem os seguintes recursos:

  • forte como um lobo;
  • difere na saúde do "lobo";
  • relativamente bem controlado (como o pastor alemão);
  • é mais difícil para uma “mulher alemã” treinar e é mais teimosa ao ensinar várias habilidades;
  • silencioso, não fala com muita frequência;
  • tem uma forte semelhança externa com lobos;
  • orelhas eretas herdadas de cães pastores;
  • tem patas altas e altamente desenvolvidas.

O lobo pode ter uma mordida reta e em tesoura. Em nível internacional, ambas as opções são reconhecidas como a norma para a raça. Uma característica obrigatória de qualquer lobo deve ser uma cauda alta. É muito exuberante e comprido, como um lobo de verdade. Esta cauda pode frequentemente ser vista caindo direto para baixo.Se ocorrer uma excitação emocional, a cauda assume uma forma crescente e se levanta. Na maioria dos casos, os lobos são amarelos-acinzentados. Animais cinza prateados podem ser vistos ocasionalmente. Mais claras que a parte principal, as manchas cobrem o pescoço, o peito e o focinho.

O mais antigo ramo moderno do cão-lobo é o cão Saarlos. Foi reconhecido internacionalmente em 1981. Mas o trabalho de criação começou na década de 1920. O cão Saarloos é ligeiramente maior que o lobo tcheco (sua altura é aproximadamente 0,05 m a mais). E também este animal é mais leve que o descendente tcheco. Muitos cães da raça Saarlos são esbranquiçados. Mas o número de tais representantes da raça está diminuindo constantemente. Não há muitos Saarlos de raça pura no século 21, mas o lobo tchecoslovaco pode se orgulhar de um número estável de rebanhos.

O terceiro ramo, o cão-lobo russo, merece uma discussão separada. Além dos desenvolvimentos de Perm já mencionados, a seleção nessa direção foi realizada em São Petersburgo. Para começar, os lobos foram cruzados com malamutes. Graças ao uso desses cães de trenó, um grande crescimento foi alcançado.

Outro “componente” do mestiço - o lobo canadense - se destaca entre os demais “cinza” por seu tamanho incomum.

O Wolfhund russo é de cor preta com uma marca branca no peito. A pelagem que cobre as pernas e a parte inferior do corpo é mais leve do que o resto - parece até cinza. O cão-lobo russo vive um pouco menos do que sua contraparte tcheca. A razão é simples - 1–2 anos são perdidos pelo tamanho aumentado. Os cães grandes quase nunca são centenários. A ninhada do cão-lobo russo não é numerosa, apenas em alguns casos mais de três filhotes são obtidos. A International Cynological Federation acredita que esta não é uma raça independente, mas um híbrido.

Cães lobo mais exóticos vivem em lugares diferentes, quando obtidos, eles usaram não apenas malamutes do Alasca, mas também huskies da Sibéria Ocidental e huskies da Sibéria. O primeiro exemplar de sucesso mostrou-se muito bem na alfândega da fronteira. Os sucessos subsequentes foram alcançados por meio de uma redução consistente no volume dos genes do lobo. Mas não importa que tipo de cão lobo as pessoas comecem, eles podem estar razoavelmente orgulhosos de sua astúcia e destemor. Graças à mandíbula poderosa, um aperto mortal é garantido. Os cães-lobo se comportam com calma, mesmo quando sons altos são ouvidos.

Mas você precisa entender que eles são inadequados como companheiros de caça. Inicialmente, os criadores, porém, não estabeleceram tal objetivo. O cão-lobo certamente não mostrará um carinho especial pelo dono. Não necessita da mistura de lobo e cachorro e do contato corporal com pessoas. No entanto, essa propriedade é controversa. O pequeno apego emocional às pessoas pode incomodar os donos, mas não haverá nenhuma necessidade especial de cuidar constantemente do animal e se comunicar ativamente com ele.

As possibilidades de treinar cães lobo são bastante grandes, já que qualquer um deles se distingue por uma inteligência avançada.

O cão-lobo chinês, chamado Kunming, merece uma discussão separada. (na cidade onde ela foi retirada). O trabalho dos criadores foi realizado por muito tempo, tanto pastores alemães quanto representantes de outras raças foram utilizados para isso. Especialistas chineses conseguiram obter um animal grande e ativo com altas habilidades mentais. Kunming é usado por agências de aplicação da lei e indivíduos. No entanto, não devemos esquecer o perigo associado ao material genético do lobo.

Boas notas são atribuídas à raça Lupo, criada na Itália. Lobos da montanha e pastores alemães foram usados ​​para obtê-lo. Os animais assim desenvolvidos podem sobreviver perfeitamente nas montanhas, distinguem-se por um olfato excepcional e são muito resistentes. Lupo aguentará por muito tempo a fome e a falta de água.Uma característica única é um forte apego a uma pessoa (sujeito a um treinamento competente); Mas é bastante difícil comprar um Lupo, pois não é a raça mais comum.

Malamutes do Alasca também foram cruzados com lobos. Esses híbridos podem pesar 25–55 kg. Suas dimensões também diferem significativamente. Os Volamuts podem morar até em casa, desde que tenham uma grande área cercada. Para excluir tentativas de fuga por um túnel ou de outra forma, você terá que carregar fisicamente o cão.

Regras gerais de conteúdo

O número de proprietários de cães-lobo inevitavelmente aumentará. Esta raça de cães está subestimada até agora, seu potencial ainda não foi revelado. Mas antes de começar um animal tão sério em casa, você terá que estudar cuidadosamente as nuances de manuseá-lo. Então, apesar da simplicidade geral do treinamento, deve ser confiado a profissionais... A natureza das ninhadas individuais ainda não pode ser prevista, mesmo para cada filhote em particular, a proporção do material genético do lobo é individual.

Será possível determinar exatamente como o cão-lobo se comportará - se ele terá mais características em seu comportamento de um cão pastor ou de um formidável predador da floresta - isso só será possível no início da criação. Em qualquer caso, a supressão da agressão deve ser cuidada o mais cedo possível. É extremamente difícil lidar com um cão lobo adulto e forte em um estado agressivo. Todas as punições físicas são categoricamente inaceitáveis. Por causa do rancor, um mestiço que foi punido na infância pode causar muitos problemas depois.

Mas você também não deve considerá-lo um problema contínuo. Uma disposição complexa e contraditória, em grande medida, compensa o intelecto altamente desenvolvido e o aumento da atividade. Para amenizar as manifestações negativas de caráter, você terá que cuidar da socialização dos filhotes. Vale a pena estar preparado para o fato de que o animal de estimação reterá parcialmente os hábitos de um lobo e começará a cometer travessuras menores como:

  • cavar buracos;
  • roer tudo;
  • para caçar pequenos animais e pássaros;
  • escalar barreiras;
  • penetrar em espaços fechados.

E, ao mesmo tempo, quaisquer proibições por parte dos proprietários simplesmente não funcionam aqui. O cão-lobo é muito enérgico e a energia, de acordo com as leis indestrutíveis da natureza, deve ser despejada em algum lugar. Em parte, as atividades ativas diárias, combinadas com o trabalho educacional incansável, estão se tornando a saída. Os cães lobo selvagem consomem principalmente caça pequena, mas esta opção não é adequada em casa. E não só porque é caro ou muito difícil.

A presença de comida viva na dieta vai exacerbar os instintos predatórios, enquanto a tarefa é a qualquer custo e enfraquecê-los o mais rápido possível.

Os cães-lobo não são particularmente exigentes com a comida. A dieta ideal é considerada uma combinação harmoniosa dos seguintes componentes:

  • ração feita em fábrica de classe premium;
  • cortar carne crua;
  • alimentos com leite fermentado;
  • legumes;
  • mingau cozido em água ou caldo;
  • rins e fígado;
  • queijo tipo cottage.

Importante! Não sature excessivamente a dieta com proteínas. Sua quantidade deve ser aproximadamente igual ou ligeiramente inferior à quantidade de carboidratos.

Os seguintes produtos estão sob a proibição:

  • leite puro;
  • comida gordurosa;
  • biscoitos;
  • nata;
  • iogurte.

É indesejável usar carne crua com muita frequência. Deve-se dar preferência a alimentos cárneos cozidos. Sob a influência de produtos proibidos, o corpo do cão lobo sofre várias alterações negativas. Isso pode incluir o seguinte:

  • distúrbios no funcionamento da microflora intestinal;
  • intoxicação alimentar;
  • desidratação;
  • maior sensibilidade a vírus e micróbios patológicos.

Freqüentemente, os veterinários e treinadores de cães dizem que os cães-lobo devem receber a comida mais natural possível. Só é possível recorrer à ração industrial em caso de emergência, sendo necessário, sempre que possível, retomar a alimentação normal.Alguns animais de estimação não toleram purê de vegetais. Eles não são administrados na forma pura, mas como uma mistura de caldos ou cereais.

Ao escolher os alimentos, você não deve usar aqueles que contenham muita vitamina A, D e cálcio. O excesso de cálcio pode levar a distúrbios de desenvolvimento em seu cão.

Volkosobov são alimentados com peixes não antes de 4 meses. Comer ovos é possível no máximo 2 vezes por semana, embora não como um prato independente, mas como um complemento ao resto da comida. Por volta da sexta semana de desenvolvimento, o animal terá que ser ensinado a comer frutas e vegetais. Os produtos vegetais são esfregados ou simplesmente cortados tão pequenos quanto possível.

    Mas, além da nutrição, você precisa prestar atenção a muitas outras sutilezas. Portanto, um cão-lobo obviamente não é adequado para ficar em um apartamento na cidade. Ele definitivamente precisará de muito espaço livre. Mas nem todo aviário é igualmente adequado para cães lobo. Você não pode mantê-los em cabines sem isolamento confiável e boas cercas. As tentativas de amarrar um mestiço a uma corrente só terão consequências negativas. O cão ficará zangado com o dono, gemerá e uivará. O wolkop precisa de banho no máximo 1 vez em 6 meses, o animal vai se livrar da sujeira por conta própria. Ele vai cair duas vezes por ano. A muda ocorre abundantemente, a lã terá que ser penteada regularmente.

    Se você já tem outros cães ou gatos, terá que abandonar o estabelecimento dos cães-lobo. O mestiço se dá mal com eles e se comporta de maneira excessivamente agressiva. É tudo sobre o aumento das características de liderança inerentes ao cão-lobo. Em todas as oportunidades, ele certamente tentará arranjar uma luta mortal. Pessoas que são moles e concessivas não serão capazes de criar um cachorro assim bem o suficiente. Mas o outro extremo - a intenção de quebrar a natureza do animal - não levará ao sucesso. É necessário para construir um relacionamento estritamente de confiança, enquanto identifica claramente sua própria liderança. Apenas uma pessoa deve ser uma autoridade inequívoca e nada mais.

    Os controles veterinários regulares são essenciais. Abordá-los permitirá em parte evitar e em parte identificar em um estágio inicial a grande maioria das doenças. Wolfdogs, com educação adequada, podem muito bem mudar de proprietários. Eles não têm experiências negativas com isso. A raiva é especialmente perigosa para esta raça.

    As vacinas clássicas contra ele, que geralmente são dadas a cães, são ineficazes neste caso. Portanto, a prevenção da infecção pela raiva, ou seja, a exclusão do contato com animais já infectados, é de particular importância.

    Para evitar ser mordido ou escapar para a selva, você terá que construir uma cerca forte que o cão-lobo não pode destruir, cavar ou pular. Inicialmente, você deve entrar em sintonia com a manifestação de hábitos característicos de um lobo como:

    • uivando à noite;
    • conflitos com outros animais;
    • reunião hostil de convidados.

    Como escolher?

    Se todas essas possíveis dificuldades não assustam as pessoas, e elas ainda decidem por um cachorro-lobo, terão que escolher com cuidado os filhotes. Em nosso país, não existem viveiros que se dediquem propositadamente à criação desta raça. Portanto, você só terá que entrar em contato com comerciantes não oficiais. Inevitavelmente, existe um risco, porque é impossível obter garantias de socialização suficiente dos antepassados. E a informação sobre a porcentagem de genes de lobo terá que ser considerada ao pé da letra.

    Se possível, você deve se concentrar nos vendedores relacionados às agências de aplicação da lei. É lá que se acumula a maior experiência em criar wolkops e cuidar deles. Aqueles que desejam adquirir animais da mais alta qualidade com garantia podem ir para a República Tcheca - existem 4 viveiros especializados.

    Sobre o cão-lobo criado em Perm, no Instituto de Tropas Internas, como cão de serviço, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa