Tudo sobre Thai Ridgebacks
Entre os cães de briga, destaca-se uma raça tão incrível como o Thai Ridgeback. Esses cães são excepcionalmente inteligentes, rebeldes e resistentes, e também são ideais para ficar em um apartamento comum. Neste artigo, você aprenderá tudo o que há de mais interessante sobre o Thai Ridgebacks.
Características da raça
Thai Ridgebacks são grandes raças de cães. Devido ao isolamento de sua pátria histórica (Tailândia) e a impossibilidade de experimentos de reprodução com outras raças eles foram capazes de obter sucesso como uma raça individual e adquirir uma série de características.
- Os machos são geralmente um pouco mais altos e mais maciços do que as fêmeas - de 56 a 61 centímetros na cernelha, fêmeas - de 51 a 56 centímetros. No caso desses cães, a proporção entre a altura e o comprimento é ligeiramente desproporcional - 10: 11.
- Peso do cão dependendo da idade e altura, pode ser diferente, no entanto, as mulheres geralmente não pesam mais que 25 kg e os homens podem chegar a 35 kg ou mais.
- Como a maioria das raças de cães domesticados, o Thai Ridgeback vive em média até 13 anos... Se as condições de detenção forem favoráveis, como o pedigree do indivíduo, a expectativa de vida do animal aumentará para 15-17 anos.
- Caveira redondaplano na região occipital. O formato da cabeça, como o de um tailandês, às vezes é chamado de lobo. Toda a cabeça e o focinho são cobertos por uma fina camada de pêlo espesso, e dobras de pele características são visíveis na cabeça, sob o focinho e na testa.
- O focinho tem uma forma de cunha padrão, ligeiramente menor que a distância da linha dos olhos ao occipital em comprimento. A parada é claramente visível. O nariz é bem desenvolvido (preto ou azul acinzentado), narinas grandes.As bochechas são planas, contra seu fundo, as maçãs do rosto se projetam fortemente.
- Os lábios se ajustam perfeitamente à mandíbula, todos os dentes, incluindo caninos, estão escondidos na cavidade oral. As mandíbulas são incrivelmente poderosas e têm uma mordedura em tesoura. Os dentes estão compactados, não se destacam no cenário geral. A língua é geralmente de cor escura ou vermelha ou rosada com manchas pretas.
- Orelhas pontudas, de forma triangular alongada e de tamanho pequeno. Colocados a uma grande distância um do outro - nas laterais do crânio redondo. Nos indivíduos com pedigree, eles sempre se levantam, com a parte frontal (aurículas) voltada para frente, notando-se uma leve inclinação para frente.
Ao contrário de algumas outras raças de cães, é proibido impedi-los de indivíduos desta raça.
- Os olhos são grandes o suficiente e amendoadas, sempre inseridas profundamente, as pálpebras são finas, escuras e próximas dos olhos. A cor dos olhos é predominantemente marrom ou marrom escuro (com preferência para indivíduos com íris mais saturada). Dependendo da cor, os requisitos da norma para a cor dos olhos podem diferir, por exemplo, em indivíduos de azul, uma íris mais clara, mel ou areia é aceitável.
- O pescoço não é particularmente longomas poderoso, espesso e flexível. A curvatura está praticamente ausente, assim como a suspensão. Os indivíduos desta raça são caracterizados por dobras cutâneas na face e pescoço. Músculos fortes podem ser sentidos através da pele grossa.
- O corpo é ligeiramente alongado, mas harmonioso. O dorso é reto, o lombo é reto, a garupa tem uma forma oblíqua lisa. As costelas são ligeiramente alongadas e arredondadas, formando uma caixa torácica bem desenvolvida. A pele adere firmemente a todo o corpo, sem formar pregas no abdômen ou no peito, a virilha e o abdome são esgalgados.
- A cauda é longa o suficiente, cônico da base à ponta. Liso, coberto com uma camada uniforme de lã fina. Em estado de repouso, é ereto ou em forma de meia-lua. Ventosas são proibidas.
- Os membros não são particularmente longos, mas muito poderosos e retos, os músculos do ombro são notavelmente desenvolvidos, enquanto o úmero e as omoplatas são direcionados precisamente para trás. As patas traseiras distinguem-se por poderosas coxas musculosas e joelhos arredondados (uma característica da raça - os joelhos estão localizados bastante baixos). Metatarso é excepcionalmente reto. As próprias patas são firmemente montadas, sua forma é geralmente oval. As almofadas são escuras e duras, o que permite ao cão permanecer ativo por muito tempo. As garras são bastante grandes, podem ser escuras ou claras.
- Os tailandeses são estetas excepcionais quando se trata de corrida e caminhada. Seus movimentos são claramente verificados, têm ritmo próprio. Cada passo desses cães é consistente, não há espalhamento irregular das patas, o que lhes permite desenvolver uma velocidade tremenda devido à tremenda força de empurrão.
Com toda essa ordem, os movimentos dos Thai Ridgebacks são graciosos, suaves e espontâneos.
- Esta raça de cão é excepcionalmente de pêlo curto., enquanto a estrutura da lã é macia e dócil. Esses cães praticamente não têm subpêlo, por isso é impossível mantê-los do lado de fora.
Os tailandeses possuem vários tipos de lã, uma descrição de cada um deles será dada resumidamente a seguir. No momento, não existe um padrão exato quanto ao comprimento do casaco e, portanto, os dados em diferentes fontes sobre este assunto podem ser diferentes.
- Padrão. A opção de pêlo mais comprido é a lã de 1 a 2 centímetros. É considerado mais adequado para pessoas que vivem nas regiões norte. Protege do sol, frio, insetos e outras condições externas adversas.
- Baixo. A variedade mais comum. Cabelo de até 1,2 centímetros de comprimento. Esta opção é considerada intermediária entre as demais.
- Veludo (ou "veludo"). Neste caso, o couro cabeludo é excepcionalmente macio e sedoso, retém perfeitamente o calor e protege do gelo. O comprimento médio é de 0,5 a 0,9 centímetros.
- Veludo super curto. Esta versão da capa de lã é considerada a menos apresentável por causa de sua aparência. À distância, esses cães parecem ser praticamente calvos, o que se torna mais perceptível em indivíduos com pelagem clara. Além disso, esse pêlo curto (de 1 a 3 milímetros) não protege o animal nem do frio, nem dos mesmos insetos e do sol.
Os Thai Ridgebacks também têm suas próprias características individuais, por meio da qual essa raça pode ser diferenciada das demais. É o chamado pente nas costas, que é formado a partir de um crescimento específico de cabelo. O pente pode ter muitos formatos diferentes, mas os mais comuns são em forma de agulha, violão, alfinete, pena, sela e flecha.
Essa crista também tem seus próprios requisitos na norma - deve ser localizada exatamente nas costas do cão e não nas laterais. No pente, a formação de cachos nas pontas dos cabelos também é permitida.
Cor
O padrão ICF permite até 4 cores em indivíduos do Thai Ridgeback.
- Vermelho. É considerado um dos mais comuns. Normalmente encontrado nas seguintes variações: bordô, marrom, vermelho escuro, cereja. Não há transições neste caso, no entanto, áreas um pouco mais claras nos quadris e abdômen são aceitáveis. Isso também inclui indivíduos de uma rica cor vermelha. Esta cor é caracterizada por estouros brilhantes.
- Preto. Na maioria das vezes, são indivíduos exatamente da cor preta, mas com um brilho de cor diferente. Existem matizes marrons e mais claros - marrom ou verde-oliva. A principal condição para essa cor é que ela esteja uniformemente distribuída por todo o corpo do indivíduo. Esta cor não é considerada popular, pois ao acasalar elimina a possibilidade de uma cor diferente nos filhotes.
- Azul. Isso inclui uma ampla gama de cores - de tons de cinza claro a ricos tons de azul claro. Uma característica distintiva deste terno é que, neste caso, a cor e a própria pele são acinzentadas.
Acredita-se que indivíduos com manchas claras no peito ou abdômen não sejam adequados para reprodução.
- Cervo. Essa cor também é às vezes chamada de "isabella". Estes incluem delicados tons iridescentes de rosa e creme. A lã dessas pessoas tem uma tonalidade perolada única.
Vantagens e desvantagens
Cada raça de cão é diferenciada por qualidades positivas e negativas. Algumas dessas qualidades se manifestam em Thais apenas na idade adulta, quando o corpo do cão requer mais atenção. Deve-se entender que a maioria dos momentos negativos pode ser suavizada com segurança por meio do treinamento do paciente e do cuidado adequado.
Traços positivos.
- Inteligência incrível, capacidade de tomar decisões rápidas. Todas essas qualidades fazem de Thais companheiros maravilhosos e candidatos dignos para exposições.
- Fácil de treinar e educar em mãos experientes. Eles tendem a construir relacionamentos de confiança com o proprietário, o que lhes permite realizar quase todas as tarefas.
- Exterior bonito, esguio e harmonioso. Esses cães são considerados companheiros de verdadeiros estetas devido à sua aparência específica.
- Os indivíduos desta raça são limpos: não gostam de chafurdar na lama, comer comida estragada ou excrementos de outros cães.
- Para além da fenomenal actividade fora das paredes do apartamento, esta raça de cão tem uma resistência e adaptabilidade únicas a uma grande variedade de terrenos.
- Se o dono conseguir conquistar a confiança do tailandês, ele sempre será uma montanha para ele - ele vai interceder na rua, correr para economizar na água, trazer gente para o resgate.
- A predisposição para perseguir presas torna os indivíduos desta raça companheiros maravilhosos na caça de pássaros e animais peludos.
- Embora esses cães não sejam adequados para serem mantidos na rua ou aviário, eles costumam ser excelentes vigilantes e não permitem que um estranho cruze os limites do apartamento. As qualidades protetoras inatas tornam os animais ideais para famílias com crianças.
Qualidades negativas.
- Thai Ridgebacks são extremamente caprichosos - eles são céticos em relação a todos os comandos e ordens do proprietário e tendem a mostrar sua posição. Esses animais de estimação precisam de uma abordagem rígida de treinamento, apenas uma personalidade forte e paciente pode prevalecer sobre seu caráter difícil.
- Se você quer levar um cachorro para caçar, deve se preparar para as tentativas de deixá-lo nas pegadas de animais e pássaros. Para evitar isso, você precisa frequentemente levar seu animal de estimação para a floresta na coleira e ensiná-lo a reagir com calma à natureza ao redor.
- Esta não é a melhor opção de raça para proprietários que já possuem outros animais de estimação em casa. Os tailandeses são donos incríveis e invejosos - eles tendem a dominar outros animais. Além disso, se o gato tailandês perceber que você está demonstrando mais cuidado e atenção com outro animal de estimação, certifique-se de que ele não ficará bem em um futuro próximo.
- Intolerância total à violência física e agressão por parte do proprietário. Se um tailandês sentir uma agressão aberta de sua parte, certifique-se de que não haverá obediência. Os tailandeses são vingativos e agressivos com seus opressores.
Traços de caráter
Cada raça de cão foi formada em condições individuais e, portanto, todas diferem tanto física quanto psicologicamente. As duras condições de formação do Thai Ridgeback tornaram esses cães fortes, teimosos e obstinados. Se em algumas situações estas qualidades são exclusivamente uma vantagem, então nas primeiras sessões de treino podem causar muitos problemas aos donos dos cães. Se você não escolher um tipo de treinamento individual para o tailandês, considere que o cão crescerá caprichoso, desobediente e agressivo.
Somente os proprietários mais pacientes e experientes que já tiveram experiência na criação de cães grandes podem lidar com esse tipo de Ridgebacks.
Os tailandeses nascem favoritos. No círculo familiar de seus donos, eles são incrivelmente obsessivos, afáveis e gentis. Eles estão prontos para seguir o dono em qualquer lugar, apoiar qualquer uma de suas idéias e até mesmo as menores dicas de jogos. Os tailandeses são extremamente sensíveis à agressão. Se estivermos falando de um indivíduo recém-adquirido, qualquer manifestação de agressão contra esse cão será um verdadeiro fardo vermelho para ela. É por isso que os tailandeses não são recomendados para comprar e treinar na idade adulta - a chance de estabelecer uma relação de respeito mútuo entre o cão e o dono é muito pequena.
Os tailandeses diferem dos outros cães em sua capacidade de analisar a situação de maneira rápida e profunda. Se esses animais de estimação estão na companhia de pessoas desde o nascimento, muito em breve aprenderão a lê-los literalmente. A principal característica do treinamento tailandês é que a mensagem principal deve ser expressa não apenas por meio de comandos, mas também por meio da entonação e das expressões faciais. Esses cães são excelentes em reconhecer emoções e gestos. É especialmente interessante observar esses cães quando ouvem seu apelido: o tailandês reage instantaneamente ao seu nome, expressando interesse através das sobrancelhas tricotadas e dobras na testa.
Ridgebacks em poucos minutos podem analisar completamente um estranho e dar sua avaliação de suas ações. Se o cão perceber que o dono trata o estranho com carinho, o cão assumirá, pelo menos, uma posição neutra, mas é improvável que se deixe acariciar. Se estivermos falando de hóspedes que vieram ao apartamento mais de uma vez, então os membros do Thai Ridgeback se comportarão com eles de forma livre e aberta e até esperarão por jogos e entretenimento. Para outras pessoas, os tailandeses sempre permanecerão "resmungões" sombrios, sérios e desconfiados. A confiança desses cães deve ser conquistada, e às vezes não é tão fácil para uma pessoa inexperiente.
Se a situação, segundo o animal, ficar fora de controle e o dono precisar de ajuda, o cão primeiro emitirá um rugido ou latido de alerta, e só então poderá correr com presas no agressor. Felizmente, nem todos ousarão desprezar a força externa e o poder dos tailandeses e atacar os donos desses cães.
Tudo isso faz do Ridgeback um maravilhoso vigia nas paredes das instalações e um guarda nato nas ruas.
Ridgebacks são muito ativos e inquietos para querer uma coisa por muito tempo. Em algum momento eles vão deixar você saber que eles precisam de jogos ou uma caminhada, e em outro eles vão se acomodar calmamente na espreguiçadeira e adormecer. Apesar desse comportamento, Thai Ridgebacks se adaptam muito rapidamente ao regime de seu dono (eles vão esperar pacientemente por você do trabalho antes de ir para a bandeja simulada). Eles se sentem bem dentro das paredes do apartamento, mas depois de uma longa permanência longe da rua podem se tornar agressivos.
Se um filhote de cachorro tailandês crescer ao mesmo tempo que um gatinho ou cachorro de outra raça, não haverá problemas de amizade. Um dançarino também protegerá ternamente outro animal de estimação, como um membro de pleno direito de sua família. Se estamos falando em comprar um cachorro ou um tailandês adulto em um apartamento com outro animal adulto, os conflitos serão indispensáveis. Os tailandeses estão com muito ciúme e vão aterrorizar outro animal pelas suas costas. Ridgebacks são irreconciliáveis com animais de rua - eles os percebem como entretenimento e objetos para diversão e jogos.
Em relação aos demais cães, os Thai Ridgebacks buscam sempre ser líderes, porém, permanecem totalmente neutros, até a manifestação de desrespeito ou agressão de sua parte.
Os tailandeses são incrivelmente bondosos com os pequenos membros da família. Eles estão prontos para se dedicarem totalmente a brincar com crianças, eles absolutamente não reagem ao assédio e à má conduta descuidada de crianças. O Thai Ridgeback tem uma alma gêmea na criança, pronto para a aventura e a diversão o dia todo. No entanto, a diversão muito frequente com as crianças será prejudicial para a educação de Thais - as crianças são muito moles e inquietas e darão um mau exemplo ao animal de estimação. Se possível, reserve um tempo separado para nutrir a dança e socializar com as crianças. Se estamos falando sobre o aparecimento de crianças em uma família com um adulto tailandês, nem a segurança das crianças, nem a obediência do cachorro, não se preocupe.
Para Thais, caminhar e treinar não é apenas uma forma de arrumar o corpo, mas também um método de esbanjar uma quantidade enorme de energia inesgotável. Eles adoram passar o tempo ao ar livre perto da água ou em piqueniques. Toda a energia desses cães deve ir exatamente para a rua (para isso você vai precisar de barras horizontais, paus e frisbees, pistas para correr e pular).
Como já mencionado, os tailandeses têm habilidades de caça incrivelmente fortes, o que permite que eles rastreiem até mesmo a menor presa. Em uma rua cheia de pássaros, gatos e insetos, andar com esses cães pode ser muito difícil. Levado pela perseguição, o Ridgeback pode nem perceber que ficou para trás do dono e se perder.
É por isso que é aconselhável não deixar esses animais de estimação fora da coleira até a idade de um ano.
Como nomear?
Ao escolher apelidos para tailandeses, os proprietários não se limitam a alguns estereótipos. Podem ser nomes comuns (Beam, Jack, Tiffany, Bella) e apelidos completamente incomuns que não têm relação direta com a raça.
Na maioria das vezes, os proprietários recorrem a 2 fatores ao escolher um nome para um Thai Ridgeback:
- destacando pedigree, poder e força - Zeus, Conde, Buran, Senhor, César, Apolo, Atenas, Tempestade, Raio, Senhora;
- associações com cor - Angus, Onyx, Panther, Marble, Zephyr, Brownie, Zlata, Scarlet, Almaz, Smoke.
Além desses fatores, você pode se referir a outros princípios ao escolher um nome: associações com flores, animais selvagens, fenômenos naturais, corpos cósmicos, figuras históricas, traços de caráter.
Qualquer que seja o nome escolhido, deve ser sonoro, curto e memorável para o cão.
Regras de conteúdo
Esta raça de cão tem uma pelagem excepcionalmente curta que cai apenas uma vez por ano. Além disso, a falta de subpêlo fez com que esses cães não tivessem o cheiro canino característico.Tudo isso tornava Thais excelentes candidatos para a manutenção do lar. Além disso, a intensidade da queda depende do tipo de pelagem, por exemplo, indivíduos com pelagem aveludada perdem muito menos do que indivíduos com pelagem padrão.
Para se livrar de todos os problemas com os cabelos do Thai Ridgeback, basta fazer escovagens regulares pelo menos uma vez por semana. Se o período de eliminação já passou e seu cão não para de eliminar abundantemente, você precisa entrar em contato com seu veterinário. Talvez seja a influência de um carrapato subcutâneo.
Para cuidar do seu casaco, você precisará das seguintes ferramentas: um pente com dentes macios e densos ou um pente redondo, escova macia. Estas ferramentas não só removerão toda a sujeira do pêlo, mas também farão uma agradável massagem de bem-estar ao seu animal de estimação. Como você deve ter adivinhado, o procedimento de tosa para esses cães não é necessário; no entanto, com indivíduos do tipo padrão de lã, você pode fazer raras viagens aos salões de tosa.
Devido à quase total ausência de subpêlo, esses cães só podem ser mantidos dentro de casa sem correntes de ar. Além disso, o local deve ter acesso direto a todas as outras partes do apartamento - o animal deve ver constantemente seus donos e o que eles estão fazendo.
A opção ideal seria um local aconchegante ou uma espreguiçadeira no corredor (ou corredor) de um apartamento ou casa particular.
Para passear com esses cães no outono e no inverno, cobertores ou agasalhos para cães certamente serão úteis, sem eles eles desenvolverão um resfriado ou pneumonia instantaneamente. Além disso, durante essas estações, é recomendável saturar a dieta do cão com vitaminas, bem como tomar cuidado com a vacinação regular (especialmente se o cão passa muito tempo ao ar livre com outros cães).
Tente evitar caminhar com tempo chuvoso ou úmido. Esses cães não toleram umidade de nenhuma forma e tentarão contornar todas as poças em seu caminho. Para remover a sujeira das patas e dos órgãos genitais, basta lavá-los com água corrente comum. O procedimento de banho com a ajuda de shampoo (especificamente para cães com uma fórmula suave e macia) e detergentes deve ser realizado no máximo 1 vez em 2-3 meses, se necessário. Além disso, se o seu animal de estimação adora atividades ao ar livre, isso não significa que ele adore nadar em corpos d'água - você não deve forçar um tailandês a se jogar na água ou ensinar como resgatar um homem que está se afogando. Tratamentos excessivos com água podem causar problemas na pele e na psique do animal.
Uma das áreas mais vulneráveis do corpo desta raça são as aurículas. Estando constantemente abertos e desdobrados, eles se tornam apenas um maravilhoso terreno fértil para bactérias. A limpeza das orelhas deve ser feita pelo menos 2 vezes por semana com algodão ou produtos especializados para limpeza das orelhas. A condição das orelhas pode ser rastreada tanto visualmente quanto pelo olfato.
Os olhos são outro ponto bastante vulnerável no exterior de todo tailandês. Todas as manhãs, o muco ocular se forma nos cantos das pálpebras desses cães, que endurece com o tempo. Este muco deve, se possível, ser removido todas as manhãs com um algodão. Se o muco não for removido prontamente, formam-se nódulos secos nos cantos das pálpebras do animal, que levam à irritação da pele ao redor dos olhos e ao aparecimento de "vias lacrimais".
Para prevenção, recomenda-se lavar os olhos com uma decocção de camomila pelo menos uma vez por semana.
Para cuidar da cavidade oral de Thais, é inaceitável o uso de pastas humanas, para isso, produtos especiais para cães devem ser adquiridos. A limpeza deve ser feita pelo menos 2-3 vezes por semana para evitar a formação de tártaro ou placa bacteriana. Para evitar estes momentos desagradáveis, pode enxaguar os dentes da sua mascote com decocções de ervas especiais contra o tártaro.
Antes de comprar um Thai Ridgeback, vale a pena comprar um bom cortador de unhas para cães grandes. Já aos seis meses de idade, os animais de estimação podem desenvolver garras muito longas, que, sem ranger durante as caminhadas e treinamentos, podem interferir na vida do animal e até prejudicar sua saúde. As garras devem ser encurtadas pelo menos uma vez por mês para evitar deformação e crescimento anormal das garras. Ao aparar unhas brancas, corte logo abaixo da linha rosa e, para unhas escuras, corte no ponto arredondado.
Não se esqueça de cuidar das patas do animal - em caminhadas frequentes e longas e treinamentos nas almofadas, podem formar-se fissuras e feridas. Para que não tragam desconforto ao animal, deve-se tratá-los com um anti-séptico e qualquer creme gorduroso (pode-se usar cremes como "Infantil").
Um dos artigos mais importantes no cuidado de qualquer animal de estimação é sua alimentação adequada e balanceada. Ao determinar o tipo ideal de dieta, você pode escolher entre ração pronta e natural. Cada tipo de alimento tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Feed pronto
Prós.
- Você pode armazenar grandes quantidades de alimento por um longo tempo sem se preocupar em estragá-lo.
- Não há necessidade de adicionar vitaminas e aditivos adicionais às rações prontas, mesmo no inverno. Em alimentos de alta qualidade, eles devem ser contidos a priori.
- Não há necessidade de equilíbrio de energia. Na ração pronta, as doses de proteínas, carboidratos e gorduras já estão balanceadas.
Minuses.
- Não é fácil acrescentar algo novo a essa dieta. Algum tipo de fruta ou guloseima pode fazer mal ao corpo do cão, que só se adapta à comida pronta.
- Alimentos bem preparados, especialmente em grandes quantidades, afetarão sua carteira com força.
- O alimento acabado necessita de condições especiais de conservação, caso contrário, ficará bolorento e prejudicará a saúde do animal.
Feed natural
Prós.
- Se você está preparando um produto, está totalmente confiante em sua composição e qualidade.
- Custo relativamente baixo.
- Filhotes de cães de todas as raças relacionam-se melhor com a alimentação natural na dieta - eles confiam mais nela e se acostumam muito rapidamente.
- Você pode adicionar com segurança um novo produto a esse alimento, enquanto a dieta dificilmente mudará. A diversidade na alimentação é um ponto extremamente importante que deve ser observado na alimentação de qualquer animal de estimação.
Minuses.
- O prazo de validade é muito curto. Esses produtos têm maior valor nutricional apenas nos primeiros 2-3 dias após o cozimento.
- Todos os cuidados com a qualidade dos alimentos, bem como com o equilíbrio dos oligoelementos na sua composição, estarão sobre os seus ombros. Nem todo criador é capaz de controlar isso.
- Quantidade insuficiente de vitaminas na composição desses alimentos, o que significa que você terá que adicionar vitaminas e nutrientes separadamente à dieta alimentar.
Se tudo ficar claro com os alimentos prontos (classe premium ou super-premium), então o alimento natural tem seus próprios requisitos. Tente incluir carne cozida na dieta do animal (com uma baixa proporção de gordura - vitela, carne bovina, peru, peito de frango, lebre), miudezas ou peixes marinhos cozidos, cereais (trigo sarraceno, arroz, milho, aveia em água), vegetais ( como cozido e fresco), laticínios (kefir, queijo cottage, queijo).
Tente fazer as refeições aproximadamente à mesma hora todos os dias.
Dependendo da idade, a frequência da alimentação varia: de 4 a 5 vezes ao dia até os seis meses de idade com redução gradual das mamadas para 2 vezes ao dia aos 10 meses. Ou seja, você terá que reduzir a frequência da alimentação em uma refeição aproximadamente uma vez a cada 2-3 meses.
Na alimentação com ração pronta, os tamanhos das porções necessárias estão indicados na embalagem do produto e são calculados em função do peso, altura e idade do indivíduo. Se estamos falando sobre nutrição natural, então aqui as porções são calculadas intuitivamente pela primeira vez - tente controlar se o animal deixa comida em uma tigela após uma refeição ou, inversamente, se requer aditivos. Como regra, os Ridgebacks controlam a quantidade de comida ingerida por conta própria.
No inverno e no outono, vitaminas suplementares devem ser adicionadas à dieta do cão. Tudo por causa da pelagem fina dessa raça - eles têm grandes chances de adoecer e, portanto, o corpo precisa de proteção.
Certifique-se de que seu animal de estimação sempre tenha uma tigela de água limpa e fresca na área de acesso. Para que o pet não enrole, é melhor aparafusar a tigela ao suporte ou escolher modelos de metal pesado.
Será melhor dar apenas água engarrafada, mas filtrada da torneira também é adequada.
Se você decidir mudar a dieta do animal, não deve introduzir novos alimentos repentinamente. Faça isso gradualmente. Antes de introduzir um novo produto na dieta, certifique-se de que o animal não é alérgico a ele ou intolerâncias comuns.
Você nunca deve dar comida ao seu animal de estimação antes de caminhar. - então ele se tornará preguiçoso e desejará descansar um pouco, e todas as atividades serão em vão. É melhor alimentar o tailandês após uma caminhada longa e agitada. De manhã é melhor dar alimentos leves como cereais e verduras (que não pesam no estômago e dão a força necessária para o dia), e à noite carne, peixe ou vísceras - são mais bem absorvidos pelo organismo durante o o sono do cachorro.
Os seguintes alimentos devem ser evitados ao alimentar um tailandês: peixes de rio, especiarias e aditivos artificiais, alimentos ricos em açúcar, legumes, frutas sem caroço e bagas, carne crua, ovos crus, ossos tubulares (prejudiciais aos dentes do animal e de difícil digestão) , porco (muita gordura), cogumelos.
Educação e treinamento
O treinamento de Thai Ridgeback não será fácil para todos. Eles são cães extremamente teimosos e rebeldes que precisam de uma abordagem individual.
A primeira coisa que é exigida de você é estabelecer sua autoridade aos olhos do animal de estimação. Você deve deixar claro para o cão quem é o dono da casa e quem deve obedecer a quem. Para atingir esses objetivos, deve-se delimitar rigorosamente todos os espaços livres e fechados para visitação e, ao menor violação dos limites, enviar imediatamente o animal de estimação.
Os tailandeses são extremamente teimosos e teimosos, vai demorar muito para eles entenderem porque sua pessoa está proibida de ir a algum lugar ou fazer algo. Portanto, o principal aqui é paciência.
Os treinamentos e treinamentos começam logo aos 1,5 meses do filhote - é nessa idade que os cães começam a entender o que é exigido deles e também a ter um respeito genuíno por seu dono. Como os canis só vendem tailandeses com mais de 3 meses, comece a treinar assim que o filhote chegar em sua casa.
Os jovens Thai Ridgebacks, especialmente em famílias numerosas com crianças, fazem de tudo para se colocarem acima dos demais. Podem ser partidas constantes, jogar brinquedos e coisas, molestar outros animais de estimação, agressão falsa contra membros da família. Você não pode se livrar disso em um dia - tudo isso é erradicado por meio de um treinamento longo e paciente e da repetição do que é permitido e do que não é.
Sua principal qualidade ao criar um jovem tailandês é a paciência. Nunca bata ou grite com o animal de estimação - isso não levará a nada de bom, mas apenas deixará o filhote com raiva e caprichoso. Também não vale a pena “fazer barulho” com um animal de estimação, você deve desenvolver seu próprio estilo inflexível, onde o carinho e o incentivo são dados apenas para obediência. Não deve haver indulgências.
Apesar de sua natureza independente, os filhotes tailandeses se sentem extremamente desconfortáveis na companhia de estranhos e, portanto, devem ser levados para caminhadas o mais rápido possível. Lá, o bichinho vai conhecer outras pessoas e bichinhos e entender como se comportar.
Para estabelecer uma posição dominante sobre um animal de estimação, você deve usar as seguintes ferramentas:
- sempre entre pela porta primeiro, só então deixe o cachorro entrar na sala ou sala;
- coma comida antes de seu animal de estimação comê-la e, ao mesmo tempo, interrompa qualquer tentativa de mendigar na mesa;
- designar um local de descanso no apartamento onde o animal só possa estar na sua presença (geralmente uma cama, sofá ou cadeira);
- ao andar na rua, ensine seu animal de estimação a seguir ao seu lado e não ir muito longe - no futuro, isso será útil se você quiser andar sem guia ou coleira.
Se você já adquiriu um tailandês adulto e não consegue lidar com seu caráter complexo e manifestações de agressão e desobediência, mande-o para um experiente adestrador de cães para educação.
Os mal-educados tailandeses costumam ser os culpados em acidentes com crianças e adultos. Antes de o animal atingir a idade de um ano, você deve obter dele um caráter estável, sem mostrar liderança sobre o dono.
Críticas do proprietário
De acordo com os proprietários, o Thai Ridgeback é uma raça de cães incrivelmente inteligente, mas rebelde. Os proprietários observam que no círculo doméstico esses animais são excepcionalmente afetuosos, adoram crianças e as protegem de outros animais. Esses cães são extremamente cautelosos com estranhos - eles não podem ser subornados com algum tipo de doçura ou apaziguados por carícias.
Nas famílias anfitriãs, todos os tailandeses, sem exceção, estabelecem uma posição dominante entre os outros animais, e também competem com outros membros da família pela atenção do dono.
Para aprovação e atenção, esses cães são capazes de realizar uma variedade de truques e fazer poses engraçadas.
Entre os aspectos negativos, quase todos os proprietários destacam a dificuldade de formar jovens e adultos. Todos os criadores recomendam fortemente começar a treinar cães com 1,5-2 meses e não fazer quaisquer indulgências. Se você permitir que ele suba ou vá a algum lugar, no futuro será impossível expulsá-lo de lá, pois o comportamento de um cão adulto não pode ser corrigido.
Para mais informações sobre a raça Thai Ridgeback, veja o vídeo abaixo.