Tudo sobre galgos italianos
Os galgos italianos são galgos em miniatura que receberam sofisticação e boa velocidade de corrida de seus ancestrais. Uma descrição moderna desta raça de cão permite-lhe ter uma ideia do seu exterior e carácter. Mas apenas seus proprietários podem apreciar os galgos italianos. Esses animais temperamentais requerem muita atenção e de boa vontade doam seu amor, tornando-se maravilhosos companheiros de passeios e companheiros. Sua aparência requintada destaca suas origens aristocráticas, mas o que realmente está por trás da beleza e graça de um cão pequeno?
História da raça
Aparência refinada e tornar-se galgos italianos (ou, como são preferidos para serem chamados na arena internacional - piccolo livriero italiano) vem dos cães compactos do Egito Antigo. Foi a essa época que se atribuíram as primeiras imagens conhecidas de animais com um físico frágil e uma cabeça elegante. Os primeiros donos desses cães foram os faraós - não é surpreendente que o desejo pelo luxo palaciano esteja no sangue dos galgos italianos.
Gradualmente, a moda dos galgos em miniatura se espalhou pelo continente europeu.
Os gregos estavam entre os primeiros adoradores de galgos italianos fora do Egito Antigo., e então representantes da antiga nobreza romana fizeram sua seleção. Nos desenhos encontrados em Pompéia, a silhueta do galgo italiano também é bastante reconhecível. Embora seus ancestrais naquela época ainda tivessem algumas diferenças com o padrão da raça moderna.
O verdadeiro pico de popularidade dos galgos em miniatura ocorreu no Renascimento. Havia uma competição tácita entre a nobreza europeia pela posse dos cães mais bonitos e sofisticados. Eles foram retratados em retratos de reis, mantidos em matilhas e até mesmo levados para caçar pequenos animais, lebres. Representantes da dinastia italiana Medici fizeram do galgo italiano seus companheiros constantes. E o rei prussiano Frederico, o Grande, glorificou a lealdade de seu animal de estimação, que não deu voz no momento em que seu dono corria o risco de ser exposto pelos inimigos.
Grandes pintores como Durer, Ticiano e Van Dyck consideraram uma honra representar o galgo italiano em suas telas. Mas a moda dos galgos italianos, não importa o quanto durasse, acabou sendo um fenômeno passageiro. No início do século 19, a demanda pela raça caiu drasticamente. Os criadores, na tentativa de recuperar sua antiga popularidade, começaram a reduzir deliberadamente as proporções de uma raça já de tamanho médio.
A distorção levou à formação de um tipo de aparência hoje considerada obsoleta.
Uma constituição desproporcional, com costas fortemente arqueadas, cabeça com cabeça de maçã, membros excessivamente secos e magros, obtida como resultado dessa "seleção", era acompanhada de transtornos mentais em cães. Os animais estavam muito nervosos, propensos a comportamentos histéricos. Experimentos de criação semelhantes continuaram até 1873, quando um padrão oficial foi adotado pelo English Kennel Club. A versão em miniatura dos galgos italianos foi reconhecida como do tipo antigo; animais mais fortes com um físico proporcional eram considerados a norma.
O século 20 não trouxe muito crescimento em popularidade para os Greyhounds. Mas, na década de 30, os criadores levaram a sério a ideia de reviver a antiga glória dos galgos italianos em miniatura. Nos galgos italianos modernos você pode encontrar o sangue de pinschers e whippets anões. Na Rússia, a raça era conhecida na época de Peter I. Mas nos anos soviéticos, sua demanda, como outras raças decorativas, era bastante baixa.
Uma nova rodada de popularidade veio na década de 70, quando um novo gado da Itália foi importado para o país. Desde então, a criação de galgos italianos tem sido bastante ativa.
Descrição
O galgo italiano é um galgo típico, mas em miniatura. Esses cães permanecem brincalhões por toda a vida, têm boa disposição e não são propensos à obesidade. Uma característica distintiva dos mini-galgos é um pequeno tremor, que se manifesta durante a hipotermia ou excitação nervosa extrema do animal. Os Galgos Anões Italianos vivem até 13-14 anos, eles se sentem melhor quando emparelhados com um companheiro da mesma raça - isso elimina a necessidade de o dono estar constantemente em contato próximo com o animal de estimação.
Lã e cor
O padrão da raça implica em restrições bastante estritas quanto à tonalidade da pelagem do animal. O tom preto, cinza, isabela (bege-amarelo) é permitido, a cor branca pode estar presente apenas nas patas e no peito. Também são possíveis variações sobre o tema das cores primárias. O cinza na infância pode levar ao azul (oficialmente não existe esse nome), preto - ao bronze, com um tom chocolate nas laterais.
A versão final é adquirida apenas aos 1-2 anos de idade do cão, a primeira muda do cachorro ocorre antes dos 4 meses de idade.
FCI e RKF aceitam apenas versões canônicas de cores. Mas as organizações nacionais do Canadá, Inglaterra, Estados Unidos e alguns países asiáticos permitem uma rotulagem mais ampla, dividindo todos os tons de lã nas seguintes subespécies:
- sólido (ou monocromático), sem marcadores brancos, apenas a cor tigrada é impossível;
- irlandês - colarinho branco pronunciado e corpo colorido;
- irlandês selvagem - além das marcas clássicas irlandesas, há manchas brancas nas pernas, corpo;
- manchas coloridas em um fundo monocromático branco como a neve, a cabeça é freqüentemente colorida;
- ticking - uma linha pontilhada, seus sinais aparecem com a idade;
- face dividida - apenas metade do focinho é pintada no tom básico.
É importante considerar que a raça possui manifestações de albinoísmo. Neste caso, o cão ficará privado da pigmentação do cabelo. Caso contrário, é impossível obter uma cor branca pura - manchas sempre estarão presentes. A raça é propensa a alopecia com enfraquecimento dos tons da pelagem. Inicialmente, o cabelo protetor não é grosso, muito curto, uniformemente distribuído em densidade, sem subpêlo.
Aparência e físico
O padrão oficial da raça é descreve seus representantes:
- peso corporal não superior a 5 kg, altura na cernelha de 32 a 38 cm;
- o corpo é quadrado, seco, com o dorso reto, que apresenta uma ligeira curvatura na região lombar, a garupa é larga, o peito é estreito, profundo, atingindo os cotovelos do cão;
- o pescoço é típico dos Greyhounds - musculoso, em forma de cone, com uma curvatura pronunciada, a transição para a cernelha é bem delineada, uma ligeira curvatura do pescoço pode ser traçada na garganta, sem flacidez da pele, formação de dobras, todas as linhas são claramente pronunciados;
- a cabeça com uma nitidez característica do focinho, estreita e plana, as arcadas superciliares são pronunciadas, os pés e a parte occipital são alisados;
- o aparelho mandibular tem formato alongado; os dentes são fortes, brancos, fechados em tesoura;
- o nariz é bem definido, com um lobo escuro de cor viva (pigmentação preta é encorajada, marrom para isabela);
- olhos de tonalidade marrom-escura, com pálpebras negras brilhantes, de formato arredondado, patamar de média profundidade, sem protuberância excessiva;
- as aurículas são miniaturas, sobre cartilagem delgada, as pontas são desviadas para trás, em estado de excitação, o cão coloca a base verticalmente;
- os membros são secos, eretos, com músculos moderadamente desenvolvidos, os cotovelos não são invertidos, as patas traseiras são mais graciosas que as anteriores, as coxas são alongadas, as pernas são ovais, compactas, com pequenas almofadas;
- cauda inserida baixa, longa e fina, curva na ponta, pelagem uniforme.
Defeitos e malformações como lobo e pálpebra despigmentados, ponte nasal pronunciada e maloclusão não são permitidos em galgos italianos. É considerada inaceitável inserir a cauda alta - acima do dorso, além de seu comprimento insuficiente, mais curto que o jarrete. Gigantismo e nanismo em galgos italianos são cuidadosamente descartados. Preservação de ergôs, a presença de espinho nos olhos é excluída.
Cães com covardia pronunciada ou comportamento agressivo são considerados um casamento reprodutor.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer outra raça, os galgos italianos têm seus méritos e deméritos. O mini-galgo decorativo tem um valioso conjunto de qualidades positivas.
- Sociabilidade. Mesmo tendo um adolescente, você pode ter um animal de estimação amoroso. Os cães da raça galgo italiano se dão bem com outros animais de estimação, mas não gostam de cães muito grandes.
- Conveniência no conteúdo. O salão de beleza, no qual o amor pelo luxo foi cultivado por séculos, ajudará o proprietário no desejo de se deitar no sofá e terá o prazer de jogos ativos enquanto caminha.
- Bom caráter. Na ausência de malformações, o dono recebe um animal de estimação excepcionalmente afetuoso, sempre de bom humor.
- Disponibilidade para seguir a moda. O casaco curto torna os Greyhounds italianos reféns de cobertores e macacões quentes no inverno. Mas muitos proprietários gostam da oportunidade de vestir seu animal de estimação. E um cão devidamente equipado se sente muito confortável para passear.
- A presença de linhas decorativas e de trabalho. Você pode escolher tanto um cão de sofá exclusivamente quanto um atleta sério voltado para a vitória em corridas de curta e longa distância.
- Dificuldades mínimas para sair. A muda é quase imperceptível, os cachorros são bonitos, a pelagem não cheira mal. Fácil de usar no banheiro.
- As dimensões compactas são convenientes quando se vive em um apartamento. O cão não precisa de espaços suburbanos ou aviário.
- Longevidade. Com bom atendimento e boa genética, os galgos italianos celebram facilmente seu décimo sétimo aniversário.
Também existem desvantagens. Em climas muito frios, um galgo italiano ativo e alegre pode se transformar em um cão completamente domesticado. Existem vários problemas de saúde - os cachorros têm ossos frágeis e um salto forte pode causar uma fractura. Seu físico gracioso torna os animais inadequados para um tratamento rude e sem cerimônia. Se houver crianças pequenas em casa, elas deverão ser ensinadas a interagir com o animal de estimação.
Entre as deficiências do galgo italiano, pode-se notar também a tendência de sucumbir ao pânico em situações críticas, característica dos coléricos. Vale a pena soltar o seu animal de estimação para passear somente depois de concluir o treinamento e com plena confiança de que já conhece o caminho de casa. Os galgos italianos não são adequados para pessoas que minimizam a expressão de sentimentos - uma comunicação próxima com este cão, abraços e a vontade de compartilhar um cobertor à noite tornam-se as regras prioritárias.
Traços de caráter
Ao descrever os traços de caráter dos galgos italianos, todos os treinadores e criadores de cães observam sua semelhança com os representantes maiores desse grupo de cães de caça. Apesar da fragilidade externa, os animais são hiperativos, preferem expressar suas emoções da forma mais inteligível possível e podem demonstrar destemor. O galgo italiano chega a um estado de excitação nervosa instantaneamente - ao ver seu brinquedo favorito ou o proprietário voltando do trabalho.
Com um cachorro assim, o dono quase não tem chance de ficar sozinho.
Não sucumba ao charme da aparência aristocrática do animal. Os galgos italianos, como quaisquer outros galgos, são caçadores natos, cães capazes de causar o caos quase do nada. Eles também exigem uma atenção ativa do proprietário - não apenas abraços ou carícias, mas jogos. Os representantes da raça retêm tais traços de caráter até a velhice.
Hiperatividade
Os galgos italianos, apesar de serem diminutos, são perfeitamente capazes de se comparar aos cães grandes em termos de grau de destruição. Além disso, as travessuras dos filhotes (devido ao crescimento tardio) continuam para eles por até 1,5 a 2 anos. Durante este período de tempo, você pode esperar problemas como móveis, bolsas, sapatos e roupas mastigados, papel de parede rasgado em pedaços nas paredes e fios comidos. Manter dois cães ao mesmo tempo ajuda a reduzir a hiperatividade em relação aos itens internos - enquanto brincam um com o outro, eles não estragam o ambiente da casa. Outra opção é fornecer ao animal uma quantidade suficiente de atividade física.
Sociabilidade
Em termos de sociabilidade, o galgo italiano praticamente não tem concorrentes. Este cão em miniatura encontra facilmente amigos, dá-se bem com os gatos, assim como com os seus irmãos de pequeno e médio porte. Para uma criança em idade escolar primária e secundária, o galgo italiano pode se tornar um companheiro dedicado, companheiro de jogos e entretenimento. A raça não é agressiva com as crianças, se dá bem com elas, e sua disposição para mostrar amor pode aquecer o coração de uma pessoa mais velha.
Apesar da sociabilidade geral, os instintos latentes no galgo italiano não permitem que ela coexista calmamente com animais de estimação com penas e roedores. Seu cão sempre tentará alcançá-lo e trazer o dono como um troféu. Além disso, a regra não se aplica apenas a ratos e camundongos.
Os galgos italianos foram criados para caçar lebres, por isso roedores maiores também estão incluídos na lista de seus interesses.
Principais características de comportamento
Em seus hábitos, os galgos italianos são surpreendentemente semelhantes aos gatos domésticos. Para descansar, eles escolhem postos de observação em uma colina, procuram ficar perto de fontes de calor. Cadeiras, poltronas, mesinhas de cabeceira, peitoris de janela - é aqui que deverá colocar a cama escolhida para a mascote. No frio extremo, o cão prefere completamente a companhia do dono, subindo sob o cobertor.
Em uma caminhada, o galgo italiano contorna pedantemente poças e lama, em forte lama ou chuva preferirá ficar em casa e aliviar suas necessidades naturais na bandeja.
Enquanto estiver na rua, deve-se monitorar atentamente seu animal de estimação, se possível, não o deixe sair da coleira. Boa visão e instinto de caçador costumam brincar com esses cães, forçando-os a perseguir a presa, apesar dos protestos do dono. Vale a pena se preparar com antecedência para a comunicação emocional com seu animal de estimação. Latidos e guinchos expressos são manifestações naturais dos sentimentos de um cão pequeno.
As qualidades de liderança são um traço de caráter inesperado do galgo italiano. Mas os galgos italianos são realmente grandes comandantes. Basta dizer que, se houver vários cães na casa, o líder dessa matilha com o tempo será um Greyhound em miniatura, e não os membros maiores e mais fortes da equipe. O galgo italiano também torce as cordas do dono, conseguindo facilmente o que deseja.
Mas com a abordagem correta de treinamento, este momento não causará muitos transtornos.
Condições para manter
Quais são as condições de detenção exigidas para um galgo italiano? Em seu comportamento há muitos hábitos felinos, portanto, ao preparar a casa para o aparecimento de um filhote, vale considerar as necessidades de conforto da raça. Se as condições adequadas não forem criadas, o animal escolherá seu lugar na casa exclusivamente o espaço próximo ao dono, sob a manta, e não o entregará a ninguém.
Para relaxar, vale a pena dar ao galgo italiano seu próprio apartamento - uma casa com um travesseiro macio, uma cesta espaçosa com laterais altas. Os cães adoram olhar a rua da janela. Vale a pena dar ao seu animal de estimação um peitoril de janela pessoal ou organizar uma vista de uma altura suficiente. Além disso, deve-se ter cuidado para garantir que o filhote de cachorro extremamente curioso ou o cão adulto fique inacessível a quaisquer objetos perigosos.
Fios, portas de armário com mau fechamento, eletrodomésticos baixos - tudo isso deve ser removido.
Na verdade, um galgo italiano animado e ativo é uma criança pequena na casa, que definitivamente tentará algo que não pode ser simplesmente jogado de um lado para o outro. E é preciso tratar filosoficamente esse lado da vida do animal. Mudar os hábitos da raça não vai funcionar - você terá que tomar medidas de segurança (muitos métodos e adaptações podem ser obtidos com a experiência de proteger a propriedade de crianças).
Jogos e brinquedos são coisas sem as quais o galgo italiano não pode existir. Ela deve receber um número suficiente de bolas de silicone, guinchos, bichinhos de pelúcia. Vale a pena atualizar periodicamente o estoque de diversões à disposição do cão.
O cumprimento das regras de higiene não é o ponto forte da raça. Os galgos italianos, mesmo na idade adulta, podem deixar poças no chão, esqueça a necessidade de visitar a bandeja. A solução ideal para um galgo miniatura serão os passeios diários, durante os quais o cão poderá satisfazer as suas necessidades naturais.
O que alimentar?
A organização da alimentação do galgo italiano implica o preparo de uma dieta balanceada e completa com predomínio de proteína animal. Sua fonte pode ser tanto ração pronta - seca ou enlatada, quanto carne natural. O lombo de vaca é a melhor escolha. Além disso, os galgos em miniatura preferem comer carne crua ligeiramente estragada, com películas e veias.
Se houver perigo de invasão de helmintos, os alimentos podem ser tratados termicamente, mas é a versão não cozida que é melhor absorvida.
As peculiaridades da digestão do galgo italiano são tais que é o alimento cárneo que ele mais tolera. A digestão de um pedaço podre é mais fácil do que um pedaço fresco. O corte fino também não é necessário. Alimentar o cachorro com caldo também não vale a pena.
Para uma mudança na dieta, adicione peixes magros do oceano - filé desossado. É permitido o uso de produtos lácteos fermentados - queijo cottage, iogurte, kefir sem gordura. A participação dos cereais na dieta não é superior a 30-40%, eles são administrados separadamente da carne para não atrapalhar o processo de digestão. Legumes e frutas são oferecidos entre as refeições. Leguminosas são estritamente proibidas.
Ao usar uma dieta natural, certifique-se de dar suplementos vitamínicos e minerais ao seu animal de estimação. Seu veterinário o ajudará a encontrá-los. A prevenção deve ser sistemática, com ajuste da composição de vitaminas levando em consideração a estação do ano.
Como cuidar?
O galgo italiano é uma raça que não é muito exigente para cuidar. O cão praticamente não solta, a ausência de subpêlo elimina o aparecimento de um odor desagradável. De vez em quando, recomenda-se banhar o animal com produtos especiais para raças de pêlo liso ou remover a contaminação com lenços hipoalergênicos. As patas são lavadas após cada caminhada, vale a pena ensinar seu animal a este procedimento o mais cedo possível.
Freqüentemente, não é necessário limpar as orelhas do galgo italiano. Devem ser examinados regularmente e, quando houver acúmulo de sujeira, devem ser removidos do enxofre e da placa com um pano macio e uma loção especial. Os olhos também não requerem monitoramento intenso.
Basta prestar atenção periodicamente à sua higiene, conforme necessário, para limpar com um chumaço de algodão.
O atendimento odontológico deve ser um procedimento regular. São limpos pelo menos três vezes por semana, com pastas veterinárias especiais. O tártaro é removido por um médico. O corte só é necessário no inverno. No verão, o cão os tritura sozinho.
O galgo italiano é uma raça ativa. Ela precisa caminhar 2-3 vezes ao dia, com a duração obrigatória de um dos exercícios por pelo menos 2 horas. Em tempo úmido e ventoso, o animal prefere uma bandeja, que definitivamente deve ser instalada e o cão deve ser treinado para usá-la.
Como escolher roupas?
Conselhos sobre a escolha de roupas para donos de cachorros galgos italianos geralmente são dados pelos criadores. O que é melhor considerar antes de mandar seu bebê embora no frio? As recomendações de criadores de cães experientes são as seguintes:
- você pode mudar para um guarda-roupa de inverno já ao atingir uma temperatura média diária de +5 graus;
- qualquer roupa para um mini galgo ativo deve ser confortável, não atrapalhando os movimentos, é melhor escolher materiais hipoalergênicos;
- as primeiras roupas de "outono" - um suéter de malha que cobre o pescoço, o peito e as costas do animal, também pode ser usado em casa ou sob um macacão de inverno;
- para os homens, os itens de guarda-roupa devem ter um recorte especial na barriga. Vale a pena escolher coisas que se prestem bem à lavagem, ter um kit de reposição para o caso de ficar sujo;
- um cobertor com capuz é outro acessório indispensável, são mais fáceis de vestir do que o macacão completo, as patas do cão ficam abertas, mas ao mesmo tempo é criada uma boa barreira para se proteger do frio;
- chapéus são uma parte importante do guarda-roupa do galgo italiano, orelhas delicadas precisam de isolamento e proteção contra congelamento.
- o macacão pode ser tricotado (por baixo do cobertor) ou completo, muito quente, com punhos justos.
Educação e treinamento
A educação desempenha um papel muito importante em domar a natureza opressora de um animal de estimação. O galgo italiano compensa facilmente a falta de zelo em aprender com a tenacidade da mente, navegando facilmente no humor do dono. É improvável que funcione treiná-la no sentido clássico da palavra.
Mas você pode incutir em seu animal de estimação as regras de comportamento que lhe permitem coexistir confortavelmente com ele no mesmo espaço.
Vale a pena começar a treinar desde os primeiros dias de permanência do filhote em casa. Ele deve aprender a localização do sofá, banheiro, tigelas. Em nenhum caso se deve permitir ao galgo italiano comer comida da mesa do mestre. Não importa o quão queixoso o filhote pareça, é melhor mandá-lo para o local quando as pessoas o comerem.
Não há necessidade de esperar um rápido sucesso no treinamento. A obstinação natural leva ao fato de que o galgo italiano, mesmo entendendo o comando, não tem pressa em cumpri-lo. Mesmo uma iguaria não adianta - você terá que negociar com o animal em todos os pontos, desde visitar a bandeja até controlar os pedidos do dono. Mas se o entendimento mútuo for alcançado, o galgo italiano pode muito bem se tornar um animal de estimação ideal e um amigo verdadeiro.
Treinamento
É importante levar em consideração que, como os demais galgos, com a devida perseverança, o Galgo Italiano domina com bastante sucesso o curso geral de treinamento, podendo inclusive ser utilizado em modalidades esportivas. Eles são usados com sucesso em corridas - a busca de uma lebre mecânica, agilidade e outros tipos de atividade vigorosa.
A presença de um objetivo a ser alcançado transforma o galgo italiano no que originalmente é - caçadores velozes que são capazes de conduzir o jogo por conta própria.
Que comandos um cão deve aprender sem falhar? Existem sete deles, e cada um visa proteger o animal de possíveis perigos.
- Para mim. O conhecimento deste comando deve ser absoluto. Caso contrário, demorará muito para alcançá-lo no passeio, soltando-o da coleira.
- Fu / isso é impossível. As proibições de comando permitem que você proteja seu animal de estimação de envenenamento, queda, contato com outras fontes de perigo.
- Sentar. Essa habilidade o ajudará a acalmar rapidamente um animal de estimação excessivamente excitável.
- Ficar de pé. Outra opção de comando útil que pode ser usada para suprimir ações de animais potencialmente indesejadas.
- Avançar. Para cães de esporte, este comando é o gatilho para começar a correr.
- Próximo. Se você quiser andar com seu animal de estimação sem coleira, saber esse comando será um pré-requisito para obediência.
- Dar um passeio. Esta equipe será apreciada por cães amantes da liberdade, como galgos italianos. O principal é que mais tarde o animal não ignore as demais exigências do dono.
No processo de treinamento, os métodos de recompensa e restrição são usados principalmente. Você não deve usar coerção com o galgo italiano - para forçar o cão a agir da maneira que o dono precisa. Melhor agir mais magro e treinar de forma diferente. Esta raça tem um forte desejo de participar da vida do dono. Ignorar o animal como punição pode ser um bom incentivo para educar o cão nas habilidades necessárias.
Tudo sobre essa raça de cachorro no próximo vídeo.