Gosta

Nenets Laika: descrição da raça e cultivo

Nenets Laika: descrição da raça e cultivo
Contente
  1. História de origem
  2. Características da raça
  3. Caráter e comportamento
  4. Contente
  5. Educação e treinamento

Os cães são considerados os primeiros amigos humanos desde os tempos primitivos. Ao lado das pessoas existem gravuras rupestres desses animais, feitas durante o período mesolítico. Muitas das raças mais antigas eventualmente deixaram de existir, adquirindo novas características no processo de evolução. Mas na vastidão do Extremo Norte, um representante de uma das mais antigas raças de cães vive ao lado de uma pessoa. Este é um Nenets Laika ou Reindeer Spitz. Um amigo leal, um guarda confiável, um pastor responsável e um bom caçador - tantos merecem um ajudante de quatro patas de um homem que vive entre as neves sem fim.

Agressividade
Não agressivo
(Classificação 1 de 5)
Muda
Muito alto
(Classificação 5 de 5)
Saúde
Boa
(Classificação 4 de 5)
Inteligência
Esperto
(Classificação 4 de 5)
Atividade
Muito alto
(Classificação 5 de 5)
Necessidade de cuidado
Alto
(Classificação 4 de 5)
Custo de manutenção
Acima da média
(Classificação 4 de 5)
Barulho
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Treinamento
Duro
(Classificação 2 de 5)
Simpatia
Amigáveis
(Classificação 4 de 5)
Atitude em relação à solidão
Períodos curtos
(Classificação 2 de 5)
Qualidades de segurança
Ausente
(Classificação 1 de 5)
* Características da raça "Gosta" com base na avaliação de especialistas do site e no feedback dos donos de cães.

História de origem

A história dos Nenets Laika começa durante o Paleolítico Superior. O ancestral da raça é considerado o antigo cão da turfa, da qual descendem todos os tipos de Spitz europeu. Devido ao fato dos povos do norte viverem isolados por muito tempo, os Nenets Laika conseguiram preservar a pureza do sangue, e a raça não sofreu mudanças significativas desde os tempos antigos. Existem duas versões de aparência da raça.Segundo um deles, o spitz pastor de renas é um representante indígena do mundo animal, que ainda servia aos habitantes primitivos das terras árticas. Não há nenhuma evidência específica para esta teoria.

De acordo com outro, os descendentes do cão da turfa para a Península Yamal foram trazidos da Europa pelos escandinavos, que se mudaram para lá para residência permanente. Já deles o husky de veado chegou ao Sami. No início do século 19, os lapões chegaram à Península de Kola, onde se encontraram com os Nenets, que ali pastavam seus rebanhos sem ajudantes de quatro patas. Em seguida, os Nenets receberam os primeiros representantes da raça Nenets Laika dos lapões.

Antes de se encontrar com os Nenets, o spitz pastor de renas era usado como cão de caça. Mas, graças a uma longa convivência ao lado de pessoas em condições difíceis, os representantes da raça aborígine mais antiga adquiriram características tão importantes:

  • psique forte e adaptável;
  • constituição leve;
  • boas habilidades de caça.

Tais habilidades permitiram que o cão se tornasse um excelente pastor para grandes rebanhos de renas, sem as quais a vida de um habitante indígena das terras do norte é impensável. Fatos interessantes foram revelados pelos estudos realizados pelo Instituto de Problemas do Desenvolvimento do Norte da SB RAS. Desde que os Nenets adquiriram o husky de pastoreio de renas, os cães tornaram-se parte integrante da economia de qualquer criador de renas. “Sem cães, uma pessoa não é uma pessoa, um pastor não é um pastor”, dizem os nenets nativos, enfatizando sua dependência de um ajudante fiel. Observando um bom dono, eles mencionam não apenas o número de cervos nos rebanhos, mas também quantos cães bons de trabalho ele possui. Até recentemente, um cão pastor altamente treinado era equiparado a um cervo pelo preço.

Os Nenets chamam seus Laikas de "veniku", adicionando definições para idade e sexo:

  • hani-vyniku - um cachorrinho de até um ano de idade;
  • khor-vyniku - homem adulto;
  • echa-vyniku é uma mulher.

Em algumas áreas do norte, os moradores também distinguem os huskies de cabelo curto, chamando-os de "yando". Este termo denota um cruzamento entre os Nenets e os Laikas europeus russos. O nome comum para Laikas pastor entre os Nenets é "Neney-Veniku" (Cão Nenets), todas as outras raças entre os habitantes indígenas das regiões do norte são chamadas de "Lusa-Veniku" (Cão Russo).

O cão pastor Nenets, o cão pastor de renas ou o husky pastor de renas Nenets receberam reconhecimento oficial na última década do século passado apenas no território da Federação Russa. Esta raça não existe na Federação Cinológica Internacional.

Características da raça

Hoje, os cães pastores de renas do Yurak são conhecidos em todo o mundo graças à raça decorativa criada artificialmente de Samoyed Laikas. A raça é baseada em representantes brancos dos cães Nenets, que se distinguem por um físico denso, formato de cabeça de raposa, pelos grossos e fofos e um intelecto desenvolvido. Ao contrário dos Samoyeds, o Nenets Laika não tem restrições de cor, exceto para o tigre, que está fora da raça e não é recomendado para reprodução. De acordo com os padrões estabelecidos, um indivíduo de raça pura é caracterizado por uma descrição contendo as seguintes características.

  • Focinho em forma de cunha expandindo-se a partir do nariz passa suavemente para uma testa bem definida, que flui para uma protuberância occipital distinta. Mandíbulas fortes escondem grandes dentes brancos atrás de lábios secos e bem fechados. A cor do nariz é quase toda preta, mas em espécimes mais claros pode ser marrom.
  • Bem separados, pequenos ouvidos definido alto e altamente móvel. As pontas das orelhas são direcionadas ligeiramente para a frente e para cima.
  • Pequena olhos com um olhar expressivo inteligente, são amendoados e ligeiramente inclinados para a ponte do nariz. Dependendo da cor, a íris dos olhos é amarela nos cães marrons de várias tonalidades e marrom nos demais. Olhos fundos ou protuberantes são falhas da raça.
  • Musculoso, magro, inserido em um ângulo de 45-50 ° pescoço de comprimento médio passa para uma cernelha pronunciada, especialmente perceptível nos machos.
  • Curto forte de volta, transformando-se suavemente em um lombo reto e ligeiramente convexo, desdobra-se em uma garupa reta larga ou ligeiramente abaixada.
  • Profundo, moderadamente largo seio a forma oval passa para uma barriga esguia, escondida por cabelos longos.
  • Uma cauda relativamente longa em um estado calmo é torcida para cima em um anel, mas em um estado de excitação assume a forma de um tronco abaixado ou foice.
  • Pernas retas paralelas, as pernas traseiras inseridas ligeiramente mais largas que as dianteiras. As pernas são iguais em comprimento ou ligeiramente maiores que a metade da altura do cão na cernelha. Os pés são ovais com dedos ligeiramente dobrados e unhas fortes. Os dedos lucrativos característicos dos Nenets Laika precisam ser removidos, mas os donos originais da raça consideram esse defeito a marca registrada de um cão bom e rápido.
  • Reto alongado grosso rico em subpêlo macio e denso. Um cão adulto tem uma coleira grossa, calças ricas e pêlo comprido na parte inferior da cauda, ​​que pode atingir 250 mm de comprimento.
  • As diferenças anatômicas entre machos e fêmeas são pronunciadas. Os machos variam em altura de 44 a 52 cm, enquanto as fêmeas crescem de 40 a 45 cm. Os machos têm forma mais quadrada e são mais massivos do que as fêmeas. Sua pelagem é significativamente rica, mesmo no verão.
  • O movimento dos cães é fácil. A marcha típica para o spitz de pastoreio de renas é o galope e o trote acelerado.

Caráter e comportamento

Uma das raças aborígenes mais antigas que sobreviveram aos nossos tempos, distingue-se pelo seu carácter equilibrado. Devido ao modo de vida ao lado de uma pessoa, os indivíduos maus e desobedientes foram destruídos, não deixando descendência. Portanto, o cão moderno possui boa adaptabilidade e boa índole em relação ao dono e sua família, considerando-os como sua matilha, que precisa ser protegida.

Energético e amigável, o cão reage facilmente ao estado emocional de uma pessoa. Difere em alta sensibilidade, tornando-se discreto e imperceptível ao perceber que no momento não há tempo para ela.

Todos os proprietários de um husky pastor de renas observam a inteligência do cão e sua capacidade de tomar decisões independentes, mesmo em situações fora do padrão. O cão entende claramente os limites permitidos de suas capacidades, muitas vezes agindo em um nível intuitivo e focando nas ações anteriores do dono. Laika é muito paciente com crianças pequenas, permitindo que ela mexa no pelo e não seja agressiva mesmo quando o bebê a machuca. Mas ele desconfia de adultos desconhecidos e pode mostrar uma reação negativa se tentar acariciá-la.

O spitz de pastoreio de renas revelou-se um bom guarda, que protegerá de forma confiável a propriedade do proprietário de qualquer infrator, seja uma pessoa ou outro animal. O famoso zoólogo e naturalista soviético Spangenberg descreve um caso da vida de seu husky, quando ela não apenas afastou um gato doméstico de uma tigela de manteiga aberta, mas também tentou embrulhar este pedaço com o nariz no papel em que estava mentir, o que é uma tarefa bastante difícil para um cão. Mas ela o fez, embora ninguém lhe tenha ensinado tais truques.

Contente

O husky é mais adequado para conteúdo gratuito em uma casa particular, onde tem a capacidade de se mover muito, mas os cães desta raça não são muito adequados para apartamentos. No ambiente natural, o cão cuida de forma independente da higiene pessoal, já que os Nenets nunca cuidaram da aparência dos cães. Mas, ao manter um cão em um apartamento, ele precisa ser penteado regularmente, especialmente durante o período da muda. Você pode banhar a corrida de veados uma vez por ano ou dispensar esse procedimento. Você pode aparar as unhas, limpar as orelhas e enxugar os olhos conforme necessário.

O husky não é exigente com a comida. Entre os Nenets, ela desempenha o papel de uma ordenança, comendo tudo o que resta após o corte da carcaça de um veado, bem como as sobras da mesa do mestre. Em condições urbanas, o cão pode ser alimentado com carne, peixe, miudezas. Também fazem parte do cardápio cereais, vegetais e suplementos vitamínicos.Como acontece com qualquer cão, o lulu da Pomerânia não deve comer doces, temperos fortes e alimentos fritos ou defumados.

Se você não deseja criar um cardápio para seu cão, pode usar rações premium prontas para cães, recomendadas para cães com pêlo grosso.

Educação e treinamento

Criar um Spitz de renas é muito fácil. Um cão inteligente e de raciocínio rápido entende rapidamente o que o dono exige dele e satisfaz todos os requisitos. Para treinar um filhote, não é recomendável usar métodos rudes, já que um cão esperto agarra tudo, como dizem, na hora.

Freqüentemente, no treinamento da geração mais jovem, são usados ​​cães adultos treinados, que transmitem sua experiência a um jovem.

O treinamento para a profissão começa quando o filhote tem cerca de um ano de idade. No processo de treinamento, eles usam "pão de mel", mas às vezes é necessário punir o cão. Após a punição, o cão é amarrado, pois pode se ofender e fugir. Mas, por outro lado, o cão não comete um segundo erro. Os Laikas são treinados de acordo com a profissão em que serão utilizados. Para os Nenets, os deveres de um cão pastor são divididos nas seguintes funções:

  • você-malambada - aqueles que reúnem as renas no rebanho;
  • ty-tavana controla o movimento do rebanho, tomando decisões independentes sobre a velocidade e o tempo de movimento;
  • malta-myta devolve a rena perdida na direção do pastor ou guiada por seu cheiro;
  • os mercho-myta organizam o movimento circular da manada de renas, evitando que se espalhem.

Os cães pastores são apreciados principalmente, mas os cães de caça não são aprovados pelos Nenets, assim como o uso de raças de renas como cães de trenó. O husky tem se mostrado bem como um cão de companhia. Os indígenas do norte sabem que um cão pastor de renas o ajudará a encontrar o caminho de casa em uma nevasca, guiará um urso para o lado ou trará um pássaro morto.

Embora os criadores de renas não acreditem que os instintos de caça sejam necessários para os huskies Nenets, em outras regiões, cães inteligentes e equilibrados costumam ser usados ​​precisamente como assistentes de caça. Cães experientes entendem rapidamente qual animal é de interesse do dono e ajudam a encontrar e rastrear até mesmo em árvores ou em áreas úmidas. Ao mesmo tempo, o cão não late em vão e não se distrai com o ambiente. Os criminologistas usam o husky de pastoreio de renas para procurar substâncias proibidas. O cão Nenets também encontrou sua aplicação no Ministério de Situações de Emergência, onde é treinado para encontrar pessoas em apuros.

Para mais informações sobre as características da raça de cães Nenets Laika, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa