Alimentando os cachorros

Por que os cães não devem comer chocolate?

Por que os cães não devem comer chocolate?
Contente
  1. O que é prejudicial?
  2. Sintomas de envenenamento
  3. Como ajudar?
  4. Como substituir o chocolate?

Cada proprietário ama seu animal de estimação. Afinal, o cachorro é um membro da família, quase uma criança de 5 a 7 anos, então todos querem tratá-lo com algo saboroso, por exemplo, um doce ou uma fatia de chocolate. Mas vale lembrar que alimentos normalmente tolerados pelo corpo humano, e até úteis, podem causar intoxicações em cães, se não fatais, pelo menos com graves consequências. O chocolate pode ser adicionado a esta lista sem hesitação.

O que é prejudicial?

A teobromina é um alcalóide purínico, uma substância que contém nitrogênio encontrada nos grãos do cacau. Na medicina, é usado para tratar doenças broncopulmonares. Em pequenas doses, aumenta a micção e estimula o músculo cardíaco. Em grandes doses, tem inicialmente um efeito estimulante e depois depressivo no sistema nervoso, dilata e estreita os vasos sanguíneos. O chocolate, graças à teobromina, que dá uma sensação de prazer artificial, melhora sempre e para todos o humor e ajuda a enfrentar o estresse.

E para um cão, é um veneno que causa euforia e altamente viciante, e age como uma droga ou álcool. A teobromina atua da mesma forma no dono e no animal de estimação. A única diferença é que em um cão o período de excreção da teobromina é mais longo do que em humanos, e é de cerca de 20 horas. Durante este período, o corpo do cão experimentará plenamente os efeitos tóxicos do chocolate.

Por exemplo, para ser envenenado em humanos, a concentração de teobromina deve ser 1000 mg / kg de peso vivo, e para um cão a dose letal é em média 300 mg / kg. O chocolate ao leite contém 150 a 200 mg desta substância.

Além disso, a cafeína é um alcalóide de ação semelhante à teobromina, mas no chocolate é encontrada em quantidades muito menores. O cão está muito agitado, o que pode fazer com que o animal se torne agressivo. Tem efeito diurético e é altamente viciante. Não vale a pena falar sobre os perigos do excesso de açúcar. Obesidade, alergias acompanhadas de coceira e dermatite e diabetes mellitus por diminuição da produção de insulina - é o que aguarda os animais aos quais os donos dão doces.

Um grande número de sabores, tanto artificiais quanto químicos, também não farão nenhum bem para o cão. E as passas contidas no chocolate também podem causar envenenamento ou provocar doenças renais em um cão. Para um cão de raça pequena, 10-15 gramas são suficientes.

Mesmo depois de estudar as propriedades das substâncias que compõem o chocolate, os donos vão se encontrar com quem dirá: "Mas afinal, é improvável que aconteça alguma coisa com um pedacinho de chocolate". Talvez não, mas você não deve experimentar em seu animal de estimação, já que diferentes tipos de chocolate contêm diferentes quantidades de teobromina, que é exatamente o que causa o envenenamento. A quantidade de teobromina está diretamente relacionada à quantidade de cacau no chocolate, e quanto mais escuro o chocolate, mais perigoso é para o cão.

Por exemplo, por 100 gramas:

  • chocolate branco - 3,5 gramas;
  • chocolate ao leite - 150-200 gramas;
  • chocolate amargo escuro (60,70,85% cacau) - de 490 a 800 gramas;
  • assar chocolate - 1350 gramas.

De acordo com o exemplo descrito, pode-se verificar que um cão pequeno terá o suficiente e uma rodela de chocolate ao leite.

Cientistas da América, após conduzirem um estudo, descobriram que os primeiros sinais de envenenamento podem começar já na proporção de teobromina de 20 mg / kg de peso do animal e costumam ser acompanhados por distúrbios intestinais.

Doces com chocolate, marshmallows, chocolates e barras de chocolate em sua composição contêm menos produtos do cacau, respectivamente, e substância menos perigosa, mas ainda é mais do que no chocolate branco. No entanto, há outro problema aqui. Essas guloseimas são muito doces e gordurosas e podem levar às seguintes condições: pancreatite, diabetes, insuficiência renal, obesidade e doenças cardíacas.

Além disso, até mesmo uma pequena cunha pode ser viciante e, da próxima vez, seu animal de estimação certamente aproveitará a situação certa e comerá muito mais chocolate.

Sintomas de envenenamento

Os primeiros sintomas podem aparecer 3 horas após o cachorro ter roubado e comido o chocolate.

Aqui você deve prestar atenção aos seguintes pontos:

  • o animal é excessivamente ativo: o mascote late sem motivo, move-se de um canto a outro à procura de um local sossegado, deita-se, mas imediatamente se levanta e corre;
  • distúrbios digestivos, vômitos e diarréia aparecem;
  • há aumento da temperatura local;
  • o animal está tremendo;
  • batimento cardíaco acelerado;
  • aumento da micção, sangue pode estar presente na urina;
  • os sintomas descritos podem ser acompanhados por deficiência de coordenação.

Como ajudar?

Se você perceber ou suspeitar que seu animal tenha comido chocolate, vá imediatamente com ele à clínica veterinária. Quanto mais cedo o animal receber os primeiros socorros, maior será a probabilidade de evitar as consequências do envenenamento. Se já apareceram sinais de deterioração e o animal começou a vomitar, não a pare.

É preciso esperar até que o vômito contenha partículas de alimentos em sua composição, para só então utilizar "Polysorb", "Zoonorm" ou "Enterosgel". Em seguida, você deve ir a um veterinário que fará testes e prescreverá o tratamento. Ao entrar em contato com a clínica veterinária dentro de 2 a 4 horas, você pode esperar uma recuperação completa do cão. Em outros casos, complicações ou morte são possíveis.

Como substituir o chocolate?

Se o seu animal gosta muito de chocolate, você pode substituí-lo por "cachorro". O chocolate para cães é feito da fruta da alfarroba, que é uma fonte de inulina, boa para a digestão. A erva estévia, usada por diabéticos como substituto do açúcar, dá doçura à iguaria. E o óleo de palmiste e o soro de leite ajudam o corpo a ficar em boa forma. Todos os ingredientes são totalmente seguros e anti-alérgicos.

A lecitina e o complexo vitamínico serão muito benéficos para o sistema imunológico. A albumina do sangue normaliza o metabolismo e tem um efeito positivo no sistema hematopoiético.

Você pode tratar seu cão com frutas e bagas, especialmente porque muitos tetrápodes os amam muito. Eles são inofensivos para o cão e fornecem uma fonte de vitaminas. De frutas e morangos, você pode dar melancia, maçã, pêra e damasco. O principal é não experimentar coisas exóticas. É recomendável que você leve algumas fatias finas de carne seca com você para passear e recompense seu cão por fazer os comandos certos. Além disso, durante a caminhada, você provavelmente verá uma loja de animais que vende petiscos prontos e saudáveis.

Só é importante lembrar que a iguaria não deve ultrapassar 10% da dieta diária.

Assim, pode-se ter certeza de que Não dê chocolate ao seu cão. Mesmo uma pequena fatia pode contribuir para o envenenamento, e por muito tempo você se censurará por uma fraqueza momentânea. Você não deve ceder aos caprichos do seu animal, porque a saúde dele depende disso. Além disso, hoje existem muitos produtos saborosos e saudáveis ​​projetados para substituir uma iguaria prejudicial.

Para obter informações sobre quais alimentos são ruins para seu cão, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa