Mastim Napolitano: descrição e recomendações de conteúdo
Cada raça de cão se destaca por suas características exteriores exclusivas. Entre as variedades disponíveis, estão os animais em miniatura, assim como os grandes bichinhos de quatro patas, que se tornam companheiros fiéis do homem. Esta última categoria inclui o Mastim Napolitano, que se destaca entre os cães por seu tamanho impressionante.
Peculiaridades
A característica distintiva mais marcante do cão desta raça, que o diferencia de outros parentes, é a cabeça. Ela, como outras variedades de mastins, é muito maciço e tem numerosas dobras cutâneas pendentes. Essa característica do exterior também é chamada de "rugas".
Apesar do grande tamanho, ao contrário dos demais congêneres, o napolitano demonstra uma disposição bastante pacífica, pois, além do husky, são esses animais quadrúpedes considerados babás naturais de crianças de qualquer idade.
Proprietários e treinadores de cães apreciam um dos maiores cães pelas seguintes qualidades:
- psique calma e estável;
- paciência;
- lealdade ao proprietário e seus familiares;
- facilidade de atendimento e manutenção;
- limpeza do cão;
- raciocínio rápido e inteligência.
História de origem
O Mastim Napolitano é uma raça com uma longa história. As menções a esses animais são encontradas em fontes relacionadas ao período das campanhas militares de Alexandre, o Grande. Foi este cão que o rei indiano deu de presente ao conquistador.
Agora, indivíduos notáveis na história são classificados entre os progenitores do moderno napolitano.Imagens de cães grandes, semelhantes no exterior a um mastim, também foram encontradas em antigos baixos-relevos persas. No Império Romano, os animais de grande porte ocupavam uma posição especial, portanto eram usados como cães de luta, bem como guardas de propriedades particulares. Após a queda de Roma, os napolitanos ainda eram encontrados em várias partes da Itália, mas os animais costumavam cruzar-se com mastinos ibéricos. Durante os anos de guerra, a raça praticamente morreu.
O aparecimento de cães na Europa remonta a uma nova era, quando guardas de quatro patas foram trazidos para o continente junto com outros bens valiosos por marinheiros e comerciantes fenícios.
O prosseguimento da formação da raça, bem como a consolidação das características exteriores deu-se já no Continente, ondeos animais, em processo de adaptação ao novo clima e devido ao cruzamento com raças locais, sofreram algumas modificações.
O trabalho de criação de uma população estável de cães grandes começou muito mais tarde. O cinologista Piero Skontzane por muito tempo selecionou indivíduos com características homogêneas entre os demais representantes. Suas tentativas foram coroadas de sucesso, devido ao qual em 1949 os primeiros filhos de pais de raça pura foram criados no berçário. No mesmo ano, o padrão para a raça foi aprovado, ao longo do tempo várias modificações foram feitas no mesmo.
A última versão dos requisitos para a raça Mastiff Napolitano foi registrada em 1999.
Descrição da raça
As características da raça incluem vários critérios básicos, dizem respeito ao exterior e ao temperamento dos animais.
Aparência
A altura dos machos adultos deve ser de 65-75 centímetros, as cadelas na cernelha devem medir de 60 a 80 centímetros. O peso dos animais machos varia entre 60-70 kg, as cadelas podem pesar 50-60 kg.
Considere as características distintivas dos cães.
- Cabeça. O crânio e o focinho do animal são grandes; a maior parte das dobras cutâneas concentra-se na testa e nas bochechas. Além disso, o exterior do cão deve ser complementado por lábios carnudos e caídos. O focinho é semelhante a um quadrado, mas sem cantos agudos pronunciados. O nariz, como todas as outras partes da cabeça, é grande, com narinas largas, e as mandíbulas do cão não são menos impressionantes.
A mordida do animal é em tesoura, os caninos são de tamanho médio. Os olhos são fechados por pálpebras grossas e arredondadas. A cor da íris é predominantemente escuraem regra, a sua cor está em harmonia com a cor da pelagem do cão. Mas as orelhas não se destacam pelo tamanho, encaixam-se bastante bem nas bochechas, têm formato triangular com bordas arredondadas.
- Pescoço... A cabeça passa suavemente para a região cervical. O pescoço do mastim é pequeno, mas possui músculos pronunciados. A pele nesta parte também se dobra em "rugas".
- Voltar... O tronco e as costas são destacados por um espartilho muscular bem visível. O comprimento das costas é médio, mas a largura é bastante impressionante. O lombo deve se projetar ligeiramente.
- Seio. A caixa torácica de um cão de raça pura é longa e bastante larga. Em um animal não obeso, as costelas e os músculos devem ser claramente visíveis, a barriga do mastim deve ser esgalgada.
- Garupa. Esta parte do corpo do animal possui um ligeiro bisel, que se distingue pela sua largura e músculos desenvolvidos.
- Cauda. Na base, a cauda geralmente é ligeiramente mais larga do que na extremidade. Esta forma é chamada de sabre. No estado ativo, a cauda fica na altura das costas ou ligeiramente mais alta.
- Membros... Os pés são inseridos retos, são grandes e fortes, com um sistema muscular bem desenvolvido. Os dedos são pressionados juntos, portanto, eles se parecem com um "caroço" denso.
O tamanho do cão determina a resistência e força inatas, que também é uma característica importante da raça.
As peculiaridades da cor da pelagem dos Mastins Napolitanos possuem alguns padrões aprovados. A pelagem dos cães protege os animais de fatores externos, adere com bastante firmeza, mas os cães não têm subpêlo.Notou-se que os cabelos dos machos são mais rígidos. As cores aceitáveis para a raça são:
- preto e cinza;
- Marrom;
- noz;
- amarelo claro;
- vermelho escuro;
- prata-chumbo.
Também às vezes há cães com a cor da pelagem "Isabella". Na cor dos mastins, várias cores podem prevalecer com uma transição suave de uma para outra. As manchas na região torácica e nas patas não são consideradas desvios.
Personagem
O Mastim Napolitano foi originalmente posicionado como um cão de guarda, ele manteve instintos semelhantes hoje. É por isso o animal tem uma constituição pronunciada de guardaque se manifestam em relação ao seu território e ao proprietário / familiares. Ao mesmo tempo, ainda quando filhotes, os cães se apegam fortemente ao criador, mantendo esse hábito cardíaco até a velhice. Eles são amigáveis com pessoas conhecidas, participam de jogos ativos de boa vontade.
Em relação a estranhos, os cães mostram suspeita, mas na ausência de uma ameaça óbvia, um amigo de quatro patas pode simplesmente não notar uma nova pessoa. É muito difícil conviver com outros animais, porque tem ciúme do criador, o que inevitavelmente o leva a conflitos.
O cão distingue-se por habilidades intelectuais altamente desenvolvidas, pois se presta bem ao treinamento, porém, até os 2 anos de idade tentará dominar, portanto. precisa de treinamento e educação regulares. Os mastins têm uma memória excelente, por isso os malfeitores serão lembrados por muito tempo, mas a vingança não é inerente a eles.
Este cachorro não latirá em vão. Os mastins se adaptam rapidamente às novas condições e se destacam por sua resistência ao estresse. Sozinho e em um espaço confinado, o animal pode ficar entediado e deprimido.
Com o treinamento adequado, os napolitanos podem se tornar guias de pacientes para pessoas com deficiência.
Alimentando
Um ponto importante para manter um cão grande é uma dieta bem elaborada que garanta a saúde, a atividade e a longevidade do animal. Como regra, além do leite materno, o corpo do filhote precisará de alimentos complementares adicionais não antes das 20 semanas de idade. Nesse período, os cães estão ganhando peso ativamente, e também iniciam o processo de dentição dos primeiros dentes, o que torna a alimentação menos agradável para a mãe.
A cadela pode ocasionalmente regurgitar comida não digerida, que se torna um substituto do leite para a prole em crescimento. O criador deverá oferecer aos filhotes durante este período fórmulas lácteas com composição química semelhante ao leite materno.
Os cães são desmamados aos 4 meses de idade. Em seguida, o filhote deve ser alimentado pelo menos 4 vezes ao dia. Recomenda-se a introdução de fígado cru, laticínios fermentados, óleo de peixe, fermento e ovos na dieta de um cão jovem. Aos 6 meses, você pode cortar suas refeições em até 3 vezes. Um cão adulto é considerado após um ano, então o criador deve alimentá-lo duas vezes ao dia - de manhã e à noite.
Os proprietários do Mastim Napolitano podem facilitar sua alimentação se você comprar ração industrial pronta para cães. No entanto, é importante escolher a opção de produto certa do sortimento oferecido na loja. A composição da ração deve conter obrigatoriamente o componente cárneo, bem como a quantidade máxima de componentes nutricionais.
Hoje em dia, nas lojas de animais, existem alimentos destinados a grandes raças de cães que são adequados para mastins.
Se o cão comer comida natural, os seguintes alimentos devem estar em sua dieta:
- carne e vísceras - coelho, boi, peru, frango;
- cereais - aveia em flocos, arroz, trigo sarraceno;
- vegetais (exceto batatas);
- ovos;
- produtos lácteos fermentados;
- peixes do mar.
A introdução de complexos vitamínicos e minerais no menu é obrigatória.
Os ossos de peixe e frango, picles, carnes defumadas e temperos, confeitaria serão proibidos para a introdução do mastiff na dieta. O animal deve sempre ter livre acesso à água.
Cuidado
A expectativa de vida média de um animal de estimação de quatro patas é de 10 a 15 anos, mas esses números dependem em grande parte de cuidados adequados. Uma vez que a raça tem características como dobras cutâneas profundas, nas quais a sujeira se acumula, o cão precisará de uma escovação regular da pelagem na área das rugas da pele. Além disso, no processo de cuidar de um mastim, o criador precisará realizar essas atividades regularmente.
- O animal precisa ser massageadopara dispersar o sangue sob a pele. Isso ajudará a estabelecer o fluxo sanguíneo que alimenta o pelo do cão. Além disso, os tratamentos regulares são uma excelente prevenção do eczema. Você pode fazer a massagem com as mãos sem usar nenhum dispositivo adicional.
Alguns criadores usam uma luva rígida ou uma escova de silicone. Todas as partes do corpo do cão devem ser massageadas, exceto o focinho.
- Após uma caminhada, é necessário examinar cuidadosamente os membros do animal de estimação quadrúpede.... Isso se deve à probabilidade de danos nas almofadas das patas devido ao fato de o napolitano ter uma marcha bastante extensa. Depois de encontrar abrasões ou feridas, o proprietário deve tratá-las com um desinfetante.
- Diante da falta de subpêlo em cães desta raça, parasitas de pele podem se multiplicar nas "rugas", principalmente no verão. Portanto, além da inspeção e limpeza, será necessário tratar as dobras com compostos contra pragas sugadoras de sangue.
- As orelhas do seu cão precisarão ser limpas semanalmente. Para isso, pode-se usar um algodão umedecido em água ou com um anti-séptico. Como profilaxia dos ácaros da orelha, recomenda-se o uso de colírios especializados para animais, que são vendidos em farmácia veterinária.
- O cão costuma tomar banho na estação quente. Para procedimentos de higiene, você pode usar um shampoo hipoalergênico desenvolvido para crianças ou animais. No resto do tempo, limpar os membros, tórax e abdômen com um enxágue regular será suficiente. Após o banho, o cão não deve ser secado com secador de cabelo, bastará enxugar o animal com uma toalha de algodão. Tratamentos freqüentes com água não são recomendados para cães, pois removem a camada protetora natural de gordura da pele do animal.
- As garras precisam ser aparadas à medida que voltam a crescer, via de regra, esses eventos são realizados mensalmente usando uma guilhotina especial para garras. Apenas o tecido oco morto na extremidade da unha pode ser removido. Cortar uma área viva pode provocar envenenamento do sangue, portanto, você não pode mexer na garra sob a placa.
Ao manter um cão em um apartamento, é necessário destacar um local separado para dormir, bem como uma área de alimentação. A cama ou tapete devem ser limpos regularmente, nenhum resíduo deve se acumular na loiça após a ingestão.
Filhotes desta raça podem sofrer de doenças virais e bacterianas, por isso é importante que o criador vacine o animal por até 3 meses. Normalmente o cão é vacinado contra hepatite, peste, leptospirose e parvovirose. A vacinação contra a raiva é obrigatória para animais de estimação até 12 meses. Outras vacinações são feitas a cada ano. A melhor época para esse procedimento é a primavera.
Com base em sua fisiologia, o Mastim Napolitano é suscetível às seguintes doenças:
- volvo, que é mais comum em cães adultos;
- filariose cardiopulmonar, que é transmitida pela picada de parasitas sugadores de sangue.
Em geral, o napolitano se destaca por sua forte imunidade, por isso raramente adoece. O cão mais vulnerável estará no primeiro ano de vida, por isso o criador é aconselhado a prestar a máxima atenção ao animal.
Às primeiras manifestações de anormalidades de comportamento, o cão deve ser imediatamente mostrado ao veterinário.
Educação e treinamento
No processo de treinamento e trabalho na criação do Napolitano, é proibida a atitude rude para com o animal e a manifestação de força física. Bastará o animal levantar a voz do dono para entender seu erro. A punição máxima para ele pode ser um tapa nas costas com um jornal enrolado.... Os animais rapidamente percebem seu erro, mas não se ofendam, mas tentam consertar as coisas.
Os cães precisam de espaço para se moverem e aprenderem constantemente algo novo. É por isso os animais mantidos no apartamento exigirão longas caminhadas e treinamento ao ar livre.
Durante o treinamento, todos os comandos aos cães devem ser dados com voz firme, mas sem agressão ou raiva, as frases devem ser compostas por uma palavra. Tudo o que o criador disser durante o treinamento deve ser feito, caso contrário o cão não reconhecerá a autoridade da pessoa.
O mastim, que é usado para proteger a propriedade privada, pode ser ensinado a atacar estranhos usando um comando específico, e essa palavra pode ser qualquer palavra inserida na conversa. Além disso, um toque imperceptível no animal servirá como um sinal semelhante.
O filhote deve primeiro ser ensinado a andar na coleira ao lado do dono. No início, o cão irá rasgar em direções diferentes, portanto, para cães grandes é recomendável adquirir uma coleira em forma de corrente. Tal dispositivo irá afastar rapidamente o animal de estimação da desobediência. É proibido manter um mastim acorrentado no quintal, visto que tal estilo de vida tornará o cão agressivo e também poderá haver problemas com a psique do animal.
É importante que as proibições impostas ao cão em casa sejam controladas por todos os membros da família. Se alguém começa a permitir algo que não é permitido, o cão pode não reconhecer a autoridade do proibidor no futuro.
Recomenda-se começar a treinar e aprender a partir de 1,5 meses de idade. Primeiro, o animal deve aprender a responder ao seu apelido. O treinamento deve ser regular. Se o cão começar a reagir, ele definitivamente precisa ser encorajado.
Até os 3 meses de idade, um mastim pode ser criado em casa, após o que um cão em crescimento deve ser inscrito em sessões de treinamento se o criador tiver experiência mínima na criação de cães de quatro patas. Os cães que irão posteriormente cumprir funções de guarda de segurança devem ser educados sob a orientação de um adestrador experiente. O animal pode precisar passar cursos especiais.
Participar de aulas adicionais ensinará a seu cão:
- andar ao lado do dono sem coleira;
- entender o criador não só com comandos de voz, mas também com os movimentos das mãos e até dos olhos;
- o animal saberá seu lugar;
- aprender comandos básicos;
- será treinado com vários projéteis.
Reprodução
Cães napolitanos saudáveis devem ter seu primeiro estro entre 6 meses e um ano. Desvios deste valor indicarão possíveis problemas ou patologias no desenvolvimento dos órgãos reprodutivos. Não é recomendado acasalar na primeira bateria... Cinologistas e veterinários aconselham esperar até que o cão esteja o mais forte possível. Portanto, o melhor momento para o acasalamento será na segunda ou terceira bateria.
Um casal adequado para um cão deve ser cuidado com antecedência, também seria mais correto discutir imediatamente os direitos para a futura prole. Normalmente o acasalamento é realizado após longas caminhadas com o animal.
O primeiro acasalamento é melhor feito sob a supervisão de um instrutor experiente para evitar situações imprevistas e falhas.
Para mais informações sobre as características da raça, veja o próximo vídeo.