Como ensinar um cachorro a dar uma pata?
O comando "Dê uma pata" é um dos mais comuns. Mas o paradoxo é que ela não é ensinada em nenhum dos cursos. Muitos proprietários de amigos de quatro patas consideram isso absolutamente desnecessário. Vamos ver se vale a pena gastar tempo e esforço ensinando este comando como fazê-lo de maneira fácil e rápida.
Você precisa treinar seu cachorro?
A equipe que estamos considerando não tem um significado especial. Se a execução de outras ordens se deve a certas necessidades ou mesmo a considerações de segurança, um simples "Dê uma pata" parece insignificante em comparação com o pano de fundo. Mas nem tudo é tão simples. O que quero dizer é que os cães não são robôs ou insetos sem alma. Além de necessidades fisiológicas simples, possuem outras psicologicamente mais complexas. Portanto, este comando simples irá ajudá-lo a estabelecer um contato mais próximo com seu animal de estimação. Vários aspectos importantes o ajudarão a acreditar na necessidade de treinamento da equipe.
- Todo mundo entende perfeitamente bem que raças diferentes foram criadas ao mesmo tempo para um propósito ou outro. Alguns eram excelentes caçadores, outros eram guardas, enquanto outros eram mantidos pela beleza. Mas todo amigo de quatro patas precisa sentir sua "necessidade". Aprender a dar patas em cães de raças pequenas é tão importante quanto huskies ou huskies para dirigir um trenó. O fato é que não podem desempenhar o papel de protetor ou caçador, mas também precisam entender que são importantes e necessários para o dono. O elogio por completar um comando é uma espécie de confirmação de que o dono a ama e a aprecia. Portanto, a importância desta equipe sob este ponto de vista é muito grande.O cão entende que executa corretamente as tarefas de seu dono, o que significa que pode fazer algo.
- Um momento de confiança. Se o animal de estimação lhe dá uma pata incondicionalmente e não tem pressa em removê-la, isso só pode significar uma coisa - ele confia totalmente em você. O paradoxo também reside no fato de que a reaproximação emocional ocorre precisamente no estágio de treinamento. É impossível dar uma aula para uma equipe, e vai demorar mais de um dia para consolidar a habilidade, o que só pode significar uma coisa, você vai passar mais tempo com o cachorro. E o efeito positivo dessa reaproximação não demorará a chegar.
- Função auxiliar. Com a ajuda dessa manipulação simples, o dono pode facilmente examinar as patas e almofadas do cão, aparar as garras e assim por diante. Mas os profissionais aconselham treinar equipes separadas para esses fins. Nos primeiros estágios, você pode usar este comando universal. Vários comandos são necessários para que o cão entenda exatamente o que é exigido dele e o que se seguirá após a execução. Por exemplo, se após um simples comando "Dê uma pata", você imediatamente der uma guloseima, o comando "Deixe-me ver" significará que a guloseima virá somente depois de você examinar cuidadosamente essa mesma pata.
- Às vezes, mesmo em cães não treinados, pode-se observar o hábito de levantar as patas para o dono. Pode ser de natureza diferente. Isso pode ser um requisito para chamar a atenção para você, um pedido de uma guloseima. Mas, em alguns casos, é uma tentativa de elevar o status de alguém, de mostrar inclinações de liderança. Nesse caso, o processo deve estar totalmente sob seu controle. O comando gimme é muito disciplinado. O cão entende que só é possível levantar a pata de uma pessoa quando ela pede. Isso é especialmente verdadeiro para cães de raças grandes.
- Tendo dominado este comando simples, tanto o dono quanto o cão serão capazes de entender que o treinamento não é tão difícil. Só é importante dedicar tempo suficiente para isso, organizar o processo e ser persistente e paciente. Os cães adoram aprender coisas novas. Mas também será útil para seus proprietários. Portanto, o comando "dar uma pata" pode ser o primeiro passo em um treinamento longo e consistente.
Idade de aprendizagem
Freqüentemente, os criadores de cães novatos se perguntam com que idade começar o treinamento. Os especialistas dizem que animais de estimação de absolutamente qualquer faixa etária se prestam ao treinamento. Mas cada um deles possui características próprias que devem ser levadas em consideração.
Idade 1,5-3 meses
Muitos cometem o erro crítico de pensar que o filhote é muito jovem para treinar. Todas as tentativas de aprender pelo menos um comando simples são reduzidas a zero. O pequeno inquieto quer brincar e se divertir, mas não quer realizar comandos chatos e incompreensíveis. Porém, se você começar a treinar durante este período, obterá melhores resultados no futuro. Vale ressaltar que todo o processo de aprendizagem deve ser reduzido ao brincar, como é o caso das crianças.
Não force o seu cachorro a fazer o mesmo exercício contra a sua vontade. Apenas lembre-se de repetir a lição todos os dias. Basta repetir os exercícios de 3 a 5 vezes para que o cão comece a entender o que quer dele.
Se você conseguir transformar o treinamento nesta idade em um jogo emocionante, aos três meses seu animal perceberá e executará os comandos mais simples - "sentar", "deitar" e assim por diante.
Com mais de 4 meses
É nessa idade que começa o trabalho sério. Embora as atividades devam ser calmas ou moderadamente lúdicas, elas devem ser repetidas diariamente. Se você começou a treinar antes, agora será muito mais fácil para você, pois o cachorro já está familiarizado com o que são os comandos.
Não se preocupe se você não conseguir desenvolver rapidamente uma habilidade específica de seu animal de estimação. O mais importante é a frequência e uma atitude positiva.
Cães adultos
Se o treinamento em uma idade jovem não recebeu a devida atenção, então será muito mais difícil ensinar comandos a um adulto. Mas é possível.Existem situações em que um cão entra em casa adulto. Ao mesmo tempo, ela não conhece nenhum dos comandos usuais. Não há necessidade de se desesperar. Mesmo na idade adulta, é possível e necessário treinar um cão. Só pode levar um pouco mais de tempo e esforço. Mas você não deve desistir ou considerar isso uma tarefa vazia.
Regras de treinamento
Além da própria vontade de ensinar ao cão qualquer comando, é necessário compreender e aplicar na prática as regras gerais de treinamento. É a pessoa dona do cão, e não vice-versa. Portanto, é importante ganhar autoridade e obter obediência estrita (dentro de limites razoáveis, é claro). Muito depende de qual atitude e como você conduz seus treinos. Não coloque toda a culpa no cão e presuma que ele não é capaz de compreender uma tarefa elementar. Em primeiro lugar, preste atenção aos métodos e à atitude com que você conduz o treinamento.
Aqui estão mais algumas dicas importantes de profissionais para ajudá-lo a aprender.
Calma e paciencia
Existem várias recomendações que vale a pena considerar.
- O cão não entende palavras, mas distingue claramente entre sons e entonação. O comando deve ser dado no mesmo modo todas as vezes. O animal de estimação deve se acostumar com uma frase clara.
- Seja rígido, mas não fique com raiva. Muitas vezes acontece que o treinamento não traz os resultados desejados. Então os donos começam a ficar irritados e descontar sua raiva nos cachorros. Isso não deveria ser permitido. O efeito será exatamente o oposto. Portanto, não grite com o cachorro, muito menos castigue fisicamente.
- Seja exigente com você e seu cão. Não é permitido pular o próximo treinamento. Isso se aplica a você e seu animal de estimação. Não o deixe se esquivar e se afastar das aulas. Mas você também não deve se permitir ser negligente.
- Outro erro comum é repetir um comando várias vezes. Você deve dizer isso não mais do que duas vezes. Se você começar a dizer indefinidamente "Dê uma pata", "Dê uma pata", "Dê uma pata", isso levará exatamente ao efeito oposto. Desde o início, treine o cão para ser o comandante aqui, para que a execução da ordem não seja discutida.
- Se o cachorro começar a brincar e brincar em vez de seguir o comando, pare com uma palavra de parada. Deve ser o mesmo para diferentes situações. Pode ser o comando "bad", "no", "fu" e assim por diante.
Elogio
Lembre-se da verdade imutável de que uma palavra gentil é agradável para um gato. Portanto, os cães também aguardam a sua aprovação e elogios. Não se esqueça disso, caso contrário o cão perderá o interesse na execução de comandos e treinamentos em geral.
- O elogio deve ser sincero e direto ao ponto. A entonação deve ser apropriada. O cão deve entender que fez tudo certo, o dono está realmente satisfeito com seu trabalho. É melhor se você pensar em algumas palavras padrão (inteligente, bem feito, bonito).
- A carícia não deve ser rude. Você pode acariciar o topo da cabeça do cachorro, mas não dê tapinhas ou rude orelhas. Isso pode ser percebido como violência.
- Se você estiver trabalhando em um novo comando que ainda não foi dado ao cão, você ainda precisa terminar com uma nota positiva. Desafie-o a seguir um comando familiar e bem desenvolvido. Não poupe as guloseimas.
Muitos têm medo de que o cão se acostume com isso e, no futuro, siga os comandos apenas para obter uma mordida saborosa. Não se preocupe, seu elogio e aprovação são igualmente importantes e valiosos para ela. Com o tempo, a necessidade dessa alimentação desaparecerá.
Sistemático
Este critério é manifestado na sequência:
- não falte aulas;
- domine tudo em estágios - primeiro, execute um comando para o automatismo, só então prossiga para o próximo;
- é melhor treinar de 6 a 7 horas depois de comer, o animal estará mais disposto a cumprir os requisitos para a guloseima;
- você mesmo deve estar carregado positivamente, não comece a treinar de mau humor, isso afetará o cão também.
Formas eficazes
Existem três maneiras eficazes de ensinar a seu cão o comando Paw.Qual escolher depende de suas preferências e do temperamento do animal.
Método de mira
Sem contato físico, você mostra ao cão (por meio de gestos) o que é exigido dele. Para fazer isso, você precisa sentar o filhote na sua frente, segurar a guloseima na mão e levá-la ao nariz para que ele entenda que é para ela. O amado tentará alcançá-la com o nariz, não o deixe levar a cabo o seu plano. Diga o comando em voz alta. Depois de uma tentativa malsucedida de conseguir uma guloseima com o nariz, muitos cães levantam as patas por reflexo para pegar o pedaço querido. Coloque sua mão livre sob ele, enquanto pronuncia o comando. Quando a pata estiver na mão, elogie e dê um agrado.
Não segure a pata com força. Nas primeiras etapas, bastará que o cão o coloque voluntariamente na palma da sua mão.
Lembre-se de elogiar seu animal de estimação após uma tentativa bem-sucedida. Não importa se você mesmo colocou a mão sob a pata dele (no início) ou se o cachorro já está fazendo isso conscientemente. O elogio ajudará a garantir que tudo seja feito corretamente.
Repetição da ação mestre
É um pouco mais fácil conseguir o que deseja aqui. Você dá o comando e pega a pata sozinho, e então elogia. Mas a cada vez é necessário complicar e garantir que o próprio cão levante e lhe dê uma pata.
Seleção de comportamento
Você conhece bem os hábitos do seu animal de estimação e é capaz de prever sua ação. Por exemplo, ele pode pedir uma guloseima ou ordem para jogar tocando em você com a pata. Use este momento e emita o comando antes que o próprio cão o faça. Não se esqueça de elogiar.
Para mais informações sobre como treinar seu cão a pata, veja o vídeo abaixo.