Cães

Urso da Carélia: descrição e conteúdo da raça

Urso da Carélia: descrição e conteúdo da raça
Contente
  1. História da aparência
  2. Características da raça
  3. Caráter e comportamento
  4. Nutrição e cuidados
  5. Educação e treinamento

O cão urso Karelian também é chamado de Karelian Laika, pertence às raças de caça procuradas. Criada como uma versátil comerciante de jogos, ela é perfeita para quase qualquer tipo de caça: para pássaros, alces, ursos e outros animais. Ela ganhou seu nome depois que suas incríveis qualidades na caça ao urso foram registradas. A coragem do cão era incrível, então o termo “bearish” foi adicionado ao nome do Karelian.

Esta raça é excelente na caça de animais peludos, possui excelente resistência, força, inteligência, manutenção despretensiosa. O instinto é incrivelmente desenvolvido, e as mandíbulas mais fortes são capazes de manter o animal mais forte.

História da aparência

O cão urso da Carélia foi obtido pela primeira vez como resultado do cruzamento de um husky de origem Arkhangelsk e cães finlandeses... Os primeiros cachorros apareceram na segunda metade do século 19 na Carélia, onde as raças finlandesa e Arkhangelsk eram bastante comuns como cães de caça. Como resultado da seleção, foram obtidos representantes de uma nova raça, que conseguiram reunir os melhores indicadores de qualidade de seus ancestrais. Cães usados ​​de uma nova raça para caçar animais de grande porte: alces, javalis e, claro, ursos.

Na década de 30 do século XX, a criação e o desenvolvimento da Karelian Laika tornaram-se mais ativos, surgiram os primeiros criadores e viveiros, que alcançaram o reconhecimento da raça nos melhores fóruns de exposição. A raça foi oficialmente reconhecida por adestradores de cães. Infelizmente, a guerra teve um impacto negativo na criação de cães, o número de indivíduos foi reduzido à destruição quase completa. Das várias dezenas de cães sobreviventes após a guerra, a raça foi restaurada. Eles foram guardados durante as hostilidades, levados para a Europa, preservados e até desenvolvidos.

Na moderna criação de cães, esta não é a raça mais comum, porém, no norte do nosso país é muito popular. Acredita-se que este seja um dos melhores cães de caça com qualidades incríveis e um exterior espetacular. Os huskies da Carélia destacam-se entre todas as raças desta gama.

Características da raça

De acordo com a norma, os indivíduos do cão da Carélia têm uma altura média na cernelha, músculos bem desenvolvidos e um esqueleto forte já na idade dos cachorros (aos 3 meses). Por sexo, esta raça é dimórfica. A altura, dependendo do sexo, varia de 48 a 60 cm, já o peso não ultrapassa 23 kg tanto em cadelas quanto em machos. É estritamente proibido permitir mais peso, caso contrário, as características de caça diminuirão: a atividade diminui, a velocidade diminui, o peso interfere no movimento vigoroso.

A descrição da aparência da raça inclui as seguintes características:

  • cabeça em forma de cunha com uma grande testa convexa;
  • linha suave de transição da testa para o focinho, afinando perto do nariz, aprofundada;
  • a boca é fina, os lábios são firmes e se adaptam bem à mandíbula, escondendo completamente os dentes;
  • orelhas de tamanho médio em forma de triângulo, proeminentes, ligeiramente arredondadas nas extremidades;
  • os olhos são proporcionais, não muito grandes, o olhar é muito elegante, não estremece, distingue-se pela seriedade;
  • sombra de olhos de acordo com o marrom padrão, outros tons são mais frequentemente descartados;
  • pescoço forte e musculoso, curto, de formato curvo;
  • o corpo é alongado, mais do que a altura do cachorro;
  • as costas são inclinadas, musculosas, fortes;
  • o peito é profundo e volumoso;
  • as pernas são resistentes, fortes, musculosas;
  • as patas dianteiras são ligeiramente menores que as traseiras;
  • a cauda é pequena, dobrada em anel;
  • há poucos representantes com comprimento de cauda não superior a 5 cm ou sem ele; no entanto, isso é permitido com grandes reservas.

Separadamente, é necessário considerar as possíveis cores do animal e o tipo de lã:

  • o subpêlo é denso, muito fofo; a pelagem é bastante grossa, reta;
  • nas costas e pescoço, o cabelo é alongado, se comparado com o resto das zonas - membros, corpo, focinho;
  • os cachorros e adultos de Karelian Laikas têm uma cor preta de um tipo não brilhante;
  • a lã tem um brilho de bronze;
  • existem manchas brancas como a neve com limites pronunciados no peito, pescoço, cabeça, membros e no final da cauda;
  • cores do tipo branco e lobo com manchas pretas são possíveis.

Caráter e comportamento

Karelians atraem criadores de cães com suas qualidades incríveis, eles são destemidos por natureza. Eles se distinguem pela extrema perseverança em atingir a meta, são pouco exigentes no cuidado, se adaptam perfeitamente a qualquer condição e são muito resistentes. Na criação, a ênfase foi colocada no desenvolvimento das qualidades da caça, uma vez que a finalidade da criação é justamente a caça. Observa-se que caçar com os carelianos sempre é bem-sucedido. O cão cheira perfeitamente e procura caça, dirige-a habilmente.

Além disso, os cães têm uma capacidade incrível de manter a caça capturada pelo tempo que for necessário. Eles são extremamente pacientes, obedientes e podem ficar muito tempo esperando.

A caça aproxima o careliano e o dono, eles trabalham em pares, entram em contato próximo e rapidamente começam a se entender, fundindo-se em um único organismo. No entanto, deve ser lembrado que tal unidade só é possível no caso de caça com um husky. Se você quiser fazer uma caçada com vários cães, terá que abandonar essa ideia com os carelianos: eles não toleram a presença um do outro.

Se vários ursos huskies participam do curral do animal, as situações de conflito são inevitáveis.

Os carelianos não confiam muito, especialmente quando se trata de pessoas que eles não conhecem muito bem. Se você vir um representante dessa raça, não deve incomodá-lo, chega perto, ferro. Além disso, se o proprietário não estiver nas imediações. Ao mesmo tempo, os carelianos gostam muito dos proprietários, a família em que vivem. São afetuosos, fiéis, devotados, generosos com ternura, carinho para todos os membros da família. Ao mesmo tempo, o dono do cão é um e ele só lhe obedece, não reconhece outras autoridades do husky.

Infelizmente, Os carelianos não se dão muito bem com outros representantes do mundo animal, portanto, é improvável que façam amizade com outros animais de estimação. O instinto de caça lhe diz: todos os animais são presas em potencial, dificilmente será possível treinar novamente o cão. É ainda mais desaconselhável ter vários Karelians. Este é um cão-líder, ele precisa dominar, então uma vizinhança assim provocará conflitos e brigas constantes.

Recomenda-se comprar esse cão com o propósito de caça tradicional. Esta raça não é adequada para fins de cão de guarda ou decorativos. A falta de atividade física séria levará ao fato de que o cão ficará entediado, perderá todas as suas qualidades, ficará irritado, agressivo. A ausência de carga constante acarretará em problemas de saúde e doenças. Além disso, o comportamento fica fora das normas de adequação, um cachorro pode arruinar as coisas por causa do tédio, do conflito.

O vigia da Carélia também é muito mau. Para criar um bom cão-assistente, calmo, paciente, inteligente, é preciso desde filhote ensiná-lo a conviver, treinar, ensinar.

Nutrição e cuidados

Antes de começar um cão desta raça, é preciso pensar se você tem todas as condições para sua manutenção e desenvolvimento de qualidade. Karels não pode ser mantido no apartamento - esta é a primeira condição que não pode ser ignorada. Os cães amam muito a liberdade, sua natureza não suporta restrições, em tal ambiente eles murcham. O cão deve mover-se com absoluta liberdade, portanto, os especialistas recomendam mantenha o cão em um aviário.

Não devemos esquecer que os cães precisam correr, se mover e caçar muito. Ficam entediados no apartamento, seu caráter não muda para melhor, ficam insuportáveis, não obedecem, ficam irritados.

Andar na coleira não vai resolver a situação, o cão precisa correr muito e livremente. O melhor de tudo é que esses cães vivem em casas particulares fora da cidade, com a capacidade de correr ao redor de uma grande área para caminhadas, cercada por cercas bastante altas. O aviário também deve ser espaçoso o suficiente para permitir o funcionamento. Sempre que possível, o cão precisa ser solto para passear livremente no território ou na floresta sob supervisão.

Esta limitação nas condições de detenção é compensada pela facilidade de cuidar da Karelian Laika. As atividades de enfermagem são elementares e não requerem habilidades especiais. A pelagem dos cães não é longa, portanto não se confunde, não se formam emaranhados sobre ela. Os animais mudam a cada seis meses, mas não muito. É preciso pentear a lã, mas não mais do que uma vez por semana, quando derramar é melhor fazer todos os dias. O penteado é feito com uma escova de metal convencional.

Os huskies da Carélia praticamente não fedem a cachorro, essa é a vantagem indiscutível... Muitas vezes não é recomendado lavar os cães desta raça, porque a sujeira não gruda neles. Os tratamentos com água são realizados com xampus especiais para cães.

Após cada caminhada no período de calor, é necessário fazer um exame minucioso do cão, sua pele, lã, já que os carrapatos e pulgas ali se instalam perfeitamente. Especialistas aconselham Verifique se há parasitas externos em seu cão diariamente. Existe uma grande variedade de agentes antiparasitários que devem ser usados.

Cuidar bem de seus ouvidos, dentes e olhos é essencial regularmente. A limpeza de vários tipos de contaminação é realizada constantemente, o que permite rastrear os sinais de doenças infecciosas. O tratamento e a limpeza são realizados assim que surge a sujeira, evitando o desenvolvimento de processos inflamatórios.

As garras são cortadas apenas se não forem moídas naturalmente quando o cão mora em um apartamento. Isso é feito usando tosquiadeiras especiais.

Para que o animal se desenvolva bem e não adoeça, é necessário ir regularmente ao veterinário, fazer vacinações de rotina, tratamento contra helmintos, parasitas. Os huskies da Carélia vivem até aos 15 anos, se os cuidados e a manutenção forem organizados de forma adequada.

A raça tem um forte sistema imunológico, então os cães raramente ficam doentes, não há predisposições genéticas a quaisquer doenças. As patologias são extremamente raras, portanto, todas as doenças são adquiridas na natureza. Tudo isso por conta de cuidados inadequados, falta de vacinas, alimentação inadequada.

Para um cão ser saudável, ele precisa ser alimentado adequadamente. Uma boa dieta permite que o husky seja resistente e forte. Ao mesmo tempo, o cão come muito pouco, principalmente se o compararmos com representantes de outras raças deste tamanho com um estilo de vida ativo. A gula é incomum para um cachorro, por isso é difícil superalimentá-la, ela come o quanto precisa, o resto fica na tigela. É necessário monitorar a quantidade de calorias da dieta, principalmente no inverno, durante a temporada de caça.

A alimentação pode ser organizada tanto com misturas especiais quanto na forma natural... Se você fizer uma escolha a favor deste último, você precisa considerar cuidadosamente a dieta, ela deve ser balanceada e composta de tal forma - ½ componente proteico, ou seja, carne, a segunda metade deve ser consistem nos seguintes componentes:

  • cereais saudáveis, carboidratos lentos;
  • vegetais, frutas como um complexo mineral e vitamínico;
  • miudezas;
  • leite azedo na forma de iogurtes, kefir, creme de leite, produtos de coalhada.

Não é recomendado e até proibido:

  • alimente o cão com comida de uma mesa normal;
  • dar-lhe pastéis, pastéis;
  • produtos defumados de qualquer tipo;
  • Doces, chocolate e outros doces;
  • marinadas e conservantes;
  • carne de porco;
  • ossos tubulares;
  • batatas;
  • cereais não saudáveis, como semolina;
  • sal, especiarias, temperos - isso pode prejudicar o cheiro dela, neste caso as qualidades do caçador diminuirão ou serão perdidas.

Certifique-se de incluir periodicamente na dieta complexos de vitaminas e minerais.

Se você decidir alimentar o cão com ração pronta, você precisa escolher uma mistura premium de alta qualidade, de boa qualidade, de um fabricante confiável. O alimento deve ser adequado para raças ativas. Você pode usar ração seca e úmida, e a primeira não precisa ser encharcada. Nesse caso, é imprescindível aumentar a quantidade de água potável disponível.

Um cão adulto deve ser alimentado duas vezes ao dia - de manhã e à noite. Os bebês da Carélia são alimentados pelo menos 4 vezes. A dieta de cachorros e cães adultos é semelhante, mas no caso de alimentação de cachorros, a quantidade de leite azedo é aumentada.

Educação e treinamento

O treinamento da Karelian Laika deve começar desde o primeiro dia de seu aparecimento em sua casa. O caráter do cão é bastante específico, então em nenhum caso você deve perder tempo. Os criadores de cães não recomendam obter esta raça para pessoas que têm um cão pela primeira vez, é melhor se houver pelo menos uma modesta experiência na criação e criação de cães de caça. A disposição do Karelian é independente, amante da liberdade, independente, é importante desde o primeiro contato se colocar como mestre com mão firme. O cão deve entender claramente quem é o dono, a quem obedecer e inicialmente estar dentro dos limites do permitido.

Não há necessidade de ensinar ao cão as habilidades de caça, uma vez que essas habilidades estão geneticamente incorporadas a ele. O mais importante é criar o hábito claro de agir sob comando e só depois dele. Este é o momento mais difícil no treinamento dos carelianos. Se uma pessoa puder inicialmente se mostrar como o dono e ganhar uma posição na mente do cão nesta posição, não deverão surgir problemas no treinamento.

Além disso, há mais uma dificuldade na criação de um careliano - o instinto de caçador desenvolvido demais o puxa para fora. A prática sistemática e a persistência resolverão esse problema. Os adestradores de cães alertam contra agressão durante o treinamento: crueldade, comportamento agressivo, xingamentos, gritos não afetam o cão da maneira que você deseja... Em vez disso, o efeito será o oposto: o cão se tornará cruel, agressivo, desobediente, teimoso.

Uma posição de força é, antes de tudo, paciência e perseverança condescendente, não gritar e bater. Ao mesmo tempo, o rigor é apenas uma qualidade necessária na criação de um husky.

Passear com o cachorro é uma ótima forma de educar, deve ser feito pelo menos duas vezes ao dia. O controle do cão neste momento torna possível demonstrar mais uma vez quem manda na casa. O melhor é passear com o cão com o focinho desde os primeiros dias, passear em zonas diferentes, para que o cão aprenda a navegar e a se familiarizar com a diversidade do mundo à sua volta.

Na primeira vez, o cachorro anda na coleira. Ela precisará se acostumar com isso, além disso, para ficar sob controle. Depois de o cão ser treinado, numa zona de floresta, pode dar-lhe a oportunidade de passear sem focinho e sem guia. No início do relacionamento, o cachorro simplesmente não obedece e corre atrás de pássaros e gatos, apesar do seu protesto.

As responsabilidades do proprietário incluem:

  • desenvolvimento de habilidades de caça;
  • afiando-os regularmente;
  • recusa de pressão física, a menos que seja absolutamente necessário;
  • a socialização do cão, ou seja, o acostumando gradativamente com outros animais, já que o husky os percebe como presas;
  • não confie no adestramento do cão, caso contrário ele não reconhecerá o dono.

Para desenvolver habilidades de caça são importantes:

  • compreensão mútua clara e completa;
  • execução de comando confiável;
  • fixação dos comandos principais na mente do cão, este deve correr para a frente, aproximar-se do dono, correr de volta, obedecendo implicitamente;
  • conhecimento das entonações do proprietário, a capacidade de reagir corretamente;
  • calma durante fotos e outros eventos de natureza perturbadora;
  • habilidades de pesquisa;
  • habilidades de orientação;
  • a capacidade de distinguir traços;
  • entrega confiante.

Os carelianos são gravados e amamentados a partir de 7 meses, você pode adiar o início desses procedimentos até um ano, mas não depois. Ao mesmo tempo, as especificidades da finalidade do cão devem ser determinadas e o animal para caça deve ser selecionado: grande, pêlo, caça, urso.

Em outros países, o cão é freqüentemente treinado em atividades altamente específicas, como espantar ursos. No entanto, o objetivo principal do cão é a caça universal. As condições climáticas não são importantes para eles, os cães são muito resistentes. Certifique-se de considerar o fato de que Os carelianos são extremamente destemidos, não têm medo de se aproximar de predadores, portanto, muitas vezes morrem durante a caça.

Para mais informações sobre o cachorro urso da Carélia, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa