Cães

Maltipu: tudo sobre raça de cachorro

Maltipu: tudo sobre raça de cachorro
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Personagem
  4. Tipos de cor
  5. Regras de cuidado
  6. Doenças
  7. O que alimentar?
  8. Educação

Do ponto de vista de criadores profissionais, criadores, adestradores de cães, o maltipu não é uma raça canina no sentido clássico. Especialmente os defensores zelosos do sangue puro a chamam de vira-lata, pois é um cruzamento entre duas raças. Mas o nosso artigo é para quem se apaixonou por este "peluche", que quer ver uma criatura querida e simpática na sua casa. Não importa se este amigo da família é reconhecido pelas associações cinológicas ou não. Portanto, nossa conversa de hoje vai se concentrar no cão doméstico designer Maltipu, a história de sua origem e outros fatos curiosos.

História de origem

Você precisa começar com o próprio conceito de "cães de design". Em meados dos anos 50 do século 20, um animal de estimação incomum foi criado na Inglaterra - dorgi, um cruzamento entre um bassê e um corgi.

Esta experiência é considerada uma espécie de ponto de partida para a concepção artística (design) de novas raças de cães.

Seguindo o dorgi, surgiram vestipa, goldendoodle, kawapu, cockapu e outros. E em 1980 começaram a falar do maltipu - um cachorrinho de um cãozinho maltês (malti) e um poodle toy (cocô).

Os designers de zoológicos são frequentemente questionados sobre por que eles criam cães de raças diferentes. Porque os mestiços têm uma série de vantagens sobre os pais:

  • aparência incomum, adquirida de duas ou mesmo três raças;
  • hipoalergênico - muitos chamam isso de o primeiro motivo para criar novas raças;
  • porcentagem mínima de derramamento;
  • boa imunidade;
  • personagem focado na interação humana: simpatia, lealdade, ludicidade.

    Embora haja cada vez mais cães com nomes incomuns derivados dos nomes das raças da mãe e do pai do filhote, os cães de design não são reconhecidos como raças. Os pais podem ter documentos oficiais, mas seus filhos não.

    A história da origem do maltipu tem duas versões:

    1. desejo de ter um mini-cão hipoalergênico em apartamento;
    2. o desejo de trazer à tona o animal de estimação ideal, tanto em termos de dados externos quanto em termos de desempenho intelectual.

    No início do século 21, começou um boom nos Estados Unidos entre aqueles que não só queriam fazer um amigo de verdade - um animal de estimação, mas também aqueles que queriam ser como seus ídolos. O fato é que cada vez mais fotos de celebridades de maltipu apareciam na rede, o que causava um verdadeiro rebuliço. Por um lado, o American Club of Hybrid Dogs e fãs-clubes apareciam, por outro lado, os preços dos cachorros fora das tabelas, surgindo de acordo com o princípio “primeiro inventado, depois criado”.

    Por volta de 2010, os primeiros filhotes foram importados para a Rússia, também graças ao beau monde. Mas obrigado pela distribuição do maltipu ainda são os criadores de cães que iniciaram a venda oficial dos filhotes. Até agora, muitos estão surpresos com o preço excessivamente alto (até 150 mil rublos) por um cachorro sem documentos.

    Isso é especialmente irritante para criadores que dizem que o fascínio por cães de design levanta sérias preocupações entre os criadores de animais de raça pura. Em sua opinião, esses cruzamentos costumam ser feitos por amadores, sem testar os pais dos filhotes. Isso é o que leva ao fato de que 5 em cada 6 cachorros nascem com doenças exteriores e congênitas muito incomuns.

    Mas, afinal, muitas raças começaram com cruzamentos, o que significa que cães de design ainda têm tudo pela frente. Leva apenas tempo e profissionais reais em seu campo. E no momento O maltipu é um dos dez mini cachorros mais populares do mundo.

    Descrição

    Mesmo se familiarizando à revelia com amuletos fofos, você pode encontrar informações muito diferentes sobre o maltipu. Por exemplo, alguns sites dizem que o peso de um cachorro é de 1,5 a 3,5 kg. Em outros - de 1 a 9 kg. Alguém escreve que a altura na cernelha é de 20-30 cm, outros - 35 cm.

    Por que existem dados tão diferentes para um cão anão? Porque não há raça - não há padrões. E ninguém vai culpar os donos por seu filhote ser muito encaracolado ou alto. Porque será importante para eles que o cachorro seja brincalhão, perspicaz, apegado ao dono. Essa característica é dada por quase todos os proprietários de Maltipu.

    Um cachorro sempre se parece com um brinquedo macio com olhos de botão. Mas um cão adulto pode se parecer mais com uma mãe ou um pai. Orelhas caídas, inseridas baixas. O corpo é alongado.

    Em geral, os indivíduos são constituídos de forma bastante harmoniosa, é agradável olhar para eles. Representantes reais do mundo do glamour.

    O tamanho corresponde ao conceito de “mini-cão”, mas cada caso é individual: há indivíduos que são realmente anões, enquanto outros são muito maiores. Esta não é mais uma opção de bolso, mas você pode carregar esse milagre em suas mãos. Aliás, os criadores comerciais estão tentando de todas as formas fazer cachorrinhos "copinhos", ou seja, trazer o tamanho para a figura de uma mini-maltipa.

    Os dados externos dependem da marca híbrida:

    • F1 - são cachorros obtidos de poodle toy e maltês;
    • acasalando maltipu com poodle toy dará um cachorrinho que se parece mais com um poodle, que é usado por vendedores inescrupulosos e vende pequenos poodles ao preço de pequeno maltipu;
    • F2 - este é um híbrido de dois maltipoo, a segunda geração, que não parece tão interessante e atraente, o que às vezes derruba o preço.

      Em muitos aspectos, o preço é influenciado pela estrutura da pelagem do cão. É de 3 tipos:

      • cabelo sedoso liso - o mais caro, porque essa lã (psovina) não forma emaranhados, não requer cuidados especiais;
      • cachorros cacheados herdou um cachorro de um poodle toy, o que gera muitos problemas: os cachos se confundem, formando emaranhados;
      • casaco ondulado grosso menos comum, mas considerada uma variedade barata indesejável.

      A densidade do cão também é diferente: rara e muito densa. Isso obriga os donos a monitorarem mais cuidadosamente a pelagem do animal de estimação, fazer a tosa e aparar.

      Personagem

      Os malteses herdaram seus melhores traços de caráter de seus pais. Estes cães são avaliados por:

      • lealdade à família;
      • benevolência;
      • brincadeira desde a infância até a idade adulta;
      • curiosidade;
      • energia;
      • boa capacidade de aprendizagem.

        A curiosidade os leva a se familiarizarem com pessoas, animais e pássaros. Eles são feitos para famílias com crianças. Filhotes humanos e malteses nunca ficarão entediados uns com os outros. Mas se você não brincar com eles, não preste atenção neles, deixe-os sozinhos, os cachorros vão se machucar e sofrer.

        Daí a primeira conclusão para os futuros donos: se não é possível dedicar muito tempo à maltipa, então não se deve adquirir um cão.

        Ao falar sobre inteligência, os proprietários apontam que Seria errado chamar seus animais de estimação de geeks, mas eles também não são estúpidos. Segundo especialistas, trata-se de animais inteligentes com pontuação de 4 em 5 pontos. Mas eles são muito confiantes: eles podem abordar facilmente estranhos ou irmãos mais velhos. As consequências dessa curiosidade podem ser terríveis. Portanto, para caminhadas você precisa escolher lugares tranquilos e certifique-se de cuidar do seu animal de estimação.

        E caminhar com eles é o suficiente meia hora por dia, embora os cães possam correr alegremente ao longo da rua por várias horas seguidas. Esses mestiços são totalmente não agressivos, portanto não serão capazes de se defender. Se houver preocupação de que animais maiores possam atacar seu animal de estimação, é melhor não deixá-lo escapar da coleira. Mesmo com a idade, quando a hiperatividade diminui, o cão ainda explora todos os cantos desconhecidos, gosta de se comunicar com uma pessoa e um hamster.

        Em casa, esse milagre vai acompanhar o dono e controlar todas as suas ações: se o dono está cozinhando bem, se escolheu a velocidade certa na esteira. Além disso, ele é fácil de treinar. Quanto mais membros da família houver, mais fácil será se comunicar com um maltês: alguém vai coçar a barriga, alguém vai fazer o jantar com ele, alguém vai pentear e alguém vai treinar.

        Todos os híbridos têm vozes claras, por isso este “sino” avisa da chegada de hóspedes bem-vindos, espanta os indesejados, mas ao mesmo tempo acorda todo o apartamento, bem como os vizinhos.

        E mais uma característica: um cão hipoalergênico é se for F1 e, em seguida, há falhas de ignição.

        Portanto, se você decidir fazer um presente para alguém que sofre de alergia, lembre-se de que pode haver surpresas.

        Tipos de cor

        A lã Maltipu surpreende não só na espessura e no aspecto dos cabelos, mas também na cor. Os bebês podem nascer em uma variedade de cores, tanto monocromáticas quanto com duas e três cores. E a cor do casaco afetará o preço. O maltipu branco é considerado um chique especial, embora não seja branco puro. Os projetistas de zoológicos inflacionam deliberadamente o preço desses cães. Mas a cor pode ser preta, prata, creme, marrom, pêssego, azul.

        Em combinação, as cores também podem ser muito diversas e todas parecem muito interessantes. A mesma cor preta nunca é pura, sempre tem subtons.

        Regras de cuidado

        Os Maltipu são cães exclusivamente de interior, não sobrevivem na rua. Quando o filhote chegar em casa, deve-se preparar um lugar nele. Deve ser isolado longe de portas e janelas - uma criatura gentil tem medo de correntes de ar. Portanto, é melhor adquirir não apenas uma esteira, mas uma cesta com uma entrada baixa conveniente.

        Se este é o seu primeiro animal de estimação, então você precisa saber que no futuro ele precisará de três lugares obrigatórios: para brincar e dormir, para se alimentar, para fazer frente às necessidades naturais (banheiro).

        Portanto, além da cesta, é necessário preparar brinquedos, uma guia e uma coleira para caminhar, fraldas, e depois uma bandeja, tigelas para água e comida. Você também precisará de escovas para pentear. A maneira mais fácil de cuidar de cabelos lisos e sedosos é mas também precisa ser penteado 2-3 vezes por semana. Animais cacheados devem ser penteados todos os dias. E ainda, podem formar esteiras, que são combatidas com xampus especiais.

        Mas na hora de escolher um shampoo, vale a pena considerar o tipo de pelagem para não piorar a estrutura do cabelo. No

        O banho é uma obrigação para esses cães fofinhos. Isso deve ser feito 2 a 3 vezes por mês. durante a lavagem, você deve ter um pente para cães à mão, caso contrário o casaco não enxágue. É melhor ter vários deles.

        Um pente de uma fileira dificilmente é adequado para maltipu, é melhor comprar uma linha múltipla, não muito frequente, e para cabelos longos - uma escova macia ou um pente com dentes esparsos. Não precisa ser de plástico ou metal. Um pente de madeira sem serrilhados ou uma escova com dentes de metal, mas com pontas de silicone, funcionam melhor (o metal não danifica a pele e o plástico não eletrifica).

        O tamanho do pente depende diretamente do tamanho do cão: para um filhote de cachorro Maltipu, você precisa de um pente pequeno, para um cão adulto, um maior.

        Após o banho, a lã é seca com uma toalha. Você pode usar o secador de cabelo de maneira suave, se o cão não estiver com medo. Por um lado, um secador de cabelo pode ressecar a pele e a lã, por outro lado, após essa secagem, o cão fica muito mais limpo. E mesmo com a auto-secagem, o cachorro pode congelar e pegar um resfriado.

        A pelagem dura protege perfeitamente o cão do frio, praticamente não solta, não necessita de penteamentos regulares e não se enreda. Mas tem um ciclo de maturação (4-8 meses), depois do qual se desintegra, formando fileiras desleixadas, perde o brilho, fica feio. Para evitar que isso aconteça, a lã morta é arrancada.

        Aparar não é um procedimento tão doloroso quanto muitas pessoas pensam. Pelo contrário, o cão gosta tanto que muitas vezes adormece na mesa de arrumação.

        Especialistas dizem que aparar é preferível a cortar o cabelo, pois deixa a pelagem do cão mais bem cuidada, brilhante, brilhante, bem cuidada. Se você não arrancar o cabelo morto, os vivos ficarão mais magros, ficarão emaranhados, sua cor ficará desbotada. Recomenda-se cortar os mestiços 2 a 3 vezes por ano. Os cortes de cabelo podem ser padrão ou criativos, manuais ou à máquina; médio, curto ou muito curto; higiênica - ao redor dos olhos, nariz e boca, sob a cauda, ​​entre as garras, nas aurículas.

        Além disso, o catador não só cortará, mas também executará os demais procedimentos necessários: corte das unhas (uma vez por mês), procedimentos de spa, tratamento higiênico da cavidade oral, olhos e ouvidos e combate a parasitas externos.

        O aliciamento termina com o perfume da lã. Para alguns, esse procedimento pode parecer um exagero, já que o Maltipu não cheira a cachorro, mas foi criado simplesmente para investimentos materiais.

        Limpar as orelhas e muitas vezes os olhos azedos é um procedimento obrigatório não só no salão, mas também em casa.... As orelhas são limpas com uma loção especial e um pano. Os olhos, que costumam ser lacrimejantes e azedos (herdados do maltesa), são tratados com loção oftálmica aplicada em um guardanapo, ou decocção de camomila ou solução de chá. Na lã branca, os caminhos lacrimais ainda são perceptíveis. Se é de fundamental importância para os donos que o cão tenha uma aparência ideal, então os caminhos são iluminados com pó especial ou condicionador da loja de animais.

        Maltipu precisa escovar os dentes regularmente com uma pequena escova de silicone. Você precisa acostumar o cão a esse procedimento desde o nascimento e realizá-lo uma vez a cada 3-4 dias. Alguns proprietários escrevem que os animais de estimação não têm problemas dentários, outros dizem que os mestiços têm dentes fracos. Qualquer forma, exames regulares por um veterinário são necessários para ter certeza da saúde do cão.

        Além disso, você precisa entrar em contato com a clínica do zoológico para vacinação em tempo hábil. Maltipu é uma mistura de raças. E os cães com pedigree não vivem muito sem vacinas. E será muito doloroso perceber que esse bebê de pelúcia morreu porque o dono ou a dona não se deram ao trabalho de vacinar o cachorro. Não se esqueça de que os animais de estimação precisam receber medicamentos para helmintos regularmente. A desparasitação é realizada uma vez por trimestre (isto também se aplica a pessoas em cujas famílias vivem animais).

        Os proprietários também deixam comentários diferentes sobre passeios com cães.Algumas pessoas escrevem que basta sair duas vezes por dia durante 15-20 minutos. Alguém disse que você pode sair com eles uma vez por dia durante meia hora. Há quem escreva que o cachorro está pronto para correr pela casa por horas. Em qualquer caso, os veterinários dão as seguintes dicas de caminhada:

        • no inverno, a maltipa deve ser isolada com manta ou macacão;
        • em climas frios, o nariz e as almofadas das patas são lubrificados com um agente especial contendo cera para proteger a pele;
        • se o cão quer brincar, é melhor levar a bola com ele ou correr com ele;
        • após uma caminhada, é necessário lavar as patas e lubrificá-las com um creme nutritivo (com especial atenção isso deve ser monitorado se o cão estiver correndo pela rua onde o reagente está espalhado).

        Doenças

        Em questões de saúde, talvez, o aspecto da falta de uma raça seja mais claramente manifestado: o maltipu é emprestado de doenças de ambos os pais, e eles não estão particularmente envolvidos em testá-las e melhorá-las. Portanto, o mestiço se desenvolverá de forma diferente em cada caso individual. Se seu bebê adquiriu "força híbrida" como resultado de cruzar os pais, então você está com sorte. Se você não tiver sorte, os maltipu são encontrados com mais frequência:

        • alergias, frequentemente associadas a uma dieta pouco saudável;
        • deslocamento das rótulas (patela);
        • hipoglicemia, que pode resultar na síndrome de "tremor";
        • hipotireoidismo, que afetará negativamente não só o bem-estar geral, mas também a aparência;
        • pancreatite;
        • doenças cardiovasculares;
        • problemas com gengivas e dentes;
        • convulsões;
        • atrofia progressiva da retina rcd3-PRA, que pode cegar total ou parcialmente o cão;
        • doenças neurológicas crônicas, incluindo epilepsia;
        • A síndrome do cão de White Shaker (ou síndrome do cão de White Shaker) é caracterizada por má coordenação, movimento rápido dos olhos, tremores por todo o corpo; mais comum em cães brancos, mas não necessariamente. A condição é complicada pelo fato de que a doença pode ser transmitida geneticamente tanto pelo maltês quanto pelo poodle.

        Isso não significa que todas as doenças se manifestarão em seu animal de estimação, portanto não procure constantemente sinais de uma doença específica. Com os devidos cuidados, nutrição adequada e cuidados constantes, um animal de estimação de pelúcia pode viver até 12-15 anos.

        O que alimentar?

        A resposta à pergunta sobre a dieta do cão depende da idade do animal. Filhotes comem 6 ou mais vezes por dia... Bons donos mantêm o bebê em leite materno por até 3 meses, ou seja, o filhote cresce com a mãe (e de preferência com o pai) até essa idade. Para todos os bebês, o leite materno é o melhor estabilizador imunológico do corpo.

        A partir dos 3 meses, o cão começa a ser transferido para a alimentação de adulto. Cada produto começa a ser introduzido com 1/4 da porção diária, levando-o gradativamente até a necessidade diária. É melhor introduzir novos produtos por sua vez, para saber de quais deles a digestão do bebê foi prejudicada ou de qual ele gostou mais.

        Existem dois tipos de alimentos para os adultos Maltipu: alimentos orgânicos e alimentos secos. Proprietários atenciosos usam ambos.

        Grânulos super premium e holísticos para raças pequenas são recomendados para cães de design. A lista de produtos naturais é bastante grande:

        • carnes cozidas de aves, bovinos, coelhos, peixes do mar, ou seja, produtos que contenham proteínas (proteínas), às vezes pode-se dar pedaços de carne crua ou fígado cru (escaldado);
        • produtos lácteos fermentados (não leite): queijo cottage, kefir com baixo teor de gordura;
        • vegetais: pepinos, pimentões, cenouras, etc .;
        • verdes;
        • frutas (uma vez a cada três dias): maçã, pêra, melão, melancia - a porção não deve ultrapassar duas colheres de sopa para que o animal não engorde com o excesso de sacarose;
        • trigo sarraceno, aveia ou mingau de arroz;
        • 2-3 vezes por semana, você pode dar nozes com uma gota de mel.

          Alimentos proibidos incluem alimentos fritos, alimentos defumados e salgados, chocolate e quaisquer produtos de panificação.

            Maltipu ainda são mendigos saborosos. Não ceda à sua "persuasão", caso contrário o animal está ameaçado de obesidade.Para um cão adulto, basta comer duas vezes ao dia. Mas sempre deve haver uma tigela de água limpa.

            Mas como o cardápio feito de produtos naturais terá que ser dominado por tentativa e erro, o animal de estimação precisará de complexos vitamínicos infalivelmente. Eles ajudarão a manter o brilho e a sedosidade do couro cabeludo. Seu veterinário o ajudará a escolher o multivitamínico certo.

            Educação

            O processo de criação começa a partir do momento em que o cachorro aparece em casa. Neste momento, é muito importante compreender que não se trata de um peluche, mas sim de um ser vivo totalmente dependente do seu dono. Junto com seu animal de estimação, o dono aprenderá e ensinará onde dormir, onde ficam as tigelas para comida. O problema mais importante para muitos está relacionado com a resposta à questão de como acostumar um filhote a uma fralda.

            Sim, é difícil para um cachorrinho andar em uma caixa sanitária. É muito mais fácil acostumá-lo a uma superfície lisa, que é uma fralda médica à prova d'água. Deve ser colocado longe do lugar de dormir e comer. Idealmente, onde a bandeja ficará mais tarde. Os filhotes esvaziam a bexiga imediatamente após comer e dormir. Nesse momento, o cão precisa ser colocado na fralda e acompanhado de suas ações.

            Cada ação correta deve ser incentivada com uma palavra, carinho, comida deliciosa. Mas em nenhum caso você deve bater ou bater no filhote por fazer uma poça no lugar errado.

            A partir dos dois meses de idade, os maltipu estão prontos para aceitar comandos de treinamento. Os especialistas dizem que, se você começar a treinar mais tarde, será necessário mais esforço, já que esses mestiços são criaturas bastante rebeldes. Se você deixar que o processo de criação siga seu curso, ela sempre fugirá ou rasgará a coleira na rua e, ao visitar todos, irá “anunciar” que você não está envolvido na criação dela. Mas o malti não tolera nenhuma coerção: só carinho, brincadeira, confiança, elogio, guloseimas pelas ações certas.

            Se o seu animal de estimação precisa de um curso de treinamento geral, decida você mesmo. Mas é preciso aprender os comandos mais simples, desde que o intelecto o permita.

            1. "Para mim". Quando o cão se afastar de 5 a 10 metros, dê o comando. Incentive a execução correta com um tratamento, como qualquer outro comando executado corretamente.
            2. "Mentira". Simultaneamente à dublagem vocal, o cão é pressionado contra o chão, segurando a mão na região da cernelha e das costas.
            3. "Próximo". Mini cães adoram ultrapassar seu dono enquanto caminham. Não é seguro para ela. Esses impulsos devem ser suprimidos. O proprietário precisa pronunciar o comando em voz alta, puxando cuidadosamente a guia sobre si mesmo.
            4. "Sentar"... Tanto a rua quanto a casa são adequadas para praticar a habilidade. Ao dar o comando, você precisa pressionar a parte inferior das costas e o traseiro do cão com a mão.
            5. "ECA"... Comando obrigatório. É ela quem pode salvar a vida e a saúde do animal se ele for buscar alguma coisa na rua. É neste momento que o comando deve ser pronunciado com rigor, e para a obediência é imprescindível elogiar e recompensar com uma guloseima saborosa.

            Assim, apenas elogios e carinho ajudarão a criar um cachorro. E a guloseima vai acelerar o processo de treinamento.

            Mas é importante lembrar que educação, treinamento não é uma ocupação única, mas uma constante que requer tempo e paciência do dono.

            Resumindo os resultados que caracterizam a maltipa, notamos que é:

            • um cão com baixo grau de agressividade (2 pontos em 5),
            • atividade média (3/5),
            • nível médio de treinamento (3/5),
            • alto nível de simpatia (4/5),
            • odeia a solidão (1/5),
            • desenvolvido intelectualmente (4/5),
            • não muito barulhento, mas também não é silencioso (3/5),
            • ela tem uma queda moderada (3/5),
            • esta é uma guarda ruim (2/5),
            • requer manutenção moderada (3/5),
            • tem um nível médio de saúde (3/5),
            • o custo de manutenção é médio (3/5).

            Tudo sobre a raça Maltipu, veja o próximo vídeo.

            sem comentários

            Moda

            a beleza

            casa