Lyon Bichon: vantagens e desvantagens, temperamento, cuidado
Hoje existem muitas raças de cães anões, mas o cão-leão Bichon é especialmente popular entre os criadores. Depois de um corte de cabelo especial, este mascote decorativo guarda realmente uma semelhança com o rei dos animais, e o seu aspecto encantador não deixa ninguém indiferente. Além disso, Lyon Bichon se distingue por sua simpatia, alegria, sempre leal ao proprietário e não exigente com os cuidados.
Excursão histórica
O Little Lion Dog tem majestade real, charme e muitas vantagens. Surgiu graças à seleção francesa no início do século XIV. Os "parentes" distantes da raça são considerados o poodle aquático e a barbette, os próximos são a borboleta Papillon, o cãozinho francês, o maltês, o spaniel pigmeu e o Phalene. Esses animais de estimação eram muito populares não apenas entre os aristocratas da França e da Bélgica, mas também em muitos países europeus. O fato dessa raça naquela época com sua atratividade ter conquistado literalmente o mundo inteiro, há muita evidência documental:
- Século XIV - na cidade de Amiens (França), na catedral, foi instalada uma composição escultórica original de dois Lyons Bichons;
- Século XV - imagens de "leões" começaram a aparecer nas tapeçarias de muitos edifícios;
- Século XVI - neste século, entraram na moda os retratos com nobres nobres e damas que seguravam um bichon nos braços;
- início do século 17 - o famoso biólogo-naturalista francês Georges-Louis Leclerc em suas obras descreve lindamente os cães dessa raça, enfatizando sua sofisticação e raridade.
Desde a primeira metade do século 20, devido à rápida extinção, poucos representantes desta raça permaneceram.Louchen foi até listado no Livro de Recordes do Guinness: a primeira vez - como o cão mais raro do mundo, a segunda - como o animal de estimação mais caro do mundo.
Existem também fatos interessantes relacionados à raça Levhen (pequeno cão leão). Por exemplo, a amada Marie Joseph Rose de Napoleão e a aristocrata espanhola Antoinette Poisson preferiam sair apenas com um bichon leão nos braços.
Este fato é confirmado por inúmeras pinturas com imagens de mulheres.
Com o tempo, a moda ventosa e mutável do cão leão esfriou, eles ficaram praticamente invisíveis nas recepções de aristocratas e em salões seculares. A raça começou a enfrentar a morte e a extinção completa. De acordo com os dados estatísticos dos livros de referência cinológica mundial, cerca de 40 mini-cães permaneceram no planeta no início do século XX. Já no século 21, a situação se estabilizou. Todos os anos, na França, nascem mais de 100 cachorros Lyon Bichon, os cães começaram a aparecer nas telas de TV como os personagens principais e se tornaram novamente populares e procurados no mundo secular.
Descrição
A raça Bichon Leão possui características e padrões próprios que determinam raça pura. Seus representantes correspondem às seguintes descrições:
- Tipo de corpo... Os cães leões são caracterizados por músculos atléticos, não volumosos, mas com ossos fortes. Todas as partes do corpo são proporcionais: o comprimento do peito às nádegas à altura na cernelha é a proporção de 11: 10. O ventre dos cães é esgalgado, a cauda ligeiramente achatada e curvada. O peso de um adulto varia de 5 a 8 kg.
- Cor... O Leão Bichon pode ter uma cor diferente, de acordo com os autos judiciais, não há restrições no esquema de cores. As cores mais populares para cães são os tons de prata, azul, chocolate e limão. Os cães malhados parecem interessantes. Os criadores de cães apreciam especialmente a cor amarelo-areia, que é tingida em um tom escuro na área das patas, cauda e máscara.
- Lã. Lyon Bichon é caracterizado por uma pelagem macia moderadamente ondulada. Se não for cortado, torna-se longo e grosso. Em representantes não puros da raça, a pelagem é reta, encaracolada ou emaranhada. Para cães desta raça, apenas o corte de cabelo é permitido, dando-lhes a aparência de crina de leão. Na parte inferior do corpo (parte de trás das costelas e torso), a pelagem é aparada para que fique com pelo menos 1/8 de polegada de comprimento.
- Quanto a membros posteriores, então a lã sobre eles é cortada até as "meias". As pernas dianteiras são cortadas do cotovelo à articulação do joelho, bem como da parte inferior à ponta superior das meias. Devido a isso, uma espécie de "pulseira" é formada nos membros anteriores.
- Na cauda a pelagem é aparada ao meio, deixando uma pluma na cauda. Todas as áreas não aparadas devem ter um aspecto natural, para isso, adicionalmente, são escovadas com uma escova ou pente.
É importante destacar que é o corte de cabelo e o aliciamento da lã o principal padrão da raça, que surgiu no século XVI e continua a operar até hoje. Se o cão for cortado de outra forma, ele não atenderá ao padrão da raça.
Prós e contras da raça
Como qualquer outra raça de cão, o Lion Bichon tem suas próprias vantagens e desvantagens. As vantagens incluem as seguintes características.
- Beleza incomum e aparência charmosa. Esses cães complementam perfeitamente a imagem do dono.
- Caráter enérgico e alegre. Um animal de estimação pode animar adultos e crianças.
- Polidez e tato. Belezinhas nunca se impõem ao dono, não se atrapalham e não requerem atenção. Eles são capazes de sentir o humor dos outros e se adaptar ao seu contexto emocional.
- Mente inteligente e afiada. O Leão Bichon se presta bem à educação e treinamento.
- Ausência de agressão. Esses encantos são caracterizados por sua tranquilidade e simpatia incomuns.Eles nunca usarão seus dentes afiados.
- Facilidade de conteúdo. Os apartamentos grandes e pequenos são adequados para cães desta raça. Os animais de estimação desta raça não requerem longas e longas caminhadas.
Quanto aos contras, eles também estão presentes.
- Apesar de Lyon Bichon não se impor ao proprietário, ele ainda precisa de amor e carinho. Os animais de estimação não suportam a solidão e, se forem deixados sozinhos no apartamento, logo caem em um estado de depressão, após o qual começam a ficar doentes.
- Esses cães emitem latidos fortes e gelatinosos, que podem deixá-lo louco.
- Lyon Bichon nunca perdoa e não esquece as ofensas. Se o animal for "insultado", ele começará a se vingar de seu dono. Além dos caprichos, chinelos roídos vão aparecer na casa.
- Para que os representantes desta raça atendam aos padrões gerais, eles precisam receber cuidados constantes com a pelagem. Neste caso, atenção especial deve ser dada não só ao belo casaco de cachorro, mas também à pele. Caso contrário, é possível a manifestação de reações alérgicas e inflamação da pele. Além disso, os cães precisam ser regularmente banhados, penteados, escovados e tosados. Fazer um corte de cabelo higiênico mensal também é considerado difícil de cuidar, que envolve não apenas cortar a maior parte da lã, mas também processar as áreas íntimas e almofadas do animal.
- Os cães que participam constantemente de exposições requerem uma tosa mais cuidadosa e procedimentos caros em salões de beleza profissionais. Conseqüentemente, será necessário gastar muito dinheiro. Portanto, antes de comprar um bichon leão, você precisa estar preparado para o fato de que, para manter sua aparência, você terá que gastar grandes somas todos os meses. Esta não é uma raça de "orçamento".
Traços de caráter
O cão leãozinho, como a maioria das outras raças decorativas, tem uma natureza dócil. Ela é alegre, brincalhona e amigável com outros animais e pessoas. Os animais de estimação estão cheios de força e energia, não gostam de deitar em almofadas macias durante dias.
Os cães preferem passar a maior parte do tempo brincando e se divertindo ao ar livre. Ao mesmo tempo, todos os membros da família devem estar próximos a eles.
Lyon Bichon escolhe a si mesmo como mestre de uma vez por toda sua vida, elevando-o ao status de seu mestre. Como os cães se tornam psicologicamente apegados ao dono, a separação prolongada dele causa melancolia, que pode se transformar em depressão. Esta raça se distingue pela alta inteligência e inteligência inata - esta é uma de suas principais vantagens.
Os cachorros desde cedo começam a ouvir o dono, a sentir o seu estado de espírito e a dar o seu melhor para agradá-lo e diverti-lo. Apesar de os lehwen possuírem dimensões decorativas e um caráter gentil, eles ainda podem bravamente e sem nenhum medo defender seu mestre em caso de perigo e ameaças à vida.
Regras de conteúdo
Lyon Bichon é excelente para quaisquer condições de detenção. Devido ao facto de os cães desta raça serem pequenos, o seu alojamento pode ser equipado mesmo em pequenos apartamentos. Uma vez que os animais de estimação requerem atividade física moderada, é suficiente levá-los para fora por não mais do que 30 minutos diários.
No inverno, é recomendável reduzir ao mínimo as caminhadas ao ar livre, dando-se preferência às brincadeiras em casa.... Isso só é possível se o cão for treinado para usar uma fralda no banheiro. Se o tempo estiver frio, o homenzinho bonito deve ser isolado com roupas especiais. Durante as caminhadas de verão, o animal deve ser protegido da luz solar direta nas áreas de corte de cabelo. Para isso, é usado protetor solar.
A grande vantagem dos levchens é o fato de eles praticamente não derramam. Portanto, um local de descanso e sono para os cães pode ser providenciado em qualquer lugar do apartamento. O mais importante é que este local seja tranquilo e protegido das correntes de ar.É preferível equipar o espaço pessoal do cão, sob a forma de uma espreguiçadeira, com vários brinquedos. Além disso, o animal precisa reservar um lugar na casa para se alimentar, tendo previamente comprado tigelas para água e comida.
Nutrição
O principal aspecto ao cuidar de cães leões pequenos é garantir uma nutrição adequada. Os cães deste tipo devem comer alimentos especiais, não devem ser dados à mesa (carnes gordurosas, salsichas, doces e até ossos). Quanto ao requeijão, aos cereais e ao pão preto, o cão vai gostar.
A alimentação diária deve ser composta de forma a conter peixes do mar e vegetais crus. Além disso, o menu deve incluir farinha de ossos, minerais e suplementos vitamínicos.
Na hora de comprar alimentos secos, você precisa estar atento à sua qualidade e levar em consideração as recomendações do veterinário. Até à data, os alimentos secos destinados a Lyon Bichon são apresentados no mercado numa vasta gama, pelo que não haverá problemas com a sua escolha.
Higiene
O Leão Bichon é considerado um cão muito bonito, mas para que sua pelagem esteja sempre em perfeitas condições, ela deve ser lavada várias vezes por semana com um shampoo especial com condicionador e penteada. Além disso, o animal precisa aparar as garras e escovar os dentes e orelhas de vez em quando. Os olhos devem ser enxugados diariamente com um cotonete embebido em água fervida, sempre limpos e secos.
Os principais procedimentos de higiene incluem o corte de cabelo. Recomenda-se aparar a pelagem a cada 2 meses.
Ressalta-se que os animais de estimação que não participam de exposições podem usar qualquer "penteado" (longo ou curto).
A expectativa de vida padrão desta raça é de 12 a 14 anos. Para que o cão tenha uma vida longa e gratificante, o dono deve monitorar constantemente sua saúde. A limpeza do local, que é reservada para a guarda do cão, também desempenha um papel importante.
Após cada caminhada, as patas do Lyon Bichon precisam ser lavadas. No verão, no calor abafado, podem surgir dermatites na pele do animal nos locais das áreas raspadas. Para evitar isso, você também deve tratar a pele com agentes protetores.
Treinamento
O cão leãozinho pertence à raça decorativa, pelo que não necessita de qualquer treino especial. Basta que o dono aprenda os comandos básicos para a vida com o animal, por exemplo, “senta”, “coloca”, “vem até mim”. Se desejar, junto com as equipes, o dono pode ensinar ao cão e simples manhas circenses.
Para as características da raça, veja o vídeo a seguir.