Cães

Cachorro leopardo Catahula: descrição, vantagens e desvantagens, temperamento, regras de cuidado

Cachorro leopardo Catahula: descrição, vantagens e desvantagens, temperamento, regras de cuidado
Contente
  1. Um pouco de historia
  2. Características da raça
  3. Traços de caráter
  4. Vantagens e desvantagens
  5. Regras de conteúdo
  6. Como cuidar?
  7. O que alimentar?
  8. Treinamento

Cachorro leopardo Catahula? um animal com uma aparência incomum. Esta raça americana é considerada uma raça "de trabalho". Esse cão é indispensável para a caça por causa de seu olfato apurado e excitação, forçando-o a perseguir a presa. Para os amantes de animais domésticos silenciosos, esta raça esportiva não é adequada. No entanto, com uma educação adequada, o dono pode construir um relacionamento com o cão baseado no respeito mútuo e na lealdade.

Um pouco de historia

Acredita-se que a raça começou a se formar no século 16 na Louisiana (EUA). O incomum nome indígena está associado ao rio de mesmo nome que flui nesta área. Os especialistas se referem aos ancestrais dos cães incomuns como mastins, cães de caça, cães cinzentos. Também na raça existem genes do lobo vermelho. No século 17, os franceses trouxeram com eles o Beauceron. Eles também foram criados com meio-lobos. Como resultado de todas essas misturas naturais, foi obtido o cão leopardo hoje conhecido.

O nome da raça foi fixado em 1979. O governador da Louisiana a declarou o animal oficial do estado. Os cães eram usados ​​para ajudar os servos da lei. Foram enviados para operações de busca e salvamento e introduzidos no pastoreio. Eles não se esqueceram das habilidades de caça dos cães.

Características da raça

Os cães leopardo são de tamanho médio. Os animais têm grande força, resistência e constituição atlética. Eles são ativos, rápidos, ágeis. Os representantes desta raça são ideais para eventos desportivos, têm um bom desempenho em equipa. Correr com obstáculos e outras tarefas semelhantes é fácil para eles. A beleza da raça não é diferente. Eles são animais bastante feios com uma cabeça grande e cabelo liso. Vamos considerar as características dos cães pintados com mais detalhes.

  • Cabeça. A grande cabeça é distinguida por maçãs do rosto pronunciadas. As bochechas caem ligeiramente. As mandíbulas são poderosas. A mordida correta é "tesoura". A cor dos olhos varia. Pode ser azul celeste, turquesa, noz. Os indivíduos costumam ser encontrados quando os olhos esquerdo e direito são de tonalidades diferentes. As orelhas são pendentes, de comprimento médio e em forma de envelope.
  • Quadro. O pescoço é bastante longo para permitir uma boa visão. O peito é bem desenvolvido. As costas são retas. A cauda é pequena, dirigida para cima e tem a forma de um arco.
  • Extremidades. As pernas são longas, fortes, dão um impulso poderoso ao se mover. Uma característica única desta raça é a presença de uma pequena membrana nas patas. Permite que os animais se movimentem facilmente na área pantanosa. Também ajuda na natação.
  • Cor... A coloração "leopardo" sugere a presença de manchas e padrões na pelagem do animal. No entanto, o tom básico, tamanho, número e localização das manchas podem variar. A lã é tingida em cinza, branco, preto, todos os tons de marrom, bege. Indivíduos da mesma cor praticamente não são encontrados. Mas a combinação de 3 tons na cor de um cachorro não é incomum.

Quanto ao tamanho dos animais, os machos chegam a 55-65 centímetros de altura. As meninas são mais pequenas. Sua altura varia de 50 a 60 centímetros. A expectativa de vida desses animais é de 10 a 14 anos.

Traços de caráter

O cão leopardo é um animal ativo, mas amigável. Ela pode ser uma ótima companheira e uma boa amiga. Os animais são curiosos, comunicativos, mas não intrusivos. Ao mesmo tempo, eles são inteligentes e leais. Os cães adoram crianças, trate-as com paciência, mesmo com algum cuidado. Com estranhos, os catahoulas se comportam com moderação. Os cães não podem ser chamados de covardes, eles protegem seu território. Se necessário, eles podem até mostrar agressividade. Fora de casa, animais de estimação de quatro patas se comportam de forma mais relaxada e pacífica. Embora não pertençam a fofos ingênuos que procuram conhecer a todos.

Quanto aos outros cães, aqueles que começam a invadir o território do cão leopardo de fora estão sem sorte. Se os animais moram na mesma casa, o relacionamento pode se desenvolver mais tranquilo, sem muitos conflitos. Gatos e animais menores (como hamsters) podem provocar um animal com um instinto de caça inato. Porém, com educação adequada, a coexistência pacífica de todos os animais de estimação é possível.

A raça é muito brincalhona. Isso é especialmente verdadeiro para filhotes. Os adultos se comportam com mais moderação, mas também têm muita energia. Portanto, passear com um animal de estimação, é importante não perder a vigilância... Por exemplo, a qualquer momento o cão pode pular do local ao ver um gato cruzando a rua.

Os animais são rebeldes, persistentes em alcançar o que desejam, eles podem mostrar caráter... Se gosta de caça, o cão pode não só fazer-lhe companhia, mas também ajudar a localizar os animais. No entanto, é importante notar que esses cães apenas seguem uma trilha quente. Se o jogo tiver passado pela área há mais de 2 horas, será difícil para o cão rastrear seu novo caminho.

No processo de detecção de presas, a catahula fica em silêncio. Apenas um latido raro pode trair sua excitação. Mas, quando um troféu é encontrado, o cão começa a latir ruidosamente, o que faz com que o dono saiba para onde ir. O animal de estimação não entra na luta com uma fera. Ele simplesmente o mantém no lugar até que o próprio caçador apareça.

Embora o cão leopardo não seja uma raça de pastoreio, ele também pode ajudar nessa questão. Portanto, os fazendeiros às vezes têm animais de estimação para vacas, cabras e outros animais de criação. O cão controla o rebanho circulando em torno dele. Se algum membro da manada tentar sair do território, o catahula tentará detê-lo. Ele vai latir alto e, se isso não ajudar, ele vai morder levemente o animal.

Os cães malhados frequentemente praticam vários esportes.A escolha de maior sucesso é o curso. Além disso, você pode apresentar ao seu animal agilidade, obediência.

Vantagens e desvantagens

Catahula é um cão despretensioso. É fácil de manter. Em particular, isso se aplica a cabelos curtos, que não requerem manutenção complexa. Vigilância, audição aguçada e olfato também podem ser atribuídos às virtudes. O cão é bom na caça, protege a sua casa e os seus habitantes. Ao mesmo tempo, você não deve iniciá-la como guarda-costas. Fora de casa, o animal não tem o hábito de proteger o dono. Os instintos estão intimamente relacionados ao território.

Além disso, os hábitos de caça podem afetar negativamente o relacionamento de um cão leopardo com outros animais de estimação (por exemplo, um gato). Para evitar situações desagradáveis, é importante educar o cão desde a infância, incutindo nele respeito pelos demais seres vivos.

É importante notar que, apesar da capacidade de rastrear jogos, essa raça também não é muito adequada para o trabalho de busca operacional. O fato é que o animal reage com muita sensibilidade a estímulos estranhos.

O Catahula é uma raça independente. Os cães costumam ser teimosos. Nesse sentido, às vezes é difícil forçar um animal a se comportar com dignidade em um lugar público, a obedecer a comandos. Indivíduos cuja socialização não recebe a devida atenção podem ser especialmente incontroláveis. Aulas regulares e educação são obrigatórias. A propósito, as mulheres costumam ser mais calmas. Ao comprar um animal de estimação, você pode levar esse fato em consideração.

A natureza atlética dos cães leopardo exige atividade física diária. Isso inclui longas caminhadas, jogos regulares e exercícios de força. Portanto, se você é dono de casa, é melhor escolher um animal de estimação de uma raça diferente. Catahula sem atividades regulares, enérgicas e interessantes será infeliz.

Regras de conteúdo

Em alguns canis, os cães são mantidos em compartimentos abertos. Além disso, cada animal possui um estande isolado. No entanto, esse conteúdo é permitido apenas em regiões quentes. Na zona climática média, o inverno é bastante frio. O pêlo curto do animal não aquece, por isso o cão não poderá viver na rua.

Uma cama aconchegante em uma casa de campo é uma ótima opção. Durante o dia, o cão pode brincar na área cercada e à noite pode relaxar com os membros da família. A comunicação desempenha um grande papel na criação de um animal de estimação. Ficando sozinho por muito tempo, ele pode se tornar um pouco selvagem.

Morar em um apartamento na cidade também é permitido. O principal é não esquecer a necessidade de atividade física constante. Especialmente esses animais gostam de caminhadas no campo, na floresta. Durante os meses mais quentes, eles adoram nadar em águas naturais.

Como cuidar?

A dispensa de representantes desta raça é moderada. O animal deve ser escovado com uma escova especial ou luva. O procedimento é realizado uma vez por semana. O banho frequente é inútil. Suficiente uma vez a cada 3 meses. Tal como acontece com outras raças, exames regulares aos olhos e ouvidos são obrigatórios.

Eles devem ser cuidadosamente limpos com produtos especiais conforme necessário. A maioria dos cães leopardo rói as unhas naturalmente. Caso contrário, eles são cortados no comprimento ideal. O atendimento odontológico é outro procedimento tradicional... É melhor ensinar seu animal de estimação a escovar os dentes desde a infância. O procedimento deve ser realizado algumas vezes por semana.

O Catahula é uma raça saudável. No entanto, o animal pode ter problemas nas articulações. Para evitar isso, preste atenção ao peso do cão. De acordo com isso, a duração do treinamento também é ajustada.

Depois de caminhar na floresta, é importante examinar o animal em busca de insetos (carrapatos, etc.). Os procedimentos de higiene não devem ser ignorados. Caso contrário, o cão pode desenvolver dermatite.

O que alimentar?

Não há recomendações especiais para alimentar representantes desta raça. Claro, a dieta deve ser completa e balanceada de acordo com a BJU. A seleção da alimentação leva em consideração a idade do animal. Você deve prestar atenção aos alimentos secos prontos super premium, projetado para cães com um estilo de vida ativo.

A alimentação natural também é permitida. Nesse caso, o cardápio do animal deve incluir carnes e vísceras. A participação de tais componentes é calculada da seguinte forma: 40 g por 1 kg de peso corporal para jovens e 10-15 g por 1 kg de peso corporal para adultos. Além disso, os animais recebem cereais, ovos, vegetais. Produtos lácteos fermentados também são úteis.

Ao elaborar um menu, é importante levar em consideração o nível de atividade física do cão. Se o cão participa ativamente de competições, sua alimentação deve ser mais nutritiva.

Treinamento

Os cães leopardo são confiantes, autossuficientes e enérgicos. Para domar esse animal de estimação, o dono precisa ganhar seu respeito. Somente o líder será capaz de obter resultados tangíveis no treinamento do cão. Ao aumentar, você deve ser firme, mas justo. Se você desobedecer, deixe claro para o cão que ele está errado.

Se ele executa bem os comandos, ele definitivamente deve ser elogiado. Tal como acontece com outros cães, o castigo físico e os gritos não são permitidos. O ensino deve ser claro e consistente, mas gentil. Confiança e compreensão mútua - é nisso que se deve basear a relação entre o dono e o cão.

Paciência deve ser mostrada. Os primeiros 2 anos de treinamento serão os mais difíceis, apesar de tais animais serem bastante inteligentes. Mas então o processo será mais rápido e, no final, você pode conseguir um amigo de quatro patas disciplinado. Ao mesmo tempo, o animal será capaz de dominar comandos de qualquer grau de complexidade.

Lembre-se que esta raça possui uma memória bem desenvolvida. Se você vir um hábito indesejado em seu bebê, é melhor erradicá-lo imediatamente. O comportamento de um adulto não pode ser corrigido.

Para as características da raça, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa