Cães

Kurzhaar: descrição da aparência e caráter dos cães, seu conteúdo

Kurzhaar: descrição da aparência e caráter dos cães, seu conteúdo
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Personagem
  4. Vida útil
  5. O que alimentar?
  6. Como cuidar?
  7. Educação
  8. Críticas do proprietário

A raça de cachorro com o nome complexo de ponteiro de pêlo curto foi criada no século XIX. É especialmente popular entre os caçadores, visto que este cão é um excelente companheiro e assistente no paddock de caça.

História de origem

O German Shorthaired Pointer é um cão de caça criado na Alemanha. Os criadores queriam obter não só uma raça desportiva e de caça excepcional, mas também um animal com uma aparência atraente e com talento para a caça. Ao mesmo tempo, a raça tem uma disposição surpreendentemente submissa, é bem treinada e não é agressiva com os humanos. A raça descrita foi o resultado do cruzamento de cães ingleses, espanhóis e alemães., como resultado, ela assumiu deles apenas os melhores recursos. O sangue inglês dotou os animais de um olfato apurado e engenhosidade, a capacidade de responder rapidamente a uma situação. É por essas qualidades que os cães são famosos em um país onde a caça é considerada uma verdadeira arte.

Depois de muito trabalho, os criadores alemães conseguiram obter um animal capaz de caçar animais de pequeno e grande porte. Este é um cão versátil que ajudará a trazer para casa não apenas uma perdiz, mas também um veado. O animal cumpre perfeitamente a tarefa na água e em terra, podendo deslocar-se rapidamente na vegetação densa.

Ele possui instintos naturais bem desenvolvidos, se necessário, o cãozinho de pêlo curto pode ser facilmente treinado, durante o qual o cão busca agradar seu dono, e não apenas completar a tarefa.

Quando os treinadores de cães começaram a entender o pedigree da raça, chegaram à conclusão de que o ponteiro de pêlo curto já existia na Alemanha há muito tempo. Com base nos fatos levantados, foi possível concluir que os ancestrais da raça descrita foram trazidos para o país do Mediterrâneo, onde, por sua vez, surgiram da Ásia.... O interesse pelas raças de caça desapareceu quando uma pessoa conseguiu uma arma de fogo. Antes disso, os shorthairs ficavam sabendo, já que esses cães os ajudavam a caçar em suas terras. Os representantes da espécie em questão pertenciam aos policiais, ou seja, aqueles cães que podiam encontrar no matagal não só pássaros, mas também animais de grande porte.

Os ancestrais do ponteiro de cabelo curto também eram policiais. Hoje já se sabe que a raça foi fruto do cruzamento do Pointer Espanhol com o Bracco Italiano. Inicialmente, o bracco apareceu no território da Alemanha. Decidiu-se então cruzar o cão trazido com o cão hanoveriano, do qual os modernos chapéus de pêlo curto herdaram a atraente cor da pelagem de uma sombra de café e não só. É a partir do cão que os representantes da raça descrita possuem aptidões naturais de caça que lhes permitem apanhar caça de qualquer tamanho.

Outra raça, o Perdigero Burgos, também teve grande influência no ponteiro de pêlo curto. Esses animais eram excelentes caçadores de pássaros, principalmente perdizes. No território da Alemanha, eles apareceram 3 séculos depois da primeira raça. Depois de cruzar o Pointer e o Bracco, apareceu o Old German Pointing Dog de Württemberg, que ainda é considerado o ancestral mais próximo dos Kurzhaar.

Alguns criadores acreditam que muitas outras variedades de cães estiveram envolvidas na formação da raça. Incluindo:

  • Cão Apontador de Weimar;
  • Vizsla húngaro;
  • dálmata;
  • Cão alemão.

Antigamente, o aparecimento de um cão não era considerado o principal indicador da seleção de raças para cruzamento. Muito mais importantes eram as qualidades que os cães demonstravam, já que os bons cães às vezes custam aos criadores mais caros do que os cavalos árabes. No século 18, devido à padronização generalizada, os criadores começaram a prestar mais atenção aos livros genealógicos e desenvolver critérios gerais para a criação de espécies de cães locais. Esta é a época em que o Drathhaar apareceu - uma raça que era o resultado de uma mistura de Pointer Alemão e cães de pêlo áspero. O novo nome do ponteiro de pêlo curto foi necessário para distinguir o cão do ponteiro de pêlo liso.

No final do século XIX, iniciou-se um trabalho ativo de elaboração de livros genealógicos, à lista dos quais o ponteiro de cabelo curto foi acrescentado apenas em 1872. Nas exposições puderam ver-se os primeiros representantes da raça, mas estes cães desempenhavam mais um papel de serviço do que de caça.

Por ordem do príncipe hanoveriano, surgiu o livro genealógico do Kurzhaar, onde foi possível encontrar as informações necessárias sobre a raça.

O livro deu a primeira descrição detalhada da aparência, hábitos e habilidades desses cães. Também havia uma lista de tarefas com as quais o animal poderia lidar facilmente. Desde aquela época, o cão não mudou nada externamente, mas o padrão da raça foi fixado apenas em 1912. Foi a conexão de sangue com ponteiros que dotou o animal de qualidades positivas como alta velocidade e físico elegante. Ambos tiveram um efeito positivo durante a caçada, já que o ponteiro de pêlo curto pode desenvolver uma velocidade impressionante mesmo no mato.

O animal foi trazido para os Estados Unidos em 1925. O primeiro a apresentar a raça foi Charles Thornton, que ficou encantado com a aparência e qualidades do cão. Ele foi o primeiro a ter vários indivíduos e começou a criá-los. Cinco anos depois, Kurzhaars foi registrado no American Kennel Club. O animal ganhou grande popularidade no século XX. Cada vez mais foi possível encontrar cães em exposições, depois que suas fotos começaram a aparecer em revistas especializadas.

A história do desenvolvimento da raça não foi tão tranquila na Europa, onde, junto com a Segunda Guerra Mundial, o perigo de perder reprodutores vinha dos criadores de Kurzhaars de pêlo curto. Durante a guerra, cães foram exportados junto com dinheiro e outros objetos de valor para a Iugoslávia.A ganância humana quase se tornou o motivo da extinção da raça. Após o anúncio da Cortina de Ferro, os criadores não conseguiram ter acesso a animais de boa reprodução e foram obrigados a cruzar os que restaram.

No Kennel Clube da Inglaterra em 1948, esses cães foram incluídos na categoria de pistoleiros, e apenas 20 anos depois foram reconhecidos como um dos melhores em termos de caça. Em nosso século, os ponteiros de cabelo curto ocupam o 16º lugar na lista do AKC. Eles puderam apreciar a dignidade dos cães em nosso país. Hoje, poucas pessoas criam esses cães para caça, mais frequentemente esses cães são mantidos como amigos bons e leais, já que a indústria da caça está lentamente desaparecendo.

Descrição

Os cães descritos devem ser classificados como grandes, mas, apesar de seu tamanho, eles parecem graciosos e têm um corpo atlético. Se você olhar de perto, é difícil não perceber a forte musculatura do animal, durante o movimento seus passos parecem leves, arejados, tudo pelo fato de o cão ter um excelente controle sobre o corpo. Em cada movimento você pode ver a nobreza com que este cão nasceu. Existe uma diferença de altura entre um homem e uma mulher, mas é insignificante. De acordo com as características, o macho deve ter de 62 a 66 centímetros na cernelha, e a fêmea - de 58 a 64 centímetros. Existe um indicador definido para as dimensões do corpo. O macho geralmente pesa de 29 a 32 quilos, e a cadela, de 20 a 27 quilos.

A cabeça de um representante desta raça parece proporcional ao corpo existente, com contornos bem definidos. A sua estrutura é ligeiramente seca, apresenta uma forma em cunha. O crânio é composto de ossos largos, por isso parece arredondado.

A protuberância occipital não é muito proeminente, mas há cristas superficiais bem definidas e um sulco raso ao longo da testa.

O focinho afunila em direção ao nariz, na parte de trás da cabeça o crânio é largo. Nas cadelas, o formato do focinho é mais pontudo, mas os machos têm o nariz arqueado que não se destaca muito. A parada é suavizada. O nariz pode ser preto ou marrom escuro, mas se for um cão branco, então é bege. Se houver pigmentação de mármore na face, isso não é considerado defeito da raça, é permitido de acordo com a norma. As orelhas são inseridas altas. Eles estão distantes, planos e pendentes. As pontas não são pontudas, mas arredondadas, atingindo os cantos da boca. Eles não são carnudos nem magros. Na frente, deitam-se junto ao focinho; se o cão estiver calmo, saltam excitados.

Os olhos do cão são pequenos, inseridos obliquamente, com pálpebras bem ajustadas. O corte é oval. Se você olhar para a íris, verá uma pigmentação marrom-escura. Os jovens podem ter olhos mais claros. O ponteiro de pêlo curto tem uma mordedura em tesoura, por isso as mandíbulas desta raça de caça são muito fortes. Os dentes são posicionados verticalmente, quando ambas as mandíbulas estão fechadas, eles estão bem fechados.

Os representantes desta espécie possuem um pescoço comprido que fica em harmonia com o resto do corpo. É colocado em um ângulo de 40 graus e se expande lentamente em direção às omoplatas. A nuca é ligeiramente convexa, apresentando uma ligeira curva em direção ao crânio. Não há pele flácida na garganta.

Se você olhar para a parte de trás do Kurhaar, é difícil não notar uma grande quantidade de musculatura., por isso a espinha é quase impossível de sentir, desde que o animal esteja bem alimentado e saudável. A garupa é longa e inclinada, a caixa torácica é bem desenvolvida. As articulações dos cotovelos estão localizadas ao nível do esterno longo, uma abóbada é formada sob as costelas, na parte inferior a linha dobra suavemente e passa para o estômago.

A cauda é grossa na base e, em seguida, afunila em direção à extremidade. É alto, após o nascimento é cortado ao meio para que o cão possa caçar e rastejar através dos matagais com mais facilidade. Se o cão estiver calmo, então o rabo pende, quando corre, fica na posição horizontal. As pernas dianteiras são paralelas às pernas traseiras. As omoplatas ficam próximas ao peito e são bastante musculosas. Se os considerarmos juntos com os ombros, os membros anteriores formam um ângulo de 100 graus.

Diante do animal, um esqueleto denso é fornecido, os músculos são bem desenvolvidos. Os pés são ovais ou redondos, com almofadas plantares e garras nas pontas. Os ângulos articulares são fortemente pronunciados nos membros posteriores. As coxas do cão são as mesmas musculosas, bem espaçadas. Kurzhaar caminha com passos largos. A carga principal recai sobre os membros posteriores, de modo que o animal repousa sobre eles e empurra, enquanto os da frente simplesmente se jogam na frente de si. A postura orgulhosa é mantida durante a corrida.

A pelagem de um ponteiro de pêlo curto de raça pura não pode ser longa. O cabelo cobre uniformemente todo o corpo, o comprimento médio dos fios é de 1,5 mm. Na cabeça e orelhas, a pelagem é ligeiramente mais macia e curta.

Existem 6 cores oficialmente aceitas que são registradas pelos criadores:

  • grão de chocolate e lã branca;
  • um tom de café com uma leve faixa cinza;
  • salpicado com um tom de café;
  • completamente café;
  • malhado e café;
  • branco com preto.

Defeitos

Ao descrever os representantes desta raça, vale citar possíveis defeitos, quais são mais comuns:

  • os incisivos podem estar faltando;
  • os lábios às vezes são muito grossos ou finos;
  • orelhas não correspondem ao tamanho, podem ser mais curtas ou mais longas;
  • a pigmentação clara permanece nos olhos, mesmo quando o filhote está crescido;
  • a cor é totalmente branca;
  • o tórax é muito profundo;
  • a corcunda é visível;
  • a garupa é curta;
  • tem um pé torto.

Indivíduos com alguns defeitos são descartados. Isso inclui cabelos cacheados, íris amarelas ou verdes, agressividade ou covardia do cão. Além disso, os criadores prestam atenção especial aos dentes - eles não devem ter uma fórmula modificada, prognatismo ou prognatismo.

Pescoço curto, tórax pouco desenvolvido, pés retangulares e criptorquidia também são motivos para o descarte de filhotes.

Personagem

Os Kurzhaars são únicos - eles não são apenas os melhores amigos do homem, mas também excelentes ajudantes durante a caçada. Esses cães se apegam rapidamente aos humanos e não gostam de ficar sozinhos por muito tempo. O animal está pronto para participar de qualquer atividade. Mesmo que o dono apenas se sente e leia o livro, o cão se deitará ao lado dele. Alguns criadores não se cansam de lembrar que tal lealdade a um cachorro passa a ser um problema para alguns, pois se você deixá-lo sozinho por um longo período de tempo, então, por tédio, o animal estragará móveis, sapatos, só para se manter ocupado. É por isso que pessoas ocupadas não são aconselhadas a deixar de escolher os representantes desta raça.

Se o animal não estiver na sociedade por um longo tempo, brincar com outros animais, sair para passear, isso levará a alguns problemas de caráter e comportamento. Os cães se transformam em animais covardes, o que é completamente incomum para barris de pêlo curto.

O ponteiro de cabelo curto pode não aceitar um novo membro da família por muito tempo. Ele não mostrará agressão para com uma pessoa, mas tentará ignorá-la. Leva tempo para o cão se acostumar com isso. O mesmo se aplica a estranhos que costumam aparecer na casa. Chegará o momento em que o cão simplesmente parará de responder a um convidado como uma ameaça. É por isso que ponteiros de cabelo curto não são guardas muito bons. Eles podem latir alto, mas raramente morder.

Mas se houver uma escolha entre segurança e um amigo fiel para a criança, então isso é ideal. Este cão está pronto para brincar dia e noite, brincar com o bebê, com muita paciência em relação às suas travessuras.

Deve-se sempre lembrar que embora o cão tente se comportar com muito cuidado, ele tem grande força e pode empurrar a criança acidentalmente, por isso você não deve deixá-lo sozinho.

Outros animais de estimação para o ponteiro de pêlo curto também não são um problema, a menos que seja um indivíduo mal socializado. Os cães da raça em questão não procuram mostrar a sua superioridade e não tentarão ocupar o lugar principal na casa.A única exceção é quando dois machos vivem juntos, que irão rosnar um para o outro na tentativa de provar o direito ao território existente.

Se o cão for educado corretamente, você não pode ter medo de deixá-lo sozinho com um gato ou um cão menor dentro de casa. Mas coelhos, ratos e outros animais que o cão costuma caçar não são a melhor opção para a vizinhança, embora você possa ensiná-los desde a infância. Deve-se sempre lembrar que de vez em quando os instintos inerentes à natureza se manifestam no cão, o mesmo se aplica às habilidades de caça. Às vezes, esses pequenos animais são vistos por eles como brinquedos ou presas.

Os Kurzhaars se distinguem por sua energia e atividade, portanto, para serem completamente felizes, precisam de exercícios diários. É aconselhável passar várias horas com eles ao ar livre, escolher uma pequena clareira para passear, onde o cão possa correr e brincar. É melhor manter o ponteiro de cabelo curto não em um apartamento, mas em uma casa particular e certifique-se de levá-lo para a floresta. Uma coleira de restrição não é a melhor solução para passear, o cão não terá nenhum prazer com esse treino de caminhada.

Não é de todo necessário manter o animal em casa, eles podem suportar muito bem o mau tempo e podem sentir-se normais numa cabina quente se lhes forem fornecidas refeições regulares equilibradas. A capacidade de correr pela propriedade a qualquer momento dá ao cão um prazer frenético, portanto, você não deve acorrentá-lo.

Se você restringir a liberdade dela, poderá prejudicar a psique do animal. Como resultado, o animal apresentará um comportamento desequilibrado. A saúde sofre neste caso.

Se você deixar o cachorro no quintal sem vigilância, definitivamente precisa fechar todos os buracos possíveis, já que os representantes desta raça adoram fugir do controle. Assim que o animal sentir o cheiro da caça, não terá preguiça de encontrar a sua origem, neste caso mesmo uma boa vedação nem sempre detém o cão, que pode rapidamente fazer um túnel para si ou simplesmente saltar o obstáculo.

Mesmo que o local seja bem vedado, não custa nada para o cão desenvolver seu próprio plano de fuga., que ele definitivamente implementará o mais rápido possível. Claro, o cão vai voltar para casa depois de caminhar, mas é melhor evitar tais situações.

Vida útil

Quando uma pessoa escolhe um amigo, ajudante e parceiro na forma de um cachorro, ela está sempre interessada em quanto tempo o animal pode viver. Já os ponteiros de cabelo curto vivem em média até 14 anos. A principal condição para sua longa expectativa de vida é uma alimentação de qualidade, exercícios constantes, cuidados e uma ida ao veterinário.

A comida desempenha um grande papel na vida de um animal. Se não for balanceado, for composto por ingredientes de qualidade, então o ponteiro de pêlo curto começará a sofrer de algumas doenças inerentes às raças grandes. Portanto, sua alimentação deve ser rica não só em proteínas, mas também em vitaminas e minerais. A atividade do cão também afeta a duração de sua vida.

Os cães que regularmente têm a oportunidade de andar ao ar livre vivem mais tempo do que os mantidos no apartamento.

O que alimentar?

O ponteiro de pêlo curto deve ter cereais na dieta. O mingau deve ser cozido em caldo de carne, mas não há necessidade de dar a eles cevada pérola. Em qualquer alimento, o sal deve estar ausente, pois não traz nenhum benefício, o animal pode passar bem sem ele. Se parecer que a comida é muito branda, você pode adicionar cenouras, abóboras ou até mesmo abobrinhas., do qual mais se beneficiam devido ao conteúdo não só de fibra, mas também de vitaminas, microelementos.

Se você quer que seu cão seja saudável, não dê a ele uvas e passas - elas têm um efeito negativo nos intestinos, causando um aumento na produção de gases.Também vale a pena excluir qualquer tipo de fruta com ossos, ossos de galinha, pois quando mastigados podem aderir ao esôfago e estômago do cão.

Massa de fermento, cebola e alho não farão parte da dieta. Também na lista de alimentos não recomendados estão ovos crus, carnes gordurosas e carne picada. Peixes de rio também não são adequados para barris de pêlo curto, assim como doces. Embora alguns cães amem chocolate, ele é extremamente prejudicial para eles. Até o filhote atingir os 6 meses de idade, ele precisa ser alimentado cerca de 5 vezes ao dia, mas as porções devem ser estritamente limitadas. Depois disso, a comida é dada apenas três vezes, mas o cão deve sempre ter acesso a água limpa.

Se for comprado alimento seco ou enlatado pronto, toda atenção deve ser dada à composição, que deve estar isento de conservantes, corantes, aromatizantes. Um produto ruim contém milho e vísceras. O bom usa arroz e carne natural. A quantidade de proteína nele deve ser de pelo menos 40%. Entre outras coisas, é aconselhável que o fabricante se encarregue da suplementação de minerais e vitaminas da ração.

Como cuidar?

A escovagem regular do cão não é necessária, pois pertence às raças de pêlo curto. Para que o animal se sinta bem, é necessário pentear a lã velha do dono a cada poucas semanas. Uma luva de massagem ou uma escova de cerdas são ideais para isso. Se o cão começar a muda, o procedimento pode ser realizado com mais frequência para que o cabelo não fique sobre os móveis estofados e o carpete.

Não é necessário dar banho frequente ao seu animal, você pode fazer uma vez por mês, ou menos ainda, quando for necessário. Manter o cachorro no banho não é tão fácil, então se você ensiná-lo a usar o procedimento, então desde a infância. Você precisa entender que se você repetir esse cuidado com a pelagem com muita frequência, ela pode ficar opaca, pois a camada protetora natural da gordura subcutânea é removida.

Todos os cosméticos devem ser especializados. É impossível usar shampoos familiares a uma pessoa para lavar um cachorro.

Após o banho do cão, as janelas da casa devem ser fechadas para evitar correntes de ar. Freqüentemente, o animal pega um resfriado se este conselho for negligenciado.

Não só o pêlo exige cuidados, mas também as orelhas do animal, dentro das quais muitas vezes se acumula sujeira. Eles devem ser mantidos limpos e secos para que o animal se sinta bem. Basta levar um chumaço de algodão ou um cotonete para retirar a sujeira, sem a necessidade de limpar muito profundamente. Soluções especiais para os ouvidos são vendidas a um preço acessível como um auxiliar nas lojas de animais. Para evitar doenças infecciosas em um cão que costuma andar na rua, é necessário limpar as orelhas todos os dias.

Se os olhos do seu animal começarem a lacrimejar e aparecer sujeira nos cantos, limpe-os com um cotonete embebido em folhas de chá fortes. Se você tiver problemas sérios, entre em contato com o seu veterinário. Quanto às garras, elas se desgastam naturalmente se o cão levar um estilo de vida ativo. Se o cão for mantido no apartamento, você precisará comprar um cortador de unhas adicional. As unhas muito compridas do cão causarão desconforto, por isso as pontas afiadas devem ser limadas e as almofadas das patas devem ser lubrificadas regularmente com óleo.

Atenção especial deve ser dada à cavidade oral e aos dentes, que devem ser limpos a cada 2 semanas. Para fazer isso, na loja de animais você pode comprar não só um pincel, mas também uma pasta especial. Quando um cão está acostumado a fazer higiene da pasta desde muito jovem, a escovagem não é um problema.

Educação

Treinar um ponteiro de pêlo curto em casa é um processo difícil, mas se você o abordar corretamente, poderá criar o animal corretamente. É importante notar que os Kurzhaars são bons alunos e são considerados uma das raças mais inteligentes. É fácil treiná-los, o principal é seguir regras elaboradas por especialistas. Você precisa começar a criar um cachorro o mais cedo possível. Depois de conhecer o cachorro, primeiro você precisa estabelecer contato e confiança com ele. Ele deve aprender o máximo possível sobre o mundo ao seu redor, familiarizar-se com cheiros estranhos ao seu redor, outros animais da casa e estudar a área. Com a abordagem correta, o animal crescerá equilibrado, destemido e obedecerá ao dono.

No processo de treino, vale a pena seguir o princípio do simples ao complexo, assim o cão vai entender o que quer dele. Primeiro, eles começam com os comandos mais simples e, em seguida, passam suavemente para os mais complexos.

Cada vez você precisará repetir o material abordado, pois a princípio o cão pode esquecer os comandos.

Para conseguir um resultado, você precisa mostrar ao ponteiro de cabelo curto quem é o chefe e chefe da casa, essa é a única maneira de forçar o cão a fazer algo. Raramente mostram teimosia, mas gostam de obedecer àqueles de quem se sentem fortes. Como essa raça é caçadora, seus representantes durante o processo de treinamento podem ser distraídos por cheiros e sons estranhos, e essa desatenção irá interferir até que uma pessoa estabeleça sua posição de liderança.

Todos os dias você precisará criar novas tarefas para o cão e mudar as táticas de treinamento. Se você se concentrar na monotonia, o cão logo ficará entediado com o treinamento e se recusará a perceber informações. Você precisa imaginar que está trabalhando com uma criança que deve estar constantemente interessada. É melhor se preparar com antecedência ou olhar uma série de exercícios na rede, que mudam depois de um certo período de tempo. O animal de estimação deve mostrar-se não só fisicamente, mas também mentalmente - representantes de quebra-cabeças lógicos da raça descrita não gostam menos dele. Quando o cão é treinado especificamente para a caça, a maioria dos comandos padrão são substituídos por pista de obstáculos, ou seja, eles o ensinam a ser resistente, a superar obstáculos sem quebrar o ritmo. A guloseima é dada ao cão somente depois que ele a merece.

Críticas do proprietário

Numerosos proprietários e criadores distinguem a imunidade forte das qualidades positivas desta raça, então não há muitos problemas com ponteiros de pêlo curto no processo de mantê-los. No entanto, existem várias doenças que são mais frequentemente detectadas em representantes desta espécie. Entre eles estão infecções de ouvido. Muitas vezes a pia permanece fechada, por isso é mal ventilada, as bactérias se multiplicam nela. Como todos os cães grandes, os Kurzhaars precisam lidar com displasia articular e falta de iodo no corpo. Também entre as doenças mais comuns estão volvo, problemas nos olhos, convulsões e artrite.

Se falamos de doenças transmitidas geneticamente, são poucas. De grande preocupação para os criadores é a doença de von Willebrand, que está associada ao sangue. Deve-se sempre lembrar que esses cães não suportam ficar sozinhos e, se não têm onde gastar energia, então se usam móveis para a casa, ou seja, estofados, travesseiros. Muitas vezes, os sapatos do dono também sofrem com essa característica do cão.

No próximo vídeo você encontrará fatos interessantes sobre a raça do cão ponteiro de pêlo curto.

sem comentários

Moda

a beleza

casa