Cães

Tudo sobre cães flautistas

Tudo sobre cães flautistas
Contente
  1. Referência histórica
  2. Quais propriedades um cão caçador de ratos deve possuir?
  3. Raças
  4. Como escolher?

Uma das funções mais antigas desempenhadas pelos cães a serviço dos humanos é o extermínio de ratos e camundongos, que não são apenas pragas perigosas, mas também transmitem muitas doenças infecciosas. Existem cães caçadores de ratos onde quer que sejam encontrados roedores, dia e noite eles lutam com suas miríades de hordas - é por isso que os cães conquistaram grande amor e respeito do homem, e os mais hábeis tornaram-se objeto de grande orgulho de seus os Proprietários.

Referência histórica

Ao que parece, por que precisamos de caçadores de ratos, se desde tempos imemoriais essa função foi desempenhada por gatos? No entanto, isso não é totalmente verdade - a história dos cães caçadores de ratos remonta à Idade Média, e os gatos naquela época eram considerados ajudantes das forças das trevas e não eram muito populares entre os residentes. É por isso que, por muitos séculos, a captura de camundongos e ratos foi em grande parte privilégio de raças de cães especializadas, especialmente nos países do Velho Mundo.

Os cães eram mantidos em fazendas, celeiros, tábuas de navios mercantes, onde os cães entravam nas fendas mais estreitas, destruindo ratos e gatos. Naqueles anos, um esporte muito sangrento até se espalhou. Consistia no fato de que milhares de ratos foram conduzidos para a arena de esportes, e então os cães foram soltos lá e foram feitas apostas sobre quanto tempo o cão levaria para destruir todos os roedores. Alguns animais mostraram-se verdadeiros campeões - especialmente cães flexíveis e impetuosos pegaram até 15 ratos em um minuto!

O Terrier Billy fez história - ele conseguiu destruir 100 ratos em 12 minutos, assim como o Terrier Jaco, que capturou e estrangulou mais de 1000 roedores em um dia, enquanto lidava com o último lote de 100 pragas em apenas 6 minutos. Há um caso conhecido em que um cão colocado em um celeiro com grãos eliminou 2.500 pragas em um dia.

Porém, aconteceu que as pragas também feriram os animais: os roedores levados uniram-se em pânico e atacaram os cães, muitas vezes deixando-os sem olhos e ouvidos.

Quais propriedades um cão caçador de ratos deve possuir?

Graças ao cruzamento de cães coletores de ratos com algumas outras raças de caça, muitas variedades novas e melhoradas desses animais incomuns foram criadas. Na maioria das vezes, cães de cor clara com pequenas marcas de cor preta ou vermelha foram levados para reprodução. Por isso, era mais fácil ver o cão em quartos escuros onde pegavam grandes ratos: nos armazéns, nos porões dos navios, curtumes, tabernas e estábulos. É por isso que, na esmagadora maioria dos casos, os cães apanhadores de ratos usam esse traje.

No entanto, ao longo de vários séculos, o exterior desses animais sofreu mudanças significativas. Os caçadores de ratos têm diferenças externas, podem ser claros, cinza e até pretos, mas ao mesmo tempo há muito em comum entre eles.

Em primeiro lugar, esses animais se distinguem pela coragem e paixão inatas na busca pela presa - tão fortes que superam os sentimentos de sua própria autopreservação e o medo durante o curral. Os cães têm uma audição excelente, graças à qual ouvem o mais leve ruído das pragas. Neste caso, o cão deve ter um corpo pequeno, mas muito forte e flexível, mandíbulas fortes e uma cabeça triangular - sua estrutura deve permitir não só lidar com o roedor, mas também alcançar rapidamente a presa e penetrar nos buracos mais estreitos onde os ratos se escondem.

Hoje em dia, muitos cães caçadores de ratos são criados como cães de companhia, distinguem-se pela lealdade e devoção ao dono, tornam-se bons companheiros de brincadeira para crianças e se dão bem com outros animais de estimação, especialmente gatos, porque podem ser chamados com razão “Colegas”.

Mas manter esses animais sob o mesmo teto com hamsters, chinchilas e ratos decorativos não vale a pena - os instintos de caça de seus ancestrais certamente se farão sentir, e na perseguição do "inimigo" o cão não será interrompido.

Raças

Existem algumas raças de cães apanhadores de ratos. Vamos nos concentrar nos mais populares deles.

  • Terrier de rato (terrier de rato). Este cão alemão é um verdadeiro mestre na captura de roedores. Animais engraçados, em miniatura e atarracados foram criados especialmente para proteger os túneis do metrô de Londres de hordas de ratos. A propósito, sabe-se que era o rat terrier o animal de estimação do político afetado Theodore Roosevelt, que passava muito tempo com seu animal de estimação.
  • Apanhador de ratos taberna andaluza (ratonero)... Estima-se que em dois dias esse cão consiga pegar mais de 2.000 ratos e camundongos - de acordo com a eficácia de sua caça, qualquer gato ficará longe. Este animal é tão hábil, enérgico e temerário que pode até arrancar "pela raiz" os pedestais de madeira atrás dos quais se escondem os roedores e, em questão de segundos, ultrapassar todas as pragas que surjam no seu campo de visão.
  • Fox terrier suave. Este é um dos melhores caçadores para cavar animais, lida perfeitamente com roedores. Foram esses cães que mais frequentemente participaram de batalhas na arena, onde invariavelmente saíram vitoriosos.
  • Rato de Praga. O menor cão do mundo, ainda menor que um Chihuahua. Sua altura na cernelha não excede 23 cm e seu peso corporal é de 3 kg. No entanto, eles também são alguns dos melhores cães caçadores de ratos do mundo. Os animais foram criados especificamente para a destruição de roedores, que na Idade Média representavam uma grande ameaça para as cidades e vilas da República Tcheca. Hoje em dia, os cães são comuns principalmente em sua terra natal, assim como no Japão, são cães muito raros e muito caros.
  • Lakeland Terrier. Os cães desta raça adoram estar em contacto constante com os humanos, adoram crianças e dão-se bem com outros animais de estimação, mas apenas se estes forem maiores que o próprio terrier. Eles se dão bem com pequenos animais apenas se estiverem acostumados a se comunicar com eles desde o nascimento. Os Lakeland Terriers são cães muito brincalhões e ativos, usados ​​com mais frequência como companheiros atualmente.Mas se um rato começar a entrar na casa, certifique-se - o animal de estimação irá salvá-lo de um hóspede indesejado em um piscar de olhos.
  • Dachshund. São cães engraçados, de corpo comprido e pernas curtas, o que não os impede de se mostrarem excelentes caçadores. Os animais se distinguem pela curiosidade, atividade, coragem e inteligência excepcional. Eles são companheiros ideais para famílias com crianças. Dachshunds gostam muito de cavar e, durante uma caminhada, eles invariavelmente mostram o instinto de perseguição e a empolgação da caça, então nenhum roedor que passou despercebido escapará de sua atenção.
  • Pinscher miniatura. Os pinschers são os ancestrais da maioria dos caçadores de ratos modernos. Em anos anteriores, eram frequentemente usados ​​em conjunto com furões e caçadores de ratos: um homem procurava grupos de roedores, um furão expulsava ratos e os pinschers eram designados como "carrascos". Este cão capturou e estrangulou facilmente até as pestes mais ágeis.
  • Toy Terrier Russo... Apesar de seu tamanho diminuto, este animal possui audição perfeita e alta velocidade, qualidades estas realmente indispensáveis ​​na caça de ratos. Durante os anos da União Soviética, eram os terriers de brinquedo russos que costumavam ser equipados com bases de frutas e vegetais do governo.

Como escolher?

Todos os representantes de cães-ratos têm características de desempenho extremamente altas. Na luta contra hóspedes indesejados e pragas de despensas, celeiros, galinheiros e currais, os cães se mostram o que têm de melhor. Portanto, a escolha entre raças específicas é feita, focando apenas no seu gosto e capacidade financeira.

No entanto, deve-se ter em mente que a maioria dos caçadores de ratos são raças bastante raras e, portanto, seu custo é muito alto. Isso é freqüentemente usado por criadores inescrupulosos que trocam uma raça por outra. Por exemplo, os toy terriers russos costumam ser considerados ratos de Praga. Exteriormente, esses animais são muito parecidos, mas o custo dos ratos é muito maior devido à baixa prevalência da raça.

Antes de escolher um filhote, familiarize-se com todas as características da raça e seu exterior, e é melhor levar consigo um especialista que possa confirmar que o animal que lhe é oferecido tem todas as características raciais exigidas.

E, claro, dê preferência apenas a canis comprovados e com boa reputação e críticas positivas.

Hoje em dia, os cães coletores de ratos raramente são usados ​​para seu propósito original - eles são adquiridos principalmente como companheiros, portanto, o custo dos animais de estimação depende muito de sua classe.

  • Mostrar aula - estes são os melhores representantes de raças que invariavelmente vencem exposições e concursos, são acostumados à criação e são muito apreciados.
  • Classe de raça - são animais que recebem as classificações "bom" e "excelente" nas exposições, normalmente são adquiridos para posterior criação.
  • Aula de animais de estimação - são cães que apresentam alguns defeitos externos que os impedem de participar em exposições e serem utilizados como material de criação. No entanto, isso não diminui seus méritos: esses animais são leais, leais, ativos, amigáveis ​​e se um roedor aparece no horizonte, eles imediatamente demonstram suas melhores características de caça.

Preste atenção à saúde do cão proposto: seu peso e altura devem ser adequados para sua idade, olhos e orelhas devem estar limpos. Odor desagradável da boca, distensão abdominal, dermatites e inflamações na pele não são permitidos. Preste atenção à condição física do filhote escolhido - ele deve ser ativo, alegre e ágil.

A história do menino-rato de Praga, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa