Ração premium para cães
Os alimentos prontos diferem dos produtos naturais por serem bem e corretamente balanceados, mas também precisam ser selecionados corretamente. A comida premium é mais cara, mas isso não surpreende, pois sua composição é muito diferente de produtos baratos.
Características das composições
Idealmente, um alimento para cães premium deve conter 38% de proteína, 3% de fibra, 17% de gordura e 25% de carboidratos. A vantagem de um alimento caro é que ele é adequadamente balanceado. Como proteína, o frango é a melhor opção, já que praticamente não causa alergia no animal. Às vezes, pode-se usar farinha de carne e ossos, na qual há três vezes mais proteína do que carne.
É muito bom se a composição da comida para cães contiver:
- fígado de galinha;
- filé de peixe;
- ovo;
- carne de peru.
São componentes essenciais para o animal que devem estar presentes na ração. Além deles, é imprescindível buscar vitaminas, minerais e aminoácidos na composição, mas sua quantidade não deve ultrapassar 4% da quantidade total dos alimentos consumidos.
Além da proteína, o cão precisa de carboidratos. Lentilhas e ervilhas são os mais enriquecidos com eles. Eles são freqüentemente encontrados em rações premium. Na versão barata, usa-se grão, mas é mal digerido pelo intestino do animal.
Em um feed premium de alta qualidade, você pode encontrar como aditivo adicional, plantas medicinais, vegetais e frutos silvestres. Muito útil alfafa, que permite reduzir o nível de colesterol ruim no sangue do animal.
Para cães mais velhos, é preferível oferecer ração em que o fabricante utilizou cartilagem de frango, por conter grande quantidade de colágeno.
Ração de baixa qualidade, mesmo se rotulada como "premium" em sua embalagem, certamente conterá milho. Esse enchimento barato apenas adiciona peso ao produto, mas não é benéfico, uma vez que é difícil para o cão digerir.
A carne apresentada na ração não é realmente carne, mas sim fundidos cozidos, que são então transformados em carne picada. Qualquer produto que contenha subprodutos da carne como principal fonte de proteína é de baixa qualidade. Freqüentemente, o consumo regular desse alimento causa problemas de saúde no cão.... Você deve evitar dar alimentos para animais que contenham gorduras ou proteínas com um nome genérico na composição - "gordura animal" ou "gordura de frango" em vez de carne de vaca, frango ou cordeiro. O nome específico do tipo de gordura animal é fundamental para determinar a qualidade do produto.
Conservantes artificiais como BHA, BHT e etioxiquina foram encontrados na maioria das rações de baixa qualidade. Em animais, o consumo regular de etioxiquina (EQ) causa imunodeficiência, câncer de baço, estômago e fígado e, às vezes, alergias.
Cores artificiais são adicionadas à comida de cachorro para atrair o dono. Os cães são daltônicos, eles não estão interessados na cor da comida. Portanto, não deve ser bonito, mas apenas útil. Além disso, açúcar como xarope de milho, sacarose, frutose, xarope de cana ou glicirrizina de amônia é adicionado para tornar a ração mais atraente. Como resultado, o cão desenvolve obesidade e cáries, portanto, esses componentes não devem ser incluídos na comida premium.
Se o criador procura ração seca de alta qualidade para um cão adulto saudável, deve prestar atenção à percentagem de determinados componentes indicada no verso da embalagem.
Os especialistas aconselham você a prestar atenção ao seguinte:
- a comida seca para cães deve conter pelo menos 30-40% de proteína;
- 20% de frutas e vegetais na composição é bastante aceitável;
- as gorduras e os óleos devem representar 10% da quantidade total da ração;
- se a ração contém 60% de carboidratos, é um produto de baixa qualidade;
- os alimentos secos para cães de alta qualidade devem conter ômega-3 e -6, vitamina E, cálcio e fósforo;
- se a palavra "farinha" estiver indicada na embalagem, é um indicador de que o fabricante incluiu subproduto da carne na composição, bem como galhos e folhas de vegetais;
- uma boa alimentação tem um valor calórico de 200-300 kcal por 100 gramas;
- é melhor escolher alimentos assados em vez de alimentos extrusados.
Tipos de feed
Existem vários tipos de comida para cães.
- Seco. É o mais econômico, razão pela qual a maioria dos criadores o escolhe. Remove a sensação de fome por muito tempo, ajuda a manter os dentes do cão saudáveis, pois mastigar ração seca ajuda a diminuir o acúmulo de tártaro neles. Na hora de escolher um determinado tipo de produto, cada proprietário é obrigado a ler atentamente a composição dos ingredientes. É aconselhável dar preferência a marcas bem conhecidas, pois utilizam ingredientes de qualidade na confecção dos alimentos.
- Semi seco... Essa ração contém propilenoglicol, é ele quem não deixa o produto secar completamente. A vantagem dessa ração é que pode ser armazenada sem refrigeração.
- Congeladas... É feito a partir de ingredientes naturais, inclusive carnes, com uma pequena adição de filés de peixe, vegetais e outros componentes.
- Comida enlatada... Muitos cães preferem alimentos moles em vez de alimentos secos, especialmente para animais mais velhos. Este produto tem uma vida útil longa e é fácil de encontrar em qualquer supermercado, mas alguns alimentos premium são caros para o criador. No entanto, nem todo produto no mercado é capaz de fornecer ao animal a quantidade necessária de proteína, especialmente na fase de filhote.
A proteína indigestível não é benéfica e a maioria dos alimentos enlatados contém 75% de água.Quanto mais alto o conteúdo, menos nutrientes há na comida, então o cão tem que comer mais para atender às suas necessidades calóricas.
Além disso, o feed pode ser dividido em categorias de idade. Entre eles, existem aqueles que são idealmente balanceados especificamente para cachorros, cães idosos e aqueles que se dedicam a um treinamento vigoroso.
Levando em consideração a composição, o feed pode ser dividido em:
- medicinal;
- para uso diário;
- para cães em posição;
- dietético;
- para cadelas lactantes.
Fabricantes nacionais
A boa comida de cachorro não é produzida apenas no exterior, também há produtos maravilhosos feitos na Rússia. A lista é bastante ampla, mas a maioria dos nomes é conhecida apenas por criadores profissionais, já que muitas vezes se concentram na qualidade da alimentação de seus animais. A classificação dos feeds mais famosos inclui as seguintes posições.
- “Amigos fiéis”. A principal fonte de proteína na composição da ração desta marca é a farinha de frango, peru e bovina. Apesar de ser feito com adição de miudezas, contém 60% da proteína necessária ao animal. Há também milho e trigo na composição, o que é bastante típico para rações de qualidade não muito boa, portanto acredita-se que esse produto esteja supervalorizado. Gordura animal, óleo de soja e sementes de linho são indicados como fontes de gorduras. As vitaminas B substituem o fermento, que também está presente na ração.
O extrato de fígado é usado como um agente aromatizante natural. A embalagem indica que antioxidantes são usados como conservantes, mas quais não são escritos.
- "Feed nativo". A principal fonte de proteína da ração é a farinha de frango, que contém 17%. Em segundo lugar, em termos de conteúdo, estão o milho e o trigo. A gordura do frango compensa a quantidade necessária de gordura, a fibra alimentar é usada como fibra, cuja origem é desconhecida. Ele contém abóbora seca e maçãs, minerais e antioxidantes lisina e DL-meteonina.
- "Club 4 patas" A farinha de cordeiro ocupa o primeiro lugar na lista de ingredientes, com 26% na ração. Existe a proteína animal hidratada - uma boa fonte de proteína, que também atua como aditivo aromatizante. Não existem ingredientes que contenham proteína vegetal. O arroz integral e a cevada são usados como fonte de carboidratos, que são componentes de qualidade do produto de mais alto nível. O óleo de salmão e o óleo de girassol fornecem a quantidade necessária de ácidos graxos.
Também há fermento, sementes de linho, tomates e outros componentes úteis na composição. Também contém gengibre, espinheiro, rutina e tiamina, que têm um efeito positivo no corpo do animal.
- "Cerveja preta". Produzido pela fábrica da Gatchina, tem como atividade principal a produção de rações compostas. De acordo com a maioria dos criadores, não há carne suficiente na ração. Não é muito popular devido à presença de um grande número de miudezas na composição.
- "KlinVet"... Adequado para cães grandes e cachorros, independentemente da raça. Das vantagens, pode-se destacar que não há sabores, OGM e conservantes na composição. No entanto, segundo os criadores de cães, a comida não é adequada para animais com tendência a alergias.
- "Cita"... Segundo o próprio fabricante, apenas matérias-primas de alta qualidade são utilizadas na composição da ração, sabores e conservantes são totalmente ausentes, não existe soja, por isso pode ser introduzida na dieta de cães que costumam ter alergias.
Revisão de marcas importadas
A comida de elite não é acessível para todos os criadores. Sua vantagem indiscutível é que a composição contém apenas componentes úteis para o animal. Hoje, os produtos mais populares no mercado são produtos alemães, italianos, tchecos em lata e alimentos secos.
O topo inclui as seguintes marcas conhecidas.
- Acana. A comida é preparada com ingredientes frescos provenientes da região canadense de Alberta.Esta é uma empresa familiar. Receitas equilibradas de comida para cães atendem aos requisitos de segurança. Qualquer produto é adequado para todos os cães, independentemente da raça. O fabricante tentou levar em consideração as necessidades necessárias dos cães por proteínas e gorduras. Ao longo de sua existência no mercado, este alimento recebeu diversos prêmios internacionais de excelente qualidade.
- Bosch. Produz ração de qualidade para cães e oferece nutrição balanceada da mais alta qualidade aos animais. Ele contém todos os componentes necessários que podem atender às necessidades de várias raças. O fabricante inclui em seus produtos não apenas um rico complexo vitamínico, mas também uma variedade de minerais necessários ao desenvolvimento dos músculos e ossos do animal.
- Eukanuba. Comida premium para cães que contém todos os nutrientes essenciais. É isento de sabores, conservantes artificiais e cores.
- Colina. Um produto de qualidade, em cuja linha encontra alimentos medicinais e dietéticos. A ração contém os componentes necessários que não causam problemas no sistema urinário do animal. O consumo regular de tal produto tem um efeito positivo no estado geral do cão, não sofre de obesidade, não apresenta reações alérgicas.
- Purina. O produto em questão contém peru, cordeiro, frango e carne bovina. É um produto premium nutritivo, saboroso e saudável, enriquecido com minerais e vitaminas.
- Royal Canin. O fabricante tentou criar alimentos para cães de diferentes raças e tamanhos. Suas receitas variam de acordo com as necessidades do animal. Há comida para cachorros, indivíduos ativos, idosos e aqueles que têm grandes dimensões. A linha contém diversas formulações com efeito terapêutico.
- Taste of the Wild. Fabricado nos Estados Unidos da América. A comida para cães em questão não contém cereais. É versátil e pode ser adquirido por qualquer animal independentemente da sua raça e idade.
- Cachorro feliz. Uma marca que oferece ração canina saudável, cuja composição atende a todas as necessidades do animal. O alimento não contém conservantes artificiais ou aditivos químicos e é preparado sem soja.
- Herrmanns Bio. É preparado exclusivamente com ingredientes orgânicos: carne, vegetais, arroz. Pode ser administrado ao animal de forma contínua, não causa alergias ou distúrbios intestinais.
- Lukullus. Esta marca é conhecida por sua ração perfeitamente balanceada, e os ingredientes da composição são misturados nas proporções exigidas. Este produto pertence à classe premium.
- Rinti... Alimentos enlatados especialmente formulados para atender às necessidades dos filhotes. Eles são feitos exclusivamente de carne sem o uso de miudezas.
- Schesir. Uma combinação de atum e aves. Schesir é uma excelente escolha para ração premium.
- Orijen. Este alimento é rico em proteínas. O alimento contém até 90% de carne, o que é mais de 3 vezes a quantidade usada na comida convencional para cães. Além disso, cada receita contém um mínimo garantido de 38% de proteína. Além disso, a composição contém 20% de carboidratos e apenas baixo índice glicêmico e bem absorvidos - lentilhas, abóbora, folhas verdes e frutas frescas.
- Blue Buffalo. É um dos melhores produtores de ração natural para cães. Oferece 4 linhas de produtos, para que você possa escolher uma fórmula específica para seu animal de estimação, que atenderá as necessidades do seu cão.
- Brit. Forragem tcheca, que contém 40% de carne. A composição contém componentes hipoalergênicos de fácil digestão que são bem tolerados por animais. A fórmula foi criada de forma a apoiar a imunidade do animal, ajudar a fortalecer a sua saúde e ser a melhor prevenção de alguns problemas relacionados com a idade.
- Alimentos para animais de estimação primários. O fabricante oferece 9 variedades diferentes de comida crua congelada para cães, cada uma com proteína animal premium, livre de antibióticos, esteróides e hormônios. Em cada produto da linha oferecida, foram utilizados apenas ingredientes 100% naturais que passaram pelo controle de qualidade. Não há aditivos sintéticos ou conservantes na lista de ingredientes.
Esta marca também oferece fórmulas liofilizadas com ingredientes de alta qualidade que podem ser desidratados.
- Fazendas da Terra Inteira. A marca oferece uma gama de produtos originais isentos de grãos, pensados para os diferentes períodos da vida do cão e tendo em conta o tamanho da raça, para que possa escolher entre eles o produto que melhor se adapta ao seu animal de estimação.
Como escolher?
Um cão saudável deve ter uma dieta completa, contendo 50% de vegetais, 40% de carne e 10% de grãos. Além disso, o animal deve consumir uma certa quantidade de gordura, dependendo do nível de atividade. Cerca de 4% da dieta do seu cachorro deve ser composta por fibras. VTodos esses requisitos se aplicam não apenas aos filhotes, mas também aos adultos.
A embalagem de ração que diz “natural” não é necessariamente 100% natural. Alimentos que contenham milho ou fubá, soja e trigo devem ser evitados. Esses componentes são mal absorvidos pelos animais e podem causar uma reação alérgica. Se você acredita nas avaliações dos criadores de cães, elas também são encontradas em alimentos premium. Em vez disso, você deve dar preferência a produtos que contendo cevada, aveia, painço e arroz integral.
A comida barata é quase garantida para ser feita com ingredientes que são completamente inadequados para o animal. Se você alimentar seu cão com esse tipo de alimento, não se surpreenda se ele desenvolver problemas de saúde.
Os especialistas aconselham sobre como escolher alimentos premium:
- a composição deve ser isenta de milho e trigo;
- é melhor que o rótulo não contenha farinha de ossos, mas carne natural;
- vale a pena escolher formulações destinadas a animais grandes ou pequenos, levando em consideração suas necessidades calóricas;
- em primeiro lugar na composição deve estar a proteína, pois é a sua percentagem que deve ultrapassar a quantidade dos outros ingredientes;
- o produto não deve conter OGM, corantes, conservantes artificiais;
- a melhor comida é aquela que contém vegetais, frutas vermelhas, ervas e outros ingredientes úteis.
A seguir, assista a uma análise em vídeo de alguns dos alimentos secos premium para cães.