Ração para cães: critérios de classificação e seleção
Os cães são predadores domesticados pelos humanos, portanto sua dieta deve conter proteínas, que na natureza eles obtêm da carne. A ração da mais alta qualidade deve conter peixes, vegetais, cereais, todos esses ingredientes são elaborados para atender a necessidade diária de vitaminas e minerais do animal.
Composição
Nas prateleiras das lojas é possível ver alimentos com salmão, cordeiro, frango ou vegetais. Todos eles diferem na composição, muitas vezes contêm suplementos vitamínicos e minerais adicionais.
Uma ração de alta qualidade deve incluir arroz, e não milho, que é mal digerido pelos animais. Nos alimentos enlatados, onde é indicado que a comida seja com peixe, é melhor que a composição contenha restos de peixe do mar vermelho, uma vez que contém ácidos e gorduras saudáveis. Quanto melhor a comida e mais equilibrada sua composição, menos alimentação adicional o cão precisará. É melhor escolher um produto que contenha ervas naturais que tenham um efeito terapêutico adicional no corpo do animal. Vitaminas sintéticas não são prontamente absorvidas.
A comida holística é considerada a melhor porque é feita com os mesmos produtos que são usados na produção de alimentos para humanos. Antes de comprar, é importante estudar detalhadamente o conteúdo e o rótulo em geral. É melhor não comprar alimentos, que indicam apenas o teor de proteínas e carboidratos, já que não é só a carne que os contém, é bem possível que substitutos não saudáveis tenham sido usados na composição.
Na embalagem, na lista de componentes, o primeiro item é o que tem mais. Se for carne, o produto é o melhor da linha.
Os cães, como os humanos, são propensos a alergias e distúrbios digestivos. É por isso que o arroz deve ser a fonte de carboidratos na comida para cães, não o trigo. Os fabricantes modernos oferecem uma ampla gama de alimentos hipoalergênicos.
Se a embalagem diz "carne" e não especifica qual, então, muito provavelmente, o fabricante tentou esconder o fato de que usou matéria-prima de baixa qualidade. Em nenhum caso, um animal deve comprar produtos com sabores, conservantes e cores artificiais. Os cães não são tão exigentes quanto à cor do produto consumido, por isso não deve ser atraente. Tal golpe publicitário atrai criadores, mas não animais.
Sabores adicionais escondem um odor desagradável dos humanos, o animal reconhece um produto de baixa qualidade instantaneamente. Alimentos premium incluem os seguintes componentes:
- farinha de milho e soja;
- miudezas;
- gordura animal;
- um agente aromatizante que confere um sabor de fígado ao produto;
- óleo de girassol;
- ovo em pó;
- sementes de linhaça;
- L-carnitina.
O milho na composição pode vir primeiro, mas vale lembrar que esse produto é praticamente indigesto em cães. Não adianta nada.
Em segundo lugar, pode estar a farinha de miudezas de frango. É bom que o produto seja apresentado desta forma, mas nem todos sabem o que realmente é. Especificamente na alimentação animal, a farinha consiste em ossos moídos, penas e patas de aves.
Em casos raros, entende-se por subproduto o fígado, pulmões, coração e outros órgãos internos, que o animal deve consumir em certa porcentagem do restante da ração.
A farinha de soja é um enchimento barato, pois permite aumentar artificialmente a quantidade de proteína no produto.
Alimentos premium com essa composição não são baratos, na verdade, só podem ser contabilizados entre os bens do tipo "econômico".
Um produto super premium pode incluir:
- farinha de peixe, linhaça e subprodutos de aves;
- milho;
- carne de frango;
- gordura animal;
- ovo em pó;
- arroz, que é chamado de cerveja;
- polpa de beterraba seca;
- fermento;
- cloreto de sódio, potássio, colina;
- betacaroteno;
- carbonato de cálcio.
Em primeiro lugar, nesse tipo de alimento está o frango, mas não a carne inteira, mas a farinha de vísceras e milho. Pode ser encontrado no sorgo, que é, de fato, uma boa fonte de carboidratos, mas os animais não conseguem digeri-lo bem o suficiente. Melhor se o rótulo indicar cevada.
Em muitos casos, a presença de farinha de peixe pode ser considerada uma vantagem, mas não desta vez. É difícil imaginar o que exatamente está incluído no ingrediente. A presença de gordura de frango é uma vantagem indiscutível da comida de cachorro de qualidade.
Uma boa comida de cachorro deve ter algo como o seguinte:
- carne de salmão;
- de cereais - milho e aveia;
- sementes de linhaça;
- de vegetais - batatas, mas não comuns, mas doces, cenouras;
- de verduras - espinafre, aipo;
- gordura de peixe;
- algas marinhas;
- de ingredientes adicionais - amaranto, passas de Corinto, maçãs.
A principal fonte de proteína necessária ao animal neste exemplo é o salmão. O peixe vermelho é muito útil para os animais, pois contém muitas vitaminas e minerais. Deve estar presente na dieta de um cão saudável. O painço agrega valor nutricional à ração; a batata é uma fonte de carboidratos.
A aveia da composição ajuda a estimular a digestão do cão. A maioria dos especialistas dirá que a alimentação com tal composição requer atenção especial, embora não seja barata.
Os cães genealógicos não são alimentados com alimentos de classe econômica, há poucos benefícios com isso. A composição quase sempre contém milho, farinha de osso, soja e farinha de peixe. A gordura é descrita simplesmente como de origem animal, mas qual não é especificada. A lista de ingredientes contém sal, sulfato ferroso, óxido de zinco e outros componentes prejudiciais.
Quem entende um pouco, logo vê que a composição de tal produto é totalmente conservante e enchedor, que dá uma sensação de saciedade e nada mais. Quanto à gordura animal, quando o fabricante não indica qual é, fica difícil julgar a qualidade.
Visualizações
Se você classificar a comida de cachorro de acordo com a forma de liberação, então eles são:
- seco;
- molhado.
Na forma seca, o produto pode ser armazenado por muito mais tempo, sem perder as propriedades benéficas. Eles são vendidos em embalagens de peso diferente, a forma dos grânulos também pode ser diferente. A composição depende do fabricante.
Alimentos úmidos são vendidos em latas de metal ou embalagens macias. Para fazer com que durem mais, os fabricantes adicionam uma pequena quantidade de conservantes. A vitamina E é considerada a melhor. Um animal deve comer esse alimento dentro de uma hora, então ele vai ao ar e se torna inutilizável.
As marcas mais procuradas do mercado procuram oferecer ao consumidor os dois tipos de ração. Eles são feitos com os mesmos ingredientes e diferem apenas no teor de água e gordura. Para a formação da dieta correta do animal, considera-se preferível o granulado seco, aconselha-se dar comida enlatada apenas de vez em quando. Eles podem atuar como um tratamento ou suplemento.
Se o animal for transferido exclusivamente para comida seca, um pré-requisito para tal dieta é o acesso 24 horas por dia a água potável.
Alimentos úmidos também podem estar na forma de:
- peças;
- patê.
O patê é sempre muito melhor do que o produto que se apresenta em pedaços. Se a comida enlatada é realmente de alta qualidade, a olho nu você pode ver a carne, finamente moída em carne picada com outros ingredientes.
A maioria dos alimentos úmidos é rica em carnes orgânicas e orgânicas, que incluem soja, vitaminas, vegetais, grãos e minerais como adjuvantes. Com a ajuda de um liquidificador especial, todos os componentes são bem misturados e processados em temperatura elevada. Como resultado do tratamento térmico, o amido adicionado para engrossar se transforma em geleia. Só depois disso começam a preservar o produto.
Nem todos os produtos deste tipo são adequados para o consumo diário, havendo também entre eles tipos gourmet. Se você ler e ler a composição de uma ração comum para cães, ela é mais equilibrada. As iguarias geralmente contêm uma grande quantidade de soja, o que lhes dá uma cor marrom, que de lado se assemelha a carne ou fígado. A comida gourmet é viciante, mas mal balanceada, com falta de nutrientes e minerais. Se o animal for alimentado com ele constantemente, começará a desenvolver problemas com o esqueleto e o sistema digestivo.
Aulas
Todos os feeds no mercado podem ser categorizados. Eles diferem entre si no equilíbrio dos componentes presentes na composição, sua qualidade e variedade. Quanto melhores os ingredientes e mais saudáveis para o cão, mais caro é o produto.
Economia
Alimentos secos podem ser adquiridos em qualquer loja. Um custo subestimado indica um benefício mínimo para o animal. Os fabricantes de tais produtos usam ingredientes abaixo do padrão de origem duvidosa, muitos dos quais proporcionam uma sensação de saciedade, mas não garantem a presença de vitaminas e minerais, tão necessários ao desenvolvimento normal de um cão nas diferentes idades.
Muitas vezes, na descrição do rótulo, você pode encontrar miudezas na composição. Na alimentação da classe econômica, esses não são órgãos internos, mas muito provavelmente farinha de ossos, veias e outros resíduos. Eles estão no produto até 5% da massa total. Acima de tudo, na alimentação de milho ou trigo de baixa qualidade, que são mal digeridos pelos cães, respectivamente, não trazem nenhum benefício para o corpo. Você também pode encontrar conservantes, aromatizantes e outros ingredientes.
O consumo de produtos não acarreta a reposição das necessidades diárias do animal por minerais e vitaminas.Os alimentos da classe econômica não levam em consideração as características fisiológicas do animal, enquanto os mais caros são feitos separadamente para filhotes, fêmeas grávidas e cães idosos.
A lista de tais fabricantes inclui marcas bem conhecidas:
- “Nossa marca”;
- "Oscar";
- Chappi;
- Pedigree.
Prêmio
A composição dos produtos dessa classe contém até 25% de carne crua. Eles estão disponíveis comercialmente a um custo razoável e podem servir como uma dieta balanceada para o animal. Das substâncias nocivas na composição, pode haver intensificadores de sabor e alguns outros aditivos que não são absorvidos pelo corpo do cão, incluindo milho.
Os alimentos premium são produzidos levando-se em consideração a raça, a idade e outras características do animal. As mercadorias que são trazidas dos EUA e da Europa são de melhor qualidade do que as feitas em nosso país. Dos fabricantes, pode-se destacar:
- RosPes;
- Dog Chow;
- Probalance;
- Royal Canin;
- Proteção da natureza.
Super premium
Se o dono deseja que o cão seja saudável e se desenvolva plenamente, ele deve comprar alimentos dessa classe em particular. Dentre as vantagens do produto descrito, vale destacar:
- Saldo;
- boa digestibilidade;
- valor energético;
- consumo mínimo.
Precisamente porque os produtos superpremium têm o valor nutricional e energético necessário, o animal precisa de menos comida e, consequentemente, o consumo de ração é menor.
Na fabricação, o fabricante utiliza apenas vegetais naturais, frutas, ervas. A ração também contém carne, peixes do mar vermelho, vitaminas e minerais. Intensificadores de sabor, conservantes, OGM, corantes estão completamente ausentes na composição. No sortimento encontram-se alimentos para cães de alta qualidade e balanceados, levando em consideração sua idade e outras características.
Nas prateleiras encontra-se um alimento especial, a chamada linha de produtos dietéticos, que permite manter o estado normal de cães com diabetes, imunidade fraca e outras anomalias. Eles vendem ração desta classificação exclusivamente em lojas especializadas, que se diferencia pelo seu alto custo. E3 fabricantes que merecem atenção merecem destaque:
- Eukanuba;
- 1ª Escolha;
- Josera, Arden Grange;
- DailyDog;
- Treinador.
Holístico
De todos os alimentos do mercado, estes apresentam uma composição inovadora e perfeitamente equilibrada. Os desenvolvedores elaboram a ração do animal de acordo com as pesquisas realizadas e selecionam perfeitamente todos os componentes.
Na composição, você pode ver apenas componentes de alta qualidade que em outras condições podem ser adequados para cozinhar para humanos. No rótulo de tal produto está indicado que a quantidade de carne natural nele é de 80%, e este é realmente o caso. Todos os ingredientes são minimamente tratados termicamente. A composição da comida é próxima à que um animal deve comer na natureza.
Para melhorar seus produtos, os fabricantes adicionam probióticos, que por sua vez melhoram a digestão do cão. Com essa dieta, o animal se sente muito melhor, seus cabelos e dentes parecem saudáveis. É proibido o uso de sabores, corantes e glúten na composição, por isso não estão aí.
Dentre os outros alimentos, este se destaca pelo aumento de custo, portanto, é pouco utilizado pelos criadores. Dos fabricantes, podem ser distinguidos os seguintes:
- Acana;
- Savarra;
- Applaws;
- Pronature Holistic;
- Wolfsblut.
Hoje a variedade de alimentos para cães é bastante ampla, então cada criador de cães poderá escolher um produto que leve em consideração sua capacidade financeira. Em qualquer caso, ao comprar alimentos secos ou molhados, deve-se atentar para a sua composição. Se um fabricante não prescreve especificamente os ingredientes, mas usa frases genéricas como "gordura animal", "miudezas", é mais provável que a ração seja de má qualidade, apesar do custo.
Visão geral dos fabricantes
A ração é produzida na forma seca em embalagens não apenas por quilo, mas também em grandes sacos de 15 kg e às vezes de 20 kg. Existem aqueles que podem ser adquiridos a peso. No ranking dos melhores produtos dos fabricantes italianos, russos, alemães e canadenses. Em termos de qualidade, os alimentos europeus e os produzidos no Canadá são muito melhores, mas nem sempre estão disponíveis.
Ao classificar os melhores, é necessário considerar separadamente alimentos úmidos e secos para cães.
Ração úmida
Cabeças latindo
Esses alimentos enlatados contêm até 70% de carne. Existem peixes, vegetais, algas na lista de ingredientes. O fabricante adicionou arroz integral à mistura. É um produto fortificado, perfeitamente equilibrado ao nível da quantidade de minerais, que contém todos os ingredientes necessários.
A composição balanceada merece a atenção dos criadores de cães, já que a comida enlatada é ideal para animais com reação alérgica. Na linha você encontra ração para cachorros e raças de cães pequenos.
Belcando
O percentual de carne para outros componentes é de 80%. Inclusive na ração é usada carne de carneiro, vaca, canguru, frango.
A lista de ingredientes também inclui arroz, frutas vermelhas e aditivos vegetais. A comida é popular entre os criadores de cães profissionais porque tem uma composição mineralizada com muitas vitaminas. Alimentos sem grãos também estão disponíveis e são ideais para animais que são alérgicos a certos alimentos.
O fabricante usa tecnologia inovadora para criar um produto que retém o máximo de substâncias úteis. Suplementos como cranberries e lingonberries podem ajudar a melhorar o funcionamento do sistema geniturinário do animal.
Hills Ideal Balance
Existem apenas duas opções no mercado: frango em lata e peru. Os ingredientes incluem arroz, semente de linhaça e amido. Para equilibrar a dieta do animal, o fabricante adicionou ácidos graxos, vitaminas e minerais à composição. A quantidade de proteínas na comida enlatada apresentada é subestimada.
Natureza Almo
No rótulo, a carne natural é listada em primeiro lugar na lista de ingredientes. Sua quantidade é de 60% da massa total.
Também na lista de componentes úteis necessários para o corpo estão bagas, aminoácidos e outras substâncias biologicamente ativas. Este feed tem um valor ideal para o dinheiro.
A linha inclui não só enlatados em pedaços, mas também patês, sopas, carnes no próprio suco, geléias.
Eukanuba
A ração apresentada é caracterizada por uma pequena quantidade de proteínas. Vendido a um custo acessível, o principal componente é a carne de frango, que fica com 30% na ração, o restante são miudezas, beterraba, oligoelementos, vitaminas, gorduras. Se falamos sobre a necessidade diária de calorias de um animal, então este produto o satisfaz plenamente.
Bozita super premium
É comercializado em pedaços que flutuam em uma gelatina nutritiva. Na composição não existe um tipo de carne, mas vários. Os cereais são representados pelo arroz integral, que é muito melhor do que o milho ou o trigo. A comida é enriquecida com vitaminas e microelementos essenciais, a qualidade corresponde ao preço.
As desvantagens apontadas por criadores de cães experientes são a falta de vegetais e o teor mínimo de proteína, extremamente necessário para o cão.
Alimento seco
Wolfsblut
Produto alemão, em cuja produção se utiliza carne pura, e os animais são especialmente criados em fazendas onde não são utilizados hormônios.
A linha do fabricante inclui uma grande variedade de carnes, às vezes exóticas. Além dos habituais pato, frango e boi com cordeiro, pode-se encontrar carnes de camelo, avestruz ou javali. Para refeições dietéticas, você pode escolher um produto com 6 tipos de peixes.
Os grânulos são de tamanho médio, são 15 sabores diferentes para cães, por isso a comida não fica aborrecida. A composição usa um mínimo de grãos, mas a ração é enriquecida com fitocomponentes.
Entre as desvantagens dos produtos da marca, nota-se o alto teor de gordura.Em termos percentuais, sua proporção é de 18%.
Foi demonstrado que grandes quantidades de alimentos gordurosos causam constipação e obesidade em cães. O tomate também é utilizado na mistura e, em alguns casos, causa uma reação alérgica no animal.
Brit Care Adulto Grande Raça
Produto checo que contém aves e salmão. Ótima alternativa para cães com alergia. Existe um alimento que contém arroz e cordeiro. Os condroprotetores protegem as articulações de problemas relacionados com a idade; frutas e bagas estão na lista de componentes úteis. Pacotes grandes pesando 12 kg estão disponíveis para venda.
As desvantagens são o preço alto e o alto teor de gordura. Pode ser administrado a diferentes raças, incluindo cães especialmente grandes.
Probalance
Este é um fabricante russo, embora seu nome seja estrangeiro. A marca é dinamarquesa, já existia no mercado há pouco tempo, pelo que não é frequentemente encontrada nas prateleiras das lojas.
A ração usa carne desidratada, não farinha de carne e ossos. O custo está na faixa intermediária de preços, o milho está totalmente ausente, assim como a soja. As principais fontes de carboidratos são sementes de linhaça e aveia.
A comida é popular devido à presença de ervas medicinais, prebióticos, condroprotetores na composição. Se compararmos com outros alimentos, onde três vitaminas são mais comuns, o fabricante oferece 12 de uma vez.
Entre as deficiências, podemos notar a presença na composição do E312, cuja utilização é permitida, mas a sua segurança para o organismo de um ser vivo não foi totalmente comprovada.
Como escolher a comida?
Se o criador conseguir escolher o alimento certo, seu animal poderá viver mais. Devem ser tidas em consideração as características individuais, para cães activos e para cachorros de raças pequenas e médias a alimentação será diferente se se pretende proporcionar ao animal uma alimentação completa e de elevada qualidade. É muito importante que a composição contenha frutas vermelhas, ervas e vegetais saudáveis. Para adultos, o produto deve ser menos gorduroso e nutritivo, caso contrário o cão sofrerá de obesidade.
Ao fazer a escolha, o criador deve estar atento à composição. Se contiver milho e soja, é de má qualidade. Ao escolher um produto, leve em consideração:
- raça;
- era;
- tamanhos;
- atividade animal;
- o estado físico.
Para raças grandes e pequenas, a alimentação é significativamente diferente, uma vez que elas têm necessidades diferentes de certos microelementos. Inclusive em diferentes idades, o cão precisa primeiro de alguns minerais e vitaminas e depois de outros. Os filhotes precisam ser alimentados com misturas mais nutritivas, são muito ativos e consomem calorias mais rapidamente.
Cães com alergias, distúrbios do trato gastrointestinal, diabetes mellitus precisam selecionar o alimento adequado.
Dicas de alimentação
Você não pode dar ao cão acesso 24 horas à comida, então ele sofrerá de obesidade. Existem certas regras que todo criador de cães que deseja ver seu animal de estimação saudável deve seguir.
- A quantidade diária de calorias consumidas deve corresponder ao nível de energia despendido.
- Raças grandes podem ser alimentadas com uma grande quantidade de ração, mas o teor de gordura deve ser reduzido.
- Os filhotes recebem comida três vezes mais frequentemente, mas em pequenas porções.
- Se a tigela for lambida, essa porção é suficiente. Quando o alimento permanece nele, a porção é reduzida.
- Após a alimentação, o animal não recebe mais nada, mesmo que pareça lamentável. Os cães podem comer demais e não se sentirem saciados, por isso vomitam com frequência.
- Ao primeiro sinal de que o animal passou a ganhar peso de forma descontrolada, vale a pena diminuir a porção.
- Até três meses, o filhote é alimentado a cada quatro horas. Cães jovens de até 6 meses de idade recebem comida três vezes ao dia, após o que é reduzida para duas vezes.
Avaliações de veterinários
Segundo inúmeros veterinários e experientes criadores de cães, o alimento seco, se for de alta qualidade, pode substituir completamente o natural, já que possui uma fórmula bem balanceada.
Um produto natural só pode ser oferecido por criadores que tenham tempo suficiente para fazer carne picada. Os cachorros podem receber comida enlatada de vez em quando, mas é sempre indesejável usá-los. O consumo de tal produto é muito maior do que o de alimentos secos.
Para uma visão geral da comida para cachorro, veja o próximo vídeo.