Marcas de ração para cães

Tudo sobre comida para cães Purina Pro Plan

Tudo sobre comida para cães Purina Pro Plan
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Gama de produtos para cachorros
  3. Alimentos para cães adultos e idosos
  4. Dicas de alimentação
  5. Visão geral da revisão

Todo dono de animal de estimação deseja que seu animal de estimação tenha uma vida longa, saudável e feliz. A nutrição adequada desempenha um papel fundamental nisso. Um dos alimentos para cães mais populares hoje em dia é o Purina Pro Plan.

Peculiaridades

A ração Pro Plan é fabricada pela Purina, uma divisão da Nestlé. A empresa foi registrada nos EUA, mas suas unidades de produção estão localizadas não só na América, mas também em países da Europa e no território da Rússia. Além do Pro Plan, a Purina oferece produtos para cães Darling e rações para gatos Gourmet, Friskies e Felix.

O fabricante posiciona seu produto como pertencente ao segmento super-premium. Segundo declarações do fabricante, a formulação da ração foi desenvolvida com a participação conjunta de veterinários, nutricionistas e zootecnologistas de renome. O produto é 100% equilibrado, possui aroma apetitoso e sabor agradável.

A dieta tem um efeito positivo no sistema imunológico e no estado do sistema digestivo do cão.

Os produtos mais frescos e da mais alta qualidade são usados ​​para fazer rações Pro Plan. No entanto, criadores experientes questionam o equilíbrio e a utilidade da ração. Em primeiro lugar, convém referir que o Pro Plan, comercializado no território do nosso país, é produzido na aldeia de Vorsino, região de Kaluga. Além disso, sua fórmula é significativamente diferente daquela indicada nos sites americano e europeu. Portanto, ao analisar a composição do feed, partiremos dos dados indicados no recurso oficial da Purina na Internet.

Portanto, os alimentos prontos para animais desta marca contêm os seguintes ingredientes.

  • Eu no - pode ser carne de peru, frango, vaca e cordeiro. Sua participação é de 17%. No entanto, o fabricante não especifica qual parte da carcaça está sendo usada. Muito provavelmente, uma peça inteira é juntada com ossos, pele e vísceras.
  • Em alguns alimentos, a proteína seca de ave é indicada na primeira posição. É obtido a partir de dejetos de frango processados ​​química e termicamente. No decorrer desse processamento, a maior parte dos macro e micronutrientes é perdida.
  • Salmão - sua participação chega a 20%. O produto é rico em valiosos ácidos ômega-3 e ômega-6, que melhoram a função cerebral e fortalecem a imunidade. Mas é preciso lembrar que essa carne é 80% aquosa, no processo de desidratação todas as folhas úmidas, e ao invés dos 20% declarados, na verdade, restam apenas 5%.
  • Cereais - são fontes de carboidratos. A maioria dos cereais são trigo e milho. Esses aditivos aumentam o volume da ração, aumentam seu conteúdo calórico e contribuem para a saciedade rápida do animal. E seu valor nutricional é mínimo, são mal digeridos pelo corpo do cão e costumam causar alergias. É melhor dar preferência a produtos em que o arroz seja a fonte de carboidratos.
  • Polpa de beterraba - um componente de alta qualidade que fornece fibra ao corpo. Promove uma melhor digestão e a formação de fezes. Normaliza a glicemia do animal.
  • Fibra alimentar - o fabricante não indica o que está oculto por trás desta definição. No entanto, na verdade, esta é a celulose mais comum obtida como subproduto da madeira. Não é o componente mais benéfico para o corpo do cão. As fibras vegetais, que são projetadas para melhorar o peristaltismo, são na verdade muito duras e podem prejudicar as paredes finas do estômago e dos intestinos.
  • Farinha de malte - atua como fonte de proteína vegetal. Permite trazer o nível total de proteína da ração para o valor normativo, mas não traz nenhum benefício para o animal.
  • Gordura animal - o fabricante não divulga a origem deste produto, portanto é difícil determinar sua qualidade. Este componente pode ocultar qualquer coisa, desde gorduras nutritivas de aves até resíduos de matadouros.
  • Ovo em pó seco - um produto semiacabado obtido a partir de ovos de galinha. A composição de oligoelementos deste aditivo alimentar é idêntica à de um produto bruto.
  • Complexo de vitaminas e minerais, ácidos graxos poliinsaturados, antioxidantes, probióticos, prebióticos e nutrientes - esses suplementos ajudam a normalizar o trato digestivo, aumentar a imunidade e melhorar a condição da pele e do pelo do cão.
  • Intensificador de sabor - um dos componentes mais polêmicos, é listado na embalagem como "aditivo aromatizante para rações". Na verdade, é o glutamato monossódico regular. Para fins de justiça, deve-se observar que o Pro Plan está longe de ser o único alimento para animais de estimação que contém atrativos e intensificadores de sabor. A maioria dos produtos da classe econômica contém esse componente, embora não esteja indicado na embalagem. De acordo com as avaliações dos criadores, essa substância costuma causar alergias em cães.

Uma linha de rações sem grãos é produzida com a marca Pro Plan. Eles substituem o trigo, o arroz e o milho por outros ingredientes.

  • Amido de ervilha - obtido a partir de grãos secos de ervilhas, é uma boa fonte de carboidratos. Porém, na lista de produtos, é indicada em terceiro lugar, atrás da proteína seca de aves e carnes. Isso significa que seu volume é alto e pode causar obesidade e patologias do sistema endócrino.
  • Goma de tapioca - é obtido a partir dos tubérculos de uma planta com características semelhantes às da batata. A participação do produto é de 12%. A única tarefa desse componente é geralmente reduzir o custo da alimentação; para o sistema digestivo, ele atua mais como um lastro.
  • Proteína de ervilha É outro produto obtido a partir do feijão seco.É uma fonte barata de proteínas vegetais. Em termos de valor nutricional, não pode substituir as proteínas animais necessárias aos predadores. No entanto, causa alergias com muito menos frequência do que a soja.
  • Ervilhas secas - atua como fornecedor de proteínas, carboidratos, aminoácidos e fibras. O índice glicêmico desse componente é inferior ao dos cereais. Em pequenas quantidades, ajuda a melhorar o funcionamento do sistema digestivo do animal.
  • Hidrolisado de proteínas animais - o produto é obtido a partir de dejetos animais por processamento enzimático e posterior secagem. Na verdade, este não é tanto um componente útil e nutritivo quanto um aditivo aromatizante comum. Além disso, o fabricante não especifica quais subprodutos são usados ​​como matéria-prima.
  • Farinha de soja - um enchimento de vegetais barato feito de soja. Introduzido na receita para aumentar o conteúdo calórico do produto.

Alguns produtos Pro Plan contêm suplementos benéficos como L-carnitina, fermento, aminoácidos e colostro. No entanto, sua porcentagem não é indicada. Portanto, é muito difícil dizer inequivocamente que eles têm um efeito positivo no corpo do animal.

O fabricante afirma o seguinte desempenho garantido:

  • proteínas - 25%;
  • lipídios - 16%;
  • cinzas - 8%;
  • fibra - 2%;
  • Ácidos graxos ômega - 1,9%.

A participação dos carboidratos é de cerca de 40%. Essa é uma concentração bastante alta, o que mais uma vez confirma que as rações para cães Pro Plan são premium, mas não super-premium, como afirma o fabricante.

Assim, os donos de cães destacam as vantagens e desvantagens do produto.

As vantagens incluem:

  • ampla linha de sortimento para animais de diversos tamanhos, raças e idades;
  • a presença de uma série de alimentos dietéticos, hipoalergênicos e terapêuticos;
  • custo democrático;
  • disponibilidade em qualquer ponto de venda;
  • a presença de vitaminas e minerais na composição;
  • possibilidade de compra de ração seca e sólida;
  • embalagem em embalagens de diferentes tamanhos.

As desvantagens mais significativas são:

  • falta de informação sobre as matérias-primas utilizadas (o fabricante não indica se se utiliza carne natural ou miudezas);
  • a presença de sabores e aromas;
  • alta proporção de componentes de cereais;
  • falta de frutas, bagas e ervas, como na alimentação holística;
  • a presença de componentes de lastro usados ​​exclusivamente para reduzir o custo do produto.

Além disso, apesar da variedade de sabores oferecidos, suas composições são semelhantes.

Gama de produtos para cachorros

Os fabricantes prestam atenção especial à produção de ração para filhotes. Nos primeiros meses de vida, os cães jovens necessitam de uma dieta especial enriquecida com fósforo, cálcio e vitamina D3. Esta composição contribui para o pleno crescimento e desenvolvimento do sistema musculoesquelético do bebê.

O fabricante incluiu colostro na composição - produto enriquecido com anticorpos de origem natural. Ele permite que o bebê mantenha as defesas do corpo e permaneça ativo. E, além disso, facilita muito a transição de um animal jovem do leite materno para a ração pronta.

Seco

A série Puppy inclui as seguintes rações.

  • Optiderma - para raças pequenas e jovens. A principal fonte de proteínas aqui é o salmão, o arroz é responsável pelo componente carboidrato. A comida é indicada para bebés com problemas de pele e pêlo.
  • Optistart - para cachorros, que, à medida que crescem, se transformam em animais de grande porte com um físico poderoso. A participação de carne e vísceras neles é de 17%. O produto também é recomendado para cadelas gestantes e lactantes.
  • Puppy Original - para cachorros de tamanho médio. A alimentação é feita à base de carne de frango com adição de colostro. Proporciona o desenvolvimento harmonioso do sistema musculoesquelético, melhora o funcionamento do trato digestivo.

Todos os produtos são comercializados em embalagens de 300 g, 14 kg, 15 kg e 18 kg.

Molhado

A comida úmida é especialmente benéfica para cães jovens, pois contém mais proteína.Isso é especialmente verdadeiro para bebês em crescimento que precisam do máximo de proteína para construir músculos. Alimentos enlatados úmidos serão uma dádiva de Deus para cachorros caprichosos - ao contrário das rações secas, pedaços suculentos são comidos até mesmo por aqueles mais exigentes. Além disso, uma dieta úmida é indispensável na fase de reabilitação de animais jovens após ferimentos e doenças.

O produto é pedaços suculentos em geleia ou molho. O teor de umidade desse produto chega a 80%, de modo que o cão não precisa beber muito. Mas por toda a utilidade, o fabricante não recomenda abandonar completamente os grânulos secos e duros - mastigá-los limpa a cavidade oral e ajuda a fortalecer os maxilares. A solução ideal é uma combinação de alimentação seca e líquida.

No que diz respeito à linha de filhotes, é idêntica às rações secas. Também oferece aranhas para raças de pequeno, médio e grande porte. O paladar é representado principalmente por aves e cordeiro.

Alimentos para cães adultos e idosos

A Purina oferece uma ampla gama de produtos para animais adultos sob a marca Pro Plan.

  • Optiweight - Obese Dog Series, adequado para animais castrados e castrados. Esses alimentos contêm mais proteínas e menos lipídios. O produto contém aditivos que previnem o desenvolvimento de urolitíase. A comida é oferecida em duas versões - universal, e também para cães pequenos.
  • Optidigest - Projetado para animais de estimação com aparelho digestivo sensível. Disponível em várias variedades para cães adultos de diferentes tamanhos.
  • Optibalance - alimentação universal, contém uma composição equilibrada de BZHU. Pode ser usado para animais de estimação de diferentes raças e tamanhos.
  • Optiage é uma linha de produtos para cães mais velhos. Permite melhorar a resistência física e mental de animais de estimação mais velhos, os mantém ativos e inibe as mudanças relacionadas com a idade. Para cães de grande e médio porte, é utilizado a partir dos 7 anos, para pequenos animais - a partir dos 9 anos.
  • Optiderma - a alimentação contribui para a prevenção de doenças de pele e mantém a beleza do casaco. É especialmente popular entre os animais antes de competições e exposições.
  • Optipower é um alimento para cães de caça, desporto e trabalho. A composição equilibrada de macro e microelementos aumenta a resistência do animal, sua capacidade de regeneração e recuperação.
  • Duo Délice - uma linha para os bichinhos mais exigentes, o produto combina mordidas suaves com croquetes crocantes. A composição equilibrada ajuda a melhorar o estado do trato gastrointestinal e a eliminar problemas dentários.

As dietas veterinárias são uma área separada do Pro Plan. Eles são representados por alimentos enlatados úmidos:

  • HP - para cães com doença hepática;
  • JM - para animais de estimação com dores nas articulações;
  • HA - produto hipoalergênico, recomendado como parte da terapia de dieta concomitante no tratamento de doenças gastrointestinais;
  • UR - para animais com doenças renais e do trato urinário;
  • DRM - adequado para animais de estimação com doenças de pelagem;
  • EN - usado para doenças do sistema digestivo;
  • MO - destinado à correção do peso do animal, indicado para cães com tendência a engordar em excesso devido a doenças endócrinas ou após esterilização.

Dicas de alimentação

Às vezes, os donos notam que, quando o animal é transferido para a alimentação Pro Plan, os animais ficam letárgicos e seus pelos ficam opacos. Na maioria das vezes, o problema está na opção de alimentação errada. A dieta alimentar, tanto em sua composição quanto na quantidade de produto consumido, deve corresponder integralmente às características raciais do animal. Por exemplo, a comida do Labrador, Husky, Pastor Alemão, Buldogue Francês e outros cães grandes contém uma grande quantidade de proteína necessária para manter o tônus ​​muscular.

Se você der essa dieta a um Spitz ou Chihuahua, pode causar o aparecimento de urolitíase.

Para evitar problemas, o fabricante indica a finalidade da ração e sua dosagem em cada embalagem. Alguns alimentos vêm com um copo medidor. Em média, a norma é (dependendo do peso):

  • 1-5 kg ​​- 300-100 g / dia;
  • 5-10 kg - 100-170 g / dia:
  • 10-25 kg - 170-340 g / dia;
  • 25-35 kg - 340-440 g / dia;
  • 45-60 kg - 440-530 g / dia

Filhotes, independentemente da raça, requerem diferentes dosagens de ingestão de alimentos. Um corpo em crescimento precisa de mais micronutrientes e macronutrientes. Portanto, a necessidade de alimentação dos filhotes é maior do que a dos adultos:

  • Bebês de raças pequenas precisam de 200 a 450 g / dia;
  • cachorros de tamanho médio - 450-500 g / dia;
  • animais de estimação grandes - 600 - 900 g / dia.

Neste caso, é aconselhável dividir a taxa diária em 5-6 mamadas.

Ao comer comida seca, o cão fica com sede. Portanto, é importante fornecer a ela acesso irrestrito a água potável. Durante o dia, o animal precisa de cerca de 50 g de líquido por quilo de peso.

Para cães idosos, animais de estimação com patologias do trato gastrointestinal e bebês com dentes frágeis, é aconselhável mergulhar previamente o alimento seco - para isso, eles são diluídos em água morna até o estado de mingau. Em vez de água, você pode tomar kefir desnatado, leite fervido é adequado para cachorros de até seis meses. Restos de resíduos do produto devem ser descartados imediatamente.

E claro, Ao escolher um alimento, é aconselhável obter a recomendação de um veterinário. Isso é especialmente importante quando o animal necessita de uma dieta especializada. Neste caso, deve-se levar em consideração a idade, o tamanho do animal, bem como suas preferências gustativas. Recomenda-se alternar alimentos com sabores diferentes para evitar pudim.

Visão geral da revisão

Avaliações de alimentos para cães Pro Plan são as mais controversas. Os veterinários observam a composição equilibrada do produto. Mas, ao mesmo tempo, indicam uma proporção baixa de proteínas da carne em comparação com as proteínas vegetais. Em combinação com uma alta concentração de carboidratos, isso cria uma carga séria no corpo do cão.

O cão, como qualquer predador, precisa de comida animal. Ingredientes fitoterápicos são absorvidos pelo corpo dos animais de estimação de forma muito pior.

Isso significa que o produto não pode de forma alguma ser denominado completo, portanto, recomenda-se utilizá-lo apenas junto com alimentos naturais à base de carne.

Em geral, se essa regra for observada, os criadores praticamente não percebem nenhum ponto negativo. Os animais de estimação permanecem ativos, seu pelo parece macio e sedoso. O produto é bem absorvido pelo organismo e quase não causa transtornos alimentares.

sem comentários

Moda

a beleza

casa