Como e o que alimentar um cachorro de quintal em casa?
A alimentação de um cão é uma das principais condições para a sua boa saúde, vigor e boa conformação. As características genéticas dos cães de quintal não consanguíneos, como forte sistema imunológico, boa saúde e inteligência natural, tornaram-nos muito “confortáveis” para os donos. Mas isso não significa que não fiquem doentes e que possam ser alimentados com alimentos de baixa qualidade.
Métodos de alimentação
Normalmente, os donos de cães de quintal pensam pouco sobre sua nutrição, e muitos nem mesmo suspeitam que estão sendo alimentados incorretamente. Eles acertadamente acreditam que, sendo o cão um predador, ele deve ser alimentado principalmente com produtos de carne com vários aditivos. Mas se todos os componentes forem misturados em quantidades arbitrárias, o valor nutricional e a composição da ração não forem levados em consideração, a eficiência alimentar será questionável. Não tente alimentar o vira-lata com sobras de sua mesa ou com a comida mais barata, isso levará inevitavelmente a problemas de saúde para o animal.
Em questões de nutrição adequada de cães, existem dois grandes grupos entre os proprietários:
- apoiadores de alimentos industriais prontos;
- adeptos de dietas caseiras naturais.
A escolha de um método de alimentação depende inteiramente das preferências do dono, seu tempo livre, capacidade financeira e sua alfabetização em questões de criação de cães. O uso de rações industriais prontas economiza significativamente tempo pessoal e esforço físico para manter os animais, pois contêm uma dieta balanceada pronta para uso.
Mas deve ser lembrado que A ração premium não pode ser barata, pois contém proteínas naturais de origem animal, uma composição balanceada de gorduras e carboidratos, vitaminas e microelementos. A propaganda de alimentos secos baratos nada mais é do que uma manobra de marketing dos fabricantes. A saúde do animal ficará muito mais calma se você ignorar essas alimentações.
Recentemente, o número de adeptos da alimentação natural para cães tem aumentado constantemente. Observações de longo prazo de criadores de cães experientes mostraram que os animais com alimentação natural vivem mais do que os animais com alimentação industrial.
A dieta para o vira-lata é selecionada levando-se em consideração as características individuais do animal, visto que os cães vira-latas têm uma hereditariedade desconhecida, muitas vezes não totalmente "bem-sucedida". É importante levar em consideração o passado do cão, se ele chegou até você como um adulto. Percebe-se que se um cão já passou fome, então tenderá a comer demais, portanto, é necessário monitorar estritamente a ingestão alimentar diária para prevenir a obesidade. Aqui está um exemplo de lista de alimentos que devem ser incluídos na dieta de um cão de jardim ao escolher uma forma natural de alimentação:
- carne crua ou cozida (carne bovina, carne de cavalo, cordeiro, frango, peru, coelho);
- miudezas de carne (tripas de vaca, miudezas de aves, pulmões, fígado, coração, rabos de boi);
- peixes marinhos cozidos (bacalhau, pescada, juliana);
- produtos lácteos fermentados (queijo cottage desnatado, kefir, iogurte sem recheios);
- ovos cozidos, só a gema é melhor;
- vegetais (cenoura, abobrinha, abóbora);
- frutas e frutos silvestres (maçã, mirtilo, banana);
- verduras (salada, salsa);
- cereais e farelo (na forma de mingau);
- gorduras vegetais (girassol, azeite);
- complexos vitamínicos.
O que alimentar não é recomendado
Existe um mito de que os vira-latas são onívoros, mas essa opinião está muito longe da verdade. Existem alimentos que é melhor não dar aos cães de quintal:
- ossos tubulares e pernas de frango - pode danificar o revestimento interno do trato digestivo;
- doces - causar fermentação e interromper a digestão;
- salsichas de todos os tipos - contêm muitas especiarias e aditivos que são prejudiciais ao fígado dos cães;
- farinha assada e batatas - contribui para o inchaço e a prisão de ventre.
A ingestão diária aproximada de comida é de 3% do peso corporal do cão, é ajustada em função do método de manutenção (em casa ou na rua), da estação do ano (no inverno, a taxa aumenta) e da atividade energética do animal (sentinela, serviço, cães de quintal grátis e cães em uma corrente têm indicadores diferentes). No modo de alimentar animais que estão envelhecendo, a proporção de alimentos com alto teor calórico diminui gradualmente, mas as proteínas e as gorduras devem permanecer nos mesmos volumes.
É necessário alimentar um cão adulto 2 a 3 vezes ao dia, água potável sempre deve estar disponível gratuitamente
Como alimentar filhotes
Para um filhote, você precisa decidir imediatamente sobre o tipo de alimentação - natural ou industrial, para que depois não tenha que transferi-la de um tipo para outro. O sistema digestivo de um organismo em crescimento será formado para um determinado alimento e produzirá as enzimas correspondentes. Uma mudança radical na alimentação inevitavelmente causará estresse em todos os sistemas do corpo.
Se um tipo de alimento natural for escolhido, a partir de um mês, os filhotes de cachorro podem ser suplementados com alimentos naturais. Até a idade de um ano, é necessário introduzir gradualmente componentes úteis na dieta do animal - vegetais, frutas vermelhas, ervas.
Quando se utiliza ração pronta, a partir de um mês, o filhote pode ser alimentado com ração úmida enlatada, aos 3-4 meses, a ração seca pode ser embebida e gradualmente introduzida na dieta. Ração seca de alta qualidade pode ser usada como base da alimentação quando os dentes do filhote são completamente substituídos.
É importante entender que a manutenção de qualquer cão, independente da raça, exigirá custos financeiros, portanto, leve esse momento em consideração e decida a forma de alimentação antes que o animal apareça em sua vida.
Os verdadeiros fãs de cães sempre fornecem aos seus animais de estimação condições confortáveis para uma vida plena, independentemente da raça, e os donos muitas vezes chamam carinhosamente um cão vira-lata fiel de não um vira-lata, mas uma nobre.
Para informações sobre como e o que alimentar seu cachorro, veja o próximo vídeo.