O que e como alimentar um filhote em 2-3 meses?
Nos primeiros 30 dias após o nascimento, os filhotes se alimentam exclusivamente de leite materno, mas já no segundo mês, a dieta láctea dos bebês é complementada com os primeiros alimentos complementares. A correta composição da dieta em uma idade tão precoce é a chave para a saúde de um cão adulto, pois é aos dois meses que o animal adquire os hábitos alimentares corretos. Em função da raça a que pertence o animal, de como ele se metaboliza e também de quão geneticamente predisposto a este ou aquele tipo de alimento, depende também a ordem de elaboração de um programa alimentar diário para este ou aquele tipo de alimento.
O filhote pode ser alimentado com alimentos naturais ou com alimentos prontos para comer especiais e balanceados, produzidos comercialmente. Considera-se que a tarefa mais difícil é alimentar o cão com ração natural, pois neste caso o dono é o responsável pelo correto preparo do cardápio do bebê.
Para evitar erros, o dono precisa não apenas estudar a fisiologia da digestão do animal o mais minuciosamente possível, mas também conhecer as características dos produtos com os quais irá alimentar o cão.
O que você pode oferecer com produtos naturais?
Para um filhote em crescimento de 2 a 3 meses de idade, o mais importante é obter energia suficiente da comida, de que o cão necessita para se movimentar e se desenvolver ativamente. Além disso, o alimento completo é o chamado material de construção do corpo de um cão jovem e, graças a ele, ossos, músculos e órgãos internos crescem e se desenvolvem no animal.
Por volta dos três meses, a dieta natural do cão 70-75% deve consistir em alimentos que contenham muitas proteínas: carnes com baixo teor de gordura e peixes do mar, laticínios, ovos. Para melhorar o funcionamento do trato digestivo, cereais e vegetais cozidos devem ser adicionados à comida do filhote, e seu volume na dieta diária deve chegar a 10%.
Abaixo estão os alimentos naturais adequados para alimentar o seu cachorro aos 2 e 3 meses de idade.
- Leite e soro de leite. O leite é usado como alimento separado e para preparar cereais complementares a partir dele. O leite de cabra integral é mais bem absorvido pelo corpo do filhote. Mas se não for possível comprá-lo, você pode substituí-lo por um análogo de vaca, mas apenas na forma diluída. O soro de leite para filhotes pode ser adicionado à comida em pequenas quantidades - é uma fonte de bactérias de ácido láctico e microelementos.
- Queijo cottage, creme de leite, kefir. Produtos de leite azedo com baixo teor de gordura são dados aos filhotes 2 a 3 vezes ao dia para introduzir cálcio no corpo e enriquecer a microflora intestinal. Você pode usar queijo cottage, kefir, creme de leite e até mesmo pequenos pedaços de queijo semiduro.
- Carne e vísceras É a principal fonte de energia e proteína de um cão. A criança pode ser alimentada com carne de vaca, coelho, frango ou peru, carne de cavalo e vitela. Ferva o frango e o peru e retire a pele. Outros tipos de carne podem ser fornecidos crus e cozidos. Dos subprodutos, recomenda-se aos cachorros dar tripas de boi, pulmão, úbere, fígado, após cortá-los em pequenos pedaços.
- Peixes e frutos do mar de água salgada. A carne pode ser substituída por peixe duas vezes por semana - filetes de juliana, cavala, pescada, bacalhau, descascados com pele e espinhas, são adequados para isso. Lulas ou camarões esmagados podem ser usados para alimentar os filhotes. Esse alimento contém ácidos graxos ômega-3 essenciais, que são importantes para o pleno desenvolvimento de um cão em crescimento.
- Vegetais frescos - parte integrante da nutrição natural de um cão. Os vegetais contêm não apenas minerais e vitaminas, mas também fibras vegetais, que ajudam a melhorar os processos digestivos e a limpar os intestinos. É melhor que os filhotes adicionem frutas e vegetais frescos à comida, esfregados em um ralador grosso. Mas você pode usar vegetais no ensopado para fazer mingaus ou massa de coalhada.
Um cão em crescimento se beneficiará com abobrinha, bem como com abóbora, cenoura, beterraba, nabo e folhas de salsa ou espinafre.
- Frutas, bagas. Esses ingredientes não são apenas um deleite para cachorros, mas também um suplemento vitamínico. As frutas são descascadas, as sementes das frutas são removidas e a seguir esmagadas em um ralador grosso. Bagas pequenas podem ser dadas inteiras, ligeiramente amassadas. Frutas e bagas devem ser dadas cruas para o cão reter mais nutrientes. Para crianças, uma maçã, pêra, damasco, pêssego, framboesa vão servir.
- Cereais. Eles são necessários na dieta do bebê na forma de cereais. Aos 2-3 meses, o mingau é cozido para os filhotes usando leite e, quando eles crescem, o leite é substituído por água ou caldo de vegetais. O mingau é apenas uma pequena parte da dieta e não pode substituir completamente a quantidade total de comida diária de um filhote. Para cozinhar mingaus, são usados trigo sarraceno, arroz, semolina ou aveia. Introduzindo os cereais na dieta alimentar, é necessário observar a reação do organismo do cão e, caso apareçam sintomas de alergia, recuse o seu uso.
- Ovo. É um produto proteico muito valioso e deve ser administrado aos cachorros pelo menos 2 vezes por semana. Os filhotes devem ser alimentados com omelete ou gema de ovo fervida esmagada. Os ovos de codorna são considerados os mais benéficos para a saúde de um cão.
- Gorduras. Em uma pequena quantidade, vegetais ou manteiga são adicionados à comida dos filhotes. Os bebês também devem receber gordura de escravo. O corpo do animal precisa de gorduras constantemente, então o filhote deve comê-las todos os dias.
Na hora de montar um cardápio para um filhote de cachorro, deve-se lembrar que sua alimentação é diferente da que uma pessoa está acostumada a comer, por isso não é necessário adicionar sal, temperos, defumados e enlatados à dieta.Alimentos exóticos, conservas e salsichas devem ser evitados.
Tipos e seleção de feed acabado
Para alimentar filhotes, você também pode usar alimentos secos prontos para consumo de produção industrial, que atendem plenamente às necessidades do organismo em crescimento.
Alimentos com um teor ideal de proteínas e componentes vitamínicos incluem produtos da classe super premium e holístico. Esses tipos de rações são feitos de matérias-primas naturais de carne de alta qualidade, não contêm produtos geneticamente modificados, conservantes, corantes e sabores químicos. Além disso, os cereais incluídos nesses alimentos não contêm glúten, que é um alérgeno forte.
A partir dos dois meses de idade, o cão deve ser alimentado com alimentos produzidos industrialmente na forma de rações enlatadas, patês, bem como pedaços de carne com geleia ou molho como alimento complementar. Antes de dar ao bebê comida seca, os grânulos são levemente embebidos em água ou caldo.
Os melhores alimentos úmidos para cães em crescimento estão listados abaixo.
- Alimentos enlatados super premium Hills Ideal Balance... São feitos de frango e peru com adição de componentes vegetais, farelo, linhaça e amido de arroz. O produto é enriquecido com um complexo de minerais e vitaminas, e também possui uma composição balanceada de ácidos graxos essenciais.
- Comida enlatada super premium Eukanuba. São produzidos com carne de frango e derivados com adição de vegetais. O produto é fortificado, enriquecido com gorduras vegetais e animais, minerais, totalmente balanceado para a alimentação de cachorros.
- Os produtos Almo Nature são super premium. Ele contém 50% de carne natural e componentes vegetais. São várias as opções disponíveis como patês ou enlatados com pedaços de peixe picado, carne cozida no próprio suco, caldo ou geléia. Todos os ingredientes são naturais e têm uma composição equilibrada para cachorros.
- Ração enlatada belcando para cachorrinhos... Este é um produto de classe holística, cozido em caldo de carne e contém pedaços de filé de frango, bem como miudezas de frango e um ovo de galinha inteiro. Este alimento é destinado a cachorros e é enriquecido com vitaminas D, E, e também contém óleo de cardo e sementes de chia.
- Patê de cachorro Almo Nature Bio Pate, aula holística. Feito a partir de produtos naturais: carne bovina, frango ou peixe. Os patês são embalados em embalagens de 100 g ou 300 g Os ingredientes adicionais são vegetais sem glúten e cereais. Cada tipo de patê contém vitaminas e suplementos minerais específicos.
Abaixo estão os melhores alimentos secos para filhotes.
- Marca de 1ª escolha apresenta ração seca super premium para filhotes. O alimento contém carne de frango natural, cevada ou aveia, beterraba picada e tomate. Os grânulos destinados à alimentação de cachorros são pequenos e enriquecidos com um complexo de vitaminas. O fator negativo é que o produto contém sal. A alimentação destina-se a cachorros dos 2 aos 12 meses de idade.
- Comida super premium da Eukanuba Destinado a cachorros de 1 a 12 meses de idade. O produto contém frango ou peru, além de arroz, trigo e milho. A ração é enriquecida com cálcio e prebióticos. Não há aromatizantes ou conservantes na ração.
- Treinador de alimentos secos Temos uma linha super premium de produtos voltados para cachorros de 1 a 10 meses de idade. O produto contém carne natural de peru ou frango, além de peixes, porco, frutas e vegetais. A composição é totalmente equilibrada em termos de proporção de vitaminas e microelementos, permitindo que o cachorro cresça e se desenvolva rapidamente.
- Acana de qualidade alimentar holística tem uma linha voltada para cachorros. Este alimento é adequado para um organismo de crescimento rápido e é equilibrado na quantidade de proteínas e carboidratos. A participação da carne natural na alimentação é de pelo menos 60-65%. Além disso, a composição inclui aveia hipoalergênica, além de frutas e vegetais.Com este alimento, você pode ter certeza que seu cachorro receberá a dose diária de vitaminas e proteínas.
- Aula holística de comida seca Grandorf Destinado a cachorros, uma vez que contém apenas ingredientes de alta qualidade. A comida é feita de carne de vaca, vitela, cordeiro, peru. Além disso, contém vegetais e frutas. Na composição desses alimentos não há miudezas e cereais, mas são enriquecidos com um complexo balanceado de vitaminas e minerais.
Ao escolher comida para um cachorro, lembre-se que alimentos de boa qualidade serão a chave para sua saúde na idade adulta. Sempre que possível, é melhor usar ração superpremium e holística para alimentar o bebê, e a escolha da marca deve ser feita de acordo com as necessidades do corpo do animal.
Quanto mais nutritivo o alimento, menos ele precisará para alimentar o animal.
Água na dieta
Um filhote precisa ter acesso a água limpa para uma digestão normal e suporte de vida. Se o cão está recebendo uma ração natural de comida, uma certa quantidade de umidade é recebida por seu corpo já com a comida. Se o filhote for alimentado com ração seca, sua necessidade de suprimento de água dobra. Se o animal não tiver água suficiente, sua digestão será prejudicada. - os alimentos não serão digeridos e absorvidos pelo corpo e também será difícil excretá-los naturalmente devido ao desenvolvimento de prisão de ventre.
Para que o filhote possa beber água doce, ela deve ser trocada periodicamente, pois, ao se misturar à saliva do animal, essa água pode se tornar uma fonte de infecção bacteriana.
Antes de dar água da torneira ao cachorro, não é necessário fervê-la, pois perderá todos os oligoelementos necessários ao animal. Mas se a água da torneira não atender aos padrões sanitários, o animal não pode recebê-la e é melhor substituir a água por um análogo engarrafado.
Recursos de alimentação
A comida de um filhote em crescimento deve ser nutritiva e rica em calorias. A fim de organizar adequadamente uma dieta saudável para um filhote, você precisa levar em consideração que ela deve ser realizada estritamente em determinados momentos. Este modo permite que o cão desenvolva um reflexo condicionado e, quando chegar a hora de se alimentar, ele terá uma quantidade suficiente de enzimas digestivas para digerir e assimilar a comida ingerida.
É necessário alimentar um filhote por 2 meses, pelo menos, 5 vezes ao dia e, às vezes, o cão precisa receber comida 6 vezes ao dia. A distribuição dos períodos de ingestão de alimentos depende das capacidades do dono e do cão, mas é melhor que a alimentação seja feita em intervalos regulares, sem longos intervalos para fome. A norma nutricional de um filhote de cachorro de 3 meses também deve ser de pelo menos 5 vezes ao dia. O mais importante é observar o modo de ingestão dos alimentos elaborado pelo dono e não violá-lo, para que o cão se acostume.
Um exemplo de menu de comida natural para um filhote de cachorro de dois meses será assim:
- 8,00 - primeira refeição matinal: queijo cottage 1% de gordura com legumes cozidos;
- 11,00 - mingau de trigo sarraceno com pedaços de carne crua;
- 14,00 - legumes cozidos com carne cozida;
- 17,00 - kefir e requeijão, na proporção de 1: 1, pode-se moer ainda metade da gema;
- 20,00 - mingau de arroz em caldo de vegetais com vegetais e carne crua;
- 22,00 - carne cozida.
Menu para um cachorrinho de três meses alimentado com alimentos prontos para consumo:
- 7,30 - grânulos de alimentos secos devem ser despejados com caldo de legumes quente, após o inchaço, misture com pasta de carne;
- 10h30 - comida enlatada ao molho de cordeiro;
- 13,30 - despeje os grânulos de comida seca com caldo de carne diluída quente e adicione vegetais cozidos;
- 16,30 - patê de carne e gema de um ovo de galinha;
- 19,30 - os grânulos de alimentos secos devem ser despejados com caldo de legumes quente e misturados com carne enlatada.
A taxa de volume diário de alimento depende da raça a que o animal pertence.Por exemplo, os cães em miniatura comem menos do que os vira-latas e as raças maiores requerem uma porção maior de comida. Raças grandes e ativas de cães, que desde a infância se movem muito e fazem atividade física, geralmente precisam receber complexos adicionais de vitaminas e minerais. É melhor escolher essa composição vitamínica juntamente com um veterinário.
O tamanho das porções de alimentação natural deve ser baseado na raça e no peso do cão. As necessidades médias diárias de um cão com 2 a 3 meses de idade em um determinado produto serão as seguintes:
- carne - 250-300 g;
- sêmolas - 100-150 g;
- vegetais - 170-200 g;
- leite - 400-450 g;
- peixes do mar - 30-35 g;
- óleo de peixe - 1 colher de chá.
Ao compor a dieta de um filhote, deve-se ter em mente que cães de raças pequenas e médias devem adicionar 15-20 g de peso por dia, e cães de raças grandes adicionar 150-170 g de peso vivo todos os dias.
Criadores de cães experientes são da opinião de que filhotes de três meses precisam de tanta comida por dia que seu volume é de pelo menos 7% de seu peso. A necessidade de um organismo em crescimento em boa nutrição depende da velocidade dos processos metabólicos, da temperatura do ambiente, da presença ou ausência de situações estressantes, da atividade física, da densidade da pelagem e de muitos outros fatores.
Você deve cuidar do seu animal de estimação quando ele comer:
- se dentro de 10 minutos sua tigela estiver vazia, significa que há comida suficiente para o cão;
- se a comida terminar mais cedo do que depois de 10 minutos, então haverá pouca comida para o animal;
- se depois desse tempo a tigela contiver restos de comida, significa que o dono está alimentando demais o cão.
No entanto, esse princípio de avaliar a quantidade ideal de alimento é muito condicional e não vale a pena tomá-lo como principal guia de ação.
Veja o próximo vídeo para saber como alimentar seu cachorro.