Corgi

Corgi fofinho: características do gene e a manutenção dos filhotes

Corgi fofinho: características do gene e a manutenção dos filhotes
Contente
  1. O que é fofo?
  2. Descrição
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Manutenção e cuidados

Corgis são cães curtos com um corpo alongado. Eles são populares entre criadores de cães e amadores. Às vezes, o gene fofo entra no pool genético do cão, o animal é sacrificado e não pode participar de exibições. Este gene é responsável pelo grau de pilosidade. Os cachorros Welsh Corgi Pembroke e Welsh Corgi Cardigan podem ter este gene. Os cachorros estão à venda de forma bastante ativa, uma vez que o preço por eles foi reduzido quase pela metade. No entanto, é necessário avaliar todos os prós e contras do futuro animal de estimação, para não ficar desiludido na compra.

O que é fofo?

Fluffy é um gene recessivo que pode estar presente em pais de ambos os sexos. Se for transmitido a um filhote de cachorro ou filhotes, eles serão visualmente diferentes dos outros na ninhada com uma pelagem alongada e macia.

Segundo a norma, a lã do corgi é curta, áspera e com subpêlo muito grosso. Corgi fofo não tem.

Conhecer as regras do gene pode determinar se haverá filhotes fofinhos na ninhada:

  • se ambos os pais são portadores, 1 em cada 4 filhotes aparecerá com fofo;
  • no caso de um cruzamento padrão de um corgi com um portador fofo, a ninhada será externamente padrão, mas todos os filhotes se tornarão portadores;
  • quando um portador de gene e um fofo são combinados, metade dos filhotes nascerá fofinho, a outra metade nascerá portador;
  • se não houver fofo na cama, não é fato que não haja portadores entre eles.

Criadores preocupados em melhorar a qualidade da raça realizam testes de DNA para identificar portadores do gene. Para donos de cães, isso realmente não importa. Em qualquer caso, os documentos de linhagem são adicionados ao filhote. Shaggy Corgis são tão populares quanto os puros. o gene fofo faz um cão parecer bom, mas não degrada a raça qualitativamente.

Há vários criadores que excluem portadores e fofos da criação, as opiniões sobre este assunto são misturadas. Esse comportamento reduz a população de corgi puro-sangue, torna sua imunidade menos resistente.

Descrição

Após o nascimento, apenas um especialista pode ver um Welsh Corgi em um filhote.

Fluffy irá diferir de suas contrapartes em cerca de um mês, quando a maciez da pelagem se torna aparente. Os primeiros pêlos alongados aparecerão ao redor das patas e orelhas.

Com o tempo, a pelagem de todo o corpo ficará mais longa. O peso dos cães não difere, mas devido à maior quantidade de pelos, os cachorros com o gene ficarão maiores.

Pembroke Corgi com o gene não difere em cor do padrão. Os ternos Pembroke são muito diversos, especialmente se os pais são de cores diferentes. Possíveis ternos Pembroke:

  • avermelhado, com fios pretos nas patas;
  • dourado com ou sem manchas brancas nos membros, peito e focinho;
  • preto-vermelho e branco.

Pembroke Fluffy em muitos aspectos parece mais interessante, mais original, mais espetacular do que seus irmãos de raça pura, portanto, é muito popular. Ao escolher filhotes de uma ninhada, ele pode até parecer o mais bonito e mais fofo.

O Corgi Cardigan com o gene também corresponde à cor do puro-sangue, se seus pais forem assim. Opções possíveis:

  • tipo tigrado - preto-branco-vermelho;
  • tipo de zibelina;
  • ruivo com vermelhidão;
  • azul merle;
  • preto com azul;
  • tipo de mármore;
  • cabelos grisalhos.

Indivíduos brancos como a neve são rejeitados, mas manchas brancas são permitidas na área da cauda, ​​abdômen, patas, tórax, queixo.

Independentemente da presença do gene, existem indicadores padrão de peso corporal e altura para ambas as raças. Pembrokes crescem de 25,4 a 35 cm, o peso corporal varia de 10 a 12 kg. Cardigans crescem de 26 a 31 cm, seu peso corporal varia de 12 a 15 kg. De acordo com o padrão, a cauda deve ser exatamente duas vezes mais curta que o corpo.

Os corgis vivem com e sem um gene de 12 a 15 anos, mas há casos em que a expectativa de vida aumenta para 20 anos.

Vantagens e desvantagens

A primeira coisa a se preparar é a ausência de exposições na vida do cão, uma vez que os fofos não podem ocupar espaço nelas. Isso é compensado pelas qualidades do cão como companheiro e amigo. O corgi tem uma disposição muito dócil e obediente, são brincalhões, alegres, alegres. Os cães desta raça se dão bem com as crianças, são sociáveis, amam as pessoas, são leais ao dono.

Uma pelagem mais longa requer mais cuidado. Por exemplo, depois de caminhar na neve, a fofura se transforma em caroços que são difíceis de pentear. É necessário desfiar a lã imediatamente, senão só terá que ser cortada.

Você precisa comprar uma escova especial para pentear e limpar o pêlo após cada caminhada.

Em tempo chuvoso, o corgi fofo não parece muito fofo. A falta de subpêlo deixa o cão molhado instantaneamente.

A pelagem seca por muito tempo, e o cachorro pode pegar um resfriado se não secar.

Esta desvantagem é bastante relativa se o cão for bem cuidado. Se tudo for feito corretamente, a mascote irá deliciá-la com uma aparência espetacular. Recomenda-se comprar roupas especiais para o clima para facilitar o cuidado do casaco. Você também pode cortar o cabelo do seu cão para que a sujeira e a grama não se enrosquem nos pelos durante a caminhada.

Manutenção e cuidados

Independentemente da espécie, os corgi são cães muito ativos e enérgicos. Portanto, não importa quem você escolhe: Pembrokes, Cardigans com um gene ou não - aparentemente desajeitados, mas extremamente hábeis. Adoram pular, correr, caminhar muito com eles e por muito tempo, proporcionando uma quantidade suficiente de atividade física. Este cão não é adequado para pessoas sedentárias. Uma caminhada de alta qualidade afeta não apenas a saúde do cão, mas também o caráter, caso contrário, o corgi irá constantemente procurar diversão na casa e estragar as coisas.

O cão é termofílico, portanto, em climas frios com precipitação, andam um pouco com ele e sempre de macacão.Caminhadas de alta qualidade incluem jogos com bola, pratos. É imprescindível brincar com o cachorro.

É muito importante ensinar seu cão a não pegar nada do chão, vasculhar a folhagem, chafurdar na grama. O cão pode comer algo nocivo ou ficar muito sujo.

O principal problema em cuidar de um fofo é a lã. O cão terá de ser penteado e limpo após uma caminhada todos os dias. Lave o corgi conforme necessário e certifique-se de deixá-lo secar em uma sala quente. Para a lavagem, use apenas produtos especiais para cães.

É muito importante verificar e escovar regularmente os dentes, orelhas e olhos. As garras são aparadas à medida que voltam a crescer com o aparador. O uso de tesouras é proibido.

Uma boa aparência irá garantir uma vida longa e saudável para seu cão. Embora os corgi fofos sejam resistentes, eles costumam pegar resfriados devido à falta de subpêlo. Resfriar pode causar complicações como pneumonia. Ao primeiro sinal de doença, o cão deve ser levado ao veterinário. Além disso, há uma série de doenças às quais os corgi são geneticamente predispostos:

  • catarata;
  • epilepsia;
  • displasia das articulações;
  • narcolepsia;
  • doenças da glândula tireóide;
  • pobre coagulação do sangue.

É muito importante mostrar o cão ao veterinário anualmente para exame, a fim de identificar oportunamente a doença e iniciar o tratamento. Quando diagnosticado com displasia, o cuidado com o corgi é mais minucioso, é preciso monitorar de perto o cão, caso contrário ele irá deslocar as patas. Além de distúrbios físicos, os fofos são suscetíveis a distúrbios comportamentais. Isso se expressa em agressão ou ansiedade, medo.

A saúde do Corgi depende diretamente da nutrição, deve ser balanceada e de alta qualidade.

Embora o cão não seja propenso a reações alérgicas, é melhor optar por ração pronta... A sua composição é pensada, inclui vitaminas e minerais. Se você decidir alimentar seu corgi com comida natural, certifique-se de adicionar complexos de vitaminas e minerais. Os filhotes são alimentados de 5 a 6 vezes ao dia, mudando gradualmente para duas refeições aos 8 meses de idade.

É estritamente proibido alimentar o cão:

  • batatas;
  • frutas cítricas;
  • leite e produtos lácteos fermentados, com exceção do queijo cottage;
  • carne de porco;
  • Cordeiro;
  • peixe cru;
  • aveia e cevada pérola;
  • leguminosas.

Para obter informações sobre como dar banho e secar adequadamente seu cão, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa