Treinamento canino

Como ensinar a um cachorro o comando de voz?

Como ensinar a um cachorro o comando de voz?
Contente
  1. Por que ensinar este comando ao seu animal de estimação?
  2. O que você precisa saber antes de treinar?
  3. Que erros você deve evitar?
  4. Que métodos de ensino existem?

"Voz" é o comando básico para um cão, junto com "colocar", "sentar", "deitar" e "não". Cada filhote aprende a latir ao comando, mas para isso o dono precisa fazer algum esforço.

É melhor seguir métodos especiais de treinamento, caso contrário, o cão se acostumará a usar vozes sem motivo para recompensa.

Por que ensinar este comando ao seu animal de estimação?

Latir é uma expressão das emoções de um cão. E latir sob comando é um indicador da disciplina de um animal. Esta habilidade é especialmente importante para raças de guarda e caça, a fim de realizar as seguintes funções:

  • em caso de perigo, proteja o proprietário de inimigos com um sinal oportuno (por exemplo, latir para estranhos em uma casa particular);
  • notificar o proprietário de um determinado estado de coisas na caça.

Qualquer cão pode aprender este comando em casa, mesmo que não seja um cão de guarda. Assim, a imagem positiva do dono é enfatizada, a disciplina do animal de estimação é formada e um efeito impressionante sobre os outros também é produzido. Em qualquer caso, o dono ficará satisfeito se seu cão dominar esse comando básico por meio de um treinamento adequado.

O que você precisa saber antes de treinar?

Antes de desenvolver a habilidade de latir do filhote sob comando, você precisa decidir sobre o tipo de temperamento dele. Os cães, como as pessoas, têm seu próprio caráter e são divididos nos mesmos psicótipos.

Colérico

Esse filhote é ativo, não foge do dono e se interessa por tudo no mundo. Ele pode até se esquecer de comer se achar um hobby de seu agrado.

Sanguíneo

Este é um cão enérgico, mas ao contrário do primeiro psicótipo, é capaz de assumir o controle de sua energia e emoções. Um animal de estimação com temperamento semelhante é fácil de treinar.

Pessoa fleumática

Para este filhote, o trabalho longo e monótono será um fardo, portanto o dono não deve esperar dele repetições múltiplas de um ou outro comando. As recompensas na forma de guloseimas não serão tão necessárias para o filhote quanto a alegria estampada no rosto do dono.

É importante para um cão com esse temperamento se sentir significativo ao fazer seu trabalho.

Melancólico

Esse filhote tem um caráter calmo. Mas com a ajuda da comida e do elogio, o dono não vai apenas ensinar a este cão o comando de "voz". Um animal de estimação com este psicótipo deve compreender a importância e o significado deste trabalho. Só então o treinamento dará frutos. Mas o proprietário deve ter muita paciência.

Cães coléricos e sanguíneos são os mais rápidos e mais facilmente treináveis, porque eles próprios são mais propensos a latir. Mas com a abordagem errada do treinamento, existe o risco de acostumar o cão colérico a latidos irracionais. Mas um psicótipo melancólico ou fleumático sem um incentivo sério não será fácil de ensinar esse comando.

Regras básicas de treinamento:

  • primeiro você precisa determinar o temperamento do cão e sua capacidade de perceber e executar o comando;
  • é necessário começar desde muito cedo, quanto mais velho o animal, mais difícil é treinar;
  • o dono precisa ser persistente, o principal nessa questão é paciência e resistência;
  • se as primeiras tentativas forem malsucedidas, você não deve desistir imediatamente;
  • dentre os vários métodos de ensino do comando de "voz", você precisa escolher aquele que é mais adequado para o animal de estimação, o método é determinado por seleção;
  • para que o comando seja assimilado pelo cão e não seja esquecido por ele, é necessário praticar regularmente a repetição e aprimorar a habilidade - duas ou três vezes por semana;
  • o comando "voz" é melhor para ensinar o cachorro depois de aprender outras noções básicas: "deitar", "para mim", "não", etc .;
  • você pode ensinar o cachorro tanto em casa quanto nas caminhadas, o principal é que nada distraia o animal das aulas;
  • a princípio, o treino pode durar trinta minutos, depois o dono precisa estender o tempo para sessenta minutos;
  • o comando deve ser pronunciado em um tom claro e alto, a severidade na voz é apropriada, mas você não deve se irritar, apenas o bom humor ajudará tanto o dono quanto o animal de estimação a sintonizarem um treinamento frutífero.

Que erros você deve evitar?

Com a abordagem errada de treinamento, um resultado positivo em um cão pode estar completamente ausente ou há o risco de consequências negativas. O que não fazer ao ensinar seu cachorro a executar o comando de voz?

  • O erro mais comum que muitos proprietários cometem é repetir um comando. Se o cão não latir após a primeira pronúncia da palavra "voz", você não precisa dizer o comando muitas vezes. O principal é garantir que o animal obedece ao dono da primeira vez.
  • Treinar um filhote não é a principal preocupação em uma caminhada. Primeiro você precisa deixar seu animal de estimação correr e brincar, caso contrário, ele não será capaz de se concentrar imediatamente na lição. E quando o filhote gasta a energia principal na corrida e na brincadeira, o dono pode começar o treinamento direto.
  • É importante compreender que o cão pode estar cansado, sentir-se mal ou não estar de bom humor. Filhotes são propensos a caprichos, e o dono deve mostrar lealdade e paciência nesses casos.
  • Uma das principais regras de qualquer treinamento é que apenas uma pessoa precisa ensinar um animal de estimação. Claro que todos os membros da família podem participar do processo, mas alguém deve dar o comando, caso contrário o cão não conseguirá se concentrar na performance.
  • Não seja excessivamente rígido. O cachorro não deve obedecer ao dono por causa da sensação de medo. A presença de irritação na voz deve ser erradicada, caso contrário esse ambiente insalubre afetará negativamente não só os resultados do treinamento, mas em geral na relação entre o dono e o animal de estimação.E depois que o comando do filhote for cumprido, é importante elogiá-lo ou tratá-lo com uma guloseima.

Que métodos de ensino existem?

É importante escolher um dos métodos listados e segui-lo. Cada cão é diferente, portanto, nem todas as técnicas funcionam da mesma forma.

Os métodos a seguir o ajudarão a treinar seu filhote para latir sob comando.

Delicadeza recompensadora

Este método é adequado para raças com temperamento sanguíneo ou colérico. Primeiro, o dono chama o animal de estimação e dá a ordem de "sentar". É melhor que neste momento o cão esteja com uma coleira com guia.

O dono precisa apertar um pouco a guia para restringir os movimentos do animal e para que ele não possa agarrar facilmente a guloseima. Depois disso, você precisa provocar o cachorro um pouco com uma guloseima até ver o interesse.

Tal provocação deve fazer o cachorro latir. Nesse momento, o dono precisa falar bem alto "voz", dar o petisco e acariciar o filhote.

Você pode usar um brinquedo em vez de comida. O principal é que a coisa desperte um interesse genuíno no animal.

Esta técnica também está disponível em uma versão modificada. Isso leva em consideração o fato do latido ocasional do cão. Assim que o animal late, você precisa pronunciar imediatamente o comando "voz" e dar uma guloseima ao cão. Isso criará um forte vínculo entre comando e elogio no animal.

Ênfase na dependência do cão em relação ao dono

Este método pode ser usado de duas maneiras. Em uma delas, durante uma caminhada, o dono deve amarrar a guia em alguma coisa da rua e recuar uma certa distância. Depois de um curto período de tempo, o cachorro choramingará e latirá. Então é importante dar o comando "voz", vá até o animal e acaricie-o.

A segunda opção envolve um pequeno truque. Ao sair para passear, o dono precisa levar uma coleira e demonstrar ao animal sua intenção de caminhar sozinho. Tendo aberto a porta, é importante olhar para o animal e comandar claramente a "voz", geralmente os cães reagem de forma muito violenta à antecipação de um passeio, e tal provocação certamente provocará latidos. Quando isso acontecer, é importante elogiar seu animal de estimação acariciando-o.

Dê a um cachorro um exemplo vivo

Esta técnica envolve o envolvimento de terceiros com seus animais de estimação. O dono pode levar o amigo para passear, cujo cão já saberá dar voz sob comando. Tudo o que é necessário é permitir que o filhote observe o comportamento do outro cão, a execução do comando e a recompensa e recompensa subsequentes na forma de uma guloseima. O animal também vai querer receber elogios do dono, por isso vai imitar outro cão.

Este método é bastante eficaz e, se for possível implementá-lo, vale a pena tentar.

Conexão com qualidades de segurança

Normalmente, esse método é usado para raças de cães de guarda. Também aqui é necessária uma terceira pessoa, mas o animal de estimação deve ser previamente desconhecido. É melhor pedir com antecedência ao novo participante para se disfarçar colocando uma máscara, caso contrário, o cão pode desenvolver uma atitude negativa em relação à pessoa no futuro se lembrar do rosto.

O dono precisa amarrar a guia em alguma coisa na rua (dá pra achar um mastro), depois disso você deve colocar algum objeto próximo ao mascote, o osso vai funcionar bem aqui. Além disso, o proprietário precisa se mover uma curta distância e o terceiro participante começa a se aproximar do objeto de proteção. O cão neste momento não permitirá que um estranho pegue o osso, então ele começará a latir. Aqui o dono precisa dar o comando "voz", e a terceira pessoa precisa sair de vista. Este treinamento é eficaz e deve ser repetido regularmente.

Em matéria de treinamento, você não deve esperar resultados extremamente rápidos e, se o cão não latir ao comando no início, você deve ser paciente e continuar treinando. Assim que o animal de estimação começa a responder imediatamente à "voz" mesmo à distância, podemos dizer com segurança que o resultado desejado foi alcançado.

Vale a pena ensinar o cão com antecedência não só o comando "voz", mas também "baixinho", pois o latido do animal pode nem sempre ser adequado.

O principal em qualquer treino não se esqueça de elogios e guloseimas, e também estar de bom humor. Somente com a técnica correta e paciência você pode obter resultados!

Você pode ver como ensinar a um cachorro o comando de voz no próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa