Emaranhados de cães: causas e soluções para o problema
O problema dos emaranhados preocupa muito os proprietários de cães com pêlo comprido. É importante não apenas remover adequadamente o caroço perdido, mas também estabelecer a causa de sua ocorrência. Isso tornará mais fácil encontrar medidas preventivas. Por exemplo, ao escovar seu animal de estimação, você precisa usar um pente especial para evitar a formação de bolas de pelo.
Razões para o aparecimento
Esteira é o resultado da falta ou excesso de aliciamento. Vamos listar as causas comuns de sua ocorrência.
- A lã molhada e limpa se emaranha em um amontoado. Isso acontece com os donos de cabelos longos e grossos, se não os secar com secador após o banho. No processo de secagem natural, não só o estado da pelagem se deteriora, mas também a pele.
- Existem "esteiras de água" especiais - o resultado de lavagem inadequada... Esse fenômeno ocorre entre proprietários inexperientes que estão tentando ensaboar e lavar ativamente a sujeira da lã. A prevenção é simples - aplique os detergentes com cuidado e de acordo com o crescimento dos fios, sem emaranhar.
- Ao usar roupas para cães, o casaco pode ficar com nós nas costuras e o contato com o corpo. Para evitar isso, é necessário usar coisas com almofadas feitas de um tecido deslizante especial.
- O cão pode apanhar espinhos e espinhos enquanto caminha. É difícil arrancá-los da lã, a bola se desintegra em pequenos espinhos ao se mover. É recomendável que você examine o animal enquanto caminha para remover todas as plantas de uma vez. Você pode usar uma sobrecapa ou outra roupa para proteger a pelagem do seu cão.
- Pentear com as ferramentas erradas. Proprietários inexperientes acreditam que uma escova de massagem é o suficiente para cuidar. No entanto, dentículos curtos colocam em ordem apenas a camada superior, e o subpêlo se perde em um caroço. Mesmo os tratadores profissionais nem sempre lidam com as consequências de tais erros, o cão tem que ser cortado careca.
- Amor excessivo dos proprietários por babar a lã durante os jogos leva a consequências desastrosas. Não afague o cão contra o crescimento dos pelos, bagunce-os.
- Estado de saúde pode afetar a aparência da pelagem e a formação de emaranhados. Se você observar não apenas cabelos caindo, mas também sua aparência opaca e sem vida, entre em contato com seu veterinário. Pulgas, helmintos, doenças renais e hepáticas podem afetar o estado da pelagem.
- A condição do cabelo pode piorar em cães durante a gravidez e o parto... Isso se deve a uma série de fatores, incluindo uma diminuição no número de procedimentos cosméticos. Os criadores de cães recomendam barbear o cão o mais curto possível antes da gravidez ou, pelo menos, remover os pelos próximos às glândulas mamárias. Se isso não for possível, prenda os cabelos com elásticos ou coloque-os em papillotes.
Como se livrar de emaranhados usando fundos?
Se a lã se transformou em pedaços, vale a pena tentar resolver a situação com o mínimo de perdas. Você precisa tentar desvendar tudo, e não cortar de imediato. Para pentear os emaranhados, são utilizadas ferramentas especiais que simplificam muito a tarefa. Vamos considerar os métodos mais eficazes.
- Esteiras freqüentemente aparecem na área das orelhas, axilas - onde a pelagem é especialmente macia. Imediatamente após a escovação, aplique um pó de bebê à base de zinco nos cabelos e passe uma capa impermeável. Isso pode evitar facilmente o emaranhamento.
- Ao usar shampoo anti-colchão, certifique-se de ler as instruções. Alguns deles desbotam muito o subpêlo e não são adequados para algumas raças. Isso pode ser especialmente ruim para o estado da pelagem do pequinês, Shih Tzu.
- Os condicionadores ajudam a amaciar a pelagem, tornando mais fácil desembaraçar os emaranhados. Use-os após a lavagem e penteie o animal imediatamente.
- Você não precisa lavar seu cachorro para tratar as bolas de pelo, você pode usar um spray para esteiras. A composição de tal ferramenta contém óleos. A pelagem fica gordurosa, por isso desfaz-se melhor.
Você precisa comprar produtos de cuidados em uma farmácia veterinária. Muitos deles visam o revestimento de certas raças de cães, portanto, leia a embalagem com atenção. Dê preferência a marcas conhecidas.
Antes do primeiro uso, aplique uma pequena quantidade na barriga do cão e certifique-se de que não haja nenhuma reação alérgica.
Usando um cortador de colar
O dispositivo permite cortar com cuidado uma bola perdida sem causar dor ou desconforto ao cão. É importante escolher o cortador de colar correto para que você possa usá-lo da forma mais conveniente possível. Essa é a única maneira de facilitar o procedimento. Existem vários tipos de koltunorezov se destacam.
- Vertical - um pente com lâminas afiadas, em vez de dentes. O verso é arredondado, seguro. Alguns modelos são equipados com dentes cortantes de crochê.
- Horizontal ou destacando - parece uma capa impermeável, mas em vez dos dentes habituais, existem lâminas afiadas e ligeiramente curvas.
- Em forma de gota ou específico - consiste em 1 ou 2 pequenas lâminas arredondadas. Projetado para uso em áreas perigosas - perto das orelhas, nos pés, sob os braços.
O número de lâminas é selecionado com base na densidade do subpêlo do cão. Para donos de cabelos longos, modelos com 12 dentes afiados são adequados. E também, dependendo do tipo de lã, vale a pena escolher um comprimento de lâmina diferente, que varia entre 4-10 cm. Alguns koltunorezha possuem elementos de corte ondulados, o que aumenta a eficiência da ferramenta. O cabo deve ser forte e ergonômico.
Apenas tapetes novos podem ser removidos com a ajuda de um cortador de tapetes.Recomenda-se pré-tratar o caroço com uma solução amaciante ou pó, mas isso não é necessário.
A ferramenta é bastante simples de usar.
- Para cães de pêlo comprido com tufos grandes, o cortador de colar vertical é adequado. Use uma das mãos para prender a lã viva na base do tapete. Retire o caroço da parte inferior com a ferramenta e separe-o com cuidado. Todos os movimentos devem ser suaves, sem solavancos.
- Se o casaco for semilongo, use um cortador de colar horizontal. Penteie o caroço em várias abordagens com movimentos suaves. Gradualmente dissolva as esteiras em pedaços.
- Trate tapetes pequenos em áreas delicadas com um cortador de tapetes em forma de gota. Prossiga com cuidado, certifique-se de segurar fios de cabelo vivos. Se houver uma protuberância grande e dolorosa nessa área, é mais eficaz cortá-la com uma tesoura afiada. Para evitar manchas calvas, corte verticalmente na pele do animal.
Use os dedos para separar os fios vivos e o caroço após usar o cortador de colarinho. O procedimento é simples e bastante rápido, o principal é não sacudir para não machucar o cão. Penteie a área onde estava o caroço para que você possa separar com precisão todos os cabelos.
Se necessário, pode-se aparar o casaco com uma tesoura para que os emaranhados penteados não se destaquem visualmente.
Como pentear cachorros?
O pente é selecionado com base no tipo de pelagem e nas necessidades. Para um atendimento de qualidade, vários instrumentos são combinados. Se o cão tem cabelo comprido e esvoaçante, a primeira coisa a fazer é usar uma escova de massagem. Escove seu animal de estimação de pêlo curto com uma escova de cerdas macias. Para processar lã grossa, é usada uma capa impermeável, cuja superfície de trabalho é feita de metal.
Todos os pentes para cães não têm dentes afiados, mas rombudos e arredondados. Então você não pode ter medo de arranhar a pele do animal. Os fabricantes oferecem diferentes tamanhos de ferramentas. Vale a pena escolher assim de modo que seja conveniente pentear até mesmo as áreas de difícil acesso. Para cães de tamanho médio, impermeáveis com uma superfície de trabalho de 6-7 cm são adequados, os modelos maiores são relevantes para animais de estimação grandes.
Os pentes também são chamados de ancinhos. A ferramenta de pentear é muito prática e permite processar a lã com alta qualidade. Ao escolher, você precisa prestar atenção especial ao comprimento dos dentes. Seu tamanho é compatível com o comprimento do casaco. O dispositivo não apenas remove os pêlos perdidos, mas também limpa a pele do cão do epitélio antigo.
Um dispositivo conveniente e moderno é furminator. A superfície de trabalho é feita de aço inoxidável e a alça de plástico é emborrachada para evitar escorregões. A ferramenta combina um pente com uma lâmina pequena. Durante o processamento, a maioria dos cabelos mortos é removida e o cabelo vivo permanece intacto.
A grande vantagem do furminator é que ele não entra em contato com a pele do animal. Um dispositivo para raças sem subpêlo não é usado, porque nesse caso simplesmente não será útil. Apenas lã seca pode ser processada. Você precisa pentear suavemente, de acordo com o crescimento do cabelo.
Um cão de pêlo liso deve ser penteado com escovas ou luvas especiais de silicone e borracha. As ferramentas são adequadas apenas para raças que não têm subpêlo e são utilizadas durante a muda. O cabelo curto de cachorro também é perfeitamente processado com um remendo de tecido de camurça natural.
O procedimento de escovação pode trazer desconforto ao animal se ele for negligenciado ou não estiver acostumado a escovação. Os conselhos de especialistas ajudarão a simplificar a tarefa de prevenir emaranhados.
- Se a pelagem for longa ou média, comece com um pente de dentes largos. É importante guiar o instrumento corretamente. Faça um pequeno ângulo sobre o casaco.
- Uma atenção especial deve ser dada às áreas com películas macias. Na maioria das raças, são o focinho, as orelhas e as patas traseiras.
- Depois de penteada, é necessário voltar a tratar a lã com uma escova de massagem. Mova-se da cabeça para a cauda.
- A capa impermeável deve ser usada para cães com comprimento médio de pelagem. Se os cabelos forem muito longos, a ferramenta causará desconforto.
Para obter informações sobre como pentear emaranhados em cães, veja o próximo vídeo.