Corta-unhas para cães: variedades, características de escolha e uso
Todo dono consciencioso deve monitorar a condição das garras do cão. Algumas pessoas preferem ir a uma clínica veterinária ou a um tratador, mas nem sempre isso é conveniente. O procedimento deve ser realizado regularmente, a partir da primeira aparição do animal na casa. Em média, as garras devem ser cortadas uma vez a cada 2-3 semanas. A escolha do instrumento certo permitirá que você execute o procedimento com rapidez e segurança.
Visualizações
Um cortador de garra é necessário para remover garras crescidas novamente. As ferramentas diferem em design.
Guilhotina
A superfície de trabalho é apresentada na forma de um círculo, um orifício no qual a garra é colocada. Quando você pressiona as alças, a lâmina sai, o que faz um corte. A lâmina de corte deve estar sempre afiada. Caso contrário, a garra não será cortada, mas comprimida.
Tesouras de podar
A ferramenta é mais confortável graças ao limitador na parte de trabalho. O controle de pressão (compressão) é fornecido por um sistema de mola. Para armazenamento seguro, é fornecida uma trava nas alças.
Tesoura
Visualmente semelhante à tesoura de escritório comum, mas uma lâmina tem um recesso para uma garra. Não é a versão mais ergonômica das alças, tornando este tipo de garras menos atraente.
Moedores (aparadores)
Eles se parecem com uma lixadeira com um bico circular. As unhas são bem afiadas, o que minimiza o risco de danos. Os melhores são os modelos com limitador em forma de tambor, que permite proteger a pele da pata. Entre as desvantagens do aparador é observado ruído, formação de poeira e odor específico. A máquina é alimentada pela rede elétrica, portanto você não poderá usá-lo na estrada.
Como escolher?
É estritamente proibido cortar as garras dos cães com qualquer ferramenta doméstica. Isso está diretamente relacionado à densidade e estrutura especiais da garra. Você não pode usar garras destinadas a gatos. Usar a ferramenta errada pode causar lesões, delaminação das garras e sangramento.
Recomendações para a escolha do cortador de unhas.
- As tesouras de guilhotina são adequadas para cortar unhas macias, comumente encontradas em raças de pequeno a médio porte ou em cachorros.
- As podas são capazes de cortar qualquer espessura de garra. Ótimo para cães grandes.
- É inconveniente segurar a tesoura na mão, pois isso pode ferir inadvertidamente o cão ou ferir a própria garra. Mais adequado para o corte de emergência de unhas compridas e finas.
- É importante encontrar o tamanho ideal. O clipper para cães grandes deve ser de 16-18 cm, para cães médios - 14-16 cm, para cães pequenos - 8-11 cm.
- Cortador elétrico de garras - adequado para cortar pregos de qualquer espessura. É melhor acostumar um animal desde a infância, para não assustá-lo com barulho e cheiros depois. A ferramenta permite arredondar ao máximo a linha de corte, o cão não riscará os donos ou os móveis.
- Um produto de qualidade deixa um corte liso e uniforme. O menor defeito sinaliza que o material do cortador de garras é de má qualidade ou as lâminas não estão afiadas corretamente.
- A melhor opção é considerada uma ferramenta com cabos emborrachados. Desta forma, você pode controlar a situação tanto quanto possível durante o procedimento.
Avaliação das melhores modelos
Na hora de escolher, deve-se dar preferência a empresas de renome. A ferramenta mais barata o ajudará a economizar 1 vez, entretanto, não durará muito e pode causar danos ao leito ungueal ou ferimentos mais graves.
NOBBY para cães
As tesouras de poda típicas com cabos de borracha cabem confortavelmente na mão e proporcionam bons resultados. O material é de alta qualidade, as lâminas não embotam mesmo com o uso regular prolongado.
Trixie Nippers DeLuxe
As lâminas de aço inoxidável fazem um excelente trabalho com as garras grossas de raças grandes. A ferramenta é confortável de usar graças às alças ergonômicas.
Aço inoxidável
Projetado para cães de raças pequenas. A guilhotina é segura para uso porque não permite que o prego seja colocado além da rolha. Recomendado para pessoas que estão iniciando o procedimento.
TRIOL 331А
Custo acessível combinado com lâminas de alta qualidade. A alça e a trava são feitas de plástico e possuem tampas de borracha.
Características de uso
Antes do procedimento, o dono deve se acalmar, caso contrário o animal sentirá medo e se comportará de maneira nervosa. Se o animal está com medo de qualquer maneira, então execute o procedimento várias vezes com a maior precisão possível, no entanto, não corte as garras. Esse preparo é necessário para que o cão entenda o andamento do procedimento e se sinta mais confiante. Com o tempo, use o cortador de unhas em um lápis ou objeto para dar um som especial ao seu animal de estimação. Apare 1 garra após 5-7 procedimentos de preparação.
Acompanhar o processo de preparação promoções e brindes. O objetivo é que o cão entenda o procedimento e sua segurança o mais detalhadamente possível.
Nesse momento, é especialmente importante não ofender o animal, não machucar. Cortar as garras não é difícil, mas você precisa usar o máximo de paciência e agir com cuidado.
Regras de uso de ferramentas de guilhotina e poda.
- Esterilize seu cortador de unhas com álcool ou vodka. Você também precisa desinfetar as mãos ou luvas. As patas do cão também devem ser lavadas e secas.
- Se possível, você pode cortar as unhas imediatamente após o banho. Neste momento, eles são tão macios e flexíveis quanto possível.
- Dê uma olhada nas garras do animal de estimação. Se forem leves, a polpa (tecido com vasos sanguíneos) será fácil de ver. É importante não machucá-la durante a circuncisão. A fatia deve estar localizada a 1,5-2 mm da borda da polpa.
- Se o cão tiver garras pretas, será necessário cortar 0,5 mm. Você precisa terminar o procedimento assim que um ponto rosa ou um lugar parecido com uma mancha úmida apareça no meio da garra.
- Comece a cortar as garras das patas dianteiras. O cão deve permanecer no chão ou em uma mesa especial antiderrapante.
- Com a mão esquerda, pressione a ponta do dedo para estender a garra.
- Com um movimento rápido, corte em um ângulo de 45 ° em direção à parte interna do pé de 1 mm.
- Continue cortando 0,5 mm até estar dentro da distância desejada da polpa.
É impossível cortar a garra imediatamente na polpa em um movimento. O risco de ferimentos é muito grande. Se você tocar em um tecido vivo, o animal ficará ferido. Se o cão se sacudir nesse momento, haverá o risco de arrancar totalmente a garra.
É possível não terminar o procedimento, mas adiá-lo por um tempo se o cão ficar nervoso.
Princípio de uso aparador ligeiramente diferente das ferramentas de corte. Não é necessário cortar as garras, elas são simplesmente limadas. Os moedores têm vários acessórios no conjunto, que são feitos de pedra de amolar.
Usar uma ferramenta elétrica demora mais porque fica quente e precisa ser desligada. É ainda melhor para um cachorro, porque não é tão assustador.
Ajuda para trauma
Cortar as garras não é difícil, porém a desatenção do dono ou o nervosismo do cão podem levar a consequências desagradáveis. É melhor jogar pelo seguro antes mesmo de o procedimento começar. Se o animal for muito ativo ou impressionável, recomenda-se primeiro dar um sedativo. Os fundos devem ser adquiridos em uma farmácia veterinária. As preparações à base de ervas reduzem ligeiramente a excitabilidade do sistema nervoso.
Coloque um pó, lenço de papel ou pó de limpeza próximo ao local do procedimento para parar o sangramento. Com um pouco de descuido, o dano à polpa é acompanhado por hemorragia de dezenas de vasos importantes. O sangramento intenso do trauma pode assustar o cão. portanto, a calma e a compostura do proprietário desempenham um papel fundamental. É estritamente proibido usar esses meios:
- iodo;
- peróxido;
- fucorcina;
- vodka;
- vegetação;
- álcool;
- dimexida.
Se não houver nenhum pó especial ou talco para bebês em mãos, então é melhor usar farinha de comida normal. Vários remédios que cauterizam ou contêm álcool agravam a dor várias vezes. Antes do primeiro procedimento de tosquia, você deve consultar seu veterinário para descobrir qual remédio é melhor usar. Você não deve tomar medicamentos sem receita médica.
Como resultado da execução inadequada do procedimento, você pode minar a unha do cão. Normalmente isso se deve ao fato de o dono apertar a ferramenta por muito tempo, e o cão puxa a pata neste momento. A pele e os tecidos moles do dedo são rasgados e a própria garra permanece na garra. É importante entender que, neste momento, o animal está sentindo uma dor selvagem. O cão choramingará fortemente e tentará fugir, uma reação agressiva também é possível.
Em tal situação, é importante reagir rapidamente e não criar pânico. Se necessário, peça a alguém de sua família que chame um veterinário em casa ou prepare tudo para uma ida à clínica. Paralelamente, vale a pena fornecer assistência urgente com este algoritmo.
- Comece a conversar com seu animal de estimação de maneira calma e reconfortante. Faça o possível para distrair seu cão de dores e ferimentos.
- Amarre um pedaço de gaze esterilizada ao redor da pata machucada no pulso, esse lugar é chamado de metatarso. Esse tipo de torniquete ajudará a acalmar o sangramento.
- Aperte e prenda a atadura de gaze. Tente levantar a pata o mais alto possível. Use algo fresco, como gelo ou comida do freezer. Pré-embrulhe um item adequado em um pano de algodão e um saco plástico. O resfriado reduzirá um pouco a dor e o sangramento.
- Assim que o sangue diminuir ligeiramente, é necessário avaliar visualmente a situação. Se rasgos abertos de tecidos moles forem visíveis, despeje novocaína ou lidocaína.A manipulação reduzirá a dor tanto quanto possível.
Certifique-se de entrar em contato com seu veterinário em breve.
As nuances da escolha de um cortador de garras para cães são descritas no vídeo abaixo.
Ótimo artigo! Pensei em comprar um cortador de garras ou não. Aparar as garras de um cachorro custa 250-300 rublos, obviamente mais barato do que ferir e depois tratar. Meu cachorro precisa desse procedimento uma vez por ano.