Quais nozes podem e não podem ser dadas aos cães?
Todos sabem que as nozes são saudáveis, pois a natureza as dotou de uma grande quantidade de vitaminas, aminoácidos e minerais. As nozes são recomendadas para crianças e idosos; as recomendações mais recentes da OMS permitem que mulheres grávidas as usem se não forem alérgicas a nozes. Parece que você pode adicionar um produto tão útil à dieta de um membro da família de quatro patas, mas nem tudo é tão simples quanto parece. Qualquer coisa que possa ser benéfica para os humanos pode ser fatal para o cão.
Nozes saudáveis para cães
Nem todas as nozes podem ser comidas por cães. E em caso de dúvida sobre um determinado produto, o melhor é consultar um veterinário.
Amendoim
Refere-se ao número de produtos seguros. O único perigo potencial é a possibilidade de desenvolver alergias. Pessoas e animais são igualmente suscetíveis a ela. Portanto, deve-se ter cuidado ao dar amendoim a raças de cães que são geneticamente suscetíveis a alergias. Basicamente, são cães criados por criadores, raças "artificiais".
Mas mesmo que seu cão não tenha alergia, você não deve dar a ele muitos amendoins. É gorduroso, e o alto teor de gordura dos alimentos aumenta a probabilidade de patologias do pâncreas do animal, que podem causar vômitos, diarréia e inflamação do pâncreas... Ao dar amendoim para seu cão, é melhor escolher nozes sem sal e não torradas.
Acontece que o dono quer agradar seu animal de estimação com produtos de amendoim, por exemplo, manteiga de amendoim. Observe que esses produtos podem conter xilitol (um substituto do açúcar).
Para os humanos, não é perigoso, mas para um cão é tóxico: o metabolismo e a condição hepática podem ser significativamente afetados.
Amêndoa
Este é outro tipo de nozes que é permitido em quantidades limitadas para agradar o animal de estimação de quatro patas. As nozes devem ser picadas ou moídas. Caso contrário, o cão pode engasgar, já que as amêndoas são uma noz bastante grande.
É claro que o produto não é adequado para guloseimas diárias, amêndoas devem ser dadas ao cão "nas férias"... Você não deve alimentá-los para cães que sofrem de doenças do estômago ou intestinos, indigestão freqüente, prisão de ventre. As amêndoas que você dá ao seu cão devem ser doces. Nozes amargas são um ótimo tempero, mas venenoso para o cão, pois os grãos contêm cianeto.
Avelã
Esta porca também é permitida. É rico em sódio, proteína vegetal, magnésio e fósforo. A composição do produto promove a eliminação mais rápida de toxinas e produtos de meia-vida do fígado. As avelãs são dadas descascadas, sem casca. Ajuda a melhorar o estado da pelagem e dos dentes e tem um efeito positivo na imunidade do cão.
Você deve se abster de tais guloseimas se o cão tiver tendência a alergias, doenças do estômago ou pâncreas.
Uma grande quantidade de avelãs pode causar o desenvolvimento de urolitíase, por isso não alimente seu animal com este produto constantemente.
Cedro
Este tipo de noz é talvez o mais seguro para amigos humanos desgrenhados. Há muito se constata que os cães de caça costumam roer cones de cedro. Este alimento é rico em boro, ferro e cálcio. Eles melhoram a condição do sistema circulatório, revestem, aumentam a imunidade do animal. Muitas vezes, de acordo com as observações de caçadores, os cães começam a procurar as pinhas precisamente durante o período da doença ou depois dela, na fase de recuperação.
Caju
É permitido dar essas nozes a um animal de estimação, mas em quantidades muito limitadas, caso contrário possíveis reações alérgicas, indigestão.
Observe que os cães de raças pequenas podem engasgar facilmente com os grãos de caju e, portanto, é aconselhável moer o produto antes de usar.
O que é proibido para uso?
Existem castanhas que não são indicadas para animais em nenhuma quantidade, pois podem ser perigosas. Isso inclui várias opções de tratamento.
grego
Este produto é valorizado pelas pessoas por seu alto teor de fósforo, mas é por esse motivo que é considerado uma circunstância indesejável para os animais: a abundância de fósforo atrapalha o metabolismo do cálcio-fósforo e aumenta a probabilidade de desenvolver patologias renais no animal. Se o cão comer nozes frescas, ele pode ter diarréia, vômitos e indigestão. Se o cão pegar uma noz com grãos secos, velhos, então o envenenamento com convulsões é possível.
Macadâmia
É muito difícil prever como o corpo de um cão reagirá a este produto bastante tóxico. Alguns cães comem de 4 a 5 peças e obtêm intoxicação grave, que geralmente termina na paralisia dos membros, outros comem a mesma quantidade e não mostram sinais de envenenamento. No entanto, os veterinários consideram a macadâmia uma noz perigosa para animais de estimação. A noz é especialmente perigosa para cães e cachorros mais velhos.
Em cães envenenados com nozes, mudanças de marcha, perdem a coordenação dos movimentos, seus membros, mandíbula tremem, a temperatura sobe, o cão fica fraco, exausto.
pistachios
Acredita-se que essas deliciosas nozes não são, em princípio, adequadas para cães. Eles causam um mau funcionamento do pâncreas e a casca dura pode lesar as paredes intestinais. Os amantes do pistache sabem que em cada embalagem encontram-se várias nozes, as quais são recobertas por uma camada quase imperceptível de bolor. Este fungo contém aflactoxina, que é mortal para o cão: causa danos ao fígado com rápido desenvolvimento de insuficiência hepática aguda.
noz-moscada
Esta noz é uma das mais perigosas para os cães. Mesmo uma pequena quantidade que um cão ingira pode causar paralisia dos membros posteriores ou mesmo a morte do animal.
Contra-indicações
Existem casos quando nozes contra-indicado.
- Não dê nozes para cães que estão doentes, estão se recuperando de uma doença ou cirurgia. A carga excessiva sobre a imunidade, neste caso, pode representar um desserviço.
- As nozes não devem ser administradas a cães com alergia alimentar. É melhor encorajá-los durante os treinos e passeios com croutons, que você mesmo prepara em casa, ou com pedaços de petiscos hipoalergênicos especiais para cães.
- As nozes são indesejáveis na dieta de cachorros e cães mais velhos, bem como em cadelas grávidas.
O que fazer em caso de envenenamento?
O envenenamento por nozes é mais comum cerca de 5-12 horas após o cão ter comido a guloseima. Se estivermos falando de uma simples indigestão, aparecerá o seguinte:
- diarréia;
- vomitar;
- falta de apetite.
Se estamos falando especificamente sobre envenenamento por substâncias tóxicas na composição da noz, então os seguintes fenômenos são possíveis:
- o aparecimento de um tremor nas patas;
- desorientação no espaço;
- vomitar;
- ansiedade;
- marcha vacilante;
- sinais de paralisia das patas.
Os primeiros socorros devem ser induzir o reflexo de vômito o mais rápido possível. Tente dar água e vômito ao seu cão. Se isso não funcionar, você deve ir imediatamente ao veterinário.
O médico irá prescrever medicamentos que induzam o vômito, bem como realizar a terapia de desintoxicação necessária para ajudar o animal a se livrar rapidamente dos restos de substâncias tóxicas do corpo. A recepção de enterosorbents é mostrada.
Em caso de intoxicação grave, os medicamentos são administrados gota a gota. Outras previsões dependem de quanto o sistema nervoso central do animal é afetado por toxinas. Com a ajuda oportuna, paralisia e morte de um cão não são tão comuns.
Nunca alimente seu cão com mais de um tipo de castanha ao mesmo tempo. Em caso de envenenamento, será difícil entender qual deles surgiu tal reação, e essa é uma informação importante para o veterinário, que deve saber qual veneno causou o estado grave do cão.
O vídeo a seguir vai falar sobre o que você não pode alimentar o cachorro.