Cães

Como você pode determinar a raça de um cachorro?

Como você pode determinar a raça de um cachorro?
Contente
  1. Por que definir uma raça?
  2. Pertencer a um determinado grupo
  3. Métodos de determinação

Atualmente, existem oficialmente pelo menos 400 raças de cães no mundo, cada uma das quais se distingue por sua aparência, caráter, serviço e qualidades decorativas. Ao levar um estranho para dentro de casa, você deve sempre ter uma boa ideia de como o animal vai crescer e o que você pode esperar dele. Para isso, não custa descobrir os métodos básicos de determinação da raça.

Por que definir uma raça?

Determinar se cachorros ou animais adultos têm pedigree pode ser útil em vários casos.

  1. Isso é importante quando há suspeitas sobre a procedência do animal na hora de sua escolha e compra. Não é nenhum segredo que mesmo filhotes exclusivos na infância podem se parecer com seus primos sem-teto, enquanto filhotes de raça exagerada às vezes parecem cachorros caros. Não necessariamente um criador inescrupuloso pode vender um "Bobik" de rua a um criador de cães inexperiente, mas se não houver documentos relevantes para ele, pode muito bem ser um mestiço.
  2. Muitas vezes, o dono encontra o futuro animal de estimação na rua. E externamente, ele pode ter alguma semelhança com um cão puro-sangue. Compreendendo a diferença entre um quintal e um animal de elite, uma pessoa não precisa mais perder tempo contatando criadores de cães experientes ou veterinários, e pode começar imediatamente a domesticar e educar os achados.
  3. O conhecimento das características de um vira-lata e de um cão de boa origem também é necessário se já tiver entrado em casa um animal que não corresponda à raça declarada. Em todo caso, o dono precisa saber como mantê-lo, como alimentá-lo, porque diferentes condições para uma vida normal são fornecidas para diferentes cães.Além disso, é necessário conhecer as nuances de caráter, entender a finalidade e os principais pontos do adestramento, caso se trate de um cão de serviço.

Independentemente de você ter comprado um cachorro de suas mãos ou ter piedade de ter feito você pegar um cachorro sem-teto, a capacidade de descobrir a que raça o animal pertence, já é importante porque o proprietário recebe o máximo de informações possível sobre ele:

  • tipo preferido de dieta;
  • capacidade de aprender;
  • o temperamento e as características físicas do cão;
  • condições climáticas adequadas;
  • a capacidade de interagir com adultos, crianças e outros animais;
  • doenças hereditárias que determinam em grande parte o tempo de vida.

Em alguns casos, provavelmente vale a pena entrar em contato com profissionais ou pelo menos um veterinário, que entende diferentes tipos de animais, e será capaz de esclarecer a origem do cão.

Em geral, há uma oportunidade de entender a raça de forma independente de acordo com alguns sinais corretos.

Pertencer a um determinado grupo

Qualquer cão, em primeiro lugar, pode ser atribuído a uma determinada espécie, e só depois disso se pode aprofundar no estudo das características e dos traços atípicos da raça ou ex-raça.

Existem três tipos no total: mestiço, vira-lata, puro-sangue.

Mestiço

Eles são um cruzamento entre um animal com título e um animal de raça pura. Em seu sangue, genótipos de várias raças podem estar presentes, e a rejeição pode aparecer mais tarde. Um dos pais de tais filhotes pode ser um pedigree ou também um mestiço, enquanto o outro é um "nobre" de raça pura.

Mongrels

Um fenótipo é um animal que, em aparência e descrição, corresponde totalmente ao tipo de um cão de elite, mas ao mesmo tempo ele não tem passaporte ou documentos de nascimento nobre.

Isso significa apenas uma coisa - um cão pode ser considerado um vira-lata até que receba o registro inicial confirmando que pertence a uma determinada raça.

Pedigree

Um cão de raça pura é um animal com pedigree, uma marca e um chip eletrônico com um número. Um cachorro de raça pura possui um passaporte de cachorro, que contém o seu apelido, data de nascimento, bem como informações sobre a raça e cor. Dos 6 aos 15 meses, o animal recebe um documento genealógico, que contém informações sobre os seus antepassados, pais e dono. Todas as informações sobre estes cães podem ser obtidas no clube de criadores ou clínica veterinária.

Freqüentemente, é difícil reconhecer a raça de um filhote encontrado devido à falta de uma marca e de um chip, e a descrição dos padrões de um cão de raça pura em particular aplica-se apenas a adultos, enquanto em cerca de 5-12 meses a pelagem do filhote é substituído por um adulto.

É especialmente difícil identificar a espécie se houver uma cor protetora selvagem e uma pelagem desgrenhada. Mas é muito mais fácil fazer analogias em animais de cabelo curto. Mas, felizmente, existem maneiras de resolver este problema, e antes de tudo, é um exame minucioso do animal e sua identificação quando comparada com os padrões de um animal de raça pura.

Métodos de determinação

Você pode descobrir mais sobre a origem de um animal examinando sua aparência. Para isso, são determinados o tamanho e o peso do indivíduo, o tipo de corpo, o formato da cabeça e das orelhas, as características da cauda, ​​a qualidade, a estrutura e o comprimento da pelagem.

Em seguida, esses indicadores são comparados com os parâmetros estabelecidos pelo padrão de uma raça semelhante. Se todos os sinais coincidirem, o cão pode ser considerado identificado.

Considere os critérios importantes para determinar a raça.

Idade animal

É por isso que você precisa continuar estudando o resto das características. E você pode instalá-lo pelos dentes de um animal.

Mas um cachorrinho pego na rua já pode ter problemas, como tártaro, abrasão do esmalte, apenas péssimo estado da mandíbula.

É por isso somente a idade de 4 a 7 meses pode ser determinada com segurança, quando em cães os dentes de leite são substituídos por molares.

Tamanho do cachorro

Infelizmente, é difícil avaliar o tamanho dos filhotes pelo tamanho do adulto, especialmente porque seu corpo na infância não é proporcional.

Como regra, os filhotes têm uma cabeça grande, pernas grandes e grossas e uma barriga redonda e protuberante.

Mas é possível, se, a julgar pela aparência, a idade do cão passou de 1-1,5 anos ou mais:

  • As raças de cães anões têm altura não superior a 30 cm e peso corporal que raramente chega a 5 kg;
  • parâmetros de cães de raças pequenas - 30-40 cm (altura) e peso de 5 a 12 kg;
  • animais de médio porte pesam de 12 a 22 kg, altura na cernelha - 40 a 55 cm;
  • Os cães grandes são considerados como tendo de 56 a 65 cm de altura com uma massa de 20-30 kg;
  • os muito grandes podem crescer até 70-75 cm e pesar 40-50 kg;
  • raças gigantes também são encontradas - sua altura pode ultrapassar 75 cm, e peso - mais de 50 kg.

Tipo de corpo

Comparando um animal de estimação recém-feito com fotos de "parentes" em potencial, é possível entender a que espécie o cão pertence. Para fazer isso, você precisa tirar medidas do comprimento e largura do corpo, tórax, costas, patas e área pélvica:

  • cães com ossatura larga, esterno desenvolvido, patas musculosas na maioria dos casos grandes dimensões e, na presença de pêlo comprido com subpêlo espesso, podem pertencer aos cães pastores das raças centro-europeias e caucasianos;
  • com parâmetros médios, a largura do tórax é a mesma da pelve, ou um pouco mais larga, a harmonia geral do corpo e diferentes tipos de pelos (curtos e longos), o animal provavelmente pertence a vários cães de serviço, e o lista deles é bastante grande;
  • se o esqueleto de um indivíduo é estreito, os tamanhos da pelve e do esterno são quase iguais e as pernas são longas, pode-se presumir que se trata de uma raça de corrida.

O espartilho de osso em alguns representantes de cães de raça pura também pode ser alongado ou encurtado, então vale a pena buscar semelhanças com espécies semelhantes em termos de fotos e padrões.

Outras características importantes de alguns animais com pedigree podem ajudar na identificação da raça existente.

  • Postura do animal - o dorso pode ser ligeiramente inclinado, para baixo ou reto. A flacidez ocorre em animais doentes e idosos, devido às malformações pode fluir mesmo em um filhote.
  • A pele tem a forma de pregas ou está firmemente fixada ao corpo.
  • Orelhas, diferentes em forma e ajuste, eretas, pendentes, cortadas.
  • A pelagem é encontrada curta, longa, sem contar os cães sem pelos. Algumas espécies são identificadas pela presença de longos bigodes, sobrancelhas e barbas.
  • A cauda pode ser curta e longa, fofa e áspera, enrolada, elevando-se acima da coluna vertebral, cortada.
  • A cor peculiar também pode dizer a qual espécie o animal pertence.

Com base no comportamento do animal, você pode encontrar suas qualidades de serviço.

Um excelente olfato, o desejo de perseguir "presas" - pássaros, pequenos animais, confirma de forma inequívoca a origem da caça.

    Se o filhote pertencer a uma raça de guarda, ele avisará constantemente o dono latindo se um estranho estiver perto da casa.

    Outra maneira segura de descobrir se um animal pertence a um determinado grupo de cães reprodutores é Teste de DNA realizado em clínica veterinária. O próprio médico colherá as amostras necessárias do animal e dará uma resposta em 2 a 3 semanas. E embora muitos considerem tal teste cem por cento, ainda existe a possibilidade de erro, uma vez que o banco de dados sobre a genética de várias espécies de raça pura ainda não é extenso o suficiente.

    No entanto, não se preocupe se o cão não for um representante da famosa raça - às vezes os vira-latas são muito mais inteligentes, mais dedicados e saudáveis ​​do que seus parentes nobres. E eles são igualmente dignos de ter sua própria casa e um dono amoroso.

    Como você pode determinar a raça dos cães, veja abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa