Como lavar um cachorro?
Todo dono de cachorro que cuida quer que seu animal de estimação seja forte, fisicamente saudável, atraente na aparência e geralmente satisfeito com a vida de seu cão. Isso exige cuidados, e a maior parte deles é monitorar o estado de higiene do cão. Todos os dias você precisa se certificar de que o cão está se sentindo bem, que sua pele e pêlo estão normais, seus olhos não "fluem", as orelhas estão limpas, os dentes e as patas também estão em perfeita ordem.
Mas lavar os cães, frequentemente e completamente, não é necessário para todos os animais de estimação. Quanto mais frequentemente, melhor o princípio não funciona aqui. O horário de lavagem de um cão depende de sua idade, raça, saúde, tipo de pelagem, necessidade de se apresentar em shows e outros fatores.
Quando os cães devem ser lavados?
A frequência média de lavagem é uma vez a cada 4-6 meses, essas são as recomendações dos veterinários. Lavar se refere a procedimentos com água usando sabão. Depois de uma caminhada, basta o animal enxugar as patas. Nesse caso, não se usa sabonete e xampu, não se deve abusar deles. Todos os produtos especiais à base de sabão são capazes de retirar o lubrificante que reveste a pele do animal e, portanto, privá-lo de proteção biologicamente adequada. Isso é perigoso.
Um dos erros mais comuns que os proprietários novatos cometem: eles costumam tentar lavar o filhote para livrá-lo do chamado cheiro de cachorro. Mas a lavagem frequente apenas torna este cheiro mais perceptível, à medida que as glândulas sebáceas do cão começam a trabalhar mais.
Idealmente, lave seu cachorro quando ele ficar sujo.
Pelagem suja no cachorro:
- não crescendo tão rápido;
- nas raças de pêlo comprido, cai mais rápido;
- torna-se difícil de pentear;
- parece inestético.
Portanto, se o cão for saudável, lave-o a cada seis meses - será o suficiente. Se o cão estiver muito sujo, um procedimento não programado de água será necessário. Antes do desfile, o cão também é lavado por meios especiais, graças aos quais sua pelagem brilha e fica obediente.
Dar banho em seu cachorro em climas quentes não é a melhor maneira de ajudá-lo a se acalmar.... Em primeiro lugar, se decidir tomar banho, a água deve ser morna (devido ao banho frio, o cão pode ficar gravemente doente). Em segundo lugar, depois de tomar banho no chuveiro ou no banheiro, é muito fácil para o cão ser pego pela corrente de ar, o que também é perigoso. É por isso é mais sensato molhar o cão com água de uma garrafa ou enxugá-lo com uma toalha molhada. Se o cão não tem medo de tomar banho, você pode mergulhá-lo em um banho com água moderadamente morna (mas não com a cabeça!) E por um curto período de tempo.
Nadar em reservatórios naturais também pode ser perigoso: devido a uma queda brusca de temperatura, os animais muitas vezes se sentem mal.
E se os cães de raças grandes tolerarem uma entrada brusca na água com relativa calma, os cães em miniatura podem sofrer.
Com que idade os cachorros podem tomar banho?
O primeiro banho de um bebê geralmente ocorre na idade de 3,5-4 meses. Nessa idade, o filhote deve ser vacinado e já deve ser submetido a um curso de terapia anti-helmíntica. Além disso, devem decorrer pelo menos 2 semanas a partir do momento da primeira vacinação e 3 semanas a partir do momento da segunda.
Se o filhote tiver que ser banhado pela primeira vez mais cedo (por exemplo, está muito sujo), deve-se enxugá-lo bem após o banho e mantê-lo sob um cobertor quente até secar completamente.
As 5 dicas principais para dar banho ao seu cachorro pela primeira vez.
- Certifique-se de que a área de banho do seu bebê é segura e agradável para o filhote.... Se ele tem medo dela, o pânico interfere no banho. Portanto, antes mesmo do procedimento planejado, "introduza" o cachorrinho no banheiro: brinque com ele ali, trate-o com algo saboroso, para que as associações com o ambiente sejam positivas. Não limite o seu bebê nas ações: para ensiná-lo a ficar calmo enquanto nada, deixe-o explorar a sala. Se o cachorrinho ainda for muito pequeno (por exemplo, você tem que dar banho no bebê de um mês), prepare um banho para ele na pia da cozinha. Assim, o dono fica confortável e o bebê é familiar. Lave bem a pia antes e depois do banho.
- Primeiro, o filhote precisa ser apresentado à água. Se o cachorrinho já tem 2 meses e está assustado com o barulho de água vertendo, esse é o seu descuido.
- Se o bebê estiver muito sujo, terá que usar shampoo. Você pode levar apenas aquele que é vendido em suprimentos para animais de estimação - shampoos para humanos não são adequados para cães. Mesmo uma pequena quantidade de shampoo "humano" seca a pele de um animal, tornando-a vulnerável a bactérias, vírus e parasitas. A melhor escolha é um shampoo suave de aveia para cães.
- Prepare a primeira área de banho. Coloque uma toalha no chão e um pano limpo também deve ser colocado no fundo da banheira ou pia para que o cão não escorregue ou se assuste. Se o filhote achar que vai cair, terá que esquecer o banho calmo. Tudo deve estar à mão: shampoo, uma concha, uma toalha com que você vai embrulhar seu animal de estimação.
- O nível da água deve estar até o meio da altura do cão, não mais. Verifique a temperatura da água com o cotovelo, se estiver quente o suficiente para o banho, estará quente para o filhote. Traga o bebê para o banho, converse com ele o tempo todo - acaricie, brinque, seja carinhoso. Os filhotes são sensíveis à entonação do dono. Não coloque direto na água: primeiro molhe os dedos e ande sobre seu pelo, acompanhando o movimento com palavras gentis. Se o cão não se importar, continue ampliando a ação. Você pode recompensar seu bebê com uma guloseima.
Não se preocupe e não entre em pânico. Se a família fez fila no banheiro como espectadores, eles ficarão desapontados - o procedimento não é para espectadores. O ideal é que, se não tiver ninguém em casa, você tenha tudo preparado e não vai se distrair com nada.Vista-se de maneira que você possa se molhar um pouco, afaste o cabelo do rosto.
Leve o filhote enrolado em uma toalha para uma sala quente. Não providencie qualquer ventilação em outras salas durante o banho.
Fique perto do bebê até que ele seque - é mais fácil lidar com tanto estresse com o dono.
Freqüência de lavagem
Um cão de rua, cuja casa é uma barraca, não precisa de banho nenhum. O banho é o suficiente para um cão de estimação uma vez a cada 4 meses, ou ainda menos frequentemente, se é saudável e não fica muito sujo. Alguns proprietários pensam que muitas vezes você pode dar banho em cães de estimação, porque eles andam e poluem suas patas (e não só). Mas as patas só precisam ser limpas com um pano úmido.
Você não pode dar banho em seu cachorro no inverno. A menos que haja uma razão convincente, até mesmo um mergulho curto deve ser evitado. Você corre o risco de lavar a camada de gordura da pele do animal, que protege o cão, inclusive do frio. Isso é muito perigoso para um animal de praticamente qualquer raça. Sim, e é mais fácil para o cão se resfriar após o banho de inverno.
É claro que as raças de pêlo comprido são obrigadas a nadar com mais frequência: a pelagem desses cães deve ser cuidada e, sem procedimentos aquáticos, isso é impossível. Dê banho em cães de pêlo liso 3-5 vezes por ano. Raças decorativas de cães são mal interpretadas por alguns proprietários: pequenos fofinhos são confundidos com brinquedos vivos, eles organizam banhos para se divertir por diversão. Isso é muito prejudicial à saúde dos animais, eles podem se tornar doloridos e causar inflamação severa.
Quais ferramentas você pode usar?
Para a lavagem de cachorros, são produzidos xampus e géis especiais - nem tente lavar o cachorro com alcatrão ou sabonete doméstico. Nenhum desses sabonetes é adequado para a pele do seu animal de estimação.
Características da escolha de detergentes para cães:
- se o cão é propenso a alergias ou tem sensibilidade cutânea especial, compre um shampoo hipoalergênico com babosa, camomila ou uma série de ingredientes para ele na pet shop;
- se o cachorro for branco, você pode comprar shampoo para ele com uma lixívia leve e inofensiva - e isso está disponível em suprimentos para animais de estimação;
- use shampoos de tonalidade especial para cães com pelagem preta e marrom, eles adicionam brilho extra à pelagem do cão;
- se você tem um animal sem pêlo, ele também precisa de um shampoo, só que especial - textura cremosa e amaciante, com alto teor de vitamina E;
- no inverno, quando o banho é impossível, você pode usar um xampu seco especial 1 ou 2 vezes.
Vale dizer que um cão precisa de um banho não programado se tiver problemas (pulgas, parasitas, alergias, caspa, eczema). Os shampoos curativos ajudam a lidar com doenças. Se o seu cão for alérgico, um shampoo especial irá aliviar a coceira e o inchaço. E para livrar seu animal de estimação da caspa, compre para ele um produto à base de aveia, decocções de ervas e alcatrão de carvão.
Se você vir bálsamos especiais após a lavagem na loja de animais / farmácia, tome-os. Ajudam a hidratar a pele do animal, evitam que a pelagem se enrosque e facilitam o penteado.
Onde dar banho no cachorro - no banheiro ou em uma bacia sobre um estrado (se não houver banheiro em casa) - não é tão importante.
O principal é que o quarto seja aquecido, silencioso, para que o cão se acostume a ficar no local do banho.
Preparação
Um cão adulto, via de regra, não precisa estar especialmente preparado para o banho. Ele já está familiarizado com o banheiro, não tem medo do som de água vertendo, suporta estoicamente o procedimento da água. Muitos animais de estimação até gostam. Mas existem todos os tipos de casos.
Se você, por exemplo, pegou um animal na rua, é claro, ele terá que ser resgatado, vacinado e tratado para vermes. E tomar banho para um cão de rua é provavelmente o primeiro na vida. O animal pode já ser adulto, mas tudo em uma nova casa é incomum para ele. Aqui você precisa de iguarias especiais, guloseimas, o máximo ambiente de calma e benevolência.
Para o procedimento de banho usual, você precisa escolher o horário certo: você não deve se distrair com nada, o cachorro não deve estar doente, não deve caminhar, estar com muita fome ou, pelo contrário, acabou de comer. Não abra janelas e aberturas de ventilação da casa, prepare toalhas e shampoos, bálsamos, conchas, pentes. Lembre-se de cobrir o fundo da banheira ou pia para evitar que o cão escorregue.
Instruções passo a passo
Não é difícil dar banho no cachorro em casa. O principal é não molhar as orelhas (não deve haver água dentro das orelhas), não mergulhar o cachorro com a cabeça.
O procedimento deve ser algo assim.
- Prepare água morna, deve ser um pouco mais fria do que a que você colocou na banheira. Um regador ou uma concha são adequados para molhar o pelo do animal.
- Coloque o cachorro em um recipiente, umedeça seu pelo com água. Umedeça abundantemente, regue o cão com uma concha, mas sem ação severa. Deixe o cachorro se acostumar com isso, se acostume.
- Dilua o shampoo para animais de estimação com água, você obtém uma espuma rica, que é mais fácil de ensaboar o pêlo do cão. Comece lavando as costas do seu animal, depois as patas, cauda, pescoço e estômago. A cabeça deve ser lavada por último, evitando que a composição do sabonete entre nos olhos e ouvidos.
- Lave a área ao redor do ânus, genitais.
- Não deixe o shampoo na lã por mais de 5 minutos e depois enxágue com água morna de um regador ou concha. Em caso de contaminação pesada, o procedimento de ensaboamento deve ser repetido duas vezes.
- O cão deve ser enxaguado de acordo com o seguinte sistema: primeiro retire a espuma da cabeça, depois das costas, pescoço e tórax. Somente quando a água parar de espumar, você enxágue as patas e o estômago.
- Após a lavagem, use um bálsamo. Eles precisam esfregar o pelo do cachorro, molhar um pouco no pelo e enxaguar após 1-3 minutos. Esfregue o gel nas palmas primeiro.
- Em seguida, o cachorro precisa ser seco. Provavelmente, você precisará de várias toalhas: assim que uma se molhar, pegue outra. Mas você precisa limpar bem o animal, isso é feito no banheiro. Coloque o cachorro no chão onde você colocou um pano e seque-o bem. Tente deixar a toalha absorver o máximo de água possível.
- O cão pode ser seco com um secador de cabelo, mas apenas de forma suave e não nas temperaturas mais elevadas. Normalmente usa-se um secador de cabelo secando cães de exposição: para eles este "estilo" torna-se habitual, os proprietários acostumam especialmente os seus animais de estimação a este procedimento.
Se você (e seu cão) se sentir confortável, pode tomar banho com eles. O principal é observar os indicadores de temperatura e não deixar o cachorro entrar em pânico.
No processo de banho, alguns donos alimentam os cães: é possível, mas dentro de limites razoáveis.
Mesmo que o cão goste de nadar, não frequente procedimentos aquáticos. Deve haver um motivo para o banho, mas dar banho em seu cão apenas por prazer é um risco extra para ele. Talvez, durante o banho, o cão goste da comunicação com o dono, do seu cuidado e atenção: encontre uma oportunidade de apresentar tudo isto ao seu animal de estimação fora da casa de banho.
Para informações sobre como lavar seu cachorro, veja o próximo vídeo.