Cães

Hokkaido: descrição e conteúdo da raça

Hokkaido: descrição e conteúdo da raça
Contente
  1. História
  2. Descrição
  3. Personagem
  4. Condições para manter
  5. O que alimentar?
  6. Como cuidar?

O amor por animais exóticos é uma tendência perigosa que está ganhando proporções galopantes em muitos países ao redor do mundo. O interesse de pessoas ricas e ricas pelas raças clássicas de animais, que não podem surpreender ninguém, há muito desapareceu. As pessoas querem ver raças raras, caras e incomuns perto delas, muitas vezes esquecendo que animais de estimação exclusivos precisam de atenção especial e dieta.

Uma dessas raças raras é o japonês Hokkaido, que está em vias de extinção e para a aquisição de um animal de raça pura terá que ir diretamente para a Terra do Sol Nascente.

História

Hokkaido é uma raça japonesa de caça semelhante ao Spitz, listada no registro de proteção canina e uma das mais caras.

Na literatura especializada, você pode encontrar outros nomes para esta raça - Ainu e Ainu-ken. As origens dos cães remontam a centenas de anos.

Algumas fontes afirmam que vestígios de um animal foram descobertos no período AC na ilha japonesa de Hokkaidoquando os cães ajudaram os povos antigos a caçar animais grandes. Uma característica distintiva da origem de um animal único - ausência completa de trabalho de criação especial para melhorar a raça.

Cães destemidos, resistentes, corajosos e leais foram ensinados por caçadores a trabalhar em condições difíceis de floresta e terreno montanhoso. Foi graças às duras condições climáticas que o animal adquiriu um grande número de características positivas.

Ainu se tornou um companheiro constante dos antigos japoneses, que podiam confiar completamente sua segurança e vida ao animal.Os cães eram capazes de proteger seu dono até mesmo dos animais selvagens mais furiosos, que podiam ser várias vezes o tamanho de um animal de estimação.

Durante o período de hostilidades, os militares usaram o cão com sucesso em muitas operações de segurança e busca. Por serviços inestimáveis ​​à pátria, o animal foi nomeado um símbolo do Japão. Devido à proibição da exportação desta raça do país, ela não ganhou grande popularidade, e seu número começou a diminuir significativamente. A raça recebeu reconhecimento oficial apenas em 1980, e o risco de sua total extinção ainda é alto.

Descrição

Hokkaido é um cão pequeno de constituição forte e musculosa, além de uma estrutura óssea poderosa e proporcional. A altura máxima de um adulto é de 52 cm e o peso é de 35 kg.

A média de vida de um cão é de 15 anos, mas em condições de vida confortáveis ​​e com uma alimentação balanceada, o animal poderá deliciar-se por muito mais tempo.

O corpo do animal é ligeiramente alongado, com dorso largo e reto, além de tórax pronunciado. O abdômen é plano, sem dobras de gordura flácidas. A cauda poderosa e de inserção alta tem a forma de um anel fofo. Membros retos têm músculos fortes e almofadas espaçadas. As placas das garras são sempre coloridas de preto ou marrom escuro.

O crânio largo tem uma testa plana e um focinho reto que lembra uma cunha. A ponta do nariz é sempre tingida de preto. A mandíbula tem uma mordida regular, dentes afiados e um forte sistema muscular. Os globos oculares triangulares são bem separados e também são de cor marrom. As pequenas aurículas têm forma triangular e estão localizadas quase no topo. Em um ambiente calmo, as orelhas são ligeiramente inclinadas para a frente.

A pelagem de um cachorro consiste em duas camadas:

  • fibras de proteção rígidas e retas;
  • subpêlo denso e macio.

A pelagem mais longa e mais espessa está localizada na zona da cauda.

O esquema de cores Ainu é representado por uma paleta de tons bastante ampla, que consiste nas seguintes cores:

  • Ruivo;
  • amarelo claro;
  • Vermelho;
  • Branco;
  • branco e creme;
  • branco e amarelo;
  • Cinza;
  • Preto;
  • leopardo;
  • Preto e branco.

Personagem

O belo e gracioso animal tem um caráter muito polêmico, que se tornou totalmente um reflexo da natureza japonesa fascinante, perigosa e imprevisível. Durante o período de descanso e comunicação com o dono, o cão é brincalhão, carinhoso e atencioso, mas ao ver o perigo, o animal instantaneamente torna-se agressivo, destemido e mortal, estando pronto para dar sua vida pelo dono e sua família membros.

Uma intuição bem desenvolvida, altas habilidades intelectuais e uma bússola interna permitem que o animal encontre seu caminho de forma inequívoca, mesmo em condições climáticas difíceis em terrenos desconhecidos.

Os treinadores profissionais de cães recomendam, antes de comprar esta raça, avaliar objetivamente sua capacidade de controlar um animal feroz e calmo que obedece apenas a um dono poderoso com uma energia poderosa.

Para que o animal de estimação agrade aos donos não só com excelentes dados externos, mas também com um caráter agradável, o processo de criação deve começar desde os primeiros dias de vida do filhote em casa. Exteriormente, um animal muito forte é muito vulnerável por dentro. Se durante o treinamento o dono se permitir gritar, comportamento rude e incorreto, o animal pode não só se ofender, mas também fugir de casa.

Apesar de sua sociabilidade na família e amor sem limites pelos filhos, dos quais o cão pode tolerar comportamentos nem sempre agradáveis, o Ainu encontra uma linguagem pouco comum com os outros moradores da casa, e às vezes pode até ter ciúme do dono.

Devido às suas altas habilidades intelectuais, o animal é muito compreensivo, sem palavras desnecessárias, sente o humor do dono e instantaneamente muda para o mesmo humor emocional.A devoção e o amor pelo dono do animal vêm desde muito cedo e permanecem com ele até os últimos dias de sua vida.

Os criadores profissionais de cães recomendam o uso de propriedades únicas do animal nas seguintes áreas da vida moderna:

  • Caçando;
  • proteção do território;
  • trabalho de pesquisa;
  • detenção de criminosos;
  • competições de equitação desportiva;
  • acompanhando viajantes em terrenos difíceis.

Condições para manter

Ainu pertence à espécie despretensiosa que requer tanto cuidado mínimo quanto atenção máxima. Desde os primeiros dias de permanência do animal em casa, ele precisa explicar claramente quem é o dono da casa, bem como indicar onde dormir e comer. Se o cão sentir indecisão e excessiva gentileza do dono, após um curto período de tempo será praticamente impossível controlar e ditar as regras de comportamento.

A área de lazer deve ser equipada com uma cama quente e confortável, que deve ser colocada em um canto remoto, longe de correntes de ar e ruídos estranhos. Para comer, você precisa comprar tigelas de estábulo especiais que o animal não possa virar. Desde os primeiros dias de vida, um cão deve compreender que Ela só pode comer de seus próprios pratos, e pela comida roubada da mesa do mestre, a punição virá imediatamente.

O animal não tolera espaços confinados e a vida em apartamentos apertados. As condições mais confortáveis ​​para um animal de estimação são morar no território de uma casa particular em um aviário especial de grande área. Mas mesmo nessas condições, um animal forte e ativo precisa de caminhadas diárias sem guia, bem como de visitas periódicas a competições e eventos de caça.

Os criadores de cães iniciantes devem levar em consideração que Hokkaido não tolera bem altas temperaturas e precisa de estruturas de proteção contra os raios do sol escaldante, mas o cão reage positivamente às geadas, o principal não é mantê-lo em pequenos recintos sem movimento ativo. No verão, os animais gostam muito de visitar os reservatórios, cuja água fresca ajuda a reduzir a temperatura corporal.

O não cumprimento das condições de detenção e das regras de atendimento pode provocar o desenvolvimento das seguintes patologias:

  • perturbação do sistema músculo-esquelético;
  • doença óssea e articular;
  • doença dos órgãos da visão;
  • doenças da cavidade oral e dentes;
  • violação das funções reprodutivas;
  • coceira alérgica e erupções cutâneas.

A vacinação oportuna, bem como os tratamentos regulares contra parasitas da pele e vermes, podem reduzir a incidência de doenças em animais.

Essas medidas ajudarão a evitar as seguintes doenças:

  • raiva;
  • praga;
  • parvovírus;
  • hepatite.

O que alimentar?

Antes de trazer um amigo fiel e um guarda para dentro de casa, criadores de cães experientes recomendam que você dê atenção especial à sua dieta, que é fundamentalmente diferente do cardápio da maioria dos cães. Como as fronteiras do Japão são banhadas pelos mares, e a comida tradicional das pessoas é frutos do mar e arroz, esse fato não poderia deixar de afetar as preferências gastronômicas desta raça. Os principais ingredientes da dieta Ainu são os seguintes:

  • um peixe;
  • arroz;
  • algas marinhas;
  • frutos do mar.

Atenção especial deve ser dada ao acesso constante do cão à água limpa e fresca, especialmente durante os períodos de altas temperaturas. O uso de suplementos vitamínicos especiais terá um efeito positivo na saúde do seu animal.

É estritamente proibido reconstruir de forma independente a dieta do animal e alimentá-lo com carne, vegetais, cereais, confeitaria, ração pronta, bem como alimentos gordurosos, em conserva e salgados. Esses produtos podem provocar intoxicações alimentares, reações alérgicas e, às vezes, até a morte de um animal de estimação.

Na falta de oportunidade de alimentar o cão com os produtos necessários, os especialistas recomendam o abandono da aquisição desta raça. Além disso, nem todas as pessoas com renda financeira média podem pagar por essa dieta.

Como cuidar?

Cuidar de um animal de estimação rebelde não causará dificuldades até mesmo para proprietários inexperientes, que devem pentear seu animal diariamente com pentes e escovas especiais, e também realizar procedimentos com água, conforme necessário.

Para prevenir a inflamação, os veterinários recomendam examine constantemente os olhos, ouvidos e passagens nasais e, se necessário, limpe-os de muco e sujeira com cotonetes ou compressas cosméticas... E também o animal de estimação precisa no ajuste oportuno das placas ungueais.

Para que os procedimentos de higiene não causem agressão e negatividade, os especialistas recomendam ensinar seu animal a eles desde cedo.

Não se deve repreender o animal por se recusar a nadar ou pentear o cabelo, basta descobrir a causa do incômodo, e depois mudar radicalmente a tática do procedimento. Muitas vezes, para resolver um problema, basta falar de forma convincente com um cão inteligente que certamente entenderá seu dono e irá ao seu encontro.

Os cães são animais inteligentes, leais, afetuosos e atenciosos que nos acompanham durante toda a vida.... O desejo de adquirir um amigo peludo aparece em todas as pessoas na primeira infância. Mas apenas um adulto é capaz de perceber toda a parcela de responsabilidade que recai sobre ele durante o período de compra de um animal fofo.

Apesar da aparência de brinquedo e do olhar devotado, todos os cães sempre possuem as características de um caçador e de um animal selvagem, que só um dono forte e obstinado pode enfrentar.

Não menos dificuldade pode ser ocasionada pela dieta de um animal, principalmente de outro trazido de outros países, e seu cardápio costuma conter produtos que não são típicos de outro território. Somente após um estudo abrangente de todos os componentes da vida confortável de um cão e uma avaliação objetiva de seus pontos fortes você pode tomar uma decisão sobre a compra de um animal de estimação.

No próximo vídeo você pode assistir a filhotes de Hokkaido passeando.

sem comentários

Moda

a beleza

casa