Greyhound: descrição e conteúdo da raça
Os cães galgos são os caçadores e corredores mais consumados. Eles pertencem à família dos galgos e são valorizados por seu alto desempenho. Os representantes desta raça, assim como outros tipos de animais de estimação, requerem cuidados cuidadosos, portanto, antes de apresentá-los em casa, o proprietário deve dominar as habilidades mínimas de um criador de cães.
História de origem
Até o início do século 21, muitos historiadores acreditavam que o Egito Antigo era o berço do Greyhound, pois foi lá que surgiram suas primeiras imagens nas rochas. Outros especialistas têm opiniões diferentes sobre a origem da raça. Assim, os cientistas que realizaram análises genéticas, ao contrário, argumentam que o Greyhound não tem nada a ver com cães egípcios e se originou de cães pastores. Isso obrigou os "luminares da ciência" a apresentar uma nova hipótese sobre o surgimento da raça, segundo a qual o galgo inglês deve sua origem aos antigos celtas.
Os galgos ganharam fama na Grã-Bretanha e na Europa no final do século 10. Naquela época, eles eram ativamente criados para a caça desarmada, uma vez que os cães se distinguiam por sua capacidade de pegar qualquer coisa, desde ovos de pássaros até veados. Uma vez que no século 11 apenas a nobreza europeia começou a permitir a caça, os cães eram criados exclusivamente por aristocratas.
Mais perto do século 18, os Greyhounds perderam sua ampla distribuição, seu número diminuiu significativamente, mas o famoso Lord Breeder Olford não permitiu que a raça desaparecesse. Em 1776, ele abriu e registrou oficialmente um clube de caça, onde muitos galgos, incluindo galgos, foram submetidos a testes de campo "severos".Olford esteve pessoalmente envolvido na atualização desta raça e adicionou o sangue do Bulldog Inglês ao seu genótipo.
A estreia em exposições caninas internacionais ocorreu no final do século XIX. Eles foram escolhidos para corridas de cães devido à sua alta velocidade de movimento e destreza. Naquela época, os Greyhounds eram convencionalmente divididos em caça, corrida e exibição. No território da Rússia, as primeiras belezas desse tipo surgiram apenas no final do século 19, enquanto seu custo era insignificante.
Após o colapso da URSS, animais de estimação de raça pura foram importados para a Rússia da Tchecoslováquia, Alemanha, Hungria e Estados Unidos.
Características da raça
O Greyhound é um cão aristocrático e verdadeiramente gracioso que se caracteriza por sua alta agilidade, resistência e capacidade de correr rapidamente em curtas distâncias. Os representantes desta raça natureza contida e calma.
Como o animal está acostumado a levar um estilo de vida ativo, não pode ser mantido em apartamentos apertados.
O Greyhound é caracterizado por certas diferenças externas.
- Altura. Seu valor máximo em cadelas está na faixa de 68,5 a 71 cm, nos machos chega a 77 cm.
- O peso. O peso corporal dos animais de estimação depende muito de fatores hereditários e das condições de detenção. Um adulto pode pesar de 16 a 25 kg.
- Cabeça e corpo. O crânio dos cães é achatado, longo, com mandíbulas poderosas. Os animais desta raça têm um físico clássico e têm o peito profundo, músculos e ombros bem desenvolvidos. Os galgos têm um lombo forte e costas largas. A parte mais poderosa do corpo em cães são as pernas, que se distinguem pela notável força de empurrão e permitem que o animal se mova rapidamente.
- Cauda. Afilado na ponta, longo e inserido baixo.
Quanto à cor, não possui um padrão claramente estabelecido.
Na maioria das vezes, na natureza, os indivíduos são encontrados nos quais a pele é pintada em tons de branco, preto, tigrado e vermelho. Além disso, é permitido colocar todas as cores acima em um fundo branco puro.
Caráter e comportamento
Apesar de seu sangue aristocrático, os Greyhounds são bastante calmos e contidos. Com tal temperamento, eles nunca latem sem motivo. Além disso, os cães incluem para os animais mais agradáveis.
Os cães desta raça respeitam todos os membros da família, a única coisa é eles podem não gostar de crianças, porque não toleram obsessão excessiva e atenção excessiva, portanto, esses cães não são recomendados para serem comprados como brinquedos para crianças pequenas. Greyhound não vai mostrar agressividade para com as crianças, mas vai procurar uma desculpa para evitar encontrá-los, escondendo-se em um lugar isolado.
A relação entre cães e crianças só pode se tornar ideal quando eles crescerem juntos. Nesse caso, o filhote ficará apegado ao bebê e retribuirá o crescimento do bebê.
Uma vez que os representantes desta raça são verdadeiros aristocratas, eles têm a capacidade de reconhecer instantaneamente a entonação na voz do proprietário, capturando seu humor. Se o dono do cachorro estiver chateado, o animal não irá impor sua presença sobre ele.
Quanto aos lados negativos do caráter do cão, o mais importante deles é a presença de fortes instintos de caça. Qualquer animal em movimento na rua pode se tornar um “alvo” para a caça. Caçadores ávidos podem até perseguir veículos. Para muitos, essas ações podem parecer estúpidas e ridículas, mas isso não tem nada a ver com a inteligência do animal, mas é apenas um sinal de um desejo natural de pescar.
Apesar desta desvantagem, os cães não são absolutamente caprichosos e não requerem atenção constante do dono para sua pessoa... Se você deixar seu animal de estimação sozinho em casa, ele não vai uivar e roer tudo de tristeza. O animal aguardará com calma a chegada do dono.
Como outros representantes de raças de caça, os Greyhounds nunca mostram agressão. Eles também são calmos com os de fora.
Para manter o seu animal de estimação calmo o tempo todo, ele não pode ser "provocado" e "ligado" por pequenos animais. Isso se tornará uma provocação para ele, e durante jogos ativos com animais de estimação, o cão pode estrangulá-los. Os galgos são especialmente "perigosos" para gatos e coelhos.
Como escolher um cachorrinho?
Antes de comprar um cachorro Greyhound, você precisa pesar todos os prós e contras desta raça e estar preparado para certas dificuldades. Se algo não for adequado para o animal de estimação com o tempo, não será mais possível simplesmente "jogá-lo" na rua. A escolha de um filhote deve ser feita com especial responsabilidade e questionada detalhadamente ao criador sobre a origem do bebê.
É melhor comprar cachorros de raça pura de criadores comprovados que criam cães profissionalmente.
Se o dono quer economizar e só vai ao mercado buscar o filhote, então deve estar preparado para o fato de que no futuro o bebê impuro pode apresentar muitas deficiências, que vão desde doenças hereditárias a um caráter imprevisto.
Além do mais, é necessário decidir com antecedência sobre o sexo do futuro animal de estimação. Se você planeja comprar uma cadela, então você precisa estar atento às características do pedigree do pai dela, e ao comprar um cachorro, ao contrário, você deve estudar cuidadosamente o pedigree da mãe.
Muitas pessoas preferem pedir filhotes com antecedência, para isso selecionam pais saudáveis e bonitos e aguardam o nascimento dos bebês. Se no futuro o dono planeja tornar o cão um participante de corridas e exposições, o criador deve ser informado sobre isso com antecedência. Ele vai te ajudar a escolher o melhor bebê da ninhada.
Ao escolher um filhote para ser usado na corrida, é importante considerar as qualidades de trabalho do cão. Como não aparecem em uma idade jovem, os especialistas recomendam prestar atenção a outros indicadores gerais.
- A criança deve ser forte, não mostrar sinais de raquitismo. Não se pode escolher cachorros muito magros e muito bem alimentados, o melhor é dar preferência a indivíduos de constituição mediana. Não se recomenda comprar cachorros muito pequenos, pois deles crescerá um cão ligeiro, que no futuro não será adaptado para a caça.
- Uma vez que os animais de estimação com 1,5 a 2 meses de idade são ativos e violentos, você precisa parar de escolher bebês travessos: eles definitivamente se tornarão excelentes corredores e caçadores. Além disso, você deve observar cuidadosamente como o filhote reage ao ambiente e às suas mudanças. Comprando um bebê curioso e ativo, há mais chances de criar um bom cão de trabalho no futuro.
- As formas gerais do cachorro também desempenham um papel importante na escolha: devem ser claras e ligeiramente exageradas. Indivíduos saudáveis geralmente têm um peito profundo com costelas voltadas para trás. Os jarretes são bem angulados desde tenra idade. Também é importante olhar para a cauda do bebê: deve ser inserida baixa, pesada e longa (pode pender quase até o chão). É bom se o bebê tiver uma garupa longa e ligeiramente inclinada. Se for chanfrado ou tiver defeitos, é melhor recusar-se a comprar um filhote.
- Não é recomendado escolher indivíduos com cabeça muito grande, crânio redondo, focinho curto e orelhas carnudas. Quanto à cor dos olhos, quanto mais escuro, melhor. Freqüentemente, os bebês Greyhound têm olhos azuis e até mesmo azuis escuros, mas com o tempo eles escurecem (às vezes há exceções). Ao mesmo tempo, os olhos escuros nunca brilham.
- Examinando o bebê, você deve prestar atenção no nariz: nas migalhas saudáveis, está preto e úmido. Filhotes geralmente nascem com nariz manchado, mas essa pigmentação dura apenas até 1,5 meses. Se, com o tempo, manchas rosadas permanecerem no nariz, isso indica um distúrbio metabólico ou a presença de uma doença como a invasão de helmintos.
- A mordida do bebê deve ter uma pequena doca (até 2 mm) e ter o formato correto.
- Em cães de dois meses de idade, as patas são geralmente grandes, têm almofadas grossas com dedos dos pés firmemente cerrados. Se as patas estiverem fracas, é improvável que melhorem com o tempo, por isso é aconselhável não comprar esses bebês.
- Ao comprar um filhote macho com 1 mês de idade, você precisa examinar adicionalmente os testículos: por volta de 1,5-2 meses, eles geralmente descem para o escroto. Na presença de patologia, essa questão deve ser discutida com o criador.
Além de tudo isso, você deve concordar com o criador sobre a idade em que o filhote será recolhido.
Bebês galgos são geralmente vendidos após 45 dias de nascimento. Até então, eles passam por ativação e branding. Se o vendedor está tentando "empurrar" um bebê de um mês, então você precisa pensar se vai precisar de um filhote mais tarde com muitos problemas. De acordo com especialistas, bebês que são vendidos com 8 a 10 semanas de idade, após uma rápida separação da mãe, sofrem traumas psicológicos graves e demoram muito para se adaptarem ao novo local de residência.
Você pode retirar um pequeno Greyhound do vendedor somente se tiver os documentos apropriados.
Eles devem consistir em passaporte de vacinação e cartão de cachorro, que contém informações sobre a data de nascimento do bebê, os apelidos de seus pais, o sobrenome e nome do criador e o endereço. Além disso, também estão incluídos aqueles que apresentam desvios das normas e padrões da raça.
Depois que o filhote foi aprovado no programa e recebeu uma descrição de um especialista qualificado, esta carta deve ser substituída por um pedigree, permitindo-lhe participar não só em eventos oficiais, mas também na criação.
Condições de detenção e cuidados
Apesar de os Greyhounds não serem caprichosos no cuidado e manutenção dos cães, isso não significa que eles não precisem de procedimentos de higiene obrigatórios. Portanto, um animal de estimação precisa pentear o cabelo curto com uma escova especial de borracha ou luva várias vezes por semana. Isso limpará imediatamente a pele de partículas mortas e pelos.
Os indivíduos desta raça devem ser banhados ao ficarem sujos, mas não mais do que 2 vezes por ano. A única coisa - após cada caminhada, o dono deverá lavar as patas do cachorro.
Além disso, deve-se prestar atenção ao comprimento das garras, recomenda-se apará-las várias vezes ao mês com um cortador de unhas especial. Treine seu animal de estimação para procedimentos obrigatórios como limpando orelhas, olhos, dentes e tosquia, de preferência desde tenra idade, então o pânico pode ser evitado no futuro.
Os galgos podem ser mantidos tanto em apartamentos quanto em casas de campo, mas, com a primeira opção de manter, o dono é obrigado a fornecer ao animal longas caminhadas diárias em lugares calmos como bosques e parques.
Se houver apenas áreas de recreação lotadas perto da casa, ao passear com o animal, você não deve perder a guarda e deixar o cão fora da coleira. Isso será perigoso não só para outros animais, mas também para o próprio cão: ele pode ser atropelado por um carro.
É bom se o dono de um amigo de quatro patas tiver a oportunidade de frequentemente sair para a natureza, porque lá o cão poderá se comportar mal e jogar fora toda a energia acumulada. Se você gosta de correr ou andar de bicicleta, leve seu animal de estimação com você. Após a caminhada, o animal deve descansar confortavelmente, para isso, é necessário equipar um canto confortável da casa.
Alimentando
Um dos principais pontos na manutenção dos Greyhounds é a correta composição do cardápio, durante o qual é importante lembrar que esses cães aristocráticos são muito exigentes com a comida.
Para os cães, considera-se recomendável uma alimentação equilibrada, sendo preferível dar preferência a alimentos secos.
Uma vez que os representantes desta raça não estão inclinados a comer demais, então podem ser alimentados 1 a 2 vezes ao dia (de manhã e à noite). As porções devem ser pequenas e apenas a partir de produtos frescos. Apesar de ser recomendado alimentar os cães com ração seca, de vez em quando a dieta do cão deve ser diluída com produtos naturais que contenham muita proteína (queijo cottage, kefir, carne e peixe cozidos, ovos moles).
Além disso, o animal de estimação deve ser fornecido complexo de vitaminas, incluindo trigo sarraceno, arroz, aveia e vegetais finamente picados na dieta. O bom comportamento do animal de estimação pode ser recompensado com guloseimas especiais (passas, ameixas secas e damascos secos).
Quanto à alimentação dos filhotes, é significativamente diferente daquela destinada aos adultos. Nos primeiros dois meses de vida do filhote, seis refeições são recomendadas, começando dos 3 aos 4 meses - cinco refeições por dia, após 10 meses você pode dar a alimentação 1-2 vezes.
Educação e treinamento
Antes de treinar galgos ingleses, os proprietários devem estabelecer contato próximo com o cão. Os galgos se distinguem por um caráter tranquilo, mas, apesar disso, procuram de todas as maneiras possíveis assumir uma posição de liderança não só entre os animais, mas também entre as pessoas. Uma vez que os filhotes desta raça se distinguem por uma maior sociabilidade e atividade, eles não devem ter a oportunidade de cruzar a fronteira do que é permitido.
Durante o treinamento, o cão deve ser incentivado com uma "recompensa saborosa" e palavras gentis, seria errado ser rude com o animal.
Se o proprietário adquiriu um Greyhound para torná-lo um amigo confiável e um bom companheiro (se ele não participa da captura de animais silvestres), o seu pode ser treinado em um curso geral que inclui comandos básicos... Após esse treinamento, o cão se tornará mais obediente e obedecerá ao dono quando solicitado.
Os cães que estão planejados para caçar com eles no futuro precisam passar por corridas e corridas especiais, bem como aprender os esportes tradicionais destinados a cães de caça.
Você pode treinar animais por conta própria ou pode confiar esse assunto a um especialista experiente. O mais importante é obter do cão uma atitude de confiança. No que diz respeito à diligência, é difícil “quebrar” psicologicamente o cão devido ao caráter recalcitrante e alta inteligência inata.
Além das atividades principais, o animal precisa ser ensinado adicionalmente as regras de conduta da casa. O animal deve saber claramente o lugar que lhe é atribuído e não se permitir brincar ou dormir em áreas proibidas.
No próximo vídeo você conhecerá a ordem de manutenção dos Greyhounds, educação e tratamento, além de conhecer a história dessa maravilhosa raça.